Como a Sony não matou a Sega.. Ou melhor, como a Sega se matou a si mesma!

Este é um argumento que muitos estão a usar para acusar a Sony de ter conquistado o seu lugar à custa de opressão à Sega. Estes artigo pretende repor um pouco da realidade que rodeou a Sega.

Remover um oponente do mercado pode ser feito de muitas formas… E uma delas… é o oponente arruinar-se a si mesmo.

Quando se diz que a Sony matou a Sega, há uma clara pretensão de se assumir um culpado que seja um terceiro e não a própria Sega. Mas mais do que isso há uma necessidade aqui de se culpar a Sony por algo, tentando assim justificar-se outras atitudes de terceiros. E nesse sentido há que se tomar em conta a realidade das coisas, pois a culpa do que se passou com a Sega… ficou em casa própria.

A Playstation original foi lançada aquando da Sega Saturn e da Nintendo 64. E face a estes dois competidores, a Sega Saturn cometeu erros críticos que ditaram a sua sorte. Eis os principais:

  • A Saturn era extremamente complexa de ser programada. E tudo porque a Sega queria que a Saturn fosse forçosamente mais poderosa. Estávamos 1994, e a Saturn é apresentada com duplo CPU e 8 processadores. Como foi possível constatar-se até bem recentemente, a programação paralela multi núcleo sempre foi problemática… Em 1994… ela foi caótica para a Sega.
  • A Sega resolveu lançar uma série de Add Ons como o Sega CD e o 32x. Estes dois add ons, particularmente o último, que corria jogos próprios, e usava cartridges próprios, foram caóticos para a consola.  O resultado foi um mercado super fragmentado e confuso onde a consola base não garantia correr todos os jogos, o que afastava os potenciais clientes.
  • A Sega nunca lançou um jogo do Sonic para a Saturn, apesar de este ser o seu IP mais popular.
  • A Sega pretendia de tal forma bater todos os outros com a sua Saturn que a lançou nos Estados Unidos, 5 meses antes do previsto. O que teve consequências altamente nefastas para a marca!
    • A consequência dessa situação foi que a consola não tinha jogos. Todos os jogos estavam em desenvolvimento e acabaram por ser lançados mais tarde. O resultado foi uma consola com 6 jogos por 5 meses.
    • Problemas de logistica relacionados com esta vontade de lançar mais cedo levou a que nem todas as lojas recebessem consolas. O que aconteceu foi que quem não as recebeu, depois boicotou a Sega ao não vender produtos para ela, e não colocando encomendas sem garantias de entrega.
    • A pressa de lançar antes da PS2 levou à falta de jogos, mas igualmente a problemas de hardware como:
      1. Capacitors internos que se estragavam
      2. Fontes de alimentação que se desgastavam
      3. Slots para cartridges que faziam maus contactos.
  • Apesar de a Sega, em meados dos anos 90 ter tido um grande sucesso com a Mega Drive e a sua mascote, o Sonic The Hedgehog, , os problemas com a Saturn viraram-se contra a empresa, que no final da década de 90 apresentava grandes prejuízos. Em 2000, Isao Okawa entrou para o lugar de presidente da Sega e tinha uma visão da Sega como criador terceiro de software. Assim, afirmou em 1999 que a Dreamcast seria a última consola da Sega. Isto apesar de em 2000 a Sega ter negado que estariam em desenvolvimento dois dos seus jogos (Crazy Taxy e Seaman para a PS2). A falta de foco da Sega na sua Dreamcast era clara, e a empresa queria mesmo criar um Chip dreamcast que permitia aos jogos da consola correrem em todos os sistemas. Esta situação fez com que a Sega não investisse em Marketing como a Sony, Microsoft e Nintendo fizeram. Aliás a campanha da Xbox na era Dreamcast eclipsou qualquer coisa que a Sega pudesse montar e foi citada como uma das razões para a Sega descontinuar a consola. Sabe-se aliás que dentro da Sega, muitos simpatizavam com a causa da Microsoft – Bernie Stolar, da Sega América defendia um acordo que via a Microsoft comprar a Sega e trabalhar em uma plataforma conjunta. E a Sega nessa altura foi mesmo responsável por dois dos títulos de lançamento da Gamecube (Sonic Adventure 2: Battle, e Super Monkey Ball). Outros dentro da Sega estavam receosos de que grandes nomes como a Electronic Arts e Square Enix, não estivessem a bordo do projeto Dreamcast, sendo que a Eidos e Infogrames ja tinham cortado os laços com a consola. E efetivamente, EA e Square tambem acabaram por cortar laços.
  • O jogo de maior sucesso da Sega, Shenmue teve um orçamento de tal forma elevado que para só para cobrir as despesas era necessário que todos os possuidores da consola comprassem o jogo… 2 cópias do jogo por jogador! A má gestão da Sega levou a que em 31 de Março de 1998 a marca apresentasse um prejuízo de 35,6 bilioes de Yenes Japoneses.

Mas onde entra aqui então a concorrência? No meio de tanto erro, onde foi que supostamente alguem matou a Sega? Eventualmente aqui:



Na realidade a afirmação em causa não faz sentido. A Sony matou tanto a Sega como a Microsoft e a Nintendo o fizeram. Aliás, na altura em que a Sony apresentava a PS a 299 dólares (100 dólares a menos que a Saturn), a Nintendo apresentava a Nintendo 64 por apenas 199 dólares (200 dólares a menos).

Basicamente a Sega Saturn é que acabou por ser a ruina da Sega. Na ânsia de criar uma consola mais potente que a PS, não só ela foi um flop ao ser uma escolha desastrada de hardware, como a consola acabou por ser 100 dólares mais cara que a Playstation original e 200 que a Nintendo 64. Associe-se depois todo um nível de suporte que a Sega não teve e inclusive destruir o seu mercado com os Add ons e a falta de suporte com os jogos Sonic, e percebemos facilmente as reais causas da morte da Sega.

Mas no meio de tudo isto, podemos verdadeiramente dizer que alguma empresa concorrente matou a Sega? Não, as empresas concorrentes fizeram aquilo que as empresas concorrentes fazem… concorrem! A Sega é que no meio de tudo isto destruiu o seu mercado sozinha. E morreu porque se matou, não porque alguém a tenha matado!



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Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
16 de Setembro de 2022 8:44

A Saturn foi a primeira consola que comprei com o meu dinheiro, tenho um carinho muito especial por ela e ainda a tenho guardada e a funcionar.
Mas foi um valente tiro no pé da Sega.

Passei meses a jogar os mesmos jogos, primeiro porque havia poucos depois porque não havia dinheiro para os comprar 🙂 🙂 🙂
Victory Goal e Street Fighter Alpha 2 e Daytona eram vida 🙂

Mário em relação aos jogos do Sonic, saiu pelo menos o Sonic Jam (também ainda tenho lá em casa) era um apanhado com vários jogos do Sonic e um mundo 3D para explorar.

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Oliveira
Livio
Livio
Responder a  Alexandre Oliveira
16 de Setembro de 2022 14:05

Naquela época, por volta de 1998 ou 1999, a locadora dos meus pais tinha o PS1 como plataforma única e creio que uma tia chegou para a minha mãe e falou que uma conhecida iria viajar que que estava vendendo um videogame este era um Saturn.

Não lembro se na época eu disse para ela (mãe) o que era o Saturn (com base do que eu lia nas revistas) ou se ela decidiu apostar, acabou comprando. O Saturn estava com defeito, fonte avariada e foi consertada, depois o colocamos na locadora, tinha baixíssima procura, chegou ao ponto de tirarmos e ele ficou como tocador CD-Player devido uns efeitos que ele tinha, por exemplo deixar a música perto do modo instrumental.

Ele teve um final feliz, ainda está comigo, presente na coleção e ainda funcional (e destravado) só tenho que fazer a manutenção no joystick pois o d-pad quebrou há muito tempo

*Acho que foi devida a baixa procura no Saturn que a minha mãe decidiu não apostar em um N64 e posteriormente em um GameCube, preferiu focar só na plataforma PS.

Last edited 2 anos atrás by Livio
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Livio
16 de Setembro de 2022 14:45

Por aqui na minha bolha social, o que ocorreu foi o seguinte:

1) Final dos anos 80 todos no bairro tinham Atari ou algum dos seus clones.

2) Começo dos anos 90 alguns compraram um clone de Nintendinho (Top Game, Turbo Game, Phantom System, etc.) ou o Master System, mas o Mega Drive e o Snes já estavam se popularizando. Quando começaram a chegar as versões domésticas de Street Fighter 2 e MK1, aí a geração 8 bits foi enterrada de vez.

3) Na metade dos anos 90 o Snes era muito popular por aqui, e o Mega Drive ficou esquecido. Jogos como Donkey Kong 1,2,3 , Top Gear 1,2 e 3000, Mortal Kombat 3 e Ultimate eram bastante jogados nas locadoras.

4) Por volta de 1996~1997, o Nintendo 64 ainda dividia popularidade com o PS1, porque era o sucessor imediato do Snes (que ainda era muito popular) e tinha jogos de peso como Mario 64, Mario Kart 64 e o Goldeneye 007. De 1998 até 2001 o PS1 reinou sozinho, era extremamente popular. E depois foi gradativamente substituído pelo PS2.

Consoles como Saturn, NeoGeo, 3DO e Jaguar nunca foram populares por aqui. Quem não se informava por revista de videogame mal sabia da existência deles. O Dreamcast até que “ameaçou” começar a ter alguma pequena popularidade em 1999~2000, mas como a própria Sega já estava dizendo publicamente dos seus problemas, o videogame sucumbiu entre o público.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
16 de Setembro de 2022 15:02

Lá em casa tudo começou(locadora) com um Master System, meus pais compraram para mim e meu irmão e não sei quem teve a ideia de pegar o master e começar a locar hora para os meninos que moravam perto.

Quando ganhamos o Master já estávamos na geração Mega/SNES, então em pouco tempo o Master foi trocado por um SNES e assim foi até dezembro de 1997, quando pegamos o primeiro PS1.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Livio
16 de Setembro de 2022 15:48

Eu nas consolas tive Atari depois Mega Drive e Saturn..e larguei as consolas fui para o PC, regressei na PS2 (quando comprei já estava no final da geração).

(PS1, e Nintendo 64 adorei jogar mas não eram minhas).

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Livio
16 de Setembro de 2022 16:23

Pior que no item 3 mencionei jogos populares de Snes nas locadoras, e me esqueci completamente de International Super Star Soccer, que era uma febre por aqui (tanto a versão original quanto a Deluxe).

Me lembro que logo no começo da geração Nintendo 64, jogos como Top Gear Rally e International Super Star Soccer 64 foram lançados, e o grande público que veio do Snes até tentou jogar, mas eram terrivelmente ruins.

Isso abriu espaço para o pessoal conhecer Winning Eleven, Gran Turismo, Need for Speed, dentre outros jogos que substituíram algumas das IPs clássicas que as pessoas jogavam antigamente no Snes. Com o declínio de Mortal Kombat (o pessoal achava MK4 terrivelmente ruim), Tekken 2 e 3 passaram a ser os jogos 3d mais procurados. Street Fighter ainda era muito popular (lembro que a galera adorava o Street Fighter Ex Plus, além dos excelentes Zero 2, 3 , etc), e o Nintendo 64 não tinha nenhuma versão do jogo. Tony Hawk Pro Skater também virou febre… enfim, foi tanta coisa que convergiu a favor do PS1, que isso merece até um podcast haha.

O que me deixava maravilhado no Nintendo 64 é que a cada X tempo aparecia um jogo antológico, aquele “arrasa-quarteirão”. Primeiro foi o Mario 64 e Mario Kart 64 em 1996, Goldeneye 007 em 1997, Banjo Kazooie e Zelda Ocarina of Time em 1998, Donkey Kong 64 em 1999, Perfect Dark em 2000, etc. O PS1 tinha mais consistência, quase todo mês um excelente jogo.. mas “arrasa-quarteirão” mesmo não foram tantos, talvez Metal Gear Solid, Final Fantasy 7, Resident Evil 2, Tekken 3, Gran Turismo, Tony Hawk 2, Castlevania: Symphony of the Night, etc..

A maior movimentação que vi com Saturn foi quando saiu X-men vs Street Fighter, que foi um jogo onde as pessoas realmente queriam jogar em consoles, e a versão do Saturn ganhava de goleada do PS1. Nights Into Dreams, Sega Rally, Daytona USA e Virtua Fighter 2 também foram jogos que geraram movimento a favor do Saturn, mas quando a quinta geração começou a “pegar fogo pra valer” em 1998, o console já estava morrendo e o Dreamcast estava se preparando para surgir.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Carlos Eduardo
16 de Setembro de 2022 15:57

Top Game não. Top System. Meu primeiro. Depois Mega Drive 3, se não me engano. Depois tive a infeliz escolha de “ganhar” um Sega CD, mesmo depois de na loja me recomendarem o PS1.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Livio
16 de Setembro de 2022 15:51

Ficou bem entregue a malfadada Saturn 🙂

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
16 de Setembro de 2022 8:52

Entretanto hoje já vou experimentar e avaliar o Skull and Bones, a Ubisoft mandou convite sob NDA.
Vamos lá ver como está aquilo.

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
16 de Setembro de 2022 8:59

Boas.
Um ponto importante. A Sony quase lançou um console em conjunto com a Sega. Porém, na época como a Sega do Japão decidia tudo, negaram essa parceria quando a Sony já tinha praticamente aceitado. Nintendo e a própria Sega negaram.

Livio
Livio
Responder a  Éder Rodrigo de Moura Pim
16 de Setembro de 2022 14:08

Isso foi depois da Nintendo cancelar o acordo do SNES Playstation

Nuno Sousa
Nuno Sousa
16 de Setembro de 2022 9:30

Depois do 48K fiquei na indecisão entre comprar a Saturn e a PS1. Tudo por causa do Tomb Raider original.
Optei pela consola da Sony mas com bastantes dúvidas se a decisão seria a mais acertada.
Pelos vistos o Rui optou pela Saturn e ainda hoje anda ressabiado com tal escolha culpando a Sony de tremenda falta de FairPlay. Temos pena.

Juca
Juca
16 de Setembro de 2022 10:37

A “pseudo” retórica desse povo é interessante, já que mesmo se fosse verdade o argumento deles é de que a “Sony destrui a Sega” e eles acham isso errado, hoje esse errado de ontem estaria justificando o errado de hoje “MS pode destruir a Sony”.

É cansativo ler essas besteiras inumeras vezes, mas é o típico pensamento de alienação, falta sempre coerência lógica.

Outro tipo de argumento rasteiro e comum de se ver é o “hipotético de mesmo mau caráter”, tipo: “se fosse a Sony comprando…” como se a suposição tornasse certo a coisa se hipoteticamenta a Sony fizesse o mesmo que a MS está fazendo agora… Ora, a MS sempre tem dadoo pontapé inicial, conduzido as coisas pro mau caminho, começou pagando exclusivos e DLCs exclusivos (Mass Effect, Dead Rising, CoD…), a Sony seguiu retrucando (de modo igualmente errado); a MS passou a pagar por exclusividades de games tradicionalmente multiplataformas (Tomb Raider), a Sony de modo igualmente errado retrucou com Street Fighter que não se sabe até hoje como se deu o acordo… Faz tempo que era preciso intervenções das comissões nessas práticas, mas nada de errado passa a ser certo pra justificar um ato, muito menos usando isso hipoteticamente, pois ninguém pode ser julgado por suposições do que se faria ou não, o que a MS executa é um ato concreto um fato e isso sim tem seu peso.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Paulo Yutaka Toyoshima Girata
Paulo Yutaka Toyoshima Girata
16 de Setembro de 2022 11:18

Excelente artigo, Mário. Confesso que sou uma viúva da SEGA, tive um Master System e um Mega Drive e me diverti muito com eles. Excelentes consoles. Mas não há como negar que ela cometeu muitos erros de gestão. Me pergunto se as pessoas que ainda insistem em bater nessa tecla de que “a Sony matou a SEGA” o fazem por desconhecimento ou desonestidade intelectual.

Juca
Juca
Responder a  Paulo Yutaka Toyoshima Girata
16 de Setembro de 2022 15:41

Mega Drive foi um console sensacional, saudades de Pit Fall, Moonwalker, Revenge of Shinobi, Strider, Sonic, Afterburner, Super Mônaco GP, Super Hang On, Super OutRun, Alex Kidd… Ê época boa!

Last edited 2 anos atrás by Juca
Paulo Yutaka Toyoshima Girata
Paulo Yutaka Toyoshima Girata
Responder a  Juca
16 de Setembro de 2022 16:14

Nossa, nem me fale. Tenho os dois consoles até hoje e, quando bate aquela saudadezinha, dou uma jogada. Lembro até hoje: o Castle of Illusion me fez querer ter um Master e o Golden Axe 2 me fez querer ter uma Mega.

Juca
Juca
Responder a  Paulo Yutaka Toyoshima Girata
17 de Setembro de 2022 2:01

Eita, Castle of Illusion e Quackshot, dois clássico!!!

Paulo Yutaka Toyoshima Girata
Paulo Yutaka Toyoshima Girata
Responder a  Juca
17 de Setembro de 2022 10:57

Quackshot é bom também. Tenho ele aqui. Você se lembra daquele jogo do Donald de Master?

Juca
Juca
Responder a  Paulo Yutaka Toyoshima Girata
18 de Setembro de 2022 3:33

Eu na verdade só tive o Mega Drive, não tive o Master (antes eu tive um Phantom System que era um dos clones do Nintendinho 8-bits), além desses que falei, desses de Megadrive e da Disney só lembro do “Fantasia” com o Mickey, do qual eu não gostava.

Mas você deve estar falando do jogo
“The Lucky Dime Carper” com o Pato Donald que saiu pro Master, mas esse eu não joguei.

Paulo Yutaka Toyoshima Girata
Paulo Yutaka Toyoshima Girata
Responder a  Juca
18 de Setembro de 2022 12:48

Isso, esse mesmo. Esse é muito bom. é Bem mais difícil que Castle of Illusion do Master, tanto que só consegui terminar ele anos depois quando já tinha ps2. Se tiver a chance, jogue que é muito bom.

Juca
Juca
Responder a  Paulo Yutaka Toyoshima Girata
18 de Setembro de 2022 23:07

Vou procurar jogar! Valeu!

marco brasil
Responder a  Juca
16 de Setembro de 2022 19:34

Pô amigo, ótimas lembranças, bota boa nisso.

Andrio
Andrio
16 de Setembro de 2022 11:53

Esse artigo não será suficiente. O rapaz irá aparecer em outra materia e escrever qualquer coisa sobre a sega again e sumir como sempre faz. xD

Hennan
Hennan
16 de Setembro de 2022 12:56

O mais engraçado dessa história é a semelhança com a Xbox. A única diferença é o tamanho do bolso.

Livio
Livio
16 de Setembro de 2022 13:50

Um bom texto que resume o que se passou com a Sega.

Há 2 erros no texto, onde tem PS2 na verdade é PS1.

Gostaria de ver o comentário dos 2 leitores que atualmente defendem que a Sony matou a Sega, mas é esperável que nem apareçam.

Voltando a Sega há um pouco mais, as brigas entre a Sega América e a Sega Japão, cada uma com visão diferente e que geraram o Sega CD e 32x

Deto
Deto
16 de Setembro de 2022 14:22

deu uma queimada com o consumidor hardcore da marca lançando aquelas tralhas adicionais para o mega drive, e quem comprou acabou com pouco suporte.

ai lança o saturno, com lançamento cagado e preço alto, esperando a mesma galera que já estava queimada com o mega drive comprar.

Parece até a Nintendo com o Nintendo 64 que alienou o consumidor com o cartucho que fez as Third abandonarem ela… que insistiu e comprar o console e depois “nunca mais”

E tem gente que diz que tudo isso ai foi culpa da Sony…

Eu tinha Nintendo 64 e dentro dos video games, que já é um nicho, e estava no menor nicho que não jogava resident evil, final fantasy e sim meia duzia de jogos da nintendo.

A verdade que o consumidor normal não fica de vitimismo e insiste em um console bagunçado, com a empresa claramente incompetente; e no fim só sobra os fanáticos.

agora imagine se a empresa tiver grana infinita e ficar 15 anos fazendo serviço meia boca e se vitimizando?

Tem console que queima a empresa para a proxima geração.

Add de mega drive e saturno queimaram a Sega no Dreamcast
Nintendo 64 queimou a Nintendo para o GameCube.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Rui
Rui
16 de Setembro de 2022 17:48

Artigo parece que a pedido, esqueceu se de referir que os jogos Nintendo custavam somente mais do dobro dos Sony e sega.

Edit: eu nunca disse que a sony arrumou com a sega e acaba ai a história claro que houve erros da sega, eu tinha uma saturn… Comprei a ps1 por causa do gran turismo e do resi 2 não sair na saturn, agora que então um gigante se aproveitou de arranjar exclusivos que estavam na saturn e deixaram de estar e lançar a sua consola depois 100 euro mais barata é inegável.

O sr Mário se puxar a cassete atrás disse que se a one X fosse 100 euros mais barata que a ps4pro como se chegou a especular afirmou que isso seria prática ilegal. Foi você que disse.

Artigo feito a pressa, se foi de encomenda para mim posso contribuir com ideias para outro.

Last edited 2 anos atrás by Rui
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Rui
16 de Setembro de 2022 18:30

“os jogos Nintendo custavam somente mais do dobro dos Sony e sega”

Cartuchos realmente eram mais caros, agora “mais do que o dobro” tu exagerou e muito. Os jogos do PS1 geralmente eram lançados a $49.90

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“um gigante se aproveitou de arranjar exclusivos que estavam na saturn e deixaram de estar e lançar a sua consola depois 100 euro mais barata é inegável”

Tomb Raider 1, Resident Evil 1, UIltimate Mortal Kombat 3, etc… foram lançados no Saturn. Tu realmente acreditas que as continuações destas IPs não foram lançadas na Saturn porque a Sony interferiu para isso?

Por que então Mortal Kombat 4 e MK Mithologies Sub Zero foram lançadas no dia 1 na Nintendo 64 e não na Saturn? Resident Evil 2, Gex, Ridge Racer, Tony Hawk, etc.. foram lançadas na Nintendo 64 e não na Saturn. E o interessante é que bastou a Dreamcast entrar no mercado e a Capcom imediatamente fez Resident Evil Code Veronica exclusivamente para essa consola, bem como essa consola imediatamente recebeu versões de Mortal Kombat 4, Tony Hawk, etc.

Por que a Dreamcast recebeu todo o suporte dessas produtoras desde quando foi lançada (sem nenhuma restrição da Sony) enquanto que a Saturn recebeu apoio majoritário somente em 1995 e 1996?

Não está claro pra ti que a Saturn teve vendas pífias em 1997 e 1998 fazendo com que as produtoras não queriam lançar jogos por lá? Portar não é um trabalho simples, caso fosse a Saturn teria recebido versões de Virtua Fighter 3 e Scud Race.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
Responder a  Rui
16 de Setembro de 2022 21:12

São casos como este que as vezes penso em tirar print de comentários, a pessoa fala meses atrás que a Sony matou a Sega. Em outros artigos repete a retórica e vem hoje a dizer que nunca falou isso? Pensa que somos trouxas?

Você falou sim porque eu te respondi colocando links de vídeos e artigos sobre a história dos videogames e você, em tréplica, disse que não ia ler e nem assistir nada porque o que vale foi o que você vivenciou e, segundo a sua vivência, a Sony matou a Sega.

Tens sorte que o Google não consegue trazer essa tua resposta, tentei algumas pesquisas e nada, porém vejo que o Mário já colocou seus 3 comentários a falar o que você nega.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
19 de Setembro de 2022 22:11

A Sony não matou a SEGA sozinha, ela na verdade se aproveitou dos erros que a mesma cometeu para afunilar ainda mais seu mercado. A Sony veio do nada, pagou uns estúdios pra não lançar jogos na concorrência, subsidiou o preço do seu hardware, e não fez absolutamente nada para combater a pirataria. Eu diria até que o PS1 já chegou hackeado no mercado.
Tudo isso aconteceu numa época em que a Sony tinha o peso financeiro equivalente ao que hoje são uma Microsoft, AWS, Apple e Facebook.
A SEGA ela fez desistir do mercado de hardware. A Nintendo achou um jeito de se reinventar, depois de 2 consoles seguidos abaixo das expectativas, incluindo o Game Cube que vendeu menos até do que o primeiro Xbox, e tinha hardware muito superior ao PS2. Eles tiveram que ir para o público casual com o Wii, e por lá ficaram.
O que está acontecendo com a Sony no final das contas é uma característica do mercado de games. As lideranças sempre foram frágeis, Atari, SEGA, Nintendo. O que toca a Sony é que ela corre o risco de ser lembrada na história como a mais incompetente de todas, por que ao longo dos anos a empresa perdeu o poder financeiro e várias áreas de negócio fracassaram, e depois de 4 gerações em que ou foi líder, ou brigou lá em cima com o rival, pode tomar um tombo histórico.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
19 de Setembro de 2022 23:50

Eu queria era saber do Fernando o que ele acha das declarações do Phil, que disse que exclusivos são importantes.

Andrio
Andrio
Responder a  Livio
20 de Setembro de 2022 0:06
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