Dos três, apenas a Sony teve crescimento! Microsoft e Nintendo estão em queda.
O gráfico acima diz tudo. A Nintendo, em fim de vida, cai a pique, com uma quebra de 18%, mas a Xbox, no seu terceiro ano de vida, entrou já em curva descendente, caíndo 15%, quase igualando as quebras da Nintendo.
Apesar de tal não definir nada face ao futuro da consola, mostra uma queda de interesse na mesma que não pode ser negada. Apesar do Gamepass e do anúncio da compra da Activision as pessoas não se estão a mostrar inclinadas para a consola da Microsoft.
Já a Sony é um caso severo de sucesso. As vendas aumentaram 65%, aumentando o ritmo de vendas para algo que deverá permitir em breve passar as vendas da PS4. Isto mesmo tendo em conta que a PS5 passou por dois anos de severo constrangimento de disponibilidade de consolas.
No global, em 2023, as vendas da PS5 superaram em 3:1 as da Xbox.
O Switch foi um verdadeiro sucesso. Mesmo com quase sete anos, consegue vender tanto. Vai ser difícil lançar um sucessor a altura do mesmo.
OFF – Olhem o nível! Pode saber que isso aí já é preparado e vem bomba do lado do Xbox em breve. “Ain, Microsoft vai sair dos consoles, mas com certeza o PS não vai demorar pra seguir mesmo caminho”. Tudo pra alimentar fanboy otário!
https://wccftech.com/playstation-5-slim-selling-not-enough/
Acho que ninguém ainda percebeu que, muito certamente, as gerações acabaram, e que a PS5 Pro será na realidade a 6.
Começar uma geração do zero é algo que não funciona com os atuais custos de desenvolvimento. Daí que o chamado Cross Gen tem vindo a existir.
O que vai acontecer no futuro é que uma consola vai ter 8 anos de vida, seja ela de início de geração, ou de meio de geração.
O que isto quer dizer é que a PS5 pode perder o suporte em 2028 quando sair a 6, mas a Pro fará cross gen para 2032 altura da PS6 pro. A PS6 perde suporte em 2036, mas a pro vai a 2040.
E por aí fora.
Isto não quer dizer que, num modelo destes, a consola mais antiga não continue a ver jogos por mais tempos, apenas que não seriam os topo de gama.
Isto se cloud não emplacar. Com a evolução da infraestrutura de redes urbanas e também dos servidores tudo ruma para esse futuro.
Para isso tem de arrancar primeiro. E até agora isso não se viu.
Eu pessoalmente não será algo a que aderirei. Mas isso sou eu!
Pesquise assim:
“Cloud gaming growth”
no google e veja o quanto cresceu desde 2013 até hoje, e as projeções de mercado para o futuro disso até meados de 2030.
Dados interessantes.
Boas.
A maravilha do streaming. Ficar em filas de 30 minutos para jogar e contar com a sorte da Internet não cair ou passar por qualquer instabilidade pra não forçar a pessoa a entrar na fila de novo. Meu sobrinho passa por isso. É muito animador.
Cloud vai evoluir, mas o Hardware físico local também evolui é sempre será superior em qualidade. Enquanto tiver gente disposta a pagar pra jogar melhor, consoles existirão. No meu caso, no dia que deixarem de existir e eu não tiver mais nada meu, abandono os games.
Os jogos são diferentes dos filmes. Exigem um PC do outro lado a trabalhar só para ti.
Da mesma maneira que há pessoas que compram PCs topo de gama para mais uns FPS, essas pessoas nunca vão trocar a coisa por streaming.
A NVidia, que é uma das mentiras do cloud streaming, no dia em que isso lhe afetar as vendas, começa a não achar piada.
Só esqueceu o fato de que a Microsoft não vai sair do mercado de games!
Óbvio que não vão sair do mercado de games, até porque investiram toneladas de dinheiro em aquisições.
Mas sair do mercado de consoles em médio prazo é uma possibilidade real.
Em 2009 as vendas da Xbox 360 cairão de 11.16 milhões para 10,68 milhões…
Era o quinto ano de vida da consola, pelo que se especulava que estaria a entrar em ciclo descendente. Algo que não seria de todo anormal
No entanto em 2010 a consola vende 13,25 milhões e em 2011 13,97 milhões, só entrando em real colapso no ultimo ano da sua vida útil.
Isto para dizer que a quebra de vendas de 8.59 milhões de Xbox series em 2022 para 7.6 em 2023 não tem de significar forçosamente nada.
Mas no entanto há aqui algo inédito que dá o que pensar, o facto que isso acontece no terceiro ano de vida da consola, uma altura onde o interesse pela mesma ainda deveria estar no pico e em fase claramente ascendente.
E isso certamente deve ter deixado muita gente na Microsoft preocupada.
Acrescento ainda que a queda no quinto ano da Xbox 360 pode não ser considerada uma real queda, dado que em 2006 a consola tinha vendido 6,81 milhões e em 2007, 7,91 milhões. Isso quer dizer que os 11,16 milhões de vendas em 2008 foram na realidade a anormalidade pois saem fora da curva normal de crescimento, e nesse sentido as vendas inferiores de 2009 podem ser consideradas as normalmente espectáveis.
E isso torna esta quebra no terceiro ano, ainda mais preocupante pois o segundo ano não teve nenhum crescimento anormal.
As vendas de 2010 e 2011 cresceram muito provavelmente por causa do lançamento do Kinect, que foi um tremenda novidade na época.
Talvez… Boa explicação!
E quem aqui falou que a MS vai sair do mercado de games?
Desculpa, eu quis dizer mercado de consoles! Ela não vai sair desse mercado!
Espera e vê. Eles a ficarem nas consolas, é por stream.
Só precisa sair do mercado de consoles.
E olha que a Sony adota o pensamento de mercado arcaico, a Nintendo também mas como o Switch está em final de vida essa queda é justificável.
E a única com pensamento/atidude atual tá ali cogitando colocar algumas IPs, até então exclusivos console, nas plataformas rivais
A Nintendo não opera como a Sony, diferente dela, vive em total absoluto dos seus exclusivos.
É a plataforma dos exclusivos.
A fidelização deles é totalmente diferente. E diria que é única na indústria que opera assim.
Não vive… E vive.
Não vive porque não faz por isso. Mas a única que consegue explorar as suas consolas ao ponto de as tornar interessantes é ela…
Creio que não tenha visto o comentário de um outro leitor sobre a operação da Sony e lá comentei que entre as 3 a Sony e a Nintendo são as que operam no modo tradicional(chamado como arcaico pelo outro leitor) há anos, pois são as que ainda defendem exclusivos no console, e são as duas que ainda mantém boas vendas de hardware.
Sony está liberando seus jogos no PC, porém tais jogos ficam exclusivos na consola por um tempo, logo opera no mesmo modo que a Nintendo.
A Nintendo tem uma predominância nas vendas de seus exclusivos, e uma grande maioria de títulos que ela mesmo faz, first party, que a Sony nem se aproxima em números.
Ambas trabalham no modelo tradicional mas não é a mesma coisa. Acredite.
Basta analisarmos o mercado multi do Switch como é escasso (até mesmo pelas capacidades do antigo chip Tegra dele). Coisa que rende muito do lado PS Xbox.
Aliás o que mais vende em PS e Xbox é multis. Com propósitos Gaas.
Dado que ainda não encontro nada PS5, eis a lista dos jogos mais vendidos da PS4
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_best-selling_PlayStation_4_video_games
Multi????
Gaas????
Onde?
Isso é o que te querem fazer crer… para te impingir… Mas a consola de maior sucesso não vive disso!
Quem disse isso foi o próprio Playstation.
Top 3 de diversos países onde a base gamer é grande .
https://www.gamevicio.com/noticias/2023/12/playstation-revela-os-jogos-mais-jogados-de-2023/
Estou surpreso de você não saber disso.
PS: Essa lista do PS4 pela quantidade de Fifa,Batlefield e GTA5 vendidos e Cod ausente. Já sei que está zoada. Por isso não se usa Wikipédia como fonte.Ha vários multis de Peso ou com números estranhos ou nem constam.
Citando Saber Sword:
Citando do link que referes:
Tu se falas de batatas, recebes respostas em batatas, se falas de cebolas, recebes respostas em cebolas, agora falas em batatas, eu respondo em batatas e tu mudas para cebolas, a conversa não faz sentido!
Engajamento e vendas são coisas bem diferentes.
E como você acha que o jogo chegou a ser mais jogado senão pelas vendas ?
Tem como jogar um jogo não vendido ?
*Eximindo Fortnite
E detalhe eu não vi nenhum exclusivo Sony nessa notícia. No Top 3 em nenhum país.
Deves estar a brincar…
Só pode… a coerência hoje está a faltar!
1 – Fortnite, como tu mesmo dizes numa edição do comentário, é gratuito.
2 – Horas de jogo e vendas não tem nada a ver.
Se Spider man vender 10 milhões e as pessoas, em média, o jogarem 20 horas são 200 milhões de horas!
Se Fifa vender 1 milhão e as pessoas, em média, o jogarem 300 horas, são 300 milhões de horas..
Hello…
E sim, não viste nenhum exclusivo. Os jogos Single (que a Sony faz) não são e nem nunca foram os que tem mais horas de jogo.
Hello…
Falei do Fortnite.
E eu não tenho a menor sombra de duvida que Fifa e Cod e outros multis deste nível. Vendem mais que exclusivos PS.
Aqui nesta notícia
a gente não tem uma relação de horas. TEMOS UMA RELAÇÃO DE PLAYERS NAQUELES JOGOS. Ou seja é uma CONTAGEM.
Por exemplo:
How many copies FIFA 22 sold?
77% percent of FIFA 22 sales were digital downloads during the first week after its release, which is a significant jump from 62% for last year’s installment in the franchise, FIFA 21. As of December 2021, EA stated that over 9 million copies of FIFA 22 were sold worldwide, with more than 460 million matches played.
9 milhões vendidos na Xbox One, PS4, Switch, Xbox Series, PS5 e PC… Uma média de 1.5 milhões de jogadores por plataforma. 3 Milhões global na Playstation e outros 3 na Xbox.
Fifa 23 , 10.3 milhoes em agosto de 23, desatualizadas vendas.
Diablo 4 , mais de 10 milhões em julho de 23, desatualizadas vendas.
COD MW3 nem faço ideia, mas está no topo da tabela de vendas em tudo quanto é país. Desde que lançou até hoje.
GTA5, provavelmente o jogo mais vendido das plataformas que o rodam, 190 milhões.
Elden Ring 13.4 milhões em fevereiro de 23, desatualizadas vendas.
Fortnite metade dos gamers no planeta jogam isso…
Essas vendas são em todas as plataformas… Não na Playstation!
E um ou 2 jogos que eventualmente se enquadrem aqui não fazem a norma… Tu afirmaste que o que mais vende são os multi, logo falaste de forma genérica.
Não é você mesmo que fala que o Playstation é o maior agregador de vendas ?
Então vai saber o quanto vendeu nele.
Eu estou enxergando uma relação venda e utilização como aquela da matéria que mostrei fala. E para estar nas primeiras posições não é coisa pouca.
E ficou claro qual é a predileção do jogador de Playstation habitual.
Saber… O artigo fala em jogos mais jogados.
Se num universo de 20 pessoas tiver 5 que jogam 2 horas o jogo A, 5 que jogam 1 hora o jogo B, 4 que jogam 1 hora o jogo C, e 6 que jogam 1 hora o jogo D, as conclusões são diversas.
Jogo mais jogado – A com 10 horas
Jogo com mais adesão – D com 6 jogadores
Isto são coisas diferentes.
O jogo mais jogado não é o que tem mais jogadores. É o que se dedica mais horas.
Como sabes isto? Porque se eu te perguntar que jogo jogas mais, estou a falar do jogo a que dedicas mais horas. E tu és uma só pessoa, logo não estou a pensar em quantas pessoas jogam.
O artigo fala disso: Dos jogos mais jogados por país. E isso pode coincidir ou não com os jogos que tem mais jogadores.
Números de vendas não estão por isso relacionados com os jogos mais jogados. Podem estar, ou não, mas a relação não tem forçosamente de existir.
Não vamos por isso confundir jogos mais jogados com jogos mais vendidos.
Creio que a confusão surge pelo Steam, pois como a métrica é fixa e medida em 24 horas/31 dias mês, mais horas de jogo implica forçosamente mais jogadores.
Ali não é isso que está em causa.
Para além do mais, se fossemos pela adesão, um single tem adesão por 1,2 ou 3 meses. Um online(Gaas ou não)pode ter todo o ano. Os jogos que aparecem numa lista dessa de jogos mais jogados no ano, tem de ser todos jogos online
Lembro ainda, Mário, que a Sony também tem serviços onde jogos são jogados sem serem vendidos.
Sim…
Sony em 2020 vendeu 58.4 milhões de exclusivos first party e em 2021 43.9 milhões!
Tu acha isso pouco? Mais de 100 milhões de unidades de first party em 2 anos é pouco?
Fonte:
https://www.sony.com/en/SonyInfo/IR/library/presen/er/pdf/21q4_supplement.pdf
Agora você pode me mandar a fonte dos dados de vendas de exclusivos da Nintendo em 1 ano, por favor? Só pra fazer uma análise comparativa de quanto a Nintendo vende mais e ver se é comparável ou incomparável a força dos exclusivos nas plataformas citadas.
Se eu citar 1 jogo apenas já é o suficiente ? Animal Crossing lancado em 2020. 44 milhoes de vendas.
Sozinho já é mais que todos os exclusivos de 2021 da Sony SOMADOS.
É o suficiente pra você ?
Ou quer que eu saia somando os anos inteiros aqui ?
Eu quero que vc cite o relatório de um ano com a soma das vendas de exclusivos, só isso. Não adianta nada voçê pegar um jogo ou 2 ou 3 e colocar no balaio. Tem que ser um ano!!! Mas se tu acha pouco mesmo 100 milhões de exclusivos first party em 1 ano, tenho certeza que o planeta que tu vives não se chama Terra!
Faça você a soma. Eu não vou fazer para concluir o que já sei e muitos outros sabem. Que é, a Nintendo vende muito mais exclusivos que o PS.
Mas já te dei perspectiva do que você vai encontrar de vendas lá.
simples, a nintendo lança muito menos jogos que a Sony.
sabe pq não tem estatistica de jogos exclusivos vendidos por ano da Nintendo?
Errata: 100 milhões de exclusivos first party em 2 anos####
Realmente os games da Nintendo vendem mais, mas não podemos negar que a concorrência interna é infinitamente menor que a Xbox store e a ps store, não tirando o mérito dos games da Nintendo. PlayStation e Xbox enfrentam Cods, ACs, Gtas, Red deads, etc… Tudo day one, mas a Nintendo não!
Mário, estão realmente virando multi: https://www.windowscentral.com/gaming/xbox/rumors-suggest-xbox-is-bringing-more-games-to-nintendo-switch-and-playstation-but-whats-the-truth
A narrativa de fanboy já tá mudando para “consoles não tem mais futuro, MS é que tá prevendo o futuro”. Porque o fracasso do Xbox como console nunca irão admitir! E cloud é o car*****! No dia que eu precisar esperar em filas pra jogar, com atrasos, com artefatos ridículos na imagem, etc… abandono os games! Essa galera esquece que a Cloud vai evoluir, mas nunca superará o Hardware físico local, pois esse também está em constante evolução.
Exatamente! Fora que no Streaming, vc não tem nada, pois tudo é alugado! No futuro, provavelmente cobrarão taxas de aluguel para usarem o Xcloud.
Eu acho que as pessoas se esquecem que a neutralidade da internet já não existe.
E isso quer dizer que os ISPs podem cobrar mais por certos tráfegos. E streaming, a pegar, que lhes iria sufocar as larguras de banda, será certamente das coisas que eles mais iriam taxar.
Exatamente, Mário!
Sim o pessoal esquece disso, aqui no Brasil não tem, mas em 2016 as provedoras de internet quase conseguiram.
Eu pergunto… Tens noção do que se vai gastar em infraestrutura?
Do retrocesso e saturação que vai ser para as redes atuais se de repente o mundo andasse a transferir jogos?
E tudo para algo que poderias fazer melhor em casa?
Uma consola custa 500 euros e dura 8 anos. Achas que eu me vou submeter aos problemas do streaming para poupar 62.5 euros por ano?
Esquece…
Sim… O Jezz para dizer isto há aqui algo. Ele nunca diria algo deste tipo se não houvesse aqui onde se agarrar.
Exatamente Mário! Os rumores agora estão aparecendo, inclusive até do Hellblade 2 chegar no ps5 mais a frente. Veremos o que se concretizará ou não!
Estão indo muito fundo nestes rumores. 🙂
Já foram de Hifi Rush para Hellblade 2 agora.
internet afora já cita Sea of Thieves
MS agora pode copiar o modelo da EA.
Faz um GP somente com conteúdo first party que vai ser tranquilo para a Sony aceitar Gamepass no playstation
Mas com certeza não vai aceitar xcloud.
Sim e é o que está se desenhando.
o “console” da MS talvez vire o xcloud para celulares…
venderiam jogos no playstation ou gamepass e assinaturas de streaming, xcloud, nos celulares
no mercado de consoles a MS não concorreria com a Sony, somente no mercado de nuvem
alias, isso fecharia com os bloqueios do CMA na MS… talvez seja isso que o CMA viu que a MS iria fazer desde o início.
A Microsoft vai virar arm e ter consolas cloud. Eu apostaria nisso!
Eu tbm, Mário!
Parece que vc acertou em cheio, Mário! Kkkkkkkkk
https://twitter.com/Fuck_off_Matt/status/1744691272479035477?t=LbfbZHcurdYulQ6NEZ6Liw&s=19
Eu não sou bruxo… Apenas sensato. E se por vezes sou ríspido é porque acho que as outras pessoas perdem a coerência ao falar de determinados assuntos.
O Gamepass na consola está estagnado. A consola não vende.
A aposta só pode ser uma: Jogos nas outras consolas e Gamepass por streaming numa consola mais barata.
Seja assim ou não, isso é o que, coerentemente, salta à vista.
A exclusividade no futuro para a Xbox vai ser o Gamepass, não os jogos. Esses custam muito dinheiro a produzir e tem de ser rentabilizados. Podem passar eventualmente a ser exclusivos se o serviço crescer muito.
Mas tal como se compram PCs topo de gama, o local vai sempre bater o streaming. E aqui o topo de gama não é caro!
Meu palpite, já que anda mais perto disso do que de AAA de qualidade: O grosso do investimento em jogos por parte da MS vai ser no mobile e portar o que der pra consoles e PC. Assim sendo, esqueçam grandes jogos!!!
Acertou.
Faz sentido, Deto!
Se esse rumor se confirmar, poderá se iniciar um novo ciclo para a Microsoft Gaming focado em fortalecer seus jogos e serviços em todas as plataformas possíveis, incluindo PC, Cloud, Mobile, Playstation e Switch. Com o Xbox console fora do cenário, o Game Pass poderia até atrair assinantes nos consoles rivais.
Essa perspectiva é sustentada por diversos fatores recentes. Principalmente, a Microsoft não tem conseguido competir efetivamente no mercado de consoles, onde a maioria do público opta pelos ecossistemas da Sony e Nintendo. As baixas vendas do Xbox, mesmo com subsídios significativos (principalmente no Series S pelos EUA e Europa), e o fato de parte do seu público estar acostumada a esperar os jogos no Game Pass, em vez de comprá-los, prejudicam a sustentabilidade financeira do ecossistema do console.
Além disso, a Microsoft Gaming investiu pesadamente em várias aquisições que podem gerar resultados muito melhores fora do console Xbox. Por exemplo, Minecraft deve gerar mais receita em outros ecossistemas do que no próprio Xbox. A aquisição da Activision abre um novo universo de oportunidades no mobile. Declarações como as de Phil Spencer, sugerindo que não há o que fazer para o Xbox sair do terceiro lugar no mundo dos consoles, reforçam essa visão.
Embora possa ser uma suposição, o capitalismo tende a seguir o dinheiro. Se a Microsoft Gaming achar que ganhará mais como um serviço em todos os ecossistemas, assim o fará.
EDIT: nunca é demais lembrar que, uma coisa é a Sony lançar jogos no PC algum tempo depois de lançados. Outra completamente diferente é a Microsoft lançar seus jogos nos consoles que são concorrentes diretos. São realidades muito diferentes.
Exatamente, Carlos! Veremos as cenas dos próximos capítulos, mas as coisas estão se desenhando para isso!
Off: Vocês viram o rumor que o Hi Fi Rush e Sea Of Thieves vão lançar pro Play e pra Nintendo? É impressionante como o pessoal inventa cada coisa pra alimentar essa narrativa sem pé nem cabeça de que o Xbox vai virar thirdy pary! Mas o pior de tudo eu ainda acho que é a comunicação da Microsoft que nunca desmente essas coisas!
As fontes dos rumores são entidades ligadas à Xbox desde sempre. Não são os fans da Playstation que o estão a espalhar.
O Jez Corden do Windows Central é um fanático Xbox do mais extremo… e ele é um dos que afirma que isso pode vir a acontecer.
Exatamente agora eu vi outro insider falando a mesma coisa! Agora são 2! Agora dá pra suspeitar! Se isso realmente acontecer eu vou ser o primeiro a jogar as pedras! Isso não tem nenhum cabimento ela fazer isso! Uma coisa é você decentralizar a plataforma pra vários dispositívos interligando-os e tornando-os parte de um único ecossistema! Isso é uma visão pioneira e muito boa pro mercado e pro consumidor! Outra coisa é mandar seus jogos pro dispositivo do concorrente, isso é admitir derrota!
Paulo, cai na real…
Em 2023 a PS5 vendeu 3:1 face à XBox. A Xbox vendeu menos que a Xbox One. Numa situação inédita até hoje, a Xbox caiu em vendas logo no terceiro ano de vida.
Perante isto, a possibilidade de a Xbox acabar é real. E fazer isto não é admitir derrota, é adaptar-se!
A Microsoft não vai sair do mercado… investiu demais nisso! Mas agora é dos maiores produtores do mundo e não tem onde vender os seus jogos. Antes a Bethesda e a Activision vendiam na Switch, PS, Xbox e PC, com a PS a representar entre 30 a 50% das receitas, dependendo do jogo.
Sem elas, e com a sua consola em queda, a Microsoft vai fazer o que? Ter prejuízos?
Eu não sei o que vai acontecer, mas que o rumor acaba por ter coerência, é uma realidade.
Para além do mais, se os jogos forem exclusivos por 2 anos antes de passarem, a Xbox ainda os possui como exclusivos temporários, e não precisam de passar todos. Depois vais depender do lucro, pois se a Microsoft vender mais na PS do que na Xbox, terá de ajustar-se.
O Hi-Fi Rush apareceu nas tabelas oficiais como saindo na PlayStation? Erro depois do rumor, ou confirmação?
Apareceu na classificação da Austrália, mas estão dizendo que é falso até o momento.
O site é do governo, pelo que o conteúdo é factual. Agora a interpretação do que lá está é que pode ser adulterada.
Sim! Eu apostaria todas as minhas fichas nisso!
Ah! A MS publicou no X, depois dessas especulações: https://twitter.com/Xbox/status/1744418695131148573?t=UW6HFJf2kVoFpqhgM1IoDw&s=19
E a comunicação da Microsoft… achas que podes acreditar nela?
O Tim Stuart, diretor financeiro, disse que queriam o Gamepass em todas as plataformas.
O Phil veio depois desmentir.
Um deles mentiu… qual?
Eu apostaria num que tem o apelido de Philnóquio nas redes sociais. lol
Sea of Thieves, assim como qualquer jogo serviço é melhor existir em todas as plataformas. Hifi Rush, se querem manter consoles, acho um erro.
Mas por mim, qq jogo serviço, deveriam era lançar em qq lugar.
Sim, e não. Mas se a ideia é rentabilizar, efetivamente jogos como serviço devem alcançar o maior mercado. Agora isso não impede que, caso se consiga, se o tente manter exclusivo.