Falhas tecnológicas facilitam o roubo, sendo que por esse motivo os Honda não estão seguros.
A tecnologia é claramente uma benesse, mas pode igualmente ser um problema. Quando a tecnologia tem falhas, ela torna-se uma porta de entrada a ataques e questões de segurança!
A mais recente falha vem da Honda, onde alguns dos seus carros estão vulneráveis a ataques. De forma simples, é possível fazer alterações remotamente e sem qualquer controlo dos condutores e dos donos destes carros.
Apesar de não haver conhecimento da falha estar a ser explorada, a mesma foi descoberta por investigadores de segurança que permite a realização de ações remotas, nomeadamente a abertura de portas e inicio do motor.
A falha segurança de segurança é um ataque Man-in-the-Middle (MitM. Como o nome deixa mais ou menos perceber, a ideia e que os sinais RF do comando possam ser intercetado, e depois reproduzido para abrir o carro à vontade.
Os carros mais afetados são os Honda Civic de 2016 a 2020 (LX, EX, EX-L, Touring, Si e Type R).
Recorde-se que em 2020 a marca já viu ser revelada uma falga similar, sem que tenha efetuado qualquer correção. Nesse sentido o alerta aos possuidores destas viaturas para fazerem pressão junto à marca para correção do problema.
Até onde andei lendo, não é só os Honda que estão nesses riscos, existe a possibilidade da cópia de chave de qualquer veículo por um dispositivo de captura próximo (clona a chave). Vários veículos estão sujeitos a freadas remotas, ou pior… (Imagine um tesla que se dirige só…)
É lamentável que tudo que tenha um viés prático seja desvirtuado por malandros… A era do sequestro de carros… Onde essa m**** vai parar!?!?
Lembro que há pouco tempo li que bandidos estavam marcando vítimas em potencial com airtags da apple para rastreá-las até as residências e as furtarem…
O maior medo atualmente que tenho no meu Honda é que me roubem o catalizador 🙂 🙂 🙂
Por isso é que só sai uma vez por mês do bunker para a rua para limpar as humidades e dar umas gazadas (matar saudades de um turbo a gasolina faz o meu dia,é o meu guilty pleasure), não é o meu carro de dia a dia 🙂 🙂 🙂
Agora mais a sério isso é preocupante e se não estou em erro já aconteceu coisas semelhantes a outras marcas inclusive a Tesla, agora não não estou com tempo para ir a procura e linkar esta info, não quero levantar falsos testemunhos mas lembro me de ouvir qualquer coisa.
Enfim novas tecnologias novos desafios.