A cybersegurança está mais uma vez em causa, com mais uma empresa a ser hackada num curto período de tempo.
A Rockstar foi aparentemente hackada… e pior, como não terá colaborado, viu o seu código fonte do GTA V, libertado ao público.
Mais do que a notícia do roubo, é a situação preocupante que está aqui a acontecer, com vários hacks em pouco tempo, mostrando que ninguém está seguro. E esta situação é deveras preocupante, e deveria fazer movimentar as organizações no sentido de melhorar a situação da segurança, e mais do que isso, chegar a estes hackers.
A exposição de segredos e trabalho é altamente danoso para as empresas, e estes senhores que andam a roubar estes dados, não mostram qualquer tipo de compreensão sobre o assunto, só pensado em enriquecer á custa dos outros.
The full GTA V source code has been leaked
The leak contains GTA V source code and stuff from Bully 2 and GTA VI
Leaked in a discord server by a random British guy in the 360 modding community known to get sued by Rockstar multiple times
Yes it’s true, the pics are already… pic.twitter.com/rR1bQ8aTan
— PC_Focus ???? (@PC_Focus_) December 24, 2023
Tal como com os terroristas, a lei tem de ter mão pesada nestes senhores, e acima de tudo, tem de se alterar o funcionamento de muita coisa, de forma a ser obrigatório garantir mais segurança a todos.
Falando em cybersegurança, gostaria de compartilhar minha opinião depois de um acontecimento. Infelizmente nessa bost* de país chamado Brasil, tive minha casa furtada agora final de ano, levaram minha tv OLED c 1 , PlayStation 5, jogos entre outras coisas. Achei um absurdo as empresas não terem um sistema para bloquear remotamente esses produtos furtados, abri até um “Reclame aqui” cobrando a LG e Sony por não terem esse sistema. Agora o ladrão vai curtir os aparelhos sem problema algum. Acham que seria viável as empresas poderem bloquear aparelhos roubados? Iria inibir demais os crimes.
Sim, esse sistema poderia existir, mas não sendo obrigatório por lei, as empresas não o implementam!
Mario, eu lembro que há alguns anos, você postou que a Samsung bloqueou remotamente as TVs que foram roubadas. Uma lástima a Sony e LG não terem o mesmo sistema. É um pouco complicado no quesito privacidade. Sim, mas eu prefiro que façam isso a ver alguém usufruindo de algo que eu paguei
Sabes que se tiveres um carro dos novos, com GPS integrado, caso te o roubem ele não pode ser rastreado?
São incongruências da lei, mas é verdade. E a Samsung só bloqueou as TVs porque elas não estavam ainda vendidas, pois se estivessem, legalmente poderia ter problemas.
De fato, é algo bem chato de aceitar. Era para ser algo obrigatório nos aparelhos, comunidade deveria se unir em prol disso. Pelo menos no Brasil que a violência está cada dia pior, é necessário!!!!
A comunidade deveria se unir e cobrar isso das empresas.
Lamento o ocorrido, Julio, minha sugestão é vc por um rastreador como esses da Apple (air tag) escondido nos próximos dispositivos pra ao menos tentar rastrear e pedir a polícia que vá atrás… Mas ainda ficará a mercê da boa vontade policial.
Outra sugestão é fixar o dispositivo na parede, pois a maioria dos ladrões gosta de facilidade, o PS5 é bom vc bloquear suas contas dele e mudar suas senhas pra impedir que usem ao menos seu conteúdo.
Bem no começo do ano passado, entraram na minha casa, felizmente ficaram do lado externo e levaram pouca coisa. Aumentei a segurança aqui com melhor trava no portão e sensores de movimento, infelizmente a segurança pública no Brasil é pouco eficiente, fiz BO na polícia civil, mas achei que não deram muita atenção ao ocorrido, logo, no Brasil parece ser cada um por si. Também tenho no histórico outras situações onde já precisei e acionei bombeiros algumas vezes e eles nunca vieram quando solicitei.
Felizmente, em minha cidade o policiamento ostensivo parece estar melhor esse ano, e ao menos no noticiário, a percepção por aqui é de que a criminalidade tem diminuido.
Obrigado Juca. Moro em São Paulo, capital. Esse final de ano fiquei sabendo de vários roubos a residência. Vou ter que transformar minha casa numa fortaleza. Outra coisa que pretende fazer, criar uma petição pública, para o governo exigir dessas empresas bloqueio remoto para produtos furtados.
Está impossível viver em casa no Brasil. Faz 3 anos que fui obrigado a me mudar para apartamento. Pior que não há perspectiva de melhorar. Não existe mais separação entre o estado e os criminosos, hoje são uma organização só.
Sabe, nunca fui roubado ou passei por tentativa de roubo, isso até duas semanas atrás, quando deixei minha MT09 na rua para uma consulta médica no centro de uma cidade vizinha. Ela estava junto de várias outras motos. Achei que o lugar fosse bom para deixar ela.
Quando voltei vi a ignição da minha moto toda quebrada, alguém quebrou tentou ligar e levar ela a força. A chave é codificada me salvou. Eles não danificaram mais nada nela. Não havia uma câmera cobrindo a rua onde a deixei.
Mas foi só dor de cabeça, guincho, nova ignição, novo conjunto de chaves pra moto e mão de obra na concessionária…. ainda não tive a moto de volta, porque a nova ignição e conjunto de chaves vem de fábrica. As minhas chaves atuais dela não podem ser reaproveitadas.
Perfeito artigo, Mário, ninguém está em segurança com cybercriminosos, prejudicam o trabalho alheio e põem em risco a privacidade de cada um, todos estamos sujeitos às chantagens desses tipos, infelizmente, muitos ainda glorificam esses tipos como se fossem justiceiros sociais, quando na verdade são meros ladrões, e os custos dessas coisas serão repassados aos consumidores que pagarão mais caro no futuro, pois as empresas terão que gastar mais em infraestrutura e segurança pra evitar ou diminuir recidivas.