Comparar uma consola de anterior geração com série S é quase uma desonestidade para o consumidor, passando uma imagem de superioridade, que na realidade se revela bacoca!
Vi recentemente um vídeo da Digital Foundry intitulado “4 TF Consoles Face Off”, que me deixou sem palavras. E a classificação que me ocorreu ao vídeo após o ter visualizado foi de “quase desonesto”.
Sinceramente eu nem sequer compreendo a razão da existência da comparação, salvo algum interesse de promoção da imagem da consola da Microsoft. Porque comparar duas consolas de gerações distintas, uma baseada num GPU de 2011 GCN 1.1, e uma que usa a mais recente tecnologia RDNA 2 da AMD de 2020, pelo simples facto que ambas possuem 4 Tf é o mesmo que comparar dois processadores, um de 2011, e outro de 2020, pelo simples facto de terem a mesma velocidade de relógio.
Naturalmente que não há real comparação possível, pelo que basicamente esta é uma comparação sem sentido, e que, como já referi, só entendo como justificação de ser feita a promoção de imagem do produto mais recente que de outra forma, não consegue destacar-se! Atrevo-me mesmo a ponderar se esta artigo não terá sido patrocinado pela Microsoft.
Sejamos honestos: A Série S tem sido altamente criticada por não conseguir minimamente acompanhar as consolas mais potentes da sua geração. Diga-se aliás que, mesmo neste comparativo, a S não tem vantagem em absolutamente todos os campos. Ela é basicamente uma consola que a nível de CPU está a par das consolas de nova geração, mas que a nível gráfico pouco acima fica da anterior geração. E mesmo nesta comparação, isso percebe-se!
Daí que, perante essa realidade, o criar um de comparação com hardware de 2011 é, claramente, uma forma de promoção de imagem. Basicamente o mostrar as vantagens face ao anterior, numa campanha de marketing, camuflada, de promoção de um produto que, pelas suas especificações, pelo seu preço, e pelo facto de ser hardware recente e devidamente atual, tem forçosamente de ser superior. Mas que, no entanto, quando comparada com a Série X ou PS5, é uma consola ridiculamente fraca e com dificuldades em acompanhar.
Daí que se esta comparação até poderia fazer sentido em 2020, ou 2021, quando do lançamento da consola não faz qualquer sentido em 2023, onde as novas consolas já estão no mercado há mais de dois anos.
O mais caricato desta comparação é que o vídeo nem sequer compara a consola de nova geração com as consolas de anterior geração. A comparação é exclusivamente com a PS4 Pro, usando o argumento dos 4 TF como aquilo que entendo ser uma clara “desculpa” para justificar a realização da comparação. Diga-se que a comparação com a One X já existiu na Digital Foundry, em artigo de Janeiro de 2022, o que torna ainda mais caricato ter aqui a coisa novamente, mas desta vez com a PS4 Pro, menos capaz.
E se alguém discorda do aqui referido, essa pessoa que me diga muito honestamente: Veriam um vídeo de comparação do Core i7-5960X a 3 Ghz de 2011 com um atual i9 13900k igualmente a 3 Ghz? Não vos soa a ridículo e claramente algo com uma intenção, uma comparação entre produtos com 10 anos de diferença na sua arquitetura base? Se não vos soa… a mim soa! Porque se trata de um exercício inútil, que é, quando muito uma mera curiosidade. Mas que aqui não o vejo como criado com esse intuito, mas sim o de combater as ainda altas vendas da PS4 Pro, que se mantem a 350 euros devido à procura.
Eu gostei de ver a mais fraca consola de todos os tempos a bater facilmente a ps4 pro e por menos dinheiro atenção.
E sim a comparação com a X tb existiu logo porquê não com a ps4 pro?
Sério? Nossa, acho que todo mundo aqui está surpreso com você ter gostado. Ninguém imaginava.
🤣
Ainda bem que gostaste… Já és um!
Tambem gostaste das partes em que não bate a PS4 pro? Género na resolução?
E não a comparação com a X não existiu… eu vi o artigo com a X, e nunca foi escrito nos mesmos moldes. Mas mesmo que fosse, essa eu compreenderia. Afinal 6 Tflops vs 4 Tflops e 12 GB vs 10 GB pode causar confusão.
Agora a Pro??? Santa ignorância!
Sr Mário uma consola next gen digamos light e altamente criticada aqui bateu em todos os jogos uma consola digamos ti last gen.
E a gastar menos de metade dos watts e a custar 100 euros a menos isto é factual.
venceu um console da geração passada que nem mais fabricado é
desde que saiu os consoles e o xbox sx levou fumo, e o SS foi ridiculo, nos comparativos muitis MS nunca mais pagou “viagem” para a DF.
ninguém nasceu ontem.
Vamos lá a ver.
1 – Bateu e não bateu. Porque não bateu em todos os parâmetros, como por exemplo, resolução.
2 – A consola light tem uma arquitectura 10 anos mais recente que a da PS4. É preciso fazer comparações para mostrar que é superior? E 12 anos depois, 2 anos depois do lançamento da S?
3 – O custar 100 euros a menos só é relevante pelo facto que a PS4 tem duas coisas que a SS não tem! Exclusivos como Spider Man e God of War, e uma livraria gigante de usados baratos.
E daí que as pessoas continuam a querer pagar mais 100 euros pelo produto obsoleto que tem esses jogos. E nesse sentido o seu preço não cai.
Resumidamente, nunca ninguém questionou o factual. Como o facto que o GCN 1.2 trouxe ganhos de performance, o GCN 1.3 ainda trouxe mais, o 1.4 ainda mais, o 1.5 ainda mais, o RDNA nem se fala, e o RDNA 2 ainda melhorou sobre o RDNA.
E sendo tudo isto também factual, comparar as duas coisas para mostrar o óbvio das duas uma, ou é um artigo para quem os neurónios não chegam lá, ou uma tentativa de promover a consola pelos motivos que referes em cima.
Mas nesse caso esquecerem-se de dizer que a consola não corre os exclusivos da Sony, ou usados.
Nem sei o porquê perdeu tempo respondendo, você sabe que o SS é mais avançado tecnologicamente logo vence por menos watts. Na verdade creio que ele está a ser irônico igual ao ídolo dele, o Gargles, e escreve isso para ver quem vai cair e respondê-lo.
Pelo menos ele agora tem um ponto que o faça ter alegria em relação ao Xbox, nem que seja por comparações do SS com um robô de limpeza de chão, olha a ideia de comparação para o Kinect do Xbox One!!!
Eu até cheguei a escrever uma resposta para ele, mas não enviei.
Para alguém que aparenta ter conhecimento digitar o que ele digitou só pode ser má fé!
O Series S não visa bater a resolução do PS4 Pro, por que ele está executando os jogos em um nível gráfico acima. O PS4 Pro foi vendido como o console 4K da Sony, o atual console 4K da MS é o Series X, e a comparação nem existe… Não se esqueça que em 2016 antes de saber de Ps4 Pro vc era um defensor ferrenho do 1080p e 4K não era necessário, aliás nas suas palavras eram um desperdício de capacidade. Pronto, o Series S ta aí pra não desperdiçar a capacidade.
Creio que a fala do Mário em 2016 se referia a 4k nativos, que sim, é um desperdício de capacidade até hoje. Prova disso que nos últimos 7 anos, diversas técnicas de reconstrução e upscalling se proliferaram nesta indústria.
Fernando… Deixa lá às desculpas.
Que este artigo existisse em 2020, quando a S saiu, percebia-se.
Agora não,é muito menos depois de em 2020 já se ter comparado a S com a One X de 6 Tflops, mostrando que a S era superior.
Nesse sentido, este artigo, dois anos depois e com uma consola inferior não tem outra justificação que não seja promover a S tentando fazer com que as ainda existentes vendas da PS4 Pro passem para a S.
Mas a grande questão é que quem compra uma PS4 Pro não é forçosamente o ignorante que aqui tentam pintar, mas sim alguém que procura uma vasta livraria de usados físicos baratos e os exclusivos da Sony.
Algo que a S não tem!
Sobre o PS4 Pro
Na apresentação dele ficou nítido o foco no Checkerboard e como ele levaria a imagem aos 4K
Não se afirmou que seria nativo
Mas sim, uma imagem 4K reconstruida lá em 2016, sucesso nos dias atuais
Tem uma galera que não entende que o console mais fraco de todos os tempos é provavelmente o maior salto tecnológico que algumas pessoas terão oportunidade de conhecer nessa geração. Eles querem mesmo que o povo continue comprando PS4 pra todo mundo se ferrar quando terminar esse ano e virarem a chave definitivamente pra nova geração. O que vai ter de gente puta por que comprou PS4 vai ser brincadeira.
Eu mesmo tenho um amigo desinformado que tem um monte de amigos do nível dos comentaristas do PC Manias que fazem o cara acreditar que o PS4 ainda vai receber jogos por mais uns 5 anos.
Não sei se percebeu, mas inclusive você está incluso na sua depreciação, já que é comentarista há vários anos sem moderação.
E quem comprou um SS e descobriu que o espaço é pouco e que se quiser fazer um upgrade de SSD poderia ter comprado um SX ou PS5 pelo mesmo valor, foi bem informado? Será que quem está comprando um SS sabe que Ray Tracing quase sempre passa longe do “maior salto tecnológico que terão oportunidade de conhecer” nessa geração?
Juca ray tracing nem na sx nem na ps5, é a maior treta desta geração.
Se o sr Mário e bem como o Fernando falou, se preocupava com o desperdício de recursos em busca dos 4k o que dizer dos recursos e tempo investido no Ray tracing nesta geração.
Não, não, não… PS5 tem vários jogos com RT.
Tem 2 Spidermans, terá agora o Forspoken, tem o Dirt 5, tem The Witcher 3, tem Cyberpunk, tem o último Metro, tem Resident Evil Village, Control, Battlefield, Doom… O que você não tem, são todas as features possíveis em RT usadas de uma vez nos jogos. Mas jogos da Sony sempre vêm com algumas coisas em RT. Mesmo o grandioso GT7 tem RT em modo foto e nos replays!
Não confunda PS com XB.
Juca acredito que tenha a realidade é que ter ou não ter do que temos visto vale o mesmo que nada e acaba por prejudicar o jogo com menos recursos e tempo de desenvolvimento numa tecnologia que as consolas premium não tem capacidade para.
Rindo da treta 4K e Ray tracing cujo donos do Xbox faziam a maior defesa das tecnologias tanto para o One X (4K) quanto para o Series (RT).
Lembrando que teu amigo mais acima, esse que você citou no comentário, estava a fazer a defesa do 8K meses atrás e agora está preocupado com menos recursos de um 4K?
Rui, como sempre, apresenta uma seletividade que ofende até o absurdo.
Sinceramente não sei pra que pensas que servem novos consoles, já que parece que é só mais um treco novo a jogar o mesmo.
Achas… Eis os jogos PS5 com RT.
Call of Duty: Black Ops Cold War (Ray-tracing a 1800p em modo qualidade 60 fps)
Chorus
Control: Ultimate Edition (Ray tracing a 1440p 30 FPS)
Dead by Daylight
Deathloop (Ray tracing a 1440p, fps desbloqueados)
Deliver Us The Moon (Reflexos ray tracing)
Devil May Cry 5: Special Edition (Ray tracing a 1800p com fps desbloqueados entre 30 e 60 FPS)
DOOM Eternal (Ray tracing a 1800p e 60 FPS)
Dying Light 2
F1 2021
Ghostwire: Tokyo (Ray tracing em 4K dinamicos)
Gran Turismo 7 (4K 60 FPS com ray tracing)
Grand Theft Auto V: Enhanced Edition (4K 60 FPS com ray tracing)
Horizon Forbidden West
Little Nightmares II (RT a 4K at 30 FPS ou 4K 60 FPS dinâmicos)
Marvel’s Spider-Man Remastered (RT a 4K 30 FPS ou RT a 1080p 60 FPS)
Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (Mesmo de cima)
Metro Exodus
Observer: System Redux (RT a 4K at 30 FPS)
Quantum Error (RT a 4K at 60 FPS)
The Persistence Enhanced (RT a no modo qualidade)
Ratchet & Clank: A Rift Apart (4K dinâmicos com ray tracing, ou 1080p 60 fps com ray tracing)
Resident Evil Village (4K dinâmicos com Ray Tracing a 60 FPS)
The Riftbreaker (4K 60 FPS com ray tracing)
Eventualmente podem haver mais, mas agora seguem estes.
Returnal
Pois… Returnal, com Iluminação global por RT
E o AstroBot, com sombras e reflexos por RT.
Temos ainda o Lego’s Builders Journey com RT (apenas na PS5, na Xbox não tem).
E certamente haverão mais.
O Spider man tem sombras, incluindo ambient occlusion (ou self shadowing), e reflexos por RT. Basicamente ele só não faz a iluminação global.
E ele foi um dos jogos pioneiros no uso. Usa reflexos de baixa resolução (que pode ser melhorada com reconstrução), e está apoiado num motor PS4 (que pode ser optimizado para o RDNA 2).
O Spider Man 2 nesse aspecto deve estar num patamar bem superior.
Onde não vimos Ray tracing in game ainda foi no Xbox, pois no Ps5 tem e inclusive considerado uma das melhores implementações de RT da indústria, tanto em Miles Morales como o muito superior Ratchet and Clanck. Também tem em outros jogos,mas tô citando apenas 2, já que o Xbox em 2 anos de geração lançou apenas 2 jogos, sem Ray Tracing in game, até o momento.
E já que tu és programador, deveria saber que RT é um caminho sem volta, facilita o desenvolvimento dos jogos (se gasta menos tempo), dá mais realismo e é algo muito bem vindo nos jogos, uma nova evolução. Você não deve achar nada demais porque teu pedaço de plástico favorito não tem Ray Tracing in game em nenhum first party em 2 anos de geração. Mas se tivesse, a tua narrativa mudaria rapidinho.
Ele deve ser um aluno de programação do Oswaldo Eustáquio
São coisas bem diferentes.
Porque a resolução tu obtendo reconstruindo sem grandes perdas. Mas o Ray Trading, apesar de não ser obrigatório, traz um nível de realismo bem superior.
Os programadores eles mesmo se mostraram contra as elevadas resoluções achando-as um desperdício de recursos, e nesse sentido nasceram formas diversas de reconstrução de elevada qualidade.
Mas as alternativas ao RT sempre existiram. Aliás toda a evolução gráfica se baseou nelas. Mas agora que o RT é possível, percebe-se que ele pode trazer um nível de realismo bem superior. E os devs querem-no usar.
Para além do mais, o RT só está a ser usado quando possível, e ninguém está a sacrificar performances por causa dele.
Espera, quando lançar o Forza o assunto RT vai voltar, mas agora do lado contrário, entendeu?
E talvez nem receba jogos daqui alguns anos.
Fernando existe condescendência para com a Nintendo que não tem uma consola em specs decente há 22 anos, mas não existe para com a Microsoft nomeadamente com a xbox one + kinect, que tentou erradamente algo diferente, verdade mas tentou mas houve condescendência? não, houve um metralhar a xbox one em tudo o que era comparativo.
E com a SS igual, são implacáveis, depois compara se hardware de 2016 com hardware de 2020 e perde em toda a linha por muito menos dinheiro e ficam “exaltados”.
Mais, e julgo eu a realidade é esta, senão existisse a ps4 pro e a one x e as consolas next gen andassem á volta das specs da series S com talvez 12 gigas de ram e uns 6 tf rdna 2.0 ninguém diria que eram consolas mal projectadas como dizem da SS.
Afinal era um salto de 1.8 tf para 8 tf gcn mais o cpu mais o ssd mais os 4 gigas de memória.
Mas como existem estas consolas mid gen existe sempre a tentação em comparar com a SS mas depois vamos á prática e a fraquinha SS vence..
Mas depois o sr Mário puxa da mesma cartada de sempre o spider man e o ratchet e o Horizon jogos que no esquema geral da comunidade gaming valem quase nada mas enfim.
Eu não digo do sr Mário ou outros aqui que acredito que gostem dos single e os joguem mas conheço várias pessoas que puxam desse argumento e depois andam nos fifas nos cod nos diablos, tenho 2 amigos com xbox hoje que também vinham sempre com essa história para boi dormir quando tinham a ps4.
Eu fico muito satisfeito que a SS se porte bem porque tive uma e sei o que vale e porque acho legítimo a Microsoft ter esta abordagem de consola entry e consola premium.
Para finalizar, eu não ganho nada na minha sx que a SS não fazia.
Eu tive ambas e posso afirmar isto categoricamente, a SX é a SS com mais espaco em disco e mais fidelidade visual.
Hã? Estás mesmo tentando uma comparação do que havia entre Ps4 VS One (onde o ps4 levava todas) com SS vs Ps4 pro, em jogos sem enhanced no Ps4 Pro e que são consoles de gerações diferentes, onde não se leva em conta nem CPU? Sério isso? Deveria ter vergonha, pois é óbvio que é mau caratismo fazer algo assim. Por que nao mostrou os comparativos onde a SS perde pro Ps4 pro entao?
É, melhor não ler mais nada a partir daí.
Diria sim.
A PS3 tem 230 Gigaflops de poder bruto na sua GPU, rodando jogos a 720p médios.
A PS4 tem 1.84 Teraflops de poder bruto na sua GPU (7,82x a mais que a PS3), rodando jogos a 1080p médios (2,25x mais pixels médios que a PS3).
A PS5 tem 10.28 Teraflops de poder bruto na sua GPU (5,58x a mais que a PS4), rodando jogos a 1440p nativos médios (1,77x mais pixels médios que a PS4). Se fosse 4k nativo, seriam 4x mais pixels.
Veja que existe uma simetria entre gerações, para que o render entregue mais pixels, bem como comporte uma melhor qualidade de imagem como um todo. Se fossem 6TF, essa simetria seria quebrada, e a PS5 não conseguiria acompanhar a evolução que uma geração de 7 anos precisa.
Sei que tu vai dizer que 6 TF RDNA 2 equivalem a 8TF GCN, mas da mesma forma que 1.8 TF GCN equivaleria a mais de 2TF da RSX (PS3).
Rui, a aceitação com a Nintendo é simples, pois a mesma já colocou que não compete diretamente com MS e Sony. Em relação ao Series S, óbvio que tudo que está na series S, tbm está na series X, pois ainda não vimos nada de nova geração. Veremos daqui uns 2 ou 3 anos se vc terá a mesma opinião.
Vocês distorcem tudo! O Kinect foi um boa invenção, o que não foi bom foi a imposição do obrigatório no console seguinte, e logo depois o abandono.
Ninguém falou que o Kinect não prestava, inclusive penso ser a melhor forma de jogar games como Just Dance, agora, é bom pra tudo, a resposta é não.
A Nintendo nunca fez um videogame realmente ruim que me lembre, mas foi sempre muito criticada por seguir um rumo ilógico, como suas mídias proprietárias no Gamecube, insistir no cartucho no N64. Chegou num ponto em que ela largou de mão a briga por hardware, mas nunca deixou de entregar bons jogos e ter consoles criativos e inovadores a despeito de muitas vezes querer estar a ir pra um caminho diferente do que os desenvolvedores externos gostariam.
Quem tá aqui defendendo que se deva comprar PS4 e que o mesmo ainda vai receber jogos????
O que mais se vê por aqui é o pedido de que a Sony já encerre esse período cross-gen.
Fura aí a tua bolha.
Bom dia ! Voltei pra Pc Manias kkkkk
Quando assisti a esse video pensei a mesma coisa , aposto que tem o dedo da Microsoft , pois o pessoal da Digital Foundry jamais seriam ingênuos a ponto de achar que se compara consoles por teraflops.
Feliiippeeeee… O que se passou contigo homem… Está tudo bem de saúde?
Sê bem vindo de volta…
Eu to bem , Mário , e vc ? Pois é fiquei um tempão longe , mas agora to de volta ! kkkkk.
É verdade rapaz… Eu queria-te nos directs e tu… nada!
Espero que estejas bem, e com tudo bem contigo… Um abraço!
Rapaz… que surpresa vê teu comentário aqui novamente!
Acreditava que não comentaria novamente.
Vou discordar. Não sei como funciona por aí. Mas aqui no Brasil existe um público relevante que devido ao preço não tão diferente, acredita que o series s é o concorrente do ps4 pro e vice-versa. Não a toa essa pergunta é bem comum. Para quem acompanha, realmente não faz nenhum sentido. Mas esse negócio de meia geração, os nomes adotados pela Microsoft e o fato de uma empresa lançar dois consoles completamente diferentes na mesma geração. Confundem a cabeça de qualquer um. Garanto que esse vídeo vai ter muita visualização.
Funciona por aqui de que forma? Pro cliente se sentir enganado mais cedo ou mais tarde? Ou só pra gente extremamente limitada na questão intelectual ou que não acompanha nada mesmo? Isso é um baita de um tiro no pé! A pior coisa que uma empresa pode fazer é enganar o consumidor.
A sério???
Sabes que o preço não quer dizer nada! Um vinho a 1,70 euros lá porque custa tanto como coca cola, não é coca cola.
O pessoal também acha que um BMW usado com alguns anos é a mesma coisa que um TATA novo?
Isso é ignorância ao mais puro nível…
A Microsoft tem que fazer algo pra promover essa bomba, que já está encalhada em lojas de país de terceiro mundo (Brasil) e não sai de promoção Isso que pelas estimativas é a consola que mais vende no lado do Xbox…. Se a SX aqui no Brasil vive em promoção, imagina a SS. Se a Microsoft não começar a lançar jogos de peso, creio que esses consoles combinados venderão menos que o One. É aquela coisa, propaganda enganosa pode até pegar no início de uma geração e até vender, mas a partir de um momento as coisas vão ficando as claras e o consumidor mostrando que não é trouxa!
Isso trouxe uma lembrança de 2021 quando entrei em uma loja pesquisando preços de console em Caruaru – PE, um logista tinha em torno de 4/6 Xbox ss, mas nem um outro console, o logista queria me vender um Ss por 4.000, alegando que o console rodava jogos 4k de última geração…
Como aqui é Br, eu só saio do estabelecimento, mas se fosse um País serio, eu teria chamado a polícia e relatar a fraude.
Teve vídeo de loja em São Paulo a fazer o mesmo,o vendedor a segurar a caixa do SS e a dizer que tinha resolução 4K
E ainda estão abertos?
Isso é publicidade enganosa…
Desespero pra desovar Xbox… não pego mais Xbox pra revenda, encalha sempre e quando não encalha, por algumas vezes o cliente que comprou volta e quer negociar o Xbox que vendi em Playstation ou switch… desisti de revender Xbox da última vez que me aconteceu isso. Cliente voltou querendo entregar o Xbox e pegar um Ps4, me dando uma boa volta em dinheiro. Resultado, fiz a troca, coloquei o Xbox a venda com preço bem abaixo do mercado e demorei quase 6 meses pra me livrar. Nunca mais!
Você é um péssimo mentiroso.
https://www.mercadolivre.com.br/mais-vendidos/MLB11172
Mais de 1000 enganados! 🙂
A muamba?
Quem compra Console no BR em mercado livre se tem loja COM NOME?
Mentiroso? Tô falando da minha experiência recente como revendedor de consoles!!! Tu nem me conhece e teu link não tá abrindo aqui!
E basta entrar na OLX pra ver a enxurrada de SS por menos de 1800,00, na garantia.
Odeio usar esse tipo de argumento…
Mas se for levar isso em consideração, então na Amazon, você não encontra nem no top#100 dos mais vendidos.
https://www.amazon.com/-/pt/Mais-Vendidos-Videogames/zgbs/videogames/ref=zg_bs_nav_0
Off: Vem aí milho!
A Microsoft meteu um processo para tentar obrigar a Sony a divulgar informação não divulgada sobre a PS, alegando que tal é relevante na sua defesa na FTC
Abriu um fabuloso precedente, pois se isto avança vamos ver a Sony a pedir lucros da Xbox e do Gamepass alegando também ser relevante na sua defesa da FTC.
Apesar que na prática a Sony não tem de divulgar nada pois não são eles que estão a ser julgados pela FTC, adorava que isto passasse e ficassemos a conhecer a realidade financeira da Xbox.
Curiosamente a Microsoft tentou isto antes e tal foi negado por erros processuais. E a Sony até lhes enviou um documento corrigido a explicar como se faz! 😂
Agora eles corrigiram e meteram de novo, pelo que até acredito que a Sony esteja mortinha por que isto aconteça.
Olha, se a FTC solicitar os documentos, Sony deve fazer o mesmo que a MS e pedir a FTC os lucros da divisão Xbox. E se isso ocorrer,essa aquisição não passa e a divisão Xbox estará em maus lençóis… aí somaria duas coisas: o Fracasso na aquisição e as mentiras oficiais da MS sobre a divisão Xbox. O que teria de cliente se desfazendo de Xbox pra nunca mais querer ver, não estaria escrito. Sobraria Rui, Fernando e mais meia dúzia de fanboys defendendo…. Apesar que se o Xbox acabar como console e virar só serviço, cloud e PC a narrativa dos dois muda novamente e falarão: Trouxa é quem, em pleno 2028/2029, compra consoles. 😅
E tu não acha que já não usam a narrativa de que quem compra console é trouxa? só ver o malabarismo e defesa do streaming. Toda geração para eles é a última dos consoles
E agora ela é acionista da Sony?
Ele vai buscar em qualquer fonte pra tentar provar o argumento. Agora ML virou fonte pra dizer que tá vendendo bem, sendo que nunca foi fonte de merda nenhuma, muito menos pra medir vendas. Todo mundo se baseia nos grandes varejistas, que vivem metendo a S em promoção, mas o Fernando se baseia em plataforma que se precisa pagar pra seu produto ter mais exposição e que é conhecida como um ferro velho ou última opção pra quem vai adquirir produtos novos.
Sparrow… Verifica os termos usados e corrige o comentário sff.
Que termos? Merda nenhuma? É o mesmo que coisa alguma e não é considerado ofensivo aqui no Brasil. Não me digiri a ninguém com falta de respeito.
Percebo isso, mas prefiro evitar esse tipo de termos
Ok Mário. Eu uso e não estou a ofender ninguém. Cada pessoa escreve de um jeito e nao ofendi ninguém com isso. Só se existe algum fanboy do Mercado Livre por aqui.
Mesmo porque o Fernando me chamou de mentiroso e nem me conhece. Posso chamá-lo de mentiroso e criador de narrativas então, pois isso claramente ele é, já que em comentários em artigos passados 90% das coisas que afirmou não se comprovaram. Ou melhor, mentiroso quem sabe nao, mas advogado da MS e criador de narrativas ele é! Certo?
Então, esse tipo me irrita mesmo, pois é querer chamar todos que comentam aqui de otários, de desmiolado, que quem comenta por aqui é fanboy… Basta alguém discordar do ponto de vista do Fernando ou do Rui que eles já dão o título de fanboy pra pessoa. Não sou e nunca fui “ista”: Sonysta, caixista, nintendista etc.. Se tenho uma bronca com a MS é sobre as atitudes que toma e como ela influencia e estimula malucos fanboys a ficarem falando mentiras… Apenas sei ver a realidade e atualmente quem entrega mais é a Playstation e isso é disparado, não tem discussão sobre. Se um dia a Sony parar de entregar, como fez a Nintendo (na minha opinião, óbvio), vou parar de consumir… Não tenho histórico de fanboy… preferi o N64 na geração que disputava com o Ps1 por exemplo, prefiro as câmeras Nikon (com sensores Sony) e lentes Nikon do que as próprias câmeras Sony e lentes deles. Então eu vou no produto que é melhor pra aquilo que eu busco e se alguém fala algo fora da realidade, vou rebater, mas da minha forma. Ser irônico não é ser desrespeitoso, falar que ML não é parâmetro pra merda nenhuma e em questões de vendas menos ainda tb não é ser desrespeitoso, é fato. Assim como falar que a MS vive dando 180° nas declarações dos seus super CEOs tb não é mentira e inventar, é a realidade.
pensei nisso também, que no BR o concorrente do xbox SS, em preço, é o PS4.
e faz sentido, vc quer:
console barato e fraco
com avalanche de jogo barato
a melhor escolha é o PS4, compra jogos usados baratos e acabou.
Como assim vender menos que o One? Todas as estimativas dizem que o Séries X/S estão vendendo mais que o One pelo mesmo período de tempo! Ele pode estar vendendo menos que o PS5, mas a diferença é menor que na geração passada! E só tende a diminuir! O pior cego é aquele que não quer enxergar!
Paulo… São duas consolas. A One foi uma durante 4 anos, e duas nos restantes 4.
Por que meu comentário não foi aprovado? Por eu falar pra ele aprender a interpretar um texto corretamente? Ele tem que ler novamente o que escrevi, pois claramente não entendeu o texto.
Olha, Mário, já está ficando chato isso aí, ok? Sou moderado devido a apontar alguns que até falavam mal do pcmanias em outros sítios, por mostrar a falsidade de alguns que comentavam aqui. Outros são livres pra postar aqui e até insinuam que quem discorda são burros, etc. Se continuar esse mi-mi-mi aqui largo de acompanhar o pcmanias, pois qualquer coisa que eu escrevo recebo censura de alguma forma e outros não. Então sinto muito. Se não quiser aprovar esse comentário, ok, já fica o recado seu Mário, que não quer que eu comente mais. Abraço a todos.
És livre de fazer o que quiseres Sparrow.
Mas a moderação sou eu que a faço e nunca aceitei interferências de fora.
O comentário a que te referes nunca teria entrado se o user estivesse sob moderação. Não estava e entrou. A queixa sobre isso cabia ao visado, e ele não se queixou!
No teu caso consigo-a travar, pelo que o faço.
Não é minha pretensão que deixes de comentar aqui, e preferia que entendesses, mas se não entendes…
E bem notório que nas discussões os “sonystas” nao pedem ajuda do moderador, respondem na mesma moeda.
Enquanto o caixista adora se fazer de vitima dizendo que “todo mundo é fanboy e eu sou a vítima” e indo reclamar com o Moderador.
Bem comum isso, sempre buscam trocar uma “ideia” com o moderador, ja cometei isso aqui faz tempo.
Quando falei que Halo 5 tinha 5h eles focaram bem animados “agora sim, te peguei mentido”, nao se preocuparam e desmentir, ate pq é Verdade, mas sim e ir reclamar com vc que eu estava mentindo e deveria ser banido.
O fernando e o rui so comecaram a despirocar pq com Vc se fazer de amiguinho, puxar teu saco, e depois se vitimizar nao dá certo, nao funciona.
O spaarrow ai nao reclamou e devolveu na mesma moeda, como é bem comum entre “sonysta” que nao gostam de se vitimizarem
A MS acabou de lançar seu relatório fiscal, e a receita com hardware caiu 13% em relação ao holiday do ano anterior. E já sabemos que este último período fiscal foi o melhor de vendas do PS5, como dito pelo Jim Ryan. Então talvez a sua tendência não esteja tão certa assim.
Culpa do PT!!! Só deu 13%!!!!!!
Ele está meio certo pois não disse o que tende a cair, agora sabemos que foi a receita com gaming, com conteúdo e serviços, com hardware……
Até parece que em video games existe Karma…
Correram aqui, o fã de xbox, falar que tinham virado o jogo… que o xbox iria vender mais.
Nao adiantava falar de falta da PS5, pq “é mentira sonysta”
Ai eu ate fiz piada, que nenhum sonysta dizia que as vendas de xbox eram altas por Falta de PS5 e o sujeito comprava pq nao achava PS5… se era para falar baseado em contrariar as informações que se tinha eu podia dizer isso também
Deu que por esses numeros do xbox e do PS5, SIM…
xbox estava vendendo uma parte das suas unidades para quem queria o PS5 mas nao achava…
Parece que uns 10~15% das vendas de xbox no pico, que o Nadella e os caixistas hyparam, era quem nao achava PS5 e acabava comprando “o console que tem ai” para ter algum video game para jogar…
Boas.
Não deveria perder tempo respondendo essas maluquices. Quando falam em quebras de recordes, falam dos próprios números da Microsoft. Que, aliás, nem são números difíceis de ultrapassar. Basta que a massa fanboy busque apoiar. Mas pra eles, estamos diante de uma “virada” esperada por muitos anos.
Eu adoro a Xbox. Sempre adorei.
Mas a questão é que nunca pensaria em comprar uma. E a culpa não é da consola!
O problema da Xbox é a Microsoft! As suas políticas universalistas não me oferecem garantias de futuro na consola, e muito menos quando ela se tornou o elemento dispensável ao se colocar os jogos no PC dia um.
Depois a Microsoft tem desde à anos uma gestão desastrosa da divisão. O Booty não faz nada e o Phil só vende banha da cobra. É impressionante como eles tornam o nada em tudo, como prometem e não cumprem, e mesmo assim arrastam milhares de seguidores. Provavelmente esse é o motivo porque ele fica, pois se com nada ele consegue isto, se um dia tivesse alguma coisa eventualmente seria um sucesso.
Mas o problema é que ele em 10 anos o que fez? Para além de compras e promessas associadas a essas compras que até hoje deram em nada,mas que levaram a que as pessoas acreditassem na nova geração da Xbox, o que ele fez foi… Fechar 12 estúdios, criar problemas nos restantes e agora debandar e reduzir a 343i a um estúdio de gestão, despedindo pessoal.
Esse é o meu receio na Activision. O eles poderem ter preponderância de mercado, mesmo que temporária, e que possa criar danos à concorrência, e o futuro desses IPs, porque olhando para o passado, onde a Microsoft pôs a mão, não se deu bem.
Eu promessas já me bastam nas campanhas políticas, e sei bem que nunca dão em nada. Eu sou daqueles que só acredita vendo… E a Microsoft nunca mostrou nada, e continua sem mostrar.
Daí que continuo a ter Xbox… No PC. E Gamepass… Nem o quero ver pois acho que ele é a jogada mais perigosa de sempre da Microsoft, e que pode arrastar a indústria para um buraco. Algo que já expliquei centenas de vezes o porque aqui no site.
Daí que estes resultados não me surpreendem. Havendo disponibilidade de consolas da Sony, as pessoas, de forma natural vão preferir a Sony. Que teve um excelente quarto em vendas, como anunciaram.
Eu escrevo e crítico no sentido de isso se alterar, mas pela própria reacão dos fans que tenho por aqui, o doutrinamento é de tal forma, que eles parecem estar super satisfeitos com o estado das coisas. E se é assim, luto contra moinhos de vento.
Vi umas respostas na eurogamer e uns a defender que “a queda de receita não é necessariamente perda de $$ e sim que deixaram de ganhar…..” ou “que a perda de receita não significa que venderam menos”
Não dá coragem nem de comentar.
Teve uma outra postagem que era sobre o Forza e colocaram o horário em PST, teve um a achar estranho e a indagar se PST era PlayStation Temporary….
Eu vi algumas tipo:
Problema de estoque não é, até porque o Xbox Series X estava sendo vendido a 399 dólares na black friday (https://www.sportskeeda.com/gaming-tech/news-black-friday-deals-get-xbox-series-x-399). Não faz sentido diminuir o preço de um produto que falte estoque, ainda mais sendo este produto lançado recente no mercado.
Números ser vistos a gosto do freguês é a velha tática de colocar subjetividade em tudo o que está ruim. Seria o mesmo que tentar justificar os problemas de Forspoken dizendo que gosto é subjetivo.
Número de usuários ativos também me parece algo bastante enganoso, pois é provável que conte qualquer usuário que usufrua de qualquer jogo da MGS, independente de plataforma. Por exemplo, eu jogo Forza Horizon 4 na Steam, então eu faço parte destes 120 milhões. Outro que jogue Minecraft em qualquer plataforma também seria usuário ativo.
Na minha opinião, as vendas diminuíram porque o holiday de 2021 teve Forza Horizon 5 e Halo Infinite, enquanto que no holiday de 2022 teve Scorn e Pentiment.
Eu compartilho de uma visão parecida.
Vejo que a indústria de jogos sofre de um grande problema que é o custo de produção que cresce assustadoramente a cada geração. Um God of War que vendeu 5 milhões de cópias no PS3 (lifetime) seria considerado um fracasso caso vendesse esta mesma quantidade (lifetime) no PS4, já que um jogo concebido “from scratch” para o PS4 custa em média muito mais caro para se fazer do que era na geração PS3.
Na geração PS5 provavelmente estes custos continuarão crescendo. O cross-gen é apenas uma estratégia para continuar ganhando dinheiro enquanto vão construindo o novo motor gráfico. Mas quando o cross-gen não for mais rentável e a indústria exigir novidade, os altos custos estarão lá.
Diante disso, temos as consequências que conhecemos: a geração PS4 teve muito menos jogos de “alto escalão” do que a geração PS3, já que produzir jogos de alto orçamento virou uma tarefa extremamente longa e de alto risco. Esse tweet do Jason Schreier ilustra bem:
“Curiosidade: os ciclos de produção de videogames ficaram tão longos que, se um estúdio de jogos de grande orçamento começasse a trabalhar em um novo projeto hoje, provavelmente seria para o PlayStation 6”
https://twitter.com/jasonschreier/status/1609928279523315713?s=20&t=1ez4fmaBhK0zqWa4FGL5pQ
Sei que não estou falando nenhuma novidade aqui, mas diante do contexto apresentado, eu fico por entender como alguém acredita que o modelo de serviços lançando jogos de alto orçamento em day one se tornará sustentável.
Alguns realmente não entendem capitalismo e acham que a Microsoft trabalha para o Pai Natal. Outros realmente não se importam com a qualidade dos jogos, só querem mesmo é day one no serviço, independente do que vá sair.
O único argumento relevante de se discutir é que alguns de facto acreditam que o serviço alcançará uma margem razoável de assinantes para que se torne sustentável. Interessante de se notar que a quantidade de assinantes do Gamepass está virtualmente estagnada (anunciam crescimento mas não divulgam números) há mais de 1 ano, mesmo com todas as promoções. Como acreditam que vai passar de 25~30 para centenas de milhões? A indústria de jogos é mais nichada que a de filmes/séries.
Ray Tracing por hardware e SSD+IO estão ai para baratear o custo de produção dos jogos.
Acredito que isso, RT e SSD+IO, seja ainda mais importante para deixar mais barato a produção dos jogos do que melhora para os jogadores em primeiro lugar
Ainda não vi ninguém falando que o custo de produção subiu novamente do PS4 para o PS5.
Com a volta da concorrência em GPUs e CPUs entre AMD, Intel e Nvidia o hardware vai avançar muito mais que avançou na mudança do PS3 para o 4 e isso já compensa um pouco, afinal dá para melhor os gráficos sem ficar tanto tempo otimizando a principio e com o tempo entregar melhoras com base em otimização que custa mais caro.
AMD também começou com o MCM em GPUs agora, depois de já ter em CPUs a anos; isso vai ser um salto ainda melhor para video games, onde o sujeito pode seguir o que quiser sem se preocupar com padrão PC-x86
Eu vejo que daqui para frente só melhora…
Investimentos pesados em manufatura, nada de somente TSMC, intel vem ai para produzir também para terceiros (Sony, Xbox, Nvidia, AMD, etc)
Aumento bem grande na capacidade de produção da TSMC e Intel, vai baixar o custo.
Eu vejo que pior do que está agora não fica, só vai melhorar.
Proxima geração vai ser um salto para iluminação praticamente somente por Traçados de Raios, economizando no custo de desenvolvimento
SSD+IO já sendo padrão, que economiza ainda mais no desenvolvimento de jogos.
Eu não acho que o custo de produção e jogos tenha aumentado do PS4 para o PS5.
Nem acho que vai aumentar do PS5 para o PS6, pq eles irão tentar ainda mais atacar o problema de custo de produção de jogos com o console pensando nisso.
Eu me lembro de ler uma entrevista onde falaram que as features nessa gen ajudarão a mitigar o crescimento praticamente exponencial no custo dos jogos. Ou seja, não crescerá como foi do PS3 para o PS4, mas continuará crescendo.
Vou ver se procuro o link, dei uma olhada por alto e não achei.
Na altura vi o video e achei no minimo ridiculo, dá a ideia de que depois do DF ter feito umas declarações menos abonatórias acerca da Series S, a Microsoft ofereceu-lhes a oportunidade de retificar a situação, sob pena de uma viagem exclusiva a Redmond não se voltar a repetir, e heis o video, nada de novo, da de surpreendente, tal como alguns dos comentários da nossa praça, e ainda há quem diga que é programador.
Se o PS4 Pro ainda é vendido e que o preço é superior à um XSS, qual o problema da comparação?
Esse tipo de comparação existe no mundo dos smartphones
No mundo dos smartphones comparam produtos com 8 anos de diferença, passados 10 anos do lançamento do mais antigo?
Muito me dizes!
Num é, deve ser legal comparar um Asus Zenfone 5 (de 2014) com um Siemens A50 (2002) afinal ambos são telefones móveis, fazem e recebem telefonemas, tem tela e joguinhos!!!!!
Te esforça mais que essa tua comparação é sem sentido
Foi o que fizeram aqui. Compararam dois produtos de marcas diferentes, com 10 anos de diferença entre arquitecturas, e dois anos depois do lançamento do mais recente.
E vê lá, surpresa das surpresas, o mais recente… É mais capaz!
E o que achas da comparação abordada no artigo? Se não achar o mesmo é porque está de má fé.
Então reclame com quem vende o PS4 mais caro que o XSS. Se ainda vendem, a DF faz um bom serviço para os desavisados.
Mas tu acreditas mesmo que há assim tanto desinformado?
Mesmo estando em pleno século XXI?
Eu posso falar por mim. Se não tivesse nenhuma consola e tivesse limites de orçamento, certamente até ponderaria a PS4 Pro.
Mais espaço em disco, resolução 4K, centenas de jogos de qualidade físicos e baratos, acesso aos grandes exclusivos da Sony, e acima de tudo… Valor de venda caso me quisesse desfazer dela.
Mas claro, se a ideia fosse entrar na nova geração e não apenas uma consola, a Pro ficaria de lado. Só que aí, preferia esperar mais um pouco e juntar mais 100 euros e ir para a PS5 digital. Pelo menos não ficaria falado!
Mas voltando à Pro, procurando no OLX as PS4 Pro usadas estão a ser vendidas entre os 299 e os 350 euros. As série S entre os 220 e os 299 euros.
Curiosamente, pesquisando por Consola Xbox série De, encontro 191 anúncios, mas por Consola Playstation 4 Pro só tenho 101.
Ora estando a PS4 Pro descontinuada, com largos milhões no mercado e a série S em início de vida e um mercado bem menor, seria de esperar encontrar mais consolas PS4 Pró à venda do que séries S. Mas não!
Quem está a vender as S também está mal informado?
Posso acrescentar que, devido à retrocompatibilidade da PS5, vendi a minha PS4 fat de lançamento. Meti o anúncio e o telefone não parava. Vendi-a em dois dias por 380 euros com um disco de 2 TB, dois Dual Shocks e 3 jogos (Tinha pedido 550 com VR, dois moves, adaptador PS5 e um navigator, mas o VR o tipo não o quis, e posteriores tentativas de venda deram para perceber que não o venderia facilmente pois os revestimentos estavam a descascar, pelo que decidi ficar com ele).
Era um desinformado… Que por acaso queria-a para colocar numa casa de férias para jogar com amigos no verão.
Acho muito dificil você não conhecer a lei da oferta e da procura. Se um produto é procurado o preço não desce e se há baixa oferta desse mesmo produto o preço tende a subir.
Se o intuito da comparação do DF(não o li por achar ridículo e sem sentido) é alertar que há um produto “equivalente” para o PS4 Pro pois o mesmo tem o preço mais caro que a “equivalência (XSS)” é porque o pessoal está a procura de um PS4 Pro e o mesmo não é mais fabricado, as duas variáveis estão aí do lado do PS4 Pro justificando o preço alto.
Quem no momento ainda procura um PS4, seja slim, seja Pro, é porque ainda vê vantagem nesse aparelho e não é um desavisado, ruimé para o XSS que mesmo tendo um uso de “super” emulador de várias plataformas, incluindo o PS, é mais barato e mesmo assim perde na procura em relação a PS4(Até porque se faz uma comparação dessas é porque o PS4 é uma ameaça ao XSS).
Comparação estranha, ainda mais por ele ter incluído jogos como GTA V que nem sequer recebeu upgrade na PS4 Pro ou Xbox One X. Ou seja, indiretamente ele comparou a versão do Xbox Series S com a do PS4 base.
No mais, seria ridículo se o Xbox Series S perdesse, inclusive pela colossal diferença de performance entre as CPUs destas consolas, que é extremamente importante nos jogos de mundo aberto usados de comparação como Cyberpunk 2077 e The Witcher 3.
Fica meio bizarro observar que o Series S precisa de consolas antigas como baseline para se provar. Seria o mesmo que um programador estagnado na carreira querer provar que é bom se medindo com programadores iniciantes.
É o que eu ia dizer… a CPU não importou na super análise né? Não sei o que dizer sobre isso… É apenas bizarro como o.dinheiro compra algumas pessoas facilmente. E ele comparou jogos sem upgrade pra Ps4 pro de propósito!
E o pior é que mesmo assim não leva a melhor em todos os campos.
Uma dúvida o ps5 ainda utiliza a técnica chekerboarding? Não ouvi mais falar a respeito. Se ainda utiliza, pode ser em conjunto com o FSR 2.0? Outra curiosidade, o PS5 pelo que pesquisei utiliza 6,5 núcleos para jogos, seria viável e possível a Sony liberar mais meio núcleo?
A libertação dos núcleos é algo progressivo que vai acontecendo ao longo da geração. Libertar os núcleos logo de início é um erro pois os programadores habituam-se a usar e depois quando é preciso mais…
Não há impeditivos para as duas técnicas serem usadas em conjunto, só que seriam meio que redundantes usá-las, já que ambas tentam criar maiores resoluções de imagem gastando menos processamento que o necessário para obter o mesmo resultado que se fosse um processamento nativo direto.
O modo 60fps do Horizon Forbiden West usa “checkboard rendering”, a Insomniac costumava usar “temporal injection” para conseguir melhores resoluções, não sei muito bem como está isso hoje. Returnal, da Housemarque, usou “Temporal Injection” junto a “Checkerboard Rendering” para chegar aos 4k segundo a DF.
Um artigo que ajuda a elucidar um pouco sua dúvida:
https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2022-horizon-forbidden-wests-upgraded-performance-mode-delivers-a-dramatic-improvement
https://twitter.com/insomniacgames/status/1316913154912301065
https://wccftech.com/returnal-upscaled-from-1080p-performance-mostly-60fps-drops/
Tá duro para a DF…
Desde o xbox one X até o anuncio do xbox SX ganhavam viagens, faziam videos patrocinados, mimos… tudo da MS
Ai nos videos do PS5 tudo era problemático, era entrada de AR muito grande que iria entupir de poeira, insinuações que o clock do PS5 era fake comparando com uma 5700xt; mas no xbox sx tudo era maravilhoso e perfeito, a memoria dividida nem existia para a DF.
Saiu os consoles e nos multis o PS5 espancou o xbox SX em todos os comparativos e a MS “sumiu” e deixou a DF no vácuo, sem “apoio da MS”
Tentaram puxar o saco da Sony com a “dash true 4k do ps5”, a sony “nem ai”
Agora tentaram esse vídeo para ver se chama atenção da MS com “olha só, o SS vence se a gente comparar com video game que nem fabricado mais é”
Tiveram o que mereciam, eu assistia todos os videos da DF, mas depois das palhaçadas de insinuar que o PS5 era “clock fake” e “ain, tem muita entrada de AR e vai entupir de poeira” eu nunca mais vi video deles.
Agora tão ai mendigando atenção da MS para mostra o SS vencedor, “videocast” com acesso exclusivo no patreon para ver se patrocinam eles melhor…
Aconteceu o que eu imaginei, perderam os “sonystas” por procurarem defeito no playstation e passarem pano para o xbox, perderam os caixistas por mostrarem o minimo de verdade, e a MS flopou no “poder”, ficaram sem ninguém…
os proximos da lista, se o “all win” flopar, serão os “jornalistas” do Windows Central e o Tom Warren… esses vão passar fome ou ter que arranjar emprego em outra area, pq na tecnologia ninguém vai querer eles, pq antes de tudo eles são burros.
PS: Nem do John eu vejo mais, aquele BAIT de publicar que “xbox SX venceu na maioria dos comparativos” com a lista inflada por jogos da retro queimou ele também. Obvio que ele sabia que os fanboys do xbox usariam aquilo como argumento fingindo que não era tudo jogo da retro…
[OFF] Já já a MS vai dizer que está a comprar a Ubisoft
[OFF] Redfall custará 79.99 euros e terá uma Deluxe Edition, cujo upgrade custará 29.99 euros (https://www.eurogamer.pt/redfall-custara-79-euros-avanca-fonte-nao-oficial)
Phill Spencer: Culpa da Sony
Mas vai sair no Gamepass, Certo?
Li, na PC World, que a MS está ampliando suas assinaturas em “tiers”, onde no primeiro tier os Apps e serviços serão limitados, e se quiserem determinada feature do Office não limitado, por exemplo, terão de pagar por fora. Imgina aí o Gamepass, vai ser uma PlayStore de f2p com “extras”, que deveriam vir no jogo base, por fora!
Cito: “There’s something quietly happening to Windows apps and services: They’re being assimilated into existing Microsoft subscriptions, adding value but also introducing a paid tier of content into Windows apps that have traditionally been entirely free…)
https://www.pcworld.com/article/1478458/more-windows-apps-are-hiding-subscriptions.html
Off Topic: Sobre Forspoken. Como os caras lançam um game de ação dinâmico com mais de 200 ms de input lag. TW3 dava uma sensação horrível com seus 150 ms. Sei que cada dia fica mais custoso produzir games, mas você precisa entregar o mínimo para cobrar 70 dólares.
Forspoken PS5 Performance Review – YouTube
Vi a análise do John Linneman, basicamente massacrando o sistema de iluminação, bem como oclusão de ambiente e sombras.
Chegou a dizer que em alguns momentos a iluminação do jogo remete a um jogo de PS3, mostrou como FFVX, AC Unity e outros produziram resultados bem melhores nestes aspectos. E o sistema de sombras funciona bem apenas em curta distância. Para qualquer asset longe do personagem, o sistema falha miseravelmente.
Isso pra não falar que o modo performance é incrivelmente ruim em image quality, caindo para até 720p, e nem de longe consegue segurar 60fps.
https://twitter.com/dark1x/status/1617569681946148866?s=20&t=RQ51SW71QN-Q3YJG5apmpQ
https://twitter.com/dark1x/status/1617569679161147421?s=20&t=VypDWqDWgJvlnwMlns9BHQ
Elogios mesmo vi ao sistema de partículas que parece muito bom, e os loadings que são virtualmente instantâneos.
O Linneman vai terminar fazendo eu comprar o jogo, porque já fico achando que um massacre da DF pra um exclusivo de PS é haterismo patrocinado! 🙂
Eu joguei a Demo, e o jogo se sair daquele jeito, de fato, tem problemas, mas a mecânica é interessante e os efeitos visuais também, mas obviamente é um game que precisava de mais trabalho antes de ser apresentado como pronto.
A Square precisa urgentemente é aposentar a Luminous!
Eu gostei da proposta do jogo. Só não acho que vale preço cheio.
Certamente vão corrigir pelo menos os problemas mais severos do modo performance, então quando fizerem isso, talvez eu vá jogar.
Para piorar a campanha dura 13 horas. Se fosse ao menos umas 20.
Pô, mas não é um Action-RPG? 13h é sacanagem!
Eu teria adiado o lançamento quando saiu aquela demo. xD
o melhor seria ter adiado a demo e o jogo!!!! Mas o ogo já tinha sido adiado anteriormente
Acabei de olhar, não tem review da versão PC. Geralmente é um péssimo sinal.
Eu soube que os reviews iam ser segurados o máximo possível, logo, isso já seria um mau sinal!
A comparação é totalmente lógica em termos de curiosidades, e explicar muito bem como Tflops podem ser diferentes entre GPUs de diferentes arquiteturas. Principalmente por que durante os últimos dois anos foi colocado muita desinformação em jogo sobre o Xbox Series S não ser suficiente para o que ele se propôs a fazer.
Para quem gosta de saber mais detalhes técnicos sobre as diferenças de GCN e RDNA, esse artigo abaixo é muito bom:
https://www.hardwaretimes.com/difference-between-amd-rdna-vs-gcn-gpu-architectures/
E quem quiser ir ainda mais fundo, consegue achar um PDF técnico da própria AMD explicando as diferenças de IPC. Quem for ainda mais a fundo vai acabar por entender também por que as arquiteturas de GPU mais recentes estão optando por incluir muito mais núcleos do que antes e também vai entender que aquelas teorias de que o paralelismo na GPU é inalcançável é só uma desculpa pra justificarem o PS5.
E porque não optaram por mais núcleos em paralelo pro SS com clock mais baixo? Foi só pra justificar os mesmos Teraflops perderem em resolução para o PS4 Pro que tem quase 7 anos de lançado?
Por que a função dele não é rodar jogos em 4K. A função do Series S é ser um console barato e rodar os jogos em um nível suficiente para consumidores menos exigentes, e pessoas que o entendem como um produto secundário. A ordem nos estúdios de jogos é criar os games no Series X e reduzir de modo que caiba no Series S, mas não é ele o console principal no desenvolvimento em nenhum lugar.
Oxe, mas o que impede, de que com técnicas de upscale ou resolução dinâmica, o console não possa apresentar o que um de GPU de mesmo poder bruto de uma geração anterior já apresentou?
Há pessoas com TVs 4k, como você bem falou, que rodam um videogame como produto secundário; e mesmo aqueles em que é o console possível, dito de nova geração, de se ter acesso é um SS que estão usando uma TV 4k.
Ter um público menos exigente ou capaz de pagar menos não é justificativa para a empresa não permitir uma saída 4k nativa do console em tempos atuais. Ela simplesmente poderia usar técnicas de upscale pra chegar a resolução necessária e dar a opção ao cliente, o SS não foi lançado pra TVs de outra época, e muito menos deveria ser incapaz de rodar um 4k com checkboard, FSR, ou qualquer técnica de upscale pra 4k, a limitação é proposital por parte da MS pra que não se opte pelo SS em detrimento do SX.
Aumentar paralelismo não é pra conseguir maiores resoluçãoes. O PS5 tem menos paralelismo (36) que o One X(40) e roda melhor a mesma resolução.
Vou retomar a pergunta que lhe fiz e você foi evasivo.
Se mais núcleos (paralelismo) é melhor, porque a MS não aumentou mais o paralelismo do SS e reduziu o clock do console pra chegar aos 4TF? Podendo inclusive tornar o console mais capaz para o RT?
É meio ilógico, pois qualquer um que lê o mínimo sabe que os ganhos com mais velocidade são lineares e com mais paralelismo não!
Ele ta tentando ir pra outro lado agora, que é: “Vocês vão ver quando os verdadeiros jogos nextgen saírem, o SX vai surrar o Ps5”. Mas antes dos primeiros comparativos era: “SX vai levar vantagem em tudo, inclusive em performance”. Não foi o que aconteceu, pois claramente o SX tem mais obstáculos e gargalos óbvios na sua arquitetura.
Pensar assim é quase chamar a Microsoft de estúpidos incompetentes.
Então eles criam uma consola super poderosa que só vai mostrar o seu poder passado uns anos?
Sabendo-se que o mercado se define com as vendas iniciais anda a Microsoft a comprar Activision’s e a passar má imagem com os seus estúdios para conseguir quota de mercado quando lhes bastava libertar “as ferramentas” e esmagar s PS5 em performance.
Pá… Não vamos insultar os homens… Isto é um plano super elaborado, no qual se gastam 79 biliões para se obter uma liderança de mercado que podia ser o tida a custo zero com a criação e libertação de ferramentas.
Um plano super mega hiper caro!
Sabemos que a MS não foi incompetente na construção do seu console, ela apenas deu prioridade pra servidores. Toda a arquitetura dos novos consoles deles mostra que não foram concebidos pra serem consoles apenas e sim pra ter outras utilidades.
Ja do lado da Sony,se prioriza os jogos e console, já que é líder e dali que sai muito dinheiro.
Quem muda de narrativa o tempo todo é o Fernando, que antes falava que o SX seria superior em tudo e agora tá no “espera os novos jogos”. A esperança é última que morre e ele acha que todos aqui são imbecis, que não lembram das coisas que ele profetizava aqui e que deram errado (pra ele).
Pelo contrário. A Microsoft quando concebeu as suas consolas pensou um pouco em tudo. Em quantidade de produção para descer custos, e em duas alternativas para ter preços.
Agora a consola é o que é, e optou por paralelismo em detrimento da velocidade, o que se traduz em complexidade e em performances máximas mais teóricas.
Na prática vais ter o que sempre disse, uns jogos que se dão melhor no seu hardware, outros que se dão piores.
Mas sempre vai ter uma desculpa. Veja bem, já foi mostrada a demo de Matrix nos novos consoles e a Sony se saiu melhor mesmo com menos unidades de processamento na GPU, ou mesmo com menos tflops teóricos. Qual a desculpa pra aquilo nos jogos do futuro?
E digo mais o problema da MS não é o console é jogo pra mostrar do que o console é capaz. Quem pode tirar o melhor do SX é a MS, ninguém mais. Imagina a Sony querendo vender o PSVR2 sem nenhum jogo dela pra mostrar do que o dispositivo é capaz. O SX não tem problemas para os próximos anos se quiser mostrar jogos de nova geração, quem tem é o SS. A diferença entre o SX e o PS5 é no que os projetistas acreditavam ser melhor, se aumentar a capacidade de streaming como no PS5 ou reforçar a GPU acreditando que o maior investimento compesaria em ganho gráfico.
A questão maior é que uma empresa está a mostrar o resultado das suas escolhas a outra está esperando que outros mostrem.
Se alguém vier me dizer que o SS é um console com ótimo custo/benefício pra quem quer jogar fortinite e não liga pra resolução, eu posso concordar, se disser que é um ótimo custo/benefício pra acessar Gamepass sem ser por streaming, eu posso concordar, agora não dá pra ficar a dizer que o SS é um bom investimento, ou mesmo que vai se aguentar bem na geração, pois não é.
Pra quem não pode comprar outro eu entendo, mas não é uma boa compra se vc considerar de cara que é relativamente fraco para os jogos novos e que ligeiro está com o SSD cheio, logo nem bom para Gamepass, onde você fica baixando jogo pra testar, é.
então quer dizer que tem que esperar as ferramentas ou os jogos “true true next gen” ?
tá igual esperar a GPU Oculta.
Fernando… A teoria do paralelismo e as perdas de eficiência com a subida do mesma, aka lei Lei de Amdahl… Aprende-se na universidade.
Vais dar novos cursos por lá?
vc reparou no “é desculpa para justificar o PS5” no fim do texto?
isso me lembrou os prints que eu postei aqui das monte de defeito que o fernando “achou” no PS5… reparei que tudo se resumia em “tudo é desculpa para botar defeito no PS5”
Tudo que ele acusa os outros é o que ele é, tudo que ele acusa os outros de fazerem é o que ele faz
Também tem outra tática, chega aqui e fala um monte de bobagens, é desmeinto e finge que não leu as respostas… da uns dois dias e volta aqui falando outras bobagens como se nada tivesse acontecido.
Gostei do “tudo é desculpa para justificar o PS5”
reparei que o post que eu fiz com o monte de erros e bobagens que vc escreveu do PS5, poderia ter sido resumido com “tudo desculpa para desmerecer o PS5”
Vc é o de sempre, é o fanboy que acusa os outros de serem fanboys, vc é o sujeito que acusa os outros de serem quem vc é e de fazerem o que vc faz.
Esses consoles de meio de geração, são aberrações que surgiram pra acompanhar a popularização dos televisores 4K, nada além disso.
A Sony propagou “nós agora temos 4 K”, e a Microsoft disse “agora nós temos o hardware superior”…
E a Nintendo foi lá e emplacou um GOTY com um console de hardware de celular/ tablet velho. 😂
Porque afinal de contas numa plataforma de jogos o que importa é o que? Jogos de qualidade! Que coisa não? Ninguém poderia esperar por um absurdo desses. 😅
Hehehehehe
[OFF] Aê galerinha que deixa no horizontal, ocorre também!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=AV2HUPMMyfI
E agora? É deixar na diagonal?? KKKK
Se eu não me engano, ele foi o primeiro a descobrir a causa do problema.
https://youtu.be/04u3mX2AJmQ
Cara… O pessoal da DF ta meio grandinho pra não saber que teraflops não são tudo na GPU… Ainda mais quando se trata de um baseado em RDNA2 e outro GCN.
Eles poderiam usar essa dedicação para pelo menos comparar o Series S com o ONE X com intuito de tirar esse falso senso comum de que ONE X seria mais forte por conta dos teraflops e fazer um minimo trabalho de informar as pessoas.
Mas ao invés disso a DF parece cada vez mais amadora, o que é triste levando em conta a credibilidade como um canal “especialista” em tecnologia, o que acaba por pessoas usarem desinformaçães passadas por eles e ainda dizerem “é verdade aprendi na Digital foundry”.
Por essas e mais coisas desejo do fundo do coração que o NXGAMER um dia tome o lugar deles em credibilidade e audiência.
Eles compararam a série S com a One X. Em 2020 quando fazia sentido!
Nesta fase, dois anos depois, comparar com a PS4 Pro, e depois de já terem mostrado que a S era superior à One X, mais potente, tem de ter uma agenda escondida qualquer