A Xbox One S é um sistema multimédia que pelo preço e presença de leitor UHD não tem paralelo. Mas infelizmente bugs impedem o sistema de reinar onde justificadamente deveria.
Se queres um sistema multimédia 4K, a Xbox One S é pelo preço o melhor, oferecendo-te ainda uma grande consola de jogos. Ela é capaz de lidar com HDR, uma característica associada ao formato 4K que permite uma pallette de cores maior e consequentemente, cores mais vivas e mais detalhe em zonas escuras e claras.
Infelizmente a consola possui bugs no seu HDR que a impedem de atingir o seu potencial! Mas não desesperes… tudo deve poder ser resolvido com actualizações de firmware.
O segundo bug prende-se com os Blu-Rays UHD. Se no caso do Netflix a consola activa o HDR onde não devia ativar, aqui o caso é que o HDR não é activado correctamente, o que leva a “sangrias de luz” com zonas do ecrã mais brilhantes do que deveriam.
Eis um exemplo num filme no formato 21:9 que coloca duas barras no ecrã, com o HDR a ser feito com um leitor Samsung, e com a Xbox One S.
Nenhuma das bugs é verdadeiramente impeditiva do uso, mas certamente são pontos negativos, especialmente para quem se desfez de TVs perfeitamente funcionais a 1080p e investiu uma boa pipa de massa em 4K por causa destas caracteristicas.
Felizmente estamos a falar de bugs que, como referido logo no início, aparentemente podem ser resolvidas por software, mas o certo é que as bugs existem desde Agosto e não foram ainda corrigidas. Porque? Não sabemos responder, mas esperemos que sejam corrigidas o mais rápido possível.