Após a aprovação pela União Europeia, a CMA enviou um comunicado, explicando o motivo pelo qual mantêm a sua decisão.
Num tweet de 5 partes que iremos traduzir por inteiro, a CMA explica porque mantêm a sua decisão perante a aprovação da União Europeia.
Os tweets da CMA diziam então o seguinte:
A nossa resposta aos anúncios de hoje da União Europeia sobre a Microsoft/Activision
As autoridades do Reino Unido, Estados Unidos e Europa são unânimes que esta fusão irá causar danos na concorrência no domínio do Cloud Gaming. A CMA concluiu que o Cloud Gaming necessita de continuar como um mercado livre e competitivo, para conduzir à inovação e escolha neste setor que se desenvolve rapidamente.
As propostas da Microsoft, aceites pela União Europeia, permitirão à Microsoft definir os termos e condições neste mercado pelos próximos 10 anos.
Eles aceitaram substituir um mercado livre, aberto e competitivo com um sujeito a regulação constante dos jogos que a Microsoft vende, das plataformas às quais os vende, e às condições das vendas.
Esta foi uma das razões pelas quais o painel independente da CMA rejeitou as propostas da Microsoft e impediu o negócio. E apesar de reconhecermos e respeitarmos que a União Europeia tem direito a uma visão diferente, a CMA mantêm a sua decisão.
Traduzindo por outras palavras, a CMA refere que o proposto à União Europeia foi o mesmo que foi proposto à CMA, e que tal como com a CMA, a UE levantou severas questões sobre a competitividade e liberdade do setor.
A diferença entre a CMA e a UE é que a UE aceitou que a Microsoft iria ditar os termos e condições do mercado nos próximos 10 anos, comprometendo-se, para que tal não aconteça, a uma regulação constante de tudo o que a Microsoft faz neste mercado, a cada jogo que lança, a cada acordo que faz, a cada decisão que toma.
A CMA no fundo não se propõem a fazer o mesmo, e nesse sentido rejeita a aquisição, mantendo a sua decisão.
No fundo, esta situação acaba por não ser anormal… a UE é conhecida por atitudes deste género, e aplicação de elevadas coimas por violação do acordado. A CMA prefere nem entrar por aí, de forma a não colocar em causa o mercado podendo ter estes posteriores responsabilidades sobre danos em terceiros.
É um direito que lhes assiste, e contra o qual a Microsoft nada pode fazer, sendo que não posso deixar de notar a referência que a CMA faz ao “painel independente“, mostrando que as pressões do governo, que todos alegam estarem a existir, na realidade, mesmo que existam, caem em saco roto.
Tomará que a CMA mantenha o entrave até o fim e que a MS insista e faça o negócio! Seria muito bom para ajudar o mundo enxergar a ameaça que essas Bigtechs são e o desrespeito as suas soberanias que representam.
Bem a Microsoft só tem 3 opções e nem sei qual delas faz menor estrago
*Desiste do negócio
*deixa de operar no UK
*Desiste do cloud gaming
Eles bem que podem ir a tribunal, mas arrastar ainda mais e estará sempre sujeito ao mesmo resultado.
Acho que deixar de operar no UK estará fora de questão, portanto dependendo das verdadeiras intenções do negócio não me admirava nada que desistissem do claud gaming uma vez que também não tiram dividendos diretos
Há uma quarta opção… Investem no cloud gaming sem a Activision.
Eles já são líderes, a Activision só lhes acelerava o processo.
O deixar de operar no UK está fora de hipótese. Era o que faltava agora as empresas amuarem. Nenhum país pode ficar sob dependência de uma empresa, e se isso acontecesse no UK o resto do mundo reagiria. Ninguém ia ficar sentado à espera que lhe acontecesse o mesmo, e ninguém pode aceitar uma empresa de outro país ter interferência nas decisões internas.
Mas a CMA pode perder o recurso… Apesar que eles não têm mostrado medo dele!
Aí seria o mesmo que desistir da compra, a menos que você esteja falando de comprar só a BK sem a Activision no pacote, mas não vejo muito mais sentido nisso quando a preocupação se restringe agora apenas ao mercado de Cloud e a Blizzard também tem seu catálogo de jogos relevante.
Estou a falar caso a compra não passe.. Eles não tem porque desistir numa área onde já são lideres.
Tem ainda um resultado possível que você desconsiderou Gervas, o negócio passar no FTC e na CMA depois de um tempo de julgamentos e apelações.
De qualquer forma, esquece essa opção de desistir do Cloud Gaming, é uma possibilidade mas totalmente sem sentido da parte da MS, penso que é mais fácil ela desistir do Xbox enquanto console de jogos.
Acho que as conclusões da UE revelam uma tremenda falta de conhecimento do mercado actual e uma falta de visão sobre o futuro do mesmo, aquela tirada de que o COD na Europa nem é assim tão relevante, quando o mesmo está repetidamente nos tops de vendas neste território, deixou-me perplexo.
Penso que só a FTC e a CMA é que estão a perceber a jogada da Microsoft com estes compromissos de 10 anos, que é o tempo em que o cloud gaming pode demorar a tomar conta do mercado, altura em que a Microsoft já estaria livre de compromissos.
Sim, é verdade… essa tambem me surpreendeu. MAs convem ver que a quota da Xbox na Europa não é a mesma da do Reino Unido, mas sim algo bem inferior, pelo que o risco na europa na parte dos videojogos é menor.
No entanto admira-me é que a UE tenha decidido aceitar os remédios tendo de fiscalizar uma carrada de pormenores a cada novo jogo lançado. Isso é uma função que se aplicada a todos os negócios obriga a uma estrutura absolutamente brutal e despesa para o erário público. E diga-se que a aplicação de coimas, mesmo que históricas, não remove o dano criado à concorrência.
Pois é, preferir remediar que prevenir é nova no sentido de cautela. Só posso crer que quiseram atrair os investimentos que seriam feitos na UK para si, depois da ameaça pública da MS, ou que preferem estar aplicando multas polpudas, pois ficar dando o benefício da dúvidas a reincidentes por descumprir mandos e acordos institucionais, o histórico da MS já prova que ela não merece esse crédito de confiança pra questões concorrenciais.
De qualquer forma, é da soberania da Europa fazer o que acha melhor pra si e seu povo e só temos que aceitar e respeitar a decisão que é soberana para a UE.
A UE gosta das multas… sempre gostou… Mas eu pessoalmente não defendo o remediar, pois essas multas não resolvem os problemas e nem eliminam os danos.
Agora sendo a Microsoft uma das empresas recordistas de multas na UE, dar-lhe essa confiança é realmente algo que dá o que pensar.
Mas se a quota da Microsoft na UE é bem inferior à do UK é por culpa única e exclusivamente da própria Microsoft, enquanto a Sony percebeu que para conquistar a Europa precisava investir em pequenos mercados como o nosso, a Microsoft ficou-se pelos tipicos UK, Alemanha, França, Itália e Espanha, ignorando mercados como Portugal, Polónia, Grécia, etc.. portanto não se pode culpar a Sony de ter uma quota maior porque teve uma visão mais abrangente que a concorrência, enquanto a Sony tinha toda uma equipa dedicada à PlayStation a operar em Portugal, a Xbox era uma espécie de gabinete nos escritórios da Microsoft no parque das nações, depois admiram-se que sejamos a Sonylandia.
Se estes reguladores investigam o histórico de empresas como a Microsoft para tomar uma decisão, penso que é chocante que não percebam a gestão desastrosa que os colocou numa posição em que imploram para que os deixem competir.
É irrelevante… O facto é que na Europa a Microsoft deve ter uns 20 a 25% do mercado. E como tal as preocupações de potencial domínio são menores.
Bem por aí, José. É como penso, e pior, pra quem tem dinheiro como a MS e vende seus serviços de infraestrutura para muitos desses provedores de Cloud Gaming que certamente não devem ter grande estrutura física por requer grande investimento, ainda ficará usando os outros como garçons pra manter a popularidade de seus jogos, pra quando quiser tornar tudo exclusivo da sua plataforma.
O problema destes reguladores é que analisam o mercado actual, e às vezes mal, mas não vêm a Big picture, e quando aprovam estas aquisições, só anos mais tarde é que se percebe o estrago, olha para a internet de fibra dos Estados Unidos, aquilo é uma anedota porque é um autêntico monopólio, olhando para a Microsoft, os SO para PC e produtos tipo office para particulares e empresas é praticamente detido pela Microsoft, que está a fazer o mesmo com o gaming através da cloud, é o modus operandi da empresa que sempre trabalhou para o domínio total das áreas onde se instala, e fico estupefacto como é que estes reguladores não percebem isso.
Eles perceber percebem, mas apesar de que concordo que o histórico deveria contar, a realidade é que não cabe aos reguladores julgar o que eles podem ou não fazer. A análise tem de ser objectiva no potencial dano ao mercado, e a UE concorda em pleno com a CMA que ele existe.
A questão é que a UE aceita fiscalizar a Microsoft nas medidas propostas. A CMA diz que tem mais o que fazer e rejeita.
O certo é que não querendo dar razão a nenhum dos lados, não me parece que andar a policiar as empresas durante 10 anos seja a melhor solução.
OFF: Showcase PS5 para dia 24/05- Sera que agora veremos a nova geração de fato?
Oba, finalmente poderemos ter notícias de novidades ainda não vazadas, espero que possamos nos surpreender e que não escape nada antes pra não estragar as possíveis surpresas.
Quero me supreender tambem, quero algo do nivel da demo de matrix pra cima!
Ui… High expectations…
Comprei o PS5 porque eu quero graficos fotorealistas, do contrario ficaria no meu PS4, chega de jogos crossgen, tudo que eu vi ate agora foi jogos com uma “maquiagem melhorada” nada mais…
Lembro quando joguei Uncharted 2 no PS3 e fiquei surpreso com o grafismo, mesma coisa com Killzone shadow fall no PS4, eu quero ter a mesma sensação no PS5, ver um jogo que eu diga ” Realmente isso é nova geração e não rodaria no meu antigo PS4″
Eu estou estranho, acho bom a showcase mas não estou com hype nenhum, quem saiba no momento do showcase eu me anime com algum jogo.
Os fans estão… Em 25 minutos o anúncio do showcase já teve quase o dobro dos likes do que o último da Xbox conseguiu em 2 semanas.
Parece que vai sair um novo jogo de carro da Sony!… Estou brincando, falei isso só pra ver se você se empolga! Lol.
Oba oba
Eu só espero que o rumor sobre Metal Gear seja verdade. <3
Eu gostaria de ver era um novo Resistence, mas sei que minhas chances estão próximas a 0.
Penso que se vierem novidades pra além dos rumores de MGS, e o MP da Naughty Dog, o mais lógico é ver um Uncharted 5 com a filha do Drake, porque já se insinuou de relance num showcase e o reboot do Twist Metal, já que a Sony está a fazer uma série.
Eu também gostaria de um novo Resistence!
Do U5 faz sentido, até porque os últimos vídeos de marketing do PS5 aparecia uma garota em uma espécie de caverna.
Eu acho que deva aparecer:
1-Factions
2-Spider 2
3-death Stranding 2
4-Stellar Blade
5-algo do Wolverine
6-provavelmente um Ghost os Tsushima 2
7-Algo de Horizon visto que a Guerrilha falou dias atrás que o futuro da série iria ser revelada nos próximos dias
8-Algo desse boato dos jogos da Konami sendo exclusivos do PS
Acredito que seja revelado o próximo jogo da Bluepoint Games e acredito num Remaster do Bloodborne, para o pessoal do PSVR2 como eu, tenho fé que seja revelado algo sobre um eventual novo Astrobot.
Esse remaster do Bloodborne tá virando lenda. Todo evento os leakers falam que vai aparecer. Lembro de quando ia anunciar o sekiro e falaram que era o Bloodborne novo.
Chuto o miranha 2 pra março de 2024.
O Remaster do Bloodborne pode não ser mostrado para já, mas basta ver o êxtase das pessoas cada vez que se fala de uma versão melhorada do jogo, só se a Sony fosse mesmo muito parva é que não fazia a vontade às pessoas e maximizava a rentabilidade do jogo.
Pois é. Espero que ela faça mesmo, pois é um remaster que todo mundo pede e até agora nada.
Spider é pra esse ano, a Sony já falou e confirmou algumas vezes. O lançamento é previsto para a primavera de 2023.
Essa do Bloodborne é como a do cara que adivinhou a data da sua morte porque todo dia dizia que de amanhã ele não escapava e um dia ele acertou. Lol.
Quem pretende ver o evento da Sony no dia 24?
Salvo algum imprevisto, pretendo estar logado na PSN, pelo que quem tem o meu contato da PS que apareça, e se me vir, chame e vamos falando durante a apresentação.
eu pretendo, mas nesse estarei no trabalho, geralmente às 17 horas (Brasil) estou sozinho na sala, caso dê certo eu participo (assim como foram em alguns showcases anteriores).
Quem não tem o contacto da PSN, se tiver outro, peça o meu contacto da PSN que eu cedo.
News, a consulta do meu filho será dia 24(pensava que era dia 25), 90 minutos antes da showcase, isso indica que às 17h (Brasil) eu já estarei em casa e assim dá certo participar
Cheguei a ver um vídeo que analisava uma página e só de First party poderiam aparecer 13 jogos, entre eles um possível astro, que creio que seja para VR, caso seja verdade.
O astro do VR1 foi bem legal
Fico feliz com um novo Ghost of Tsushima. Mas acredito que teremos pouca coisa de estúdios próprios e muito de terceiros. A Sony resolveu não antecipar tanto os lançamento e baseado nas informações disponíveis só teremos Spiderman de AAA esse ano. Logo no máximo teremos mais um game exclusivo ao final da apresentação que será lançado no primeiro semestre de 2024.
Ela falou em página oficial que terá sim “novas criações da Playstation Studios”. Novas criações pode ser continuação.