A situação foi levantada devido ao sucedido com um utilizador que foi banido da PSN por ofensas racistas. E tal levanta agora a preocupação sobre se num futuro 100% digital a coisa não será ainda bem pior.
Um utilizador da PSN foi banido da rede pelo período de um mês devido a comentários extremamente racistas efectuados durante um jogo online.
Apesar de a punição ser leve, e temporária, o utilizador perdeu o acesso a todos os jogos digitais que possuía, sendo que só poderá voltar a aceder aos mesmos após o levantamento da punição.
Apesar de as pessoas concordarem com a punição, a situação levantou a questão de como o digital coloca os conteúdos e mesmo as consolas das pessoas nas mãos de terceiros, que podem, com ou sem razão, cortar-lhes o acesso aos jogos, e mesmo bloquear a consola, seja de forma temporária ou definitiva.
Tal é uma situação que nunca aconteceu com os jogos físicos, onde as pessoas, mesmo que banidas do online, poderiam continuar a aceder aos seus jogos.
Quer se queira ou não, esta é uma situação que se promove com a adesão a produtos digitais. Ver o acesso aos serviços, aos jogos que se possui ou mesmo a consola bloqueada, seja temporariamente ou para sempre. Numa consola 100% digital, que requer ligação a servidores para funcionar, um corte no acesso por uma string identificativa da consola pode tornar a mesma num pisa papeis.
Esta situação coloca o utilizador nas mãos de critérios de terceiros, bem como de eventuais hackers que podem eles mesmo, bloquear sistemas, ou fazer-se passar pelo dono da conta, arranjando pretextos para o seu bloqueio, e causando a perda de conteúdos, ou mesmo o bloqueio permanente da consola.
Enfim… é mais uma situação que advém do digital, e algo com que as pessoas que pretendem aderir a este tipo de situação terão de viver e aceitar.