Inicialmente eram hospitais, mas agora são cidades inteiras a cair nas mãos de hackers que exigem pagamentos para libertar os computadores de sistemas de RamsomWare que lhes são introduzidos. Até onde é que isto irá, e quando é que parará!
Tudo começou em Março, quando em Jackson County, na Georgia, quando entidades tiveram de pagar 400 mil dólares a hackers para receber de novo o controlo dos seus sistemas que tinham sido infectados por RamsomWare.
Mas bem mais recentemente, a Câmara Municipal da Cidade de Riviera Beach na Flórida aceitou pagar 600 mil dólares a um conjunto de hackers que tomou conta dos computadores da instituição, e que ameaçava destruir a informação neles contida, caso não fosse pago o resgate.
Mas agora eis que outra Câmara Municipal cai nas garras dos Hackers. Desta vez uma cidade a 480 Km de distância, Lake City, com 65 mil habitantes, que pagou 500 mil dólares a hackers que entraram no sistema informático da cidade com um sistema de ameaça tripla.
Apesar de os serviços de informática da cidade terem desligado os sistemas 10 minutos após o ataque ter iniciado, um software de RansomWare afectou quase todos os computadores no sistema, com excepção da polícia e bombeiros, que trabalham numa rede distinta.
A cidade manteve-se com os sistemas presos por duas semanas, com todas as tentativas de remoção do RamsomWare a revelarem-se infrutíferas.
Assim a cidade pagou 500 mil dólares em Bitcoins para a remoção da ameaça.
Esta situação mostra bem uma realidade. Os sistemas informáticos das entidades do estado muitas vezes estão desprotegidos e podem ser afectados.
Basicamente estes Hackers estão a conseguir dinheiro sem qualquer consequência. E tal mostra a clara necessidade de um plano de intervenção para estas situações. Algo que permita não só a recuperação das máquinas afectadas, mas igualmente penalizar os atacantes.
A realidade é que estas situações não podem acontecer, e muito menos de forma impune. Algo tem de ser feito. A questão é: Quando será feito?
Entretanto, a situação teve já uma vítima, pois o responsável pela segurança da rede da cidade, foi despedido!
Como notícia de consolação, viemos a saber pouco depois que a fundação Champalimaud, uma fundação de pesquisa médica Portuguesa, deu a conhecer ter estado sob um ataque sem precedentes durante 44 horas, tendo sido auxiliada pela Altice no sentido de acabar com o ataque. A situação colocou os sistemas informáticos em funcionamento irregular durante 44 horas, mas o ataque foi anulado sem que tivesse tido qualquer sucesso.
Uma excelente notícia que mostra que em Portugal Há sistemas informáticos bem protegidos. A fundação acredita que se tratava de uma tentativa de colocação de Ransomware.