Brasil aprova compra da Activision pela Microsoft

O CADE refere não ter encontrado motivos para negar a compra à Microsoft.

O Regulador Brasileiro analisou e funcionou, tendo achado no final que não encontra motivos para negar a compra da Activision à Microsoft.

O CADE, a entidade reguladora do Brasil, entende as queixas da Sony, acredita inclusive que a Microsoft poderá não cumprir com a sua palavra e poderá mesmo tornar todo o conteúdo da Activision exclusivo. Percebe ainda que a compra afetará a Sony financeiramente, mas entende que no global nada disso impede a Sony de competir, e usa para mostrar o seu ponto o exemplo da Nintendo que não possui qualquer dependência dos jogos da Activision.

Nesse sentido, o regulador Brasileiro aprova a compra sem restrições.

Muito sinceramente compreendo este ponto de vista, e respeito está decisão. O Regulador funcionou, e é só isso que se pode pedir.



No entanto é igualmente minha opinião que a comparação com a Nintendo demonstra uma clara falta de conhecimento só que é o mercado, como ele funciona, e como é movido por paixões, ódios, e nichos de mercado. E nesse sentido, meter a Nintendo à mistura como exemplo, é algo que tem pouco de compreensível.

Seja como for, e nesse aspecto o regulador Brasileiro esteve muito bem, a função de um regulador é proteger o público do seu país (algo que eles reforçam para apoiar a decisão), e a Microsoft tem uma forte aposta económica no Brasil, sendo bem aceite pelo público em geral. Já a Sony é considerada no Brasil como elitista e cara devido aos enormes impostos aplicados nos seus produtos, o que leva a que a consola seja vendida em mercados paralelos que não beneficiam a entrada de divisas no país. Tudo isto são fatores que, de forma explícita ou implícita terão pesado, não fosse o CADE, como todos os reguladores, uma entidade estatal.

Como sempre se referiu, quer a compra acabe aprovada, quer não (e cada regulador é independente na sua decisão), o importante é que o mercado seja auscultado e a situação analisada, garantindo que eventuais disparidades sejam reguladas, caso se entenda necessário. Neste caso, o regulador funcionou, ouviu as partes, e conscientemente tomou uma decisão que fundamentou. E mais do que isso não se pode pedir!

 



58 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Deto
Deto
6 de Outubro de 2022 6:41

Saiu o parecer do CADE (BR), liberando a compra.

Agora entendi pq a MS fez aquele site la falando pq deveriam liberar a compra….

TODA a argumentação do CADE de pq aprovar a compra é praticamente copiado desse site da MS.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Rui
Rui
6 de Outubro de 2022 8:14

Já estou farto dessa novela.

Juca
Juca
Responder a  Rui
6 de Outubro de 2022 9:51

Vai dar certo Rui, não te preocupes o xbox será grande novamente, ao menos por um tempo! 🙂

Last edited 2 anos atrás by Juca
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
6 de Outubro de 2022 8:55

Por falar nisso aos anos que não compro um COD, acho k na geração PS4 apenas comprei um.
Desde que abandonaram o modo historia que não tive mais motivação para comprar cod, talvez porque tenho vindo a abandonar o jogo online 🙂
Curiosamente experimentei a Beta do cod que irá sair agora e até gostei.(apesar de já estar minada por batoteiros).

Pelo que li terá modo historia e pela primeira vez em alguns anos que estou a pensar comprar quando houver uma promoção.

Eduard08
Eduard08
Responder a  Alexandre Oliveira
6 de Outubro de 2022 16:30

Sim tera o modo historia, agora so espero que nao va ser como no cold war ou no vanguard que tiveram um modo história bem pequeno
Agora se nao estou em erro so o COD black ops 4 e que nao teve modo história

Hiago
Hiago
6 de Outubro de 2022 9:21

Nós últimos anos não pode levar a sério o que o CADE diz, tempos atrás ele aprovou a compra da Embraer pela Boeing (a mesma que já incorporou todas as suas concorrentes dentro dos EUA e criou um super monopólio). No caso da Embraer ainda bem que não se concretizou.

Juca
Juca
Responder a  Hiago
6 de Outubro de 2022 9:56

As instituições brasileiras estão em colapso (fato), e nem uso isso pra criticar o CADE brasileiro que tem uma decisão que até compreendo, numa visão simplista, a MS tem sido muito mais “pró-consumidor” por aqui, num mercado que é basicamente um duopólio; a Sony mais recentemene desinvestiu no país fechando fábricas e deixando apenas um escritório por aqui, e a Nintendo foi embora faz algum tempo, aí uma decisão dessas é só um troco, fora que a MS além de gerar mais empregos por aqui tem contratos com o governo pra fornecimento de softwares.
Mas é fato também que orgãos reguladores aqui já estão a “passar a boiada” há um tempo! Aqui quem paga mais leva! Basta olhar pro tanto de agrotóxicos que foram aprovados nos últimos anos. Aqui é a terra onde se chama urubu de “meu loro”!

Last edited 2 anos atrás by Juca
Hiago
Hiago
Responder a  Juca
6 de Outubro de 2022 17:09

Sim, nós últimos anos está osso. Referente a sua explicação sobre Sony vs Microsoft pensando nesse lado eu tenho que concordar, a situação da Sony Brasil chega ser triste.

Last edited 2 anos atrás by Hiago
Rafael
Rafael
Responder a  Juca
6 de Outubro de 2022 23:41

Com exceção ao PS, todos os outros produtos da Sony nunca foram tão superiores para o preço que eles cobram. Ruim, pois foi mais uma empresa que saiu do Brasil. Porém, o posicionamento do CADE não tem nada haver com essa questão. Não há motivos para que qualquer orgão regulador se oponha a compra. E Nesse sentido, o que eles compararam com a Nintendo é totalmente compreensível e serve de exemplo sim. Se fosse da forma que a Sony chora, ela teria que ceder os titulos exclusivos para a Microsoft tbm… acho que foi muito choro da Sony, pois se ela pudesse, tbm compraria a Activision. Apenas um ato desepserado de quem não quer perder jogos importantes. Gosto muito do PS, tenho o 5 e não tenho do que me queixar, más a concorrência tá aí e vida que segue, agora tem que correr pra continuar oferecendo jogos à altura.

Rafael
Rafael
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Outubro de 2022 1:42

Respeito tua opinião Mário, más se até você concordou com o posicionamento deles (só não os motivos), quer dizer que estamos falando a mesma língua. Sei da importância dessa aquisição para o mercado e que pode influenciar muitos gamers que inclusive podem migrar para a Microsoft, empresa que tem muito mais grana que a Sony e sim, pode deixar o jogo desigual. Sugestão… que a Sony compre a EA.. No caminho que ela tá tomando de inclusive diminuir o espaço de lançamento de seus exclusivos para o PC… aí sim vai chamar mais os usuários pra comprar um PC e jogar esclusivos dela e da Microsoft tbm.Más na minha humilde opinião, o mercado tá aí, a Sony sempre teve hegemonia desde que lançou o primeiro PS, basta ver as vendas, os jogos exclusivos…etc. A Microsoft pode até ter mais dinheiro que a Sony, más está muito atrás dela nesse segmento. Tomaram decisoões estratégicas diferentes e cada uma vem apostando em um caminho diferente, más acabam disputando mesmo mercado. O que eu quis dizer com os exclusivos da Sony, é que ela já adquiriu no passado desenvolvedores que tinham jogos multi e que passaram a desenvolver só pra ela. E sim, se ela pudesse, ela mesmo teria feito essa aquisição.

Juca
Juca
Responder a  Rafael
7 de Outubro de 2022 10:57

Motivo tem, mas tudo tem a ver como o regulador vê a compra, se o regulador tiver em mente que no capitalismo todo mercado tende ao monopólio, e que monopólio não é bom para consumidor, deixar uma empresa que concorre no mercado e tem 20x o poder financeiro da principal concorrente compre outras grandes empresas desse mercado, isso já seria motivo de recusa de sobra…

Livio
Livio
Responder a  Juca
13 de Outubro de 2022 18:45

O mesmo CADE que agora está apurando os institutos de pesquisa…:
https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/10/13/cade-abre-inquerito-para-apurar-institutos-de-pesquisa.htm

Só lembrando que em governos anteriores o uso de software livre foi incentivado,principalmente em instituições de ensino, para reduzir os custos. Quota de mercado que a MS recuperou atualmente.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Outubro de 2022 21:50

Eu não vejo isto com bons olhos para a Sony, pois a MS se transformar isto como pessoal, poderá causar problemas com a Sony a frente. Irão boicotar onde puder, usar seu poderio onde puder e dependendo da coisa, reguladores não poderão fazer nada.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 0:18

Mário, talvez não tenha sido claro. Penso que a Sony tem o direito de lutar a favor de seus interesses, porém penso que a MS tentará fazer de tudo para prejudicá-la. Não sei se a MS consegue dificultar a Sony em relação aos seus jogos no pc por conta do Windows ou algo assim, mas penso que a MS fará o que for para prejudicar a Sony aonde os órgãos não possam interferir.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Outubro de 2022 21:54

O que mais me espantou foi a forma como a Microsoft acusou a CMA publicamente de estar no lado da Sony e lhes ter dito para eles fazerem o seu trabalho…WOW!!!

Para a Microsoft criticar assim um regulador que os está a avaliar, é porque já têm uma noção do resultado.

Derhel
Derhel
6 de Outubro de 2022 12:32

Os órgãos reguladores da maioria dos países são fantoches ao serviço das grandes empresas e interesses económicos, só intervindo pará prejudicar as pequenas e médias empresas que não teem lobbys instalados.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2022 14:11

Compreendo o que dizes, mas isto não é o meu conceito de ”funcionar”, muito menos quando a base desse funcionamento é um argumento literalmente tirado da cartola, porque das duas uma, ou isto é fruto de uma total falta de conhecimento, ou uma tremenda desonestidade intelectual, de qualquer forma, é grave, e como tal, não consigo olhar para isto como algo a funcionar.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2022 12:17

O Brasil está perdido, em qualquer hipótese. Vivemos a ilusão de que um herói nos salva tamanha alienação da população, é um país sem consciência de classe, é pobre pensando que é rico…

Em suma, é um país despolitizado, alienado, quem pagar mais sempre leva!
Pena eu não ter o dinheiro desse povo que diz ir embora daqui, senão já estava longe morando em algum paraíso fiscal de clima tropical com o qual ninguém que gosta de guerra quer mexer! 🤣

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Outubro de 2022 20:35

o CADE do brasil acabou de abrir “investigação” sobre as pesquisas de intenção de votos, pq o candidato bolsonaro (o trump brasileiro neonazista) não gostou do resultado das pesquisas de inteção de votos do primeiro turno das eleições.

então, basta que a MS tenha dado uma grana para alguma milicia do RJ, ligadas ao bolsonaro, que o Bolsonaro mandou o presidente do CADE, nomeado por ele, liberar a compra.

bem que eu falei que parecia que o CADE tinha escrito exatamente o que a MS queria na liberação.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2022 14:11

Na banania até fascismo tem justificativa, Mário! Não tem como concordar com nenhuma postura institucional daqui mais, tudo é contaminado de ideologia sem lastro na realidade nacional e do mundo.
“Estamos” a praticar xenofobia contra nós mesmo por não concordar com quem sabe que sua vida piorou.
Aqui é caso perdido, só serve de exemplo a não se seguir em qualquer esfera! 🤣

José Galvão
José Galvão
6 de Outubro de 2022 13:31

Deu-me vontade de rir a comparação com a Nintendo, isto porque se esta consegue sobreviver sem o COD, a Sony também consegue…por esta ordem de ideias, como a Nintendo sobreviveria sem apoio third, a Sony também conseguiria, portanto a Microsoft podia comprar quase toda a industria.

O que lixa a Sony no Brasil é esta não ter linhas de montagem no país, e como não tem, os seus produtos são alvo de taxas elevadas e consequentemente muito mais caros que as da concorrência que decidiu cumprir as exigências do governo brasileiro, ou seja, isto não defende os consumidores, mercado ou lá o que seja, isto é a pensar no que mais lhes convém.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2022 14:20

Apesar de me considerar naturalmente pessimista, vejo o lado positivo na concretização dessa aquisição para a Sony e outras grandes companhias, é que depois disso, a Sony estará livre pra fazer qualquer negócio ou fusão, bem como ser adquirida por outras grandes companhias que a queiram adquirir!
Vamos ver nos próximos anos como fica esse rebuliço! 🤣

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  José Galvão
6 de Outubro de 2022 15:56

Mas quem disse que as coisas do Playstation são mais caras aqui no Brasil, José?! Isso não é verdade, pois com exceção do xbox one que era de fato mais barato por serem montados aqui, hj não é bem assim!

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2022 18:27

Acho que o Edson quis dizer comparativamente ao Xbox por aqui, o preço das duas plataformas têm sido equivalentes, os consoles com preços equivalentes e os jogos multiplataformas com preços equivalentes e etc…
Em relação ao resto do mundo sim, está sempre um absurdo.

Sobre o mercado cinza,
Com o dólar
em alta faz tempo, Mário, o mercado cinza praticamente some. Pois quase tudo que é vendido nele não cobre os riscos de trazerem do Paraguai – que costuma ser a maior origem de produtos de videogame do mercado cinza.
500 dólares aqui já vai pra perto de 3 mil reais sem lucro (dólar hoje são R$ 5,20, mas tem estado por volta de R$ 5,40), e no Paraguai costuma sair por mais de 500 dólares, com o risco de apreensões e pra ganhar pouco com a cadeia de venda, o não vale a pena pro pessoal que faz o contrabando- a menos que sejam fruto de cargas roubadas, mas aí é outra história e mais complicada até pra quem compra, pois pode ser enquadrado como receptador de furto.

Aqui o PS5 está oficialmente por volta de R$ 4.500 pra referência, mas ainda se consegue dividir isso em 12x sem juros, ou ter descontos à vista, cashback… Mercado cinza pra console nos dias de hoje não consegue ser competição.

Last edited 2 anos atrás by Juca
José Galvão
José Galvão
Responder a  Edson Nill
6 de Outubro de 2022 22:02

A Microsoft fechou as suas fábricas no Brasil e/ou o governo mudou as taxas aplicadas?

Rafael
Rafael
Responder a  José Galvão
6 de Outubro de 2022 23:47

Governo exige muito e dá pouco em troca. E inclusive muda a regra do jogo durante a partida… infelzimente nosso país afasta investidores, não foi o primeiro e não será o último. A Sony, apesar do nome, já não tem produtos diferenciados há muito tempo, poucos segmentos ainda são bons e dão retorno… Estou falando isso, más sempre fui muito fã da marca, sempre teve produtos de qualidade, más se acha uma “apple” pra cobrar muito mais do que vale. Se não fosse isso, estaria muito mais competitiva no mercado. … Quanto ao COD, só colocar a Naught dog pra produzir um jogo FPS e tenho certeza que dá certo…

Juca
Juca
Responder a  Rafael
7 de Outubro de 2022 11:26

O sucesso da Naught Dog com os jogos dela não garante um fps de sucesso.

É uma teoria furada, entendo que qualidade quase sempre deverá permear os jogos feitos pela Naughty Dog, e que isso possa até contribuir com notas de avaliação, mas pra sucesso a aceitação é muito mais importante, algo o qual CoD já têm de longa data.

E hoje, indiscutivelmente é mais fácil a Sony ter um FPS de sucesso com a Bungie que com qualquer outro estúdio dela, e o motivo é óbvio, expertise.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2022 13:30

Pois é! Se fórmula desse certo sempre, todo jogo que a seguisse seria um sucesso, e sabemos pelo ocorrido na história que não é assim que funciona.

Quanto tempo a Sony não tentou um Halo Killer sem conseguir igual sucesso, mesmo tendo feito bons shooters como Resistance e Killzone?!?!

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rafael
Rafael
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Outubro de 2022 2:00

Cobiçar coisas que demoraram anos pra fazer sucesso é fácil.. ou você acha que a microsoft não cobiça The last of us, uncharted, Horizon …etc
Uma coisa é fato.. se a aquisição realmente acontecer, é questao de tempo pra Sony não ter mais acesso a estes jogos… se ficar chupando o dedo e chorando pela perda é pior

Sparrow81
Sparrow81
6 de Outubro de 2022 16:22

OFF – Algumas publishers preocupadas com o estrago que o gamepass vem causando no mercado convencional. Matéria de hoje da Games Industry fala sobre isso. Atenção para este trecho:

There are other emerging disruptions, too. Publishers at GI Live: London have told me that the impact of Game Pass means that, unless your game is in the subscription service, you are unlikely to achieve strong numbers on Xbox platforms. And one publisher told me that a similar trend is occurring on PC, too. To quote another: “If we had known how big Game Pass was going to be for our game, at the expense of our traditional sales, we’d have asked
Microsoft for a lot more money.” This situation was predicted, but it’s moving faster than some had anticipated. The rise of subs platforms and their impact on traditional sales is a short-term challenge that the industry is having to adapt to.

Link da matéria:
https://www.gamesindustry.biz/

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2022 18:49

O negócio é usar o PS como colônia a bancar o bem-estar no xbox, pode dar certo, pois já funcionou pra inglaterra, frança, eua! 🤣

Desculpe a brincadeira, mas é isso que ocorre, jogos no Gamepass só se sustentam como está se forem subsidiados, e isso, indefinidamente, não em como exister.

No sistema capitalista, essa “socialização” de jogos exige algum tipo de sacrifício ou trará outras consequências, não precisa ser “dois dentes” (vidente) pra vislumbrar, minimamente, esses cenários. Enquanto isso estão a prejudicar inúmeros desenvolvedores no presente e para o futuro da indústria, pois menor lucro, menor interesse de profissionais e por aí vai… vai ser uma “descapitalização” de recursos financeiros e humanos nesse mercado.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
6 de Outubro de 2022 18:40

Uma “boa notícia” de certa forma, pois pode promover uma reorganização de forças. O Gamepass não vai satisfazer o apetite de todos os desenvolvedores e quem se sentir prejudicado pode se unir por motivos mais nobres que apenas monopolizar ou destruir um mercado. Esperemos os próximos lances!

José Galvão
José Galvão
Responder a  Sparrow81
6 de Outubro de 2022 21:57

Estão-se a aperceber do monstro que estão a alimentar, e depois de algumas experiencias que a comunidade dev partilha entre si, começa-se a instalar uma espécie de FUD justificado, se a isto juntares o nervosismo da Sony pela forma como está a lutar contra isto, está o caldo entornado, isto porque já se aperceberam de duas coisas:

Uma delas é que a Microsoft agora paga X mas depois paga Y para ter os jogos no gamepass, e fá-lo-á se tiver o mercado na mão, além de que já está a treinar a sua base de clientes a descartar por completo o full price, e com enorme sucesso diga-se de passagem.

A outra é que por agora ainda vão tendo a almofada da Sony onde vendem 70/80 ou mesmo 90% das suas cópias, o que lhes permite correr riscos no gamepass, o problema é que com esta compra, a Microsoft pode enfraquecer e muito a Sony, logo esse pilar financeiro que lhes garante vendas, pode mesmo ser insuficiente ou inclusive desaparecer, e se ainda vão podendo ”brincar” enquanto a Playstation ainda domina, arriscam-se a ficar à mercê da Microsoft, penso seja essa a realidade para que muitos dos estúdios estão a acordar.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  José Galvão
7 de Outubro de 2022 0:38

Aproveitando o Off: Pra quem acha o PS5 grande, vem aí algo realmente sem explicação: A RTX4090! Hahaahaha Que coisa ridícula!

https://twitter.com/MenaceZone/status/1578169595219046400?t=cuK9yio9X0baNKAmb5OLjw&s=19

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Eduard08
Eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2022 10:20

Aqui parece mais pequena

comment image

Juca
Juca
Responder a  Eduard08
7 de Outubro de 2022 11:19

Continua enorme pra uma GPU! 🤣

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
7 de Outubro de 2022 11:19

Cara***! A 2070 aqui já empena o Slot e dá vontade de por uma coluna de apoio dentro do gabinete, imagina isso!

Que falta de interesse em fazer algo mais moderno e prático…

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
7 de Outubro de 2022 11:24

Precisa de um gabinete de 5 m² pra dar conta kkkkkkkkkk Ridículo!

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
7 de Outubro de 2022 13:37

Cara, e é como eu falei, a 2070 minha já fica empenada, e isso é literalmente falando… falta arrancar o Slot. Imagina um negócio desses!

É meio surreal que com a menor litografia e chips mais modernos um líder do setor não consiga lançar algo melhor, a menos que todo o problema seja a questão do resfriamento, mas por 1000 doletas já deveria era vir com refrigeração líquida!

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rafael
Rafael
Responder a  Juca
8 de Outubro de 2022 2:07

Comprei uma RTX 3070 pra um gabinete mini ITX e ficou desproporcional, pura gambiarra… kkk imagina essa 4090.
Más parece que ela é muito bruta, onde será que vai parar isso? Eu imaginava que cada vez mais iam diminuir o tamanho dos componentes, más parece que VGA´s estão indo pro lado oposto… nas últimas gerações só aumentaram.

error: Conteúdo protegido