Uma medida surpreendente na altura em que a Sony pretende lançar a PS Portal.
Entre as novas atualizações para a Playstation 5 que incluem atualizações com diversas novidades. Entre estas temos o suporte ao Chromecast com Google TV para o streaming local de jogos PS5.
A aplicação necessária para tal é a PS Remote Play app que está disponível em todos os aparelhos que corram o Android TV OS 12 ou superior.
Tecnicamente isto implica que um grande numero de aparelhos Android TV e mesmo TVs com sistema operativo da Google são suportados, o que inclui o BRAVIA XR A95L e os Chromecasts 4K com Google TV..
[OFF] Vendo esta notícia abaixo (ainda o assunto dos vazamentos de dados da MS) fico cada vez mais convencido que a conta não fecha com a sustentabilidade do gamepass
https://www.eurogamer.pt/microsoft-estimava-pagar-300-milhoes-para-ter-star-wars-jedi-survivor-no-game-pass
300M é praticamente o custo do jogo inteiro, incluindo o marketing ?
Porque pra mim, é isso mesmo… MS estava tendo que pagar o custo inteiro do jogo para ele entrar no GP
Para third liberar jogo no GP, tem que pagar o custo inteiro do jogo e ainda um pouco a mais para garantir algum lucro…
Basicamente dá para imaginar que para uma third, day one GP destrói o jogo de tal forma que tem que ser considerado “vendas zero”
Tô desconfiado que lançar dia um no GP destrói MUITO mais que apenas as vendas no xbox, parece que destrói o jogo inteiro em todos os lugares
Por regra, jogo que sai no Gamepass ou outro serviço, mesmo eu tendo interesse, eu não compro em lançamento, foi assim fiz com o Atomic Heart, e com o Plague Tale: Requiem, por exemplo. E até hoje não os comprei, só se me derem na plus ou estiverem bem baratos na mídia física.
Não assino Gamepass, mas posso dizer que isso acontece comigo com o Plus. Já me aconteceu ter jogos que não comprei e que ponderava comprar, que deixei de lado porque saiu no Plus.
O primeiro Plagues Tale é um exemplo.
É isso que muitos não enxergam. Você destrói o valor na plataforma do gamepass e reduz o valor nas outras. Além disso, afeta a venda dos demais jogos e o valor dos lançamentos futuros.
No longo prazo corre o risco de mudar até a cultura do consumidor. É difícil convencer pessoas acostumados com serviços a pagar pelo produto. Por isso serviços de assinatura são tão nocivos.
É uma boa, além do que isso não é deixar de fazer ou vender consoles, afinal o que faz o streaming é o próprio console do usuário mesmo
E acho que streaming de jogos vai virar mais um “acessório” secundário, quem quer isso compra o console, o servidor, e compra ou usa algum cliente para o streaming
Com a MS é sempre assim, bobagens irrelevantes viram o carro chefe deles… retro, crossplay, streaming, play anyware (quem lembra do circo? compra no xbox e joga no PC e vice versa) cross save, etc… tudo acessório e secundário.
Se eu puxar na memória lembra bem o circo do “UWP (Plataforma Universal do Windows)”
Fizeram o maior circo com essa bobagem ai de comprar APP e ele rodar no celular, com windows phone, e no PC…
Sempre enchendo o saco, não fazem o básico mas querem fazer circo com coisa secundária e irrelevante.
A demência era tanta, que o Jorge do WindowsClub fez matéria falando que com UWP vc iria comprar Gears 5 e jogar no xbox ou celular, sendo celular NATIVAMENTE rodando
Era tipo uma “mágica” que fazia um Celular com 1/10 do poder do xbox rodar o mesmo jogo igualzinho UHAUHUHAH
Mas o play any where continua até hoje, inclusive a sony tinha algo igual
https://www.vitaplayer.co.uk/playstation-vita-ps3-ps4-cross-buy-guide/
A Sony tinha o crossbuy (e ainda tem pra alguns jogos crossgen), mas o propósito da ideia era diferente, pois objetivava não perder a venda de um jogo enquanto o cidadão ainda estivesse no console antigo, assim, pra não ter de comprar duas vezes um jogo numa transição de gerações – algo sempre tão criticado quando é a Sony quem faz – inventaram essa. Algumas vezes isso foi feito com o Vita também, mas não lembro de ver nenhum jogo da Sony com isso pra vita/ps3, por exemplo, eram mais alguns indies que tinham essa opção.
Já o propósito no Xbox foi fazer a mídia digital ser mais vantajosa que a física, pra facilitar a migração do usuário de console pro PC, pois é isso que é o Play Anywhere da MS, se você comprar a mídia digital no console, eles te dão a versão de PC inclusa, mas lógico, desde que seja na minha loja. Pra Steam não vale, pois você já está no PC, logo, não vai ganhar a versão de console, e se comprar um jogo meu em disco, também não te dou uma versão de PC… ou seja, o objetivo é jogar tudo pra digital e pro PC.
Certo, mas cadê o problema da mídia digital?
Elton, não é a questão de problema, é que tudo tem vantagens e desvantagens. Como desvantagens da digital, vejo a falta de concorrência se for só digital em loja exclusiva, onde pode comprar um jogo se não lá? Podem ditar um preço único e conveniente, pois não têm concorrência. Outro problema é ficar dependente de servidores pra autenticar jogo e ficar a mercê da fazedora do jogo dar suporte transgeracional ao console se quiser jogar isso no futuro, há também a ideia no digital de que você não é dono do jogo e sim da permissão de jogá-lo, a depender de regras da fabricante ou vendedora que mudam ao bel prazer delas, tem ainda a falta de poder de revenda e valorização pra colecionadores… Mas lógico traz algumas vantagens como não precisar levantar do sofá pra trocar de jogo, a conveniência da compra e a rapidez na entrega do produto também. Também tem a segurança de não “perder” o jogo caso haja sinistros físicos, como quebra de disco, roubo físico e etc, estando apenas sujeito ao roubo de conta… Mas veja o valor de cada uma dessas coisas deve ser ponderado por cada um, pra mim, as desvantagens são maiores que as vantagens.
Pra mim, e isso é pessoal, ainda prefiro jogos físicos.
Então tu não joga no PC ou se joga começou a pouco tempo por causa da GOG, correto?
Não Elton, eu apenas evito comprar mídias digitais, e não costumo comprar lançamentos digitais. Inclusive por ter o PSVR2 sou obrigado a comprar mídia digital pra poder usufruir de jogos dele. Mas entenda, ainda prefiro o físico, e se vou gastar full price num jogo vou sempre preferir a versão física. Ter a opção é sempre melhor que não ter, e quem quiser que faça suas escolhas.
Agora, não venha comparar aqui PC com consoles, pois num hardware proprietário você não tem as mesmas possibilidades de guardar seus jogos digitais por longo prazo, tanto pelo custo quanto por especificidades próprias de hardware… eu não tenho como guardar jogos de PS3 num SSD ou HDD de 8TB, por exemplo, e daqui uns anos ligar meu PS3 e usufruir dele numa boa. No PC você tem como armazenar suas cópias digitais até um discos óticos ou em um pendrive individual pra cada um deles e se quiser compra HDDs de diversos tamanhos de maneira viável sem imposições proprietárias, e inclusive pode comprá-las sem DRM, como você mesmo citou. Nos consoles sempre dependerá de servidores de suporte a online por parte do console pra autenticar cópias e etc. PC não tem isso, a menos que você opte por isso, e mesmo assim, ainda tem maneiras de burlar.
No PS5 não dá pra armazenas os jogos em SSD?
Tinha, mas nunca tentou empurrar isso como supra sumo da indústria
Muito menos defecar que “não ter crossbuy” é anti consumidor, com “vender 2x”, como o Phill Spencer foi choramingar literalmente falando que a Sony estava tentando vender 2x o mesmo jogo.
Bom, para quem escreve e-mail interno choramingando que a Sony “faz bundle forçado”, da sujeito que faz bundle com adicional de 50USD incluindo Forza Horizon que está por 5 USD no gamepass…
Phill Spencer é nojento mesmo, Bundle com Horizon por 60USD a mais, 10USD de desconto comparado a compra separado é “bundle forçado”; mas ele vendendo bundle de forza horizon por 50USD mais por jogo que custa 5 USD no gamepass é “pro consumidor”
Fico imaginando se ele acredita nisso mesmo ou tenta empurrar essa narrativa pra os peões do xbox acreditarem que eles são os salvadores do mundo gamer…. tenho a impressão que dentro do xbox também é comportamento de Seita… Nós, do xbox, do bem; contra eles: a sony; do mal.
Acha que vai motivar os funcionários do xbox, quando na verdade esse pensamento binário só emburrece as pessoas
O único problema disso aí é receber Streaming direto dos servidores da Sony, sem necessidade de um console. Logo, fica igual a Cloud do Gamepass e pode tornar a compra de um console, por parte dos leigos, algo totalmente desnecessário.