A Sony PS5 tem um browser que está escondido, mas que existe pelas funcionalidades da consola. No entanto pelas formas que já se arranjaram de lhe superar algumas limitações, ele poderá vir a ser mais bloqueado do que está agora.
Analisando os menus da PS5, o web browser não está presente!
No entanto, ele não deixa de existir. Se pedirem um amigo que vos mande uma mensagem com um endereço como www.google.com, vão ver que é possível abrir-se essa página. Ora apesar de não poderem escrever nada na barra de endereços que se encontra bloqueada, por ser um motor de busca, podem pesquisar o website que quiserem e navegar para o mesmo.
É uma forma indireta de terem acesso a qualquer site web.
Ora o motivo destes bloqueios só se compreendem de uma forma, uma precaução da Sony para impedir a Microsoft de colocar o seu XCloud na PS5, caso a Microsoft o decida colocar disponível via Web Browser, passando assim por cima das limitações impostas pelos fabricantes, mantendo as funcionalidades web básicas da consola activas.
Nesse sentido não sabemos se o browser já terá algumas limitações incluídas para impedir isso, mas se não o tem, e caso estas falhas permitam o acesso, certamente a Sony vai bloqueá-lo ainda mais.
A realidade é que eis uma prova que há já quem tenha conseguido correr dentro do browser um emulador da MSX2 e executar o Metal Gear Solid nele.
There is only one Metal Gear, the original for MSX2. WebMSX under PlayStation 5 internal browser pic.twitter.com/XvOkCmZrGY
— bigboss (@psxdev) November 19, 2020
Desculpa Mario, mas eu acho que o real motivo é que eles querem impedir qualquer desbloqueio do PS5 através do navegador como já acontece com o PS4 HEN.
De verdade se for isso é culpa da sony por fazer um sistema tão tão fechado, vi outro dia que estavam rodando emuladores até de PS2 e PS1 no Series S, cara isso é loucura, torna o Xbox mais retrocompativel com a família Playstation do que o próprio PS5. Inclusive me fez olhar com outros olhos paro o Series S agora, acho que futuramente pretendo pegar um PS5 como plataforma principal e utilizar o Xbox como uma central de retro games.
Hiago… A pirataria e homebrew é tema tabu neste website. Correr software não oficial numa Xbox é um hack, e isso não pode ser passado como boa notícia.
Desculpe, não é essa a intenção, mas o fato de você colocor na mesa esse assunto creio que seja mais plausível a Sony ter feito isso como forma de prevenção contra alguma quebra de sistema.
Desconheço, pelo menos nesta fase, que seja possível hackear a PS5 pelo browser…
Tem esse rapaz que rodou Metal Gear no PS5, bom ele é conhecido por fazer expoit para o PS4.
Mário eu entendo o questionamento do Hiago.
Há desbloqueio para PS3 via browser, para o PS4 parece que também (vi alguns títulos de notícias/theads mas não acessei), então seriam mais lógico que iriam tentar um desbloqueio do tipo para o PS5.
Como também acho válido o bloqueio devido a emuladores, visto que acho que foi por aqui que se noticiou que a Google conseguiu rodar o Stadia via browser em uma plataforma, creio que no iPhone