Bungie perdeu a sua autonomia. É agora um estúdio Sony , controlado pela Sony

O acordo de compra era que a Bungie se manteria independente. Mas uma clausula previa que, em caso de má gestão, a Sony tomaria controlo da empresa. E isso foi o que aconteceu!

Insucesso de vendas, despesas exorbitantes, despedimentos em massa, e finalmente o saber-se que o gestor da Bungee tinha gasto 2,3 milhões em automóveis na mesma altura em que despedia 230 funcionários foram os motivos de a Sony ativar a clausula para controlo da Bungie.

Destiny foi um sucesso, mas o mesmo tem vindo a decair, e as vendas das ultimas edições não granjearam o sucesso esperado. A consequência foi uma perda de receitas, que perante as despesas da empresa levaram a que a Sony ameaçasse acionar a clausula segundo a qual, em caso de má gestão, tomaria conta da empresa. Para evitar isso a direção da Bungie procedeu a diversos ajustes internos, nos quais se incluíram o despedimento de 230 funcionários.

Mas as coisas não melhoraram, e sabe-se agora que ao mesmo tempo que despedia esses funcionários, o CEO da Bungie gastava 2.3 milhões em automóveis antigos, tendo mesmo convidado funcionários da empresa para os ver, funcionários esses que despediria 2 dias depois.

Perante isto, Jeff Grubb anunciou que a Sony avançou e tomou conta da empresa. Nessa medida a Sony vai-se livrar de toda a estrutura diretiva e pessoas que se entende terem contribuído para que a empresa chegasse onde chegou, bem como fazer cortes estruturais e movimentação de funcionários.



Assim, a Bungie é agora mais um estúdio Sony, gerido da mesma forma que todos os outros, tendo perdido a sua independência, e sendo liderado por Hermen Hulst.

Eis o comunicado oficial da Bungie, que não abre completamente o jogo, mas que, mesmo assim, deixa bem clara essa situação:

O novo caminho para a Bungie

31 de julho de 2024 – Pete Parsons

Esta manhã, estou a compartilhar com todos vocês algumas das mudanças mais difíceis que já tivemos que fazer como estúdio. Devido aos crescentes custos de desenvolvimento e mudanças na indústria, bem como às condições econômicas duradouras, ficou claro que precisamos fazer mudanças substanciais em nossa estrutura de custos e concentrar os esforços de desenvolvimento inteiramente em Destiny e Marathon.

Isso significa que, a partir de hoje, 220 de nossas funções serão eliminadas, o que representa cerca de 17% da força de trabalho do nosso estúdio.   



Essas ações afetarão todos os níveis da empresa, incluindo a maioria dos nossos cargos executivos e de liderança sênior.

Hoje é um dia difícil e doloroso, especialmente para nossos colegas que estão saindo, todos os quais fizeram contribuições importantes e valiosas para a Bungie. Nosso objetivo é apoiá-los com o máximo de cuidado e respeito. Para todos os afetados por essa redução de empregos, ofereceremos um pacote de saída generoso, incluindo indenização, bônus e cobertura de saúde.

Eu percebo que tudo isso é uma notícia difícil, especialmente após o sucesso que vimos com The Final Shape. Mas, à medida que navegamos pelas realidades econômicas mais amplas no último ano, e depois de esgotar todas as outras opções de mitigação, isso se tornou uma decisão necessária para refocar nosso estúdio e nosso negócio com metas mais realistas e finanças viáveis.

Estamos nos comprometendo com duas outras grandes mudanças hoje que acreditamos que darão suporte ao nosso foco, alavancarão os pontos fortes da Sony e criarão novas oportunidades para os talentos da Bungie.

Primeiro, estamos aprofundando nossa integração com a Sony Interactive Entertainment, trabalhando para integrar 155 de nossas funções, aproximadamente 12%, na SIE nos próximos trimestres. A SIE trabalhou incansavelmente conosco para identificar funções para o máximo possível de pessoas, permitindo que juntos salvássemos uma grande quantidade de talentos que, de outra forma, teriam sido afetados pela redução de força.



Em segundo lugar, estamos trabalhando com a liderança do PlayStation Studios para dar início a um dos nossos projetos de incubação – um jogo de ação ambientado em um novo universo de ciência e fantasia – para formar um novo estúdio dentro do PlayStation Studios e continuar seu promissor desenvolvimento.

Este será um momento de tremendas mudanças para o nosso estúdio.

Vamos analisar como chegamos nessa posição; é importante entender como chegamos aqui.

Por mais de cinco anos, nossa meta foi lançar jogos em três franquias globais duradouras. Para concretizar essa ambição, criamos vários projetos de incubação, cada um deles semeado com líderes de desenvolvimento sênior de nossas equipes existentes. Por fim, percebemos que esse modelo esticava muito nosso talento, muito rápido. Também forçou nossas estruturas de suporte de estúdio a escalar para um nível maior do que poderíamos suportar realisticamente, dados nossos dois produtos principais em desenvolvimento – Destiny e Marathon.

Além disso, em 2023, nossa rápida expansão colidiu de frente com uma ampla desaceleração econômica, uma forte desaceleração na indústria de jogos, nossa falta de qualidade com Destiny 2: Lightfall e a necessidade de dar a The Final Shape e Marathon o tempo necessário para garantir que ambos os projetos entregassem a qualidade que nossos jogadores esperam e merecem. Fomos excessivamente ambiciosos, nossas margens de segurança financeira foram subsequentemente excedidas e começamos a correr no vermelho.



Depois que essa nova trajetória ficou clara, sabíamos que tínhamos que mudar nosso curso e velocidade, e fizemos tudo o que podíamos para evitar o resultado de hoje. Mesmo com esforços exaustivos empreendidos por nossas equipes de liderança e produtos para resolver nossos desafios financeiros, essas etapas simplesmente não foram suficientes.

Como resultado, hoje devemos dizer adeus a talentos, colegas e amigos incríveis.

Este será um momento desafiador na Bungie, e precisaremos ajudar nossa equipe a navegar por essas mudanças nas próximas semanas e meses. Esta será uma semana difícil, e sabemos que nossa equipe precisará de tempo para processar, fazer perguntas e absorver essas notícias. Hoje, e nas próximas semanas, realizaremos reuniões de equipe e town halls, sessões de discussão de equipe e sessões privadas e individuais para garantir que estamos mantendo nossa comunicação aberta e transparente.

A Bungie continuará a fazer grandes jogos. Ainda temos mais de 850 membros de equipe construindo Destiny e Marathon, e continuaremos a construir experiências incríveis que excedem as expectativas dos nossos jogadores.

Haverá um momento para falar sobre nossas metas e projetos, mas hoje não é esse dia. Hoje, nosso foco é apoiar nosso pessoal.



Sobre este assunto, alguns ex-funcionários da Bungie, que desejaram permanecer anônimos, falaram com o jornalista Stephen Totilo sobre a situação difícil da Bungie. E embora haja quem possa olhar para a aquisição da Sony como o ponto de partida para as recentes demissões, essa situação não é a referida por estas pessoas: Quatro ex-funcionários da Bungie disseram que têm pouca animosidade pela Sony no que toca aos despedimentos, pois a real culpa recai principalmente sobre a gerência do estúdio por prometer um crescimento irrealista.

Um ex-funcionário “bem relacionado” da Bungie afirma a alternativa à compra da Bungie pela Sony seria pior, afirmando: “A história alternativa seria a insolvência”, ou por outras palavras, a falência.

Assim, estes ex-membros do estúdio apontam o dedo da culpa para a gerência da Bungie, que supostamente exagerou nas perspectivas financeiras do estúdio fornecidas à Sony. Basicamente até se acha que a Sony pagou demais pela Bungie pois “a Bungie vendeu à Sony ideologias que simplesmente não conseguiram entregar.”.

De acordo com dois ex-membros do estúdio, a Bungie repetidamente não cumpriu as metas financeiras prometidas à Sony e, além disso, o estúdio aparentemente vem perdendo dinheiro desde o lançamento da expansão Lightfall de Destiny 2 em fevereiro de 2023. A expansão The Final Shape não vendeu tão bem quanto Lightfall, mas, mesmo que vendesse, isso não teria impedido as demissões pois a situação do estúdio estava já má demais.



Há ainda relatos de que a Bungie mentiu nos seus relatórios financeiros entregues à Sony, pintando uma saúde financeira que não correspondia à verdade, falseando assim dados para a aquisição. Está é uma situação que, a ser verdade irá certamente levar a um processo em tribunal.



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Trevisan
Trevisan
3 de Agosto de 2024 10:47

A sombra daquilo que já foi um dia. RIP Bungie :/

Juca
Juca
3 de Agosto de 2024 11:26

Com o estrago já feito, o importante é limitação de dano. Espero é que com essa enxugada não se percam os mais criativos e de maior capacidade técnica e artística de trabalho. O que parece ter acontecido.

De qualquer forma, me solidarizo aos trabalhadores que perderam o emprego devido a má gestão e incompetência administrativa de quem está mais preocupado em dar uma de playboy inconsequente enquanto sua casa pega fogo.

Julio Guilherme Estrela Júnior
Julio Guilherme Estrela Júnior
3 de Agosto de 2024 13:16

Tem um canal aqui do Brasil especializado em tecnologia que falou que o ps5 pro será inútil. Qual a opinião de vocês sobre esse vídeo?

https://youtu.be/rkS4UXgWTqo?si=-I8b6dkLvwomKP-y

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Agosto de 2024 0:57

Esse canal acima não é de um caixista, msm sendo de um embromador Mário! Sinceramente, acho o ps5 pro inútil tbm como qualquer console de meio de geração e até me surpreende vc pensar diferente, pois era um crítico ferrenho desse tipo de produto.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Agosto de 2024 1:40

Talvez melhore o projeto dos jogos a longo prazo

Agora deve ter gente começando a fazer jogos crossgen do PS5 e PS6, então os caras podem mirar como base o PS5 PRO…. melhorar um pouco para o PS6 e cortar bastante para o PS5 normal por ex.

Só de agora os devs já começarem a usar esses recursos que devem vir também no PS6 já é uma vantagem.

Quando sair o PS6 as engines já terão suporte a IA, vão se apoiar mais em RT, etc.

Hennan
Hennan
3 de Agosto de 2024 19:45

Não tenho muito a acrescentar sobre o caso. Mas acredito que as gigantes dos games precisam contratar a galera dos fóruns para ter uma segunda opinião. Porque não é que tomam decisões ruins, mas como alguém algum dia acho que daria certo.

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