Se negócio avançar, a hipótese da Sony banir o jogo, e outros jogos da Activision da sua consola, assumindo a perda é grade! Mas se ele for reprovado, o que a Sony fará para evitar manter-se dependente de uma Activision que queria a aquisição, é uma incognita. A única alternativa que parece manter tudo como antes é o COD separar-se da Activision.
Call of Duty parece ter futuro incerto na Playstation! para a Sony, a compra não interessa, e as posturas da Activision, especialmente por parte da sua vice presidente, Lulu Cheng Meservey, estão a arrastar a relação da Sony com a Activision para um caminho que parece não ter retorno caso a compra não passe.
Basicamente há dois grandes Franchisings da Activision que são grandes sucessos na Playstation, Diablo e Call of Duty, sendo que o segundo é incomparavelmente maior, e mesmo um jogo do qual a Sony não quer prescindir. E foi nesse sentido que a empresa nipónica se moveu, tentando bloquear a venda, ou conseguir a separação do COD da Activision!
E se COD for separado, este manter-se-á multiplataforma, como tudo a manter-se como até agora!
Mas se isso não acontecer, e COD não for separado, há duas alternativas que restam: a aquisição pela Microsoft, ou o negócio não avançar. E estas duas alternativas parecem as duas condenadas a um futuro incerto deste jogo da Consola da Sony.
Como a Sony tem deixado claro, a empresa não quer um acordo com a Microsoft. Entendem eles que isso é um adiar de um problema e nesse sentido a Sony prefere resolver o mesmo enquanto está numa fase financeiramente boa, e com uma quota de mercado e volume de procura que permita a perda sem prejuízos de maior.
A grande questão ligada à oferta de 10 anos, é que daqui a 10 anos, a Sony poderá não estar com o mercado que tem agora. Ninguém sabe a aceitação das futuras consolas, e se a PS6 será um sucesso equivalente à PS4 e PS5. Daí que daqui a 10 anos, a Sony poderá não estar em condições de aguentar o golpe de perder o COD, como está neste momento.
E isso quer dizer que, caso o negócio passe, muito dificilmente a Sony vai manter o COD na Playstation, dando receita ao seu rival mais direto, e esperando pelo dia em que o COD lhes vai ser, finalmente, retirado.
Analisando o relatório financeiro da Activision, o que se se verifica é que a Sony registou 13% das receitas da Activision em 2022. Já a Microsoft não chegou aos 10%, pelo que não foi registada.
Olhando para a queda dos valores da Sony desde 2020 até à presente data (e a queda não quer dizer que a Sony está a gerar menos receita, mas sim que o mercado móvel da Google e da Apple está a gerar mais receita), a Sony caiu 4 pontos percentuais.
Se as coisas fossem na mesma proporção, a Microsoft teria caído dos 11 de 2020 para os 7%, sendo que no entanto o expectável é que tenha caído ainda mais devido à forma como o Gamepass se tem imposto desde 2020. Mas ignoremos isso!
Se considerarmos que, perante o que é referido no quadro de cima, as receitas do COD se englobam forçosamente nos valores indicados para a Sony (consolas) e a Microsoft (consolas+pc), dado que nem Apple e nem Google possuem o jogo, e aceitando igual proporção das receitas geradas apenas para esse jogo, isso implica que os 13% da Sony se equivalem a de 65% das receitas geradas pelo COD, com a Microsoft a registar os restantes 35%.
Basicamente esta é uma situação que a Sony não aceita, recusando-se a dar esta receita à Microsoft! E nesse sentido é, presentemente, pouco expectável que venha a haver qualquer acordo que a Sony aceite, preferindo remover o jogo desde já da sua consola em caso de o negócio passar.
Mas e se a compra for reprovada?
Vamos analisar essa hipótese. E o que nos quer parecer é que, neste caso, o futuro do Call of Duty na Playstation também é incerto!
A realidade é que as relações entre a Activision e a Sony azedaram, e a Vice Presidente da Activision, Lulu Cheng Meservey é uma das grandes responsáveis pela situação, ao ter basicamente uma língua de trapos, algo que na sua posição não deveria acontecer, e mostrar-se 100% a favor da aquisição e contra todas as posturas da Sony, atacando-a constantemente.
Aliás Bobby Kotick, atual CEO já deu a entender que as relações com a Sony não estariam bem, ao revelar que a empresa “nem atende os seus telefonemas”, parecendo mostrar que a Sony está tremendamente desagradada com a situação.
O que nos quer então parecer é que, mesmo que a Microsoft não adquira a Activision, a Sony pode estar a preparar-se para exercer uma posição de força, e quem sabe até cortar de vez a sua dependência com o COD, separando-se dele mesmo que a compra não passe. Algo retiraria enorme valor ao IP e colocaria a Activision em uma posição muito má.
Onde tudo se manteria como até agora, seria com a separação do COD da Activision.
Que futuro para o COD?
Bem, como se sabe, caso o negócio seja aprovado, há uma percentagem de utilizadores da Sony que poderão abandonar a consola, e a Sony sabe disso. Mas essa é uma pequena quantidade de utilizadores, uma vez que a Playstation é muito, muito mais do que o COD.
Aliás, num rumor que corre, a Sony prepara um jogo criado pela Deviation Games, um estúdio constituído por ex veteranos do COD, e que deverá vir a colmatar a lacuna da PS nesse campo. Não será provavelmente uma oferta anual como COD, mas não deixará de ser um jogo dentro do mesmo estilo.
E se a Sony realmente largar o COD quer a compra passe ou seja reprovada, o que acontecerá ao jogo? Bem, tudo vai depender da postura da Activision, sendo que em caso de a Sony abandonar mesmo o jogo, o seu futuro vai depender das quebras de vendas!
Muitos poderão optar por comprar o jogo no PC (algo que não é o desejável dado os hacks presentes aqui), outros poderão esquecer o jogo, e outros poderão comprar uma Xbox para o jogar. Neste ultimo caso, poderemos ter os que a compram apenas para o jogo, e os que a compram para substituir completamente a PS.
As estimativas da CMA apontam para 10% dos utilizadores a poderem pensar numa XBox em vez da Playstation devido ao COD. As da Microsoft apontam para apenas 3%. Apesar de não darmos qualquer credibilidade ao estudo da Microsoft por ser uma parte interessada, acreditamos que nenhuma das estimativas está correta, e que a nível mundial os valores serão algo entre os dois,
Ora caso a compra passe ou seja rejeitada, e a Sony quebre com o COD na sua consola, a situação vai trazer prejuízos a todas as partes (Sony, Microsoft e Activision), mas garantidamente terminará com a dependência que a Sony tem vindo a demonstrar que a Playstation tem para com o jogo!
E nesse sentido, perante este cenário, talvez a separação do COD seja mesmo o melhor para a Sony!
Da nossa parte, continuamos a acreditar, desde o inicio, que o negócio vai passar, com regulação! A que nível, é o que falta ver!
Dias atrás estive a falar sobre esse assunto com o Andrio, pois independente do que for decidido a relação Sony e Activision foi seriamente afetada.
Vejo muitos a dizer que se for rejeitada a Activision vai fingir que nada ocorreu devido as receitas oriundas da plataforma PS, eu não confio muito nisso.
Creio que a Sony está apostando no que “nada dura para sempre” e com o ciclo do sucesso do COD ir acabando, já tivemos a era Medal of Honor, a era Battlefield, então a Sony deve estar apostando já no enfraquecimento da era COD.
A Sony deve apostar mesmo nesse jogo da Deviation, quem saiba com uma colaboração com a Bungie.
Off – parece que mais um talento da Playground resolveu sair do estúdio.
Quem saiba a Sony também esteja a apostar no Factions, pois tá demorando para ter um anúncio/gameplay e a data de lançamento.
Discordo dos dois cenários. Se o cod virar Microsoft, a Sony não vai fazer nada porque todas as decisões da Microsoft servirão de provas em futuros processos envolvendo novas aquisições. Visto que eles não vão parar até serem parados.
Já no caso de reprovação, dificilmente os diretores atuais permanecerão nos cargos. Logo tudo que aconteceu até agora ficará no passado.
Sem querer discordar de ti, pois a tua opinião é tão válida como a minha, deixa-me expor o motivo porque acho que estás errado!
No caso de aquisição, a Sony estar a financiar a Microsoft é um contra-senso! Não faz sentido uma empresa estar a dar lucros gigantes a uma competidora da qual a Sony sabe à partida que lhe vai puxar o tapete mal possa.
A remoção do COD da PS é uma situação que podes dar como adquirida no caso de a compra passar. A Microsoft precisa de fazer crescer o ecosistema e isso não vai fazer com que as pessoas nasçam ali. O mercado +e finito e crescer implica roubar clientes à concorrência.
Isso não era assim no passado, onde as consolas competiam com o PC, e o mercado PC era o alvo onde ir buscar clientes, mas agora, com as disparidades de performance e o suporte do PC, esse mercado morreu. Daí que o crescimento tem de passar pela diminuição da concorrencia.
E estar a adiar uma situação que se sabe certa, ao mesmo tempo que se dá dinheiro a ganhar à competição é algo que não faz verdadeiro sentido!
No segundo caso, eu não quero dizer que a Sony corte com o COD, mas a realidade é que vejo isso na mesma como provável.
Se houve algo que esta situação despoletou foi um alerta da dependência da Sony sobre o COD, e essa dependência tem de terminar. Isto porque a Sony nunca poderá adquirir uma Activision, mas outros podem. E mais do que isso, caso a compra falhe, a Microsoft pode apostar em adquirir exclusividades do jogo, prejudicando a Sony na mesma.
Daí que acredito seriamente que o corte com o jogo possa acontecer aqui tambem!
Quanto à liderança cair… é uma hipótese a mais provável! Mas isso não resolve o problema da Sony de estar dependente do jogo ou da Microsoft o poder adquirir em exclusividade.
Sem problemas, estamos apenas especulando. Mas não vejo como a Sony possa retirar COD dos consoles nessa geração, devido a pressão dos consumidores. Da mesma forma, a Activision não tem como abrir mão da receita proveniente da Sony. E a Microsoft não vai cobrir essa diferença. No máximo teremos um acordo de publicidade com a Microsoft ao invés da Sony.
O artigo não é algo taxativo. Nem eu imagino o que se vai passar. No entanto acredito seriamente que em caso de compra o COD sai. Se falhar a coisa não é garantida que fique.
Sem dúvidas é uma possibilidade. Mas imagino que isso vai ficar para a próxima geração.
Só acho que a MS já tem um histórico digno pra ser barrada, acredito que a MS já é o maior buraco negro de empresas do mundo, e um histórico de descumprimento de medidas… Mas é só minha percepção de leigo, logo, mera opinião.
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_mergers_and_acquisitions_by_Microsoft#Acquisitions
Outras aquisições? Se isso passar, se, é a última cartada da MS, parceiro. Não passa mais absolutamente NADA em termos de aquisições.
Passa. O que está aqui em causa não é a compra, mas a dimensão da mesma e o impacto na concorrência.
Se forem coisas menores passam.
Você confia? O próximo alvo será a ubisoft. E os argumentos serão os mesmos.
Sou da percepção que a MS só aceita o negócio integral, e talvez ela veja a regulação ao nível da CMA como motivo suficiente para dar a meia volta.
Sobre a Sony, também duvido muito que tome atitudes radicais ao ponto de bloquear games da Activision de alguma forma, em sua plataforma, pois “dinheiro é dinheiro”, mas duvido muito que ainda faça concessões financeiras ou acordos relevantes com a franquia e acredito tente mesmo até desencentivá-la na sua plataforma.
Esse pessoal engravatado é como político, fazem teatro para o público e não demora muito estão numa festa a confraternizar juntos rindo de nós que acreditamos em algo que eles fazem ou prometem…
Agora, eu sendo a Sony, já teria há muito parado de tentar “fazer filho” com outras empresas que não são dela, embora eu entenda que é algo que se faz necessário nos negócios essas parcerias, pois não tem como oferecer sozinha o que seus clientes querem.
Sobre acordos com MS, de nada valem, sobretudo porque que são no máximo um termo de compromisso sem nenhuma punição se não cumprido. Fora que mesmo que se comprometam com entidades regulatórias, a MS já mostrou que às vezes vale a pena pagar a multa pra quebrar a concorrência…
A Sony é uma pequena empresa que não consegue competir com a Microsoft.
Estar a alimentar uma concorrência que lhe está a preparar a cama é algo que eu não faria. E muito menos faria quando a minha empresa é atualmente lider de mercado e devido a isso tem poder para que as suas atitudes tenham peso.
uma das coisas que eu critico nos políticos é o “empurrar com a barriga” evitando procurar soluções para problemas e empurrando a solução para mais tarde. E por tudo o que conheço de filosofias nipónicas aplicadas às empresas, não acredito que eles tenham essa mentalidade!
Concordo plenamente com o seu ponto de vista, Mário, mas tudo aí depende de saber se seguirão uma visão nipônica ou da do Jimbo (que certamente é do tipo que pode jogar o problema adiante, na espera de que ele possa diluir-se, embora tenha tido posições firmes). Mas é nosso ponto de vista. Eu sinceramente não teria nem feito os acordos de parceria com a Microsoft, muito menos levado meus serviços de rede pra lá, sabendo que ela tem qualquer ramo da empresa que concorresse diretamente comigo, mas os japas fizeram isso e têm até foto registrada com o indiano… Isso pra mim demonstra que o dinheiro tem um grande peso ainda nas decisões, ou seja, algo bem acima de qualquer orgulho ou visão estratégica. Mas quem somos nós na fila do pão, esses graúdos dos negócios devem é rir de nós e nossas teorias “orgulhosas” e cheias de princípios éticos! 😂
Seguindo essa linha a Sony deveria abandonar o DirectX e usar o Vulkan nos portes do PC
Porque? Em que é que o uso do API dá milhões à Microsoft?
Mantendo-a como padrão de mercado
E achas que são os 3 jogos que a Sony lança por ano no PC que altera isso?
Elton, além da situação ser bem diferente, pois lá a Sony lança dentro do SO da Microsoft, mesmo que optasse por Vulkan…
Eu sou da opinião que a Sony deveria tentar fortalecer o Linux, e a Apple lançando seus jogos lá também. Mas como já disse, os japas fizeram até parceria com a Microsoft e deram mais força a Azure…
Eu, em tendo condições, teria pago até mais pelo mesmo, ficando ou na AWS ou rumando para o Google. O fato é que agora a Sony tem relações estremecidas com a MS e migrar serviços entre os diferentes provedores não é algo tão simples e rápido, e provavelmente têm um contrato de longo prazo que terão de submeter-se.
Mas como já disse, são pontos de vista, não verdades absolutas o que eu digo. Digo como eu faria, não necessariamente o que é certo ou errado, pois essas coisas têm sua relatividade, e certamente a Sony não sou eu e nem pensa ou age como eu agiria.
PS:. E acho um erro a Sony lançar seus games no PC, só pra ficar claro. Mas ela é quem sabe no que aposta.
Lançando em vulkan poderia rodar no windows, linux ou no mac os se assim o quisesse. A valve tentou fortalecer o linux com o steam os, um studio como a sony lançando jogos com suporte à linux seria um grande reforço.
O API da PS5 é compatível DirectX… Até tem um wrapper para ele. E o DX é o standard mais usado! Mac e Linux correm DirectX, apesar de não ser em modo nativo.
mas que fissura com DX heim?
ninguém aqui fica hypando que a MS precisa das APIs da Sony para ter minecraft no PS4 e PS5 ou que todo o Audio dos jogos da MS são “da Sony” com a Wwise
Sempre com essa PR da MS enchendo o saco.
Tá td bem contigo? Tu fica meio nervoso qndo falam da MS.
A ideia aqui é justamente fazer com o DX perder a relevância.
Dx é irrelvante, esse é o ponto.
So fanboy fica hypando essa groselha
E se vc quiser discutir afetos, procure uma terapia
Deto – “Directx é irrelevante”
99,99% dos jogos de PC – “Necessário Directx.”
Elton ela poderia até criar uma dela, e se associar a Apple por exemplo, mas não é essa a questão, o fato da Sony fazer parceria com a MS já demonstrou isso. Pode ser que de agora em diante, as coisas tomem um novo rumo, e é pra torcer que sim!
Uma coisa é certa, daqui a 10 anos não me estou vendo mais na plataforma da PlayStation, muito por causa das posturas da política interna da mesma. Essa palhaçada de enviar os jogos para o PC foi o prego no caixão para mim, já que hoje o que mais jogo são games mobile! Ora se a Consola não oferece games de mobile e nem PC, porque raio vou continuar numa plataforma face a que um PC oferece por exemplo, já que lá da para jogar tudo! Espero que a Marca PlayStation continue forte, más para mim como consumidor está praga que a Microsoft criou que é comprar Publicadoras de multi foi o ponto final que pus nas consolas.
O problema do PC é o grande gasto com hardware pra sentir que estar-se a ter a melhor qualidade possível em games, mas óbvio tem suas vantagens frente aos consoles, sobretudo a longo prazo (emuladores, upgrades programados e por partes, preços com concorrência, provavelmente mais promoções, acesso a mais serviços…).
Mas trocar console por PC, às vezes, é uma experiência pela qual precisamos passar pra talvez poder entender porque os consoles valem a pena ou não. Eu como alguém que fiz isso de que você fala mais recentemente (tentar trocar console por PC), voltei-me rapidinho ao novo console da Sony, principalmente porque no PC quase nunca era só ligar e jogar e estar a ver coisas que eu gostaria de estar jogando e não podia… mas entendo seu ponto de vista, sobretudo se você gosta de games mobiles e vê importância em portabilidade, talvez console desktop nem seja pra você. O maior problema do console pra mim, que sou brasileiro, é o preço de lançamento dos jogos, mas a Steam também já não tem saído muito em conta nos lançamentos.
Se vc joga mais mobile, tu não é nem público de console. Lembrando que o público com forte consumo nos consoles é de cerca de 15 a 20% da base instalada toda e quem realmente sustenta essa indústria é essa gente e não o casual, como você. Ou seja, você fará pouca diferença para uma empresa de consoles, que é um nicho e sempre será.
Se: Sparrow81 por motivos pessoais hoje não tenho muito tempo para estar em frente a uma consola todo dia ligado, o que por si só fico com mais tempo para o mobile! Agora eu preferia o conforto do controlo ligado a TV quando estou a jogar Twoer of Fatansy, Honkai impact 3rd, NNT Grand Cross etc. São jogos que dava para correr na consola. Más infelizmente não temos muito jogos bons de Mobile e do Pc nomeadamente MMO, nas consolas o que temos é os velhos muti, e a nova prática da Sony exclusivos por um tempo até ganhar o Port para PC, e com isso fortalece o Pc já que retira valor a própria plataforma, enquanto as consolas perdem os chamariz, o mobile e o Pc tem os seus próprios exclusivos que nem um Port de consola tem.
Se as alegações da própria Sony de que a verba arrecadada com COD é crucial para seus investimentos em novos games, não acredito que ela irá banir COD do seu console não
Ela não quer… mas se o COD é para sair e é, exatamente por ser crucial, é que deve sair quando a Sony está por cima, cortando à concorrência a maior parte da receita que o jogo gera!
Mas a questão é: mesmo estando por cima, ela pode abrir mão da receita que COD gera??? eu acredito que não
Sr: Mario porque a Sony não investe num segmento mobile nativo na Consola?! Um mercado ainda por explorar e com potencial de crescimento numa plataforma como são as consolas. Sony com tanta maneiras de esmagar a concorrência sem fazer muito, e passa a vida a chorar por causa de CoD.
Você fala num console portátil ou em jogos pra smartphone?
Falo no console fisico mesmo, imagine ter na loja um segmento dedicado a jogos mobile! Saca só, aquele pessoa que joga no mobile ultrapassado e queria ter um local para ter uma experiência mais boa, seria prazerosamente bom jogar num hardware melhor como são as consolas, como acontece no Pc com o progresso interligado. A fora que a Sony assim agregava valor para a sua plataforma e receita vindo desses lados. Aliás um dos maiores jogos jogados na PlayStation hoje em dia é mobile que é Genshin Impact, fora o dinheiro que isso já deve ter dado a Sony. É verdade que a cada 100 jogos mobile é meia boca, más a cada 100 no mínimo 10 são bons.
Cara, eu entendo, mas discordo. Você pode comprar um Smartphone Top e espelhar na sua tela de TV e comprar um controle Bluetooth pra isso que você quer.
Eu discordo da ideia de um console ser tudo em um e querer agradar a todas as tribos.
Inclusive, tem-se opções próprias de SO android pra TV e mesmo set-boxes com android e Apple.
Isso, fora que já se tentou agradar o povo dos smartphones com streaming de jogos de console pra smartphones, a própria Sony tentou e desistiu, e o próprio gamepass que pouco conseguiu crescer dentre os 2 bilhões de potenciais games de jogos de smartphone, então, espero sinceramente que não se misturem as coisas. Mas é como eu gostaria que fosse… O futuro a deus pertence, ou aos deuses dessa indústria!
O mercado mobile está deturpado. A qualidade é irrelevante, os jogos são todos iguais em estrutura e estão cheios de micro transações, pay to play e pay to Win.
A Sony não quer a sua imagem aí misturada.
E chorar pelo COD também tu choravas se te tocasse ao teu negócio, e até a Microsoft chorava se a situação lhes tocasse a eles.
Agora sem fazer muito… Isso é que deve ser piada. Porque se há empresa que dá suporte incomparável aos seus produtos é a Sony.
Mercado mobile numa consola?
Todos temos a nossa opinião e preferência mas felizmente é a primeira pessoa que ouço a falar nisso.
Ninguém que eu conheça quer isso muito pelo contrário! toda a gente foge disso como do diabo da cruz.
Alias esse é um dos medos introduzidos pelo gamepass, é que jogos virem pay to win genero mobile.
Eu passo longe de jogos mobile, como estão neste momento são tudo o que não quero.
Bem por aí, até de jogos como serviço com bons gameplays eu fujo, evito até experimentar e ficar jogando-os (coisas como Genshin, Destiny e Warframe eu gostei… E nem me atrevo a experimentar FFXIV) Mas infelizmente a EA com algumas práticas nocivas tem sucesso e mesmo coisas como Fortinite, Apex, Destiny e GTA Online conseguem vingar na indústria, porque dão muito dinheiro e continuam a levar as empresas a desistirem de grandes jogos em busca desses mata-matas online… Eu acho uma pena, mas têm gente que gosta!
Acho que agora a compra passa
https://twitter.com/VGC_News/status/1636354898219376642?t=Com7Hi-knAPsN8jIqst7YQ&s=19
É uma questão de a CMA acreditar que eles cumprem com os acordos.
Infelizmente não só o histórico junto dos reguladores é pouco abonatório nesse sentido, como a FTC anda a pedir cópias desses acordos para perceber o que foi efetivamente acordado, sendo que a Microsoft não os cede.
Agora vai! LOL
A próxima é a EA, calma juca a Sony compra a capcom e a square enix e a konami tu já ficas contente. (é preciso é ter as moedinhas para tal)
Quando vemos o chorao ryan dizer que não quer acordos só quer bloquear negócios, já muito a Microsoft fez.
Tem graça o dinheiro é da Microsoft e outros acham se no direito de decidir o que, como, quando e onde. (Sony)
Crenças é na igreja… Se a Activision não passa, a EA não passa. Se a Activision Passa, a EA garantidamente não passa! Aliás, se a Activision passa, não estou a ver a passar mais nada!
Se a Microsoft quiser vai comprar muitas mais independentemente da activision passar ou não.
Com a Tencent a investir agressivamente como disse aqui a uns tempos creio que só vai acelerar as aquisições das empresas americanas.
Eu já estou é cansado desta história afinal quando temos a decisão final?
Isto não é ao gosto do freguês… se fosse a aquisição já tinha passado!
O que se está a avaliar são os potenciais danos na concorrência. Que aqui levantam dúvidas!
Se passar a coisa é com regulação, seja com acordos escritos ou com a separação do COD. Isso é o que falta saber, mas o certo é que alguma coisa vai existir e a compra nunca será sem restrições.
Ora se agora já se levanta essa questão, com a maior editora independente do seu lado, é muito pouco credível que possa vir a existir mais alguma coisa. Porque os reguladores podem até aceitar que a Microsoft precisa disto para competir, mas uma vez com uma infra-estrutura muito superior à da concorrência a nível de estúdios e de Ips, se não conseguem concorrer já é problema deles.
Quanto á Tencent, eles para comprarem empresas que operem na europa ou Eua, serão sujeitos aos reguladores tambem!
A grande questão é que a Tencent opera e sempre operou no mercado livre, e não se coloca a hipotese deles pegarem nos Ips para exclusivos.
Ô Rui, seria uma glória! Pena que a Sony não faz todas as minhas vontades! Livrar dos Fifeiros e CoDeiro, pra mim, seria um sonho! Até GTA podia ir junto, que deixassem só a equipe pra fazer RDR 🤣
Falta o mais importante Juca.
Eu tambem queria comprar um ferrari e um apartamento na praia dos carneiros recife mas não ha moedinhas…
Mas Rui, já compraram até o que a MS queria e não conseguiu!
Sabes de quem é a Bungie, ô Rui? 😃
Rui, um dos meus conceitos de inferno é chegar num lugar e só ter brócolis pra comer e um xbox só com fifa pra jogar sem poder trocar de jogo! Não consigo pensar em nada muito pior que isso pra mim… quem sabem por a mais umas imagem do Phil Spencer a fazer promessas num telão! 😂
Agora, meu feeling, que costuma ser bom, me diz que vocês fãs de Xbox vão perder coisa bem pior que jogos de Square e Capcom no Xbox! Vai vir bordoada grande aí, Rui, te prepara, pois não existe rua de valentão! 🤣
Edit: Rui, para tua falta de moedinhas pra uma ferrari de verdade, recomendo PSVR2! todo dia ando numa ferrari diferente aqui, sei que não é o mesmo, mas é como se eu fosse o Cristiano Ronaldo do Metaverso, e é o mais perto consegui sentir de estar numa ferrari, recomendo bastante, um espetáculo!
O engraçado é que no texto da matéria não mostra que todos concordaram.
um dos “estúdios” que disse para o CMA que a MS deve comprar Activision pq o jogo indie dele assim vai vender mais
quem quiser encurtar a leitura, vai para o último parágrafo… igual os fanboys do xbox falam no neogaf
Tá ai para quem acha que a MS não adestra os seus fanboys… Declaração oficial de um estudio indie igual de um fanboy do xbox de forum
A outra trabalha para a Microsoft a fazer versões do Minecraft…
Enfim, os seus depoimentos terão o seu valor, falta saber qual é que ele será!
eu só fico a imaginar, caso a aquisição seja feita, o valor que irá ficar nos jogos:
Isso aí é praticamente 10% do valor de um PS5 ou de um PSVR2 no Brasil
MS é pra esquecer vendas, jogos é coisa a Alugar! Futura Playstore pra concorrer com a Google! 😃
A Sony teria que ser louca pra tirar o COD do Play caso a compra passe! (O que não duvido que seja), mas eu não entendo essa birra de não pegar o acordo de 10 anos com a Microsoft! Nesse meio tempo ela poderia fazer um jogo do mesmo estilo, que muito provavelmente não chegaria perto do sucesso de COD mas cobriria essa lacuna pelo menos! Fora que ela já tem uma franquia da Microsoft no console dela que é o Minecraft! Se trata-se apenas de não dar lucro a concorrência pra mim isso é uma estupidez que só prejudicará a Sony e seus clientes que ficaram sem COD!
O acordo não garante nada Paulo, é mera propaganda pra bobo ver, afim de facilitar a aprovação por órgãos fiscalizadores. A Sony não apoia a aquisição. Que parte não entendes?
A parte legal que o raciocionio dele ja chama a MS de incompetente
Nada de pensar na MS fazer um cod de 1 bilhao de orçamento por ano durante 70 anos com essa grana.
Ele sabe melhor que todos aqui quw a MS nunca teria competência para isso
So comprando quem faz.
Ue, e pq a MS nesses 10 anos nao cria um compedor do COD entao, nao precisa comprar.
Com 70 bilhões, lanca um COD de 1 bilhão de orçamento por ano durante SETENTA anos ininterruptos
Curioso isso, somente a Sony tem que trabalhar.
o xbox pode ser o playboy sustentado pelo papai Office/Windows e fazer varios Macacos Craigs e depois papai compra COD para ele?
Essa história de que a Microsoft não tem talento ou competência pra criar os seus jogos a partir do zero não faz sentido nenhum! Ela em 2018 e 2019 comprou vários estúdios menores para o “crescimento orgânico”! Isso enquanto a maior parte da comunidade de Play dizia que eram estúdios de fundo de quintal! É impressionante como a narrativa muda conforme a necessidade! Fora que essa história de que empresas como Sony ou Microsoft tem ou não competência ou talento pra fazer jogos também não tem lógica alguma! Quem faz os jogos são os estúdios! As publishers só dão o dinheiro pra isso! Claro que também tem a outra função da publishers que é fiscalizar o projeto! Então qual é a diferença entre você comprar uma empresa com franquias já prontas de criar uma do zero?! Jogo é jogo! E ela tem feito as duas coisas!
então pq a MS não faz um “cod killer” ?
70 bilhões = 70 anos fazendo um “COD KILLER” por ano com orçamento de 1 bilhão.
estudio bem bom esses ai que a MS comprou… ZERO jogos, CG fake sem data
Só a Housemarque já fez mais jogos que todos esses “estudios organicos” da MS somados
Só a Insominac já fez mais jogos que a Bethesda toda somada
Não tem nada de fundo de quintal, eram estuidos flopados e inseguros que acharam um “rico bobão” que queria pagar por eles, rico bobão desesperado para adicionar FILLER no catálogo deles
Fora que a Activision tem várias outras franquias além de COD! Então seu raciocínio não é válido!
Paulo, de 2013 pra cá quantos grandes títulos a MS entregou além de FH?
De lá pra cá, quantos e quais foram os jogos que jogaste que disseste, é por isso que Xbox vale cada centavo? Consegues citar 5 jogos que o marcaram de 2013 pra cá? Pode incluir os FH, inclusive.
Forza Horizon 4, Gears 5, Ori 1 e 2, Halo Infinite e Quantum Break! Tem vários outros, mas você só pediu 5 então estão aí!
Ori não é da MS, ela é só publisher, pelo menos até onde sei a Moon não é da MS e agora até se distanciou.
Sem querer desrespeitar seu gosto, mas é sério que achas que Quantum Break e Halo Infinite justifica a compra de um Xbox?
A IP é da Microsoft! A Moon Studios mesmo não sendo da Microsoft atuou como Second Pary e recebeu os investimentos para fazer o jogo exclusivo pro Xbox! Tanto que tem rumores que a Microsoft está fazendo um terceiro Ori sem a Moon Studios! E sim eu acho que Halo Infinite e Quantum Break valem o investimento no Xbox! São jogos muito bons!
Realmente, Não sabia que os Ori eram da MS, pensei que eram da Moon, pagos para ficar como exclusivos, como foi os Mass Effects. Os Ori são muito bons, principalmente o 1o! Me calou, pois pensei que só escapavam os FH! 😃
Infelizmente não temos tempo de consumir os jogos em larga escala para ter uma visão mais ampla do que cada ecossistema pode nos oferecer.
Conheço pessoas que adoram Sea of Thieves, jogam centenas de horas. Outros gostam de State of Decay. O Paulo citou o Quantum Break, etc.. eu não joguei nenhum destes 3 jogos, logo não posso opinar.
Mas posso dizer sobre jogos que já subestimei no passado, mas que foram gratas surpresas. Um deles é o jogo do moranguinho (Bugsnax), que virou piada no Playstation Showcase de 2020, mas que aqui em casa foi bastante apreciado.
Eu não tenho dúvidas de que se eu comprasse agora um Xbox e consumisse o catálogo do Gamepass, seria presenteado com gratas surpresas, ou seja, alguns jogos que eu não esperava nada, mas que após experimentar, vão me entregar uma boa experiência. O problema é que todo mundo tem seu backlog cheio, então para fazer um novo investimento, seria necessário algo notoriamente impactante ao ponto de furar a fila do backlog rsssss
Não é nesse sentido que falo, Carlos, é que de certa forma trhirdies têm nos 2 consoles, quando escolho falar de first party é pra ver o diferencial deles.
Tanto Ori quanto FH são excelentes jogos, eu os joguei. Falar que Quantum Break é bom já tem um grande relativismo, eu os joguei. Falo isso porque é como dizer que gostei de The Order e esse é um motivo pra que alguém compre um PS, entende? É um jogo do qual se pode gostar, e certamente tem qualidades como Quantum Break, mas não é um sistem seller.
No mais estávamos a discutir o que a MS produz, e o colega cida dentre o que ela produziu, 2 produtos de second party, Ori é da Moon que não é estúdio da MS e Quantum Break que ele achou digno de ser citado é feito pela Remedy. Lógico, ips são da MS… Gears, apesar de não gostar, reconheço qualidade nele. Sobre Halo eu não comento porque sempre achei uma franquia superestimada, o que provavelmente os caixistas devem achar de God of War ou Uncharted, mas se for ver a qualidade que saem quando lançados é um que de diferença.
De qualquer forma, entendo seu ponto de vista, eu consigo gostar de games aos quais já subestimei, mas jamais compraria um videogame caro pra jogar um Bugsnax, ou mesmo um Journey, Flower, Little Big Planet… É um investimento que fazemos pensando em jogar grandes AAAs, não jogos que até poderiam estar em celulares. Sem querer despresar nenhum grande indie.
Sobre os games que o colega citou, daqueles só não joguei Halo Infinite, mas o joguei o collection com alguma dificuldade pelos visuais e macânicas um tanto ultrapassados, e o 5 que achei bem medíocre (mas levo como questão de gosto pessoal). FH são indiscutivelmente os melhores jogos de carro arcade, batem facilmente NFS em visual e trilha sonora e acho-os divertidos, Ori é excelente, e o 2 também, todos esses eu terminei. Gears 5 eu larguei lá pelo meio, mas é um jogo bem feito.
Mas sinceramente, nem por Halo, Gears ou Quantum Break eu cogitaria comprar um Xbox, e nem por um jogo indie como Ori, por mais incrível que seja, eu o procuraria jogar num Notebook, por exemplo. O que realmente ainda pode ser um System Seller de Xbox pra mim seria o Forza Horizon e só. Mas sim, gosto é subjetivo. Mas acho a entrega da MS muito pouca na última década.
Obviamente que algumas coisas só tenho digitais com os Ori (o 2 já joguei no Gamepass) e o Gears 5.
É fato que a Sony possui mais blockbusters lançados. Mas não acho necessariamente que as pessoas compram uma nova geração apenas por causa deles, ainda mais agora com Xbox Series S sendo vendido a preço acessível.
Eu não considero Returnal um blockbuster (diria que é um “2.5A”), e é seguramente um dos melhores ( se não for o melhor ) jogo de PS5 que joguei até o presente momento. Outro exemplo é Cuphead, que aqui em casa é uma febre, eu platinei na minha conta, meus filhos também terminaram nas contas deles. Se em 2017 eu soubesse o quão bom é este game, certamente teria comprado um Xbox One para jogá-lo.
E quando se fala em biblioteca, eu não gosto muito de restringir a discussão em first-party. Se o dono de Xbox quer jogar Final Fantasy 7 remake, é fato que o jogo está restrito a PS/PC, independente se é first/second/third. O mesmo vale para Bloodborne, Ori, Ryse, etc. Talvez não foi um estúdio interno quem produziu, mas houve financiamento, essas coisas.
quantum break com 4h de série de TV B e 4h de gameplay?
Depois de ler a resposta da Sony à CMA, que será publicada amanhã, a Sony seria era louca se aceitasse o acordo da Microsoft, e se mantivesse o COD na consola caso os remédios fossem apenas comportamentais (apesar que aqui, poderá depender do que forem esses remédios).
Vale lembrar que o acordo inicial só previa uma extensão de mais 3 anos de CoD nos consoles PS além do acordo atual que a Sony tinha com a Activision… depois que aumentaram pra 10, logo, se CoD passar pra MS é pra esquecer mesmo, as intenções estão claras.
https://www.gamesindustry.biz/playstation-xboxs-call-of-duty-offer-was-inadequate-on-many-levels
Seria a maior burrice comercial da história banir o jogo mais jogado da plataforma. Um dia haverá COD Warzone 3.0 e todo mundo do atual Warzone 2.0 vai se mudar pra isso.
Por picuinhas assim a Nintendo tomou o capote que tomou e perdeu relevância com o público hardcore. A Sony não tem um nicho infantil tão fiel como a Nintendo. Eles iriam mais para um caminho da SEGA se as coisas desandassem.
E a Nintendo deve estar muito preocupada com esse “público hardcore” principalmente se for o “hardcore” do xbox que não compra games. Switch está indo para 130 milhões, exclusivos voando em vendas (lembrando que a Nintendo não divulga dados de vendas digitais) https://www.nintendoblast.com.br/2023/02/nintendo-atualiza-dados-de-vendas-de-seus-jogos-para-switch-confira-lista-dos-mais-vendidos.html. É interessante ler de caixista sobre a Nintendo, pois tudo se resume a criança, nichado para crianças, etc… Mas confesso que é difícil explicar o que a Nintendo desperta em seus games, tanto para crianças quanto para adultos, principalmente quando for explicar isto para caixista, pois não entenderia o que é de fato um game com qualidades, game concorrendo a prêmios relevantes, games que vendem 30/40 milhões de cópias, etc… O caixista não sabe o que é nada disso, mas sabe fazer algo como ninguém… Especular!!! Tudo é sobre: “Game X chegará… Estúdio y contratou ex Sony, estúdio z contratou ex Rockstar, nesse eterno loop de esquizofrenia , é assim que vive o caixista. Então… Fernando, continue achando que a Nintendo é coisa de criança e continue achando realmente que a Sony virará uma Sega, pois assim vc faz jus ao caixista clássico… so lunático, sofredor e invejoso! Lunático por criarem coisas que beiram a loucura, sofredor por saberem que é a plataforma de menor expressão do mercado e invejosos por no fundo desejarem muito os games da Sony e Nintendo, mas terem que se contentarem com aquela mediocridade sem fim, msm com “todo dinheiro do mundo” para fazer melhor.
Embora eu não esteja 100% dentro do universo da Nintendo, pra mim é bem clara a diferença quando vou jogar Super Mario 3d World, e logo em seguida vou jogar Sackboy.
Embora Sackboy seja divertido (até hoje meus filhos acessam a loja do Zom Zom para pegar novas customizações de roupas), falta bastante para conseguir se medir com um jogo do porte de Super Mario 3d World. O mesmo vale para Crash Team Racing que é ótimo, mas passa longe de Mario Kart 8.
O ponto central nestas diferenças são as features, variações de gameplay, riqueza de detalhes, diversão .. não é apenas uma questão de marca.
Exatamente, Carlos!
Fernando jamais entenderia isto, pois no universo da caixa não há nada minimamente próximo para eu explicá-lo.
Acho a Nintendo tão impressionante que é a única empresa que consegue me fazer cogitar e até comprar um console por um único jogo dela, porque sei que valerá cada centavo!
Muito pelo contrário… Eu discordo completamente.
O COD tem o peso que tem, mas estando dominado pela Microsoft, comercialmente mais vale a Sony assumir a perda do que estar a alimentar com os seus clientes um concorrente horizontal.
Eu não conheço no mercado muita coisa a funcionar dessa forma, se é que há alguma.
Sabes dar exemplos de produtos de uma empresa que vendam mais no seu concorrente no direto?
Se me deres exemplos, talvez aceite o teu raciocínio.