Apesar do erro ser da Microsoft, o utilizador só tem os habituais 10 dias para reverter a instalação, sob pena de ter de fazer re-instalação total.
Quando alguns utilizadores de máquinas não suportadas pelo Windows 11 começaram a receber notificações para o instalarem a ideia que passou foi que a Microsoft teria voltado atrás nas suas decisões e abrir o windows 11 a todos. Afinal era através do instalador oficial que a situação estava a ocorrer.
E nesse sentido, muitos terão atualizado.
Infelizmente a Microsoft veio agora dizer que se tratou de uma bug. E que esses PCs continuam oficialmente sem suporte, pelo que manterem o Windows 11 dará origem, mais cedo ou mais tarde, à necessidade de re-instalar o sistema.
Assim, o recomendado é que a instalação seja revertida, o que terá de acontecer nos 10 dias seguintes à atualização. Apesar de o erro ser da Microsoft, este prazo não foi dilatado, pelo que quem não o fizer, se o quiser fazer depois terá mesmo de re-instalar. E perante a realidade do não suporte, isso passa a ser uma inevitabilidade, apenas com data ainda não definida.
Nesse sentido, fica o alerta. Se tens uma máquina não suportada e instalaste o Windows 11, reverte a instalação o mais rápido possível.
O Windows 11 foi aquele que quebrou o ciclo de um Windows excelente seguido por um ruim. Que sistema bom. Minimalista, bonito e de excelente performance.
Não vai acontecer com o Windows 10 igual aconteceu com o Windows 7 que as pessoas não migraram para o 8 e 8.1 por não gostarem dele.
Quem gostou do 10 vai gostar do 11 até mais. Prevejo uma migração rápida.
Em Dezembro de 2021 ele tinha 10% do mercado, em Fevereiro já tinha 20% , hoje vai saber.
Em Dezembro de 2021 não tinha 20%, porque apesar de ter mexido um bocadinho de nada até Fevereiro, ele estagnou nessa data nos 19.x%, sem se mexer verdadeiramente deste essa altura. Alcançou os 19,4% em Março e os 19,7% em Abril.
https://www.thurrott.com/windows/266225/adduplex-windows-11s-market-share-continues-to-stagnate-in-april
Há mesmo quem refira que esta suposta “Bug” na realidade foi propositada para ver se a quota do Windows 11 crescia devido aos incautos e que seriam interessados.
O windows 11 é mais uma vez uma maravilha… É como o gamepass. Não importa se vai lixar o mercado todo, se vai fragmentar o mercado, se mais de metade do mercado se vai lixar por não ser suportado por ele.
Quando o utilizador só olha para a sua barriga perde-se a noção das coisas.
Eu sou a favor de melhorias. Mas não sou a favor de imposições. O Windows 11 pode ser seguro para os sistemas que tem a segurança e inseguro para quem não a tem, algo que a Microsoft se recusa a fazer. Agora, como ela quer, que é deixar o mercado de fora ou tentar forçar a upgrades, especialmente numa altura onde os PCs estão caros e há falta de componentes, é algo que não agrada à maior parte dos utilizadores.
E isso está a fazer com que a maior parte, tal como eu, rejeite o upgrade sempre que ele é proposto.
o pior dessa tua estatística para o windows é que “ninguém liga”
depois do Android e IOS, windows agora só tem impacto no mercado corporativo…
Pois bem minhas duas máquinas são totalmente compatíveis. E não são lá tão novas assim.
Se o sistema precisa de fazer um salto baseado no hardware que é necessário a sua evolução fazer o que ?
Que usem o Windows 10 quem tem máquinas mais antigas.
Correcto. Essa seria a resposta ideal.
Mas:
Há máquinas com 3 anos que não são suportadas.
Há máquinas ainda mais recentes que isso que foram vendidas com motherboards sem esse suporte.
A evolução é necessária? O que está a definir o suporte são medidas de segurança, e não de performance. Qual o problema de alguns computadores não terem essa segurança? Se eles continuam ativos com outro OS, mesmo o Windows 10, vão estar inseguros e vão. O que impede então o upgrade?
E essa medida de segurança, porque outros OS não a exigem? E quando ela se passa à frente mudado o nome de um ficheiro, ela é assim tão essencial?
E a grande questão: Será que o real motivo do uso do TPM 2.0 não é o controlo do que é instalado, quebrando assim a liberdade do PC?
Mas mesmo que isso seja verdade, dada a enorme percentagem de mercado que fica para trás, a Microsoft não deveria dar suporte ao Windows 10 em vez de anunciar o fim do seu suporte?
Vai migrar para o 11 pq?
o motivo de todo mundo migrar para o windows bom, é pq o anterior era ruim.
Eu acho que motivos existem, como mais suporte, o 10 começa a ter menos atenção por parte da empresa, sobretudo a segurança, que daqui a pouco não recebe mais nenhum patch…
É o “pega-otário” ou “erro” propositado, pra fazerem o usuário testar o SO novo e alguns acharem que é preciso, realmente, migrar pra ele! 🤣
Meu maior problema com o 11 além dessa imposição de hardware ultra recente, que eu tenho até uma máquina que atende, mas não migrei, é dar controle a MS sobre desinstalar programas que eu instalei porque ela acha que deve ter controle, e desse controle eu não abro mão, e nunca abrirei.
Juca, eu não sabia disso de dar controle a Microsoft para instalar ou desinstalar programas, você sabe algo mais a respeito? Estou de fora deste assunto e gostaria de saber mais a respeito.
Daniel, li há tempos que com o uso do TPM 2.0 no Windows 11 a MS poderia checar aplicativos que não batessem como hash disponibilizado pelas empresas formando uma base de dados (TBS) pelos seus aplicativos e bloqueá-los ou mesmo desinstalá-los remotamente em prol da tal segurança do sistema, algo que pode ser bom no combate antipirataria, mas que entendo invadir a privacidade, o que penso poder gerar arbitrariedades por parte da proprietária do SO e diversos problemas que não são resolvidos meramente pelo lado do consumidor.
Não goste de atitudes impositivas sobretudo quando há perdas claras. Mas vou procurar artigos a respeito, e tentarei postá-los aqui, mas lembro que foi algo que li às vésperas do lançamento do Windows 11.
Lembro ainda que a MS já faz isso com o Windows Defender de certa forma (medida anti-ransomware ativada), entretanto, é possível sempre contornar o problema desabilitando o aplicativo ou mesmo criando exceções aos bloqueios e remoção, com o TPM 2.0 não.
Editados:
https://docs.microsoft.com/en-us/windows/win32/tbs/tpm-base-services-portal
Aqui uma discussão mais ou menos nessa linha, o potencial do TPM de bloquear apps ou ser um DRM por hardware: https://linustechtips.com/topic/1352586-windows-11-the-next-generation-of-drm-what-is-really-going-on/
O artigo abaixo diz que o TPM serve para autenticar remotamente hadware e software: https://www.howtogeek.com/738163/why-does-windows-11-need-tpm-2.0/
Continuarei na busca…
Curioso… Acabei de dar uma resposta em que todo nesse ponto.
Há quem afirme que com o Windows 11 a Microsoft quer tornar o PC um sistema fechado e controlado por eles.
A teoria da conspiração maior refere que a Microsoft quer tornar o PC fechado como uma consola, controlando o que podes instalar.
E o TPM 2.0 pode permitir isso. Acabar com a pirataria, mas ao mesmo tempo fechar o PC. É nesse sentido que eu não vejo o seu suporte obrigatório como algo bom. Opcional, como medida de segurança, sim, mas quando ele tem de ser obrigatório, tal pode dar azo a abusos.
Mário, quando puder e se achar conveniente, gostaria de ver um bom artigo sobre o funcionamento e as vantagens e desvantagens (se existem) do uso da TPM 2.0 no Windows 11. Pois tudo sobre o assunto é muito disperso e cheira a conspiração como você bem disse.
Eu tenho tido resistência a migração justamente por não saber o potencial uso disso em se pode bloquear aplicativos freeware antigos ou mesmo desenvolvidos aqui que uso por terem possíveis bibliotecas (.dlls…) alteradas ou de diferentes versões antigas, e pra mim, isso não seria produtivo e traria dores de cabeça.
Eu não sei as vantagens Juca… Porque nunca vi alguém que achasse isso relevante.
O TPM existe à anos… V 1.0 e 1.1, e agora 2.0. Nunca ninguem o usou.
Basicamente é um sistema de cifragem, semelhante aos códigos de validação das consolas, que pode permitir verificar a validade de um software, evitando assim substituições de ficheiros ou mesmo pirataria.
TPM pode ser utilizado na criptografia do disco com bitlocker. Se não tiver TPM ainda é possível criptografar mas com proteção mais fraca, com password ou token usb.
Daniel, pra correção da verdade, e me excedi um pouco no que disse, a possibilidade é de bloqueio e remoção de conteúdo por parte da MS, e não de instalar, exceto do modo como já faz com o Edge e demais aplicativos do próprio sistema Windows ou do Office Starter que muitas vezes já vêm pré-instalado no sistema. Então, o que quis dizer foi bloqueio e desinstalação de aplicativos remotamente.
Mas ainda procuro o artigo que vi, é que quando se busca por windows 11 e tpm 2.0 é uma imensidão de informações.
Entendi, a Microsoft com isso pode fechar o Windows e digamos só o que ela achar bom pode fazer parte. Além de ser uma vergonha essa atitude, viola toda a liberdade que eu tenho como dono do computador. E sobre a pirataria desde que não se tem oferecido mais demos ou trials dos jogos eu a uso sem dó nem piedade, só não falo aqui pois o site tem regras contra, mas eu tenho a decência de comprar o produto caso ele me cumpra as expectativas.
Agradeço a você Juca e ao Mário pelas respostas.
semi off:
?1
Segundo o cara ai, 220M de usuários e já esta tentando “inflar” numero de usuários ativos para valorizar o preço e ser comprada…
220M de usuários lançando Série de TV e Filmes muito mais fáceis de consumir e produzir que jogos com um publico potencial muito maior…
O sonho de ser comprada pela “coca-cola” permeia muitos falsos empreendedores no mundo… No fim, a maior parte das pessoas não querem trabalhar, nem se arriscar, só querem é lucrar…
O sonho da Netflix parece que é ser TV aberta por Streaming, trocando apenas a RF pelos cabos de internet! Lol!
Nunca tinha pensado dessa forma. Realmente.
Há situações anedóticas, Mário!
Falava com um amigo há poucos dias e não nos escontrávamos desde antes da pandemia… Ele me contou que no começo da pandemia estava empolgado pra adquirir equipamentos e fazer a sua cerveja artesanal (coisa que foi/é moda por aqui pros classes médias)… A conversa continuou e ele me falou das ambições dele com a sua criação que nunca chegou a existir, a de fazer para levar e dar aos amigos e se fizesse sucesso… De vender a Coca-cola! Passei um bom tempo rindo dos planos dele! 🤣
Até que faz sentido… ou talvez estejamos presenciando o nascimento da “tv aberta” por streaming.