Gravar ISOs
Quando analisamos os sistemas operativos concorrentes ao Windows encontrava-mos lacunas no que toca à gravação de DVD’s. Apesar de ser possível já desde o Windows XP a gravação directa de ficheiros para a unidade de CD’s/DVD’s, havia a lacuna no tocante à gravação de imagens de suportes multimédia deste género, os conhecidos ficheiros ISO.
Assim, e se até agora para a gravação de um ISO era necessário o uso de programas como o Nero ou o Image Burner, com o Windows 7 tal deixou de ser uma necessidade. Agora basta um duplo clique sobre um ficheiro ISO, escolher a drive com o disco virgem, iniciar a gravação e… aguardar.
E por incrível que possa parecer, esta é uma situação que muitos utilizadores deste sistema operativo desconhecem.
Disco de reparação
Já agora, sabias que podes criar um disco de arranque para recuperares o teu sistema com o Windows 7 em caso de problemas?
Basta ires ao Painel de controlo, Sistema e Segurança, Cópia de Segurança e Restauro.
Aqui podes fazer três coisas: Criar uma imagem do sistema, criar uma cópia de segurança do sistema, ou criar um disco de reparação do sistema.
Esta última opção cria um disco de arranque destinado a emergências e que permite safar o teu PC de situações que de outra forma obrigariam a formatar o disco.
Não digas que não somos amigos ao revelar isto, até porque a maior parte dos utilizadores nunca se apercebeu da existência desta opção.
Controlo de aplicações
Finalmente uma outra situação destinada aos pais que querem salvaguardar o seu computador dos acessos indesejados dos seus filhos que são incapazes de deixar de mexer em tudo. É que o Windows 7 possui embutido uma aplicação chamada AppLocker que garante que os utilizadores apenas podem executar os programas ali definidos, e de forma muito simples.
Não vamos entrar em pormenores sobre o seu funcionamento, mas podem experimentar por vocês mesmos acedendo-lhe da seguinte forma:
Na barra de pesquisa do Windows teclem GPEDIT.MSC. Agora com a aplicação aberta, vão a Configuração do Computador, Definições do Windows, Definições de Segurança, Politicas de Controlo de Aplicações e Applocker.
Experimentem e vejam por vocês mesmos.
PS: Desculpem as imagens em Inglês, mas era essa a linguagem do windows utilizado na altura em que este artigo foi escrito.