Alguns dados sobre como se comportam as atuais consolas permitem extrapolar sobre como se comportará a PS5 Pro.
A PS5 Pro foi anunciada, em supostos documentos internos da Sony, como sendo 45% mais rápida em termos de masterização do que a atual PS5.
Da mesma forma, esses slides referiam que a PS5 Pro seria entre 2 a 4 vezes mais rápida em Ray tracing.
Perante um cenário em que ambas estas situações estariam em uso, o que ganha a PS5 Pro em termos de performance?
Para percebermos isso vamos ver uns dados sobre o jogo Avatar!
Este jogo é uma referência pois aplica a totalidade dos efeitos Ray Tracing, incluindo iluminação global, sombras e reflexos. E nesse sentido estudar os potenciais ganhos aqui é um exercício interessante.
Vamos ver:
Esta tabela mostra-nos aqui os tempos de cálculo do Ray Tracing e preparação da imagem na Xbox séries X, e que vamos tomar como referência para a PS5 dado que as performances no jogo são em tudo equivalentes. Interessa-nos igualmente ver os valores da RTX 4080 para comparação!
Basicamente o processo mais pesado para as consolas é o Ray Tracing presente na primeira linha dos valores apresentados. O restante é já calculado por rasterizaçãoe é a aplicação do RT ao cenário.
É curioso notar-se que no capítulo da Rasterização, em termos médios a RTX 4080, apesar de valores variáveis, não chega, a ter o dobro da velocidade. Basicamente a Xbox series X usa 0,319 ms a calcular estes processos e a RTX 4080 0,178, um ganho médio de 45%. Que curiosamente é exatamente o ganho que a PS5 Pro anuncia para a rasterização!
Já no que toca ao calculo de Ray Tracing, é onde o ganho da RTX 4080 é realmente notável, com esta a ser 5,42x mais rápida que as consolas!
No global dos dois cálculos, necessários para a totalidade da implementação dos efeitos no jogo, a RTX 4080 revela-se 2,77 vezes mais rápida que a Series X/PS5.
Mas e uma PS5 Pro? Como se portaria aqui?
Ora como referido, as 4 ultimas linhas não são calculo Ray Tracing, mas sim rasterização. E isso quer dizer que a PS5 Pro, com um ganho de 45% face ao que a Series X apresenta gastaria um total de o,175ms. Basicamente um valor equivalente ao da RTX 4080. Aliás até seria 0,003 ms mais rápida, mas vamos ignorar isso.
Ora vamos ver agora o ganho no Ray Tracing!
O caso pior é um ganho de 2x, o que quer dizer que o valor iria diminuir dos 0,396 ms para 0,198 ms. Somando os 0,175 ms da rasterização teríamos 0,373 ms. Um ganho global de 91% face ao que a PS5 base é capaz de executar!
E apesar de estarmos ainda abaixo da 4080, a realidade é que entramos no campo da 4070 super ou mesmo 4070 Ti… Nada mau, diga-se!
Mas a Sony não anunciou 2x, anunciou 2x, 3x e mesmo 4x como possível!
Vamos ver como ficaria a coisa nessas situações!
Com um ganho de 3x, o tempo de Ray Tracing cairia para os 0.132ms, o que somando os 0,175 temos 0,307 ms. Ainda não ao nível de uma 4080, mas com uma diferença global de apenas 0.049 ms.
Mas se, eventualmente a consola conseguisse os 4x, o tempo desceria para os 0,99 ms, o que com os 0,175 ms adicionais nos daria 0,274ms, muito perto dos 0,258ms da 4080.
Claro que este é um valor que não podemos tomar como garantido, mas que, como a Sony afirma, pode mesmo ser obtido em alguns casos!
Seja qual for o caso, a conclusão a que se chega é que os ganhos no RT, no pior dos casos, vão ao nível de uma 4070 super ou mesmo uma 4070 ti, o que é claramente um upgrade brutal.
E recorde-se que estamos a falar da implementação total do Ray Tracing.
E como vimos, num GPU anunciado como 45% mais rápido, os ganhos com RT podem ser entre os 90 aos 166%… Ou seja, nesses jogos podemos facilmente esperar o dobro da performance da PS5!
Acrescente-se aqui o re-escalamento por IA, e percebemos claramente como a PS5 Pro não é o absurdo que alguns acreditam ser.
OFF:
Parece que o patch new gen do Fallout 4 ainda está em discussão.
Bethesda afirma que a versão do XSX roda a 60 FPS mesmo no modo qualidade.
Eu fiz um vídeo fazendo a comparação do modo performance e modo qualidade:
https://www.youtube.com/watch?v=O3MdGfTyJtE
Vai entender a lógica disso, se ao menos tivessem deixado o 4k fixo no modo qualidade seria algo compreensível, mas simplesmente parecem ter feito dois modos performance com detalhes diferentes… Não sei se ainda estão nessa de querer mostrar alguma superioridade de SX ou são só idiotas mesmo, o que não seria tão diferente.
Do jeito que vai, sai melhor fazer um menu de configuração e deixar o jogador ativar e desativar features do game.
Realmente Juca. Do jeito que está implementado, também não vejo sentido disso.
Bethesda demonstrou que está parada no tempo com o Starfield e com o Fallout 4 provou que eles não tem intenção ou capacidade de melhorar isso.
Eu sei que quem tinha ações da Zenimax se deu bem quando vendeu para a MS. Daqui para frente é só ladeira abaixo…
E duvido que a MS esteja interessada ou tenha a capacidade, de transformar a bethesda em um estúdio de excelência técnica… E digo mais, o cheque em branco do xbox acabou também. Agora o cheque em branco da MS está todo na Inteligência artificial.
Daqui para frente é só ladeira abaixo para o xbox e talvez até para a “divisão games” inteira da MS.
Sei que alguns me jogarão uma pedra por falar, mas em rasterização pura o que costumo ver é que no preço por preço as GPUs da AMD se saem melhor, claro, falo sem firulas de frame generation. Logo, é expectável bons resultados nessa área.
Espero que os potenciais do novo console não se resumam a mero marketing ou desejo da Sony, se tivermos um cálculo de RT decente e upscale (ou reconstrução) funcionar ao mesmo nível do DLSS, sem efeitos adversos indesejáveis, será um ótimo ganho de hardware para os consoles, só é preciso tomar cuidado com a precificação da coisa, pois o hardware pode ser bom, mas muito caro, e sem jogos, será um fail colossal.
Juca achei que tocaste em um ponto bem importante que desde o rumor eu fiquei pensando que é o preço.
Fora que não adiantar ter um console excelente e não ter jogos, pois uma crítica que faço é: O presidente da Sony veio a público dizer para nós jogadores não esperarmos jogos de suas first em 2024, mas querem lançar um novo console. Particularmente eu não entendo a lógica nisso, pois os jogos que deveriam ser a vitrine tanto do ps5 quanto do pro ainda não vi.
Na altura da PS5 Pro os jogos estarão certamente anunciados para 2025… E teremos certamente exclusivos para o final do ano. Apenas não serão da Sony!
Agora a questão é que uma PS5 Pro não precisa de exclusivos… precisa apenas de melhorias!
Imagino que vc quis dizer PS5 Pro, Mário.
Talvez estejam guardando pra impulsionar o Pro, mas certamente é também em decorrência de competição à altura, é lamentável que a Sony possa brincar com os anseios dos clientes e ir devagar porque a concorrência simplesmente definha.
De qualquer forma, tenho ficado entretido com FF, que me consome, mas gostaria mesmo de saber como Stellar Blade está e se vale a compra.
Acho ainda que o mínimo que a Sony deveria entregar era uma grande produção própria por semestre, mas enfim, só posso responder com o bolso.
Juca, Stellar Blade está top, se jogaste Nier, este está tão bom ou melhor.
Estou a jogar no modo equilibrado, penso que sejam 40 fps, para quem gosta do género recomendo bastante, jogabilidade top e história q.b!
Ao jogares vais perceber perfeitamente as várias influências que este jogo foi beber, para mim não tem mal nenhum, está bem feito e é um óptimo entretenimento.
Juca, em relação á minha recomendação, tem sempre em conta que eu sou aquele gajo que tendencialmente vê o copo meio cheio, só choro quando a coisa justifica mesmo! Heheh
Obrigado pelo retorno Alexandre, me diz uma coisa, o jogo está mais responsivo? Pois gostei bastante da demo mas tinha certa dificuldade pra fazer as defesas no tempo certo, como se o lag fosse um pouco grande nos comandos, mesmo jogando no modo performance. Você agora me alegrou pra comprar!
Parece-me que em relação á demo está mais responsivo, em todo o caso existem atributos que vamos ganhando ao longo do jogo para melhorar o timing da defesa.
Pretendo comprar também.
Eu nunca joguei Nier, mas tinha vontade e um dos motivos que me afastava era a baixa qualidade técnica do jogo, fps baixo, resolução baixa, etc.
O Stellar Blade parece ser muito competente nesse aspecto, então pretendo comprar em breve.
Deto, nas zonas mais abertas existem texturas mais fracas ou que parece que não carregam, no entanto para mim parece-me um bom esforço deste estúdio, e até agora zero bugs.
Tem aquele vídeo da DF do CyberPunk com RT no PS5 em uma cena estática lá, onde o PS5 tem uns 50% mais desempenho que uma 6700XT e empata em desempenho com uma 4070TI
Então acho que não vai ser surpresa se aparecer jogos rodando no PS5 PRO com RT tão bem quanto rodam em uma 4080.
E se esses vazamentos de 2 a 4x mais RT que o PS5 base forem reais, pode ter certeza que se é a Sony falando, estão falando de performance real e não te performance teórica.
Bem, por enquanto não é oficialmente a Sony falando, até onde sei, mas são rumores robustos e persistentes, então a chance é boa de ser realista.
Segundo percebi, o conteúdo do documento refere experiência real .