O CADE refere não ter encontrado motivos para negar a compra à Microsoft.
O Regulador Brasileiro analisou e funcionou, tendo achado no final que não encontra motivos para negar a compra da Activision à Microsoft.
O CADE, a entidade reguladora do Brasil, entende as queixas da Sony, acredita inclusive que a Microsoft poderá não cumprir com a sua palavra e poderá mesmo tornar todo o conteúdo da Activision exclusivo. Percebe ainda que a compra afetará a Sony financeiramente, mas entende que no global nada disso impede a Sony de competir, e usa para mostrar o seu ponto o exemplo da Nintendo que não possui qualquer dependência dos jogos da Activision.
Nesse sentido, o regulador Brasileiro aprova a compra sem restrições.
Muito sinceramente compreendo este ponto de vista, e respeito está decisão. O Regulador funcionou, e é só isso que se pode pedir.
No entanto é igualmente minha opinião que a comparação com a Nintendo demonstra uma clara falta de conhecimento só que é o mercado, como ele funciona, e como é movido por paixões, ódios, e nichos de mercado. E nesse sentido, meter a Nintendo à mistura como exemplo, é algo que tem pouco de compreensível.
Seja como for, e nesse aspecto o regulador Brasileiro esteve muito bem, a função de um regulador é proteger o público do seu país (algo que eles reforçam para apoiar a decisão), e a Microsoft tem uma forte aposta económica no Brasil, sendo bem aceite pelo público em geral. Já a Sony é considerada no Brasil como elitista e cara devido aos enormes impostos aplicados nos seus produtos, o que leva a que a consola seja vendida em mercados paralelos que não beneficiam a entrada de divisas no país. Tudo isto são fatores que, de forma explícita ou implícita terão pesado, não fosse o CADE, como todos os reguladores, uma entidade estatal.
Como sempre se referiu, quer a compra acabe aprovada, quer não (e cada regulador é independente na sua decisão), o importante é que o mercado seja auscultado e a situação analisada, garantindo que eventuais disparidades sejam reguladas, caso se entenda necessário. Neste caso, o regulador funcionou, ouviu as partes, e conscientemente tomou uma decisão que fundamentou. E mais do que isso não se pode pedir!
Saiu o parecer do CADE (BR), liberando a compra.
Agora entendi pq a MS fez aquele site la falando pq deveriam liberar a compra….
TODA a argumentação do CADE de pq aprovar a compra é praticamente copiado desse site da MS.
Já estou farto dessa novela.
Vai dar certo Rui, não te preocupes o xbox será grande novamente, ao menos por um tempo! 🙂
Por falar nisso aos anos que não compro um COD, acho k na geração PS4 apenas comprei um.
Desde que abandonaram o modo historia que não tive mais motivação para comprar cod, talvez porque tenho vindo a abandonar o jogo online 🙂
Curiosamente experimentei a Beta do cod que irá sair agora e até gostei.(apesar de já estar minada por batoteiros).
Pelo que li terá modo historia e pela primeira vez em alguns anos que estou a pensar comprar quando houver uma promoção.
Sim tera o modo historia, agora so espero que nao va ser como no cold war ou no vanguard que tiveram um modo história bem pequeno
Agora se nao estou em erro so o COD black ops 4 e que nao teve modo história
Nós últimos anos não pode levar a sério o que o CADE diz, tempos atrás ele aprovou a compra da Embraer pela Boeing (a mesma que já incorporou todas as suas concorrentes dentro dos EUA e criou um super monopólio). No caso da Embraer ainda bem que não se concretizou.
As instituições brasileiras estão em colapso (fato), e nem uso isso pra criticar o CADE brasileiro que tem uma decisão que até compreendo, numa visão simplista, a MS tem sido muito mais “pró-consumidor” por aqui, num mercado que é basicamente um duopólio; a Sony mais recentemene desinvestiu no país fechando fábricas e deixando apenas um escritório por aqui, e a Nintendo foi embora faz algum tempo, aí uma decisão dessas é só um troco, fora que a MS além de gerar mais empregos por aqui tem contratos com o governo pra fornecimento de softwares.
Mas é fato também que orgãos reguladores aqui já estão a “passar a boiada” há um tempo! Aqui quem paga mais leva! Basta olhar pro tanto de agrotóxicos que foram aprovados nos últimos anos. Aqui é a terra onde se chama urubu de “meu loro”!
Sim, nós últimos anos está osso. Referente a sua explicação sobre Sony vs Microsoft pensando nesse lado eu tenho que concordar, a situação da Sony Brasil chega ser triste.
Com exceção ao PS, todos os outros produtos da Sony nunca foram tão superiores para o preço que eles cobram. Ruim, pois foi mais uma empresa que saiu do Brasil. Porém, o posicionamento do CADE não tem nada haver com essa questão. Não há motivos para que qualquer orgão regulador se oponha a compra. E Nesse sentido, o que eles compararam com a Nintendo é totalmente compreensível e serve de exemplo sim. Se fosse da forma que a Sony chora, ela teria que ceder os titulos exclusivos para a Microsoft tbm… acho que foi muito choro da Sony, pois se ela pudesse, tbm compraria a Activision. Apenas um ato desepserado de quem não quer perder jogos importantes. Gosto muito do PS, tenho o 5 e não tenho do que me queixar, más a concorrência tá aí e vida que segue, agora tem que correr pra continuar oferecendo jogos à altura.
Rafael… Essas frases de não há qualquer motivo para que qualquer orgão regulador se oponha à compra não fazem sentido. E não fazem sentido porque a coisa é muito mais complexa do que isso, e envolve muito na indústria. A Activision não é apenas um distribuidor, é o maior produtor e distribuidor do mercado. A Activision não tem meros jogos, tem dos jogos mais populares do mercado. A Activision junto com a Microsoft não será uma mera fusão, mas tornará a Microsoft no maior produtor do mercado e numa posição face aos serviços e de cloud e serviços de subscrição que mais ninguém tem.
Logo a tua análise, ainda por cima sem argumentos, mas uma mera frase, não faz sentido por ser demasiadamente simplista e redutora face à complexidade das implicações que esta compra pode realmente trazer.
Depois o que referes é completo paleio de treta e sem sentido. A que propósito a Sony teria de ceder exclusivos criados por si à Microsoft? Ninguém está a pedir Halo ou Gears na Sony. Está a pedir o que sempre foi multi, o que a PS ajudou a crescer e a cimentar-se no mercado.
Outra coisa que no teu discursos mostra bem é que te inspiraste em frases com origem em locais algo fanáticos, pois usaste termos como “chorar” e “ato desesperado”. Eu às vezes questiono sériamente em que mundo as pessoas vivem e se um dia, alguma coisa lhes pudesse afetar a sua vida, elas iriam pura e simplesmente calar-se e deixar as coisas rolar, ou se, havendo autoridades a quem pudessem expor as situações, no sentido de analisar as mesmas e poder repor alguma “normalidade”, elas recorriam a elas.
A Sony nem está a chorar, nem está desesperada. Ela recorre a uma ferramenta legal no sentido de tentar obter o que entende poder ser uma ajuda que seria melhor para si.
Aliás a Sony já respondeu e bem à Microsoft, pois segundo relatos a Sony quase que já arrebatou a maior parte das produções de terceiros para exclusivos da PlayStation, sendo que a Microsoft não quis oferecer tanto dinheiro e como tal perdeu todas essas licitações. E isso demonstra claramente onde estão as prioridades da Microsoft. Não em efetivamente conseguir o melhor para os seus clientes, não em ser concorrencial, mas sim em ganhar tentar prejudicar a concorrência.
E infelizmente é isto que vamos te no futuro. Uma guerra aberta.
Quanto à questão da Nintendo, repito o que disse, incluir a mesma aqui é mostrar total desconhecimento do mercado.
Respeito tua opinião Mário, más se até você concordou com o posicionamento deles (só não os motivos), quer dizer que estamos falando a mesma língua. Sei da importância dessa aquisição para o mercado e que pode influenciar muitos gamers que inclusive podem migrar para a Microsoft, empresa que tem muito mais grana que a Sony e sim, pode deixar o jogo desigual. Sugestão… que a Sony compre a EA.. No caminho que ela tá tomando de inclusive diminuir o espaço de lançamento de seus exclusivos para o PC… aí sim vai chamar mais os usuários pra comprar um PC e jogar esclusivos dela e da Microsoft tbm.Más na minha humilde opinião, o mercado tá aí, a Sony sempre teve hegemonia desde que lançou o primeiro PS, basta ver as vendas, os jogos exclusivos…etc. A Microsoft pode até ter mais dinheiro que a Sony, más está muito atrás dela nesse segmento. Tomaram decisoões estratégicas diferentes e cada uma vem apostando em um caminho diferente, más acabam disputando mesmo mercado. O que eu quis dizer com os exclusivos da Sony, é que ela já adquiriu no passado desenvolvedores que tinham jogos multi e que passaram a desenvolver só pra ela. E sim, se ela pudesse, ela mesmo teria feito essa aquisição.
Eu não concordei com o CADE. Eu respeito a opinião do CADE acreditando que eles fizeram uma análise séria. Mas depois as conclusões a meu ver são estapafurdias e sem sentido.
O que depois eu quis dizer é que eu não posso esperar que estes organismos sejam perfeitos, mas apenas que, bem ou mal, funcionem. O cade fez o correto, ouviu as partes e tirou conclusões. Eu discordo do que ele conclui, mas acredito que eles tentaram de boa fé decidir o correto. Ou pelo menos quero acreditar.
Motivo tem, mas tudo tem a ver como o regulador vê a compra, se o regulador tiver em mente que no capitalismo todo mercado tende ao monopólio, e que monopólio não é bom para consumidor, deixar uma empresa que concorre no mercado e tem 20x o poder financeiro da principal concorrente compre outras grandes empresas desse mercado, isso já seria motivo de recusa de sobra…
O mesmo CADE que agora está apurando os institutos de pesquisa…:
https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/10/13/cade-abre-inquerito-para-apurar-institutos-de-pesquisa.htm
Só lembrando que em governos anteriores o uso de software livre foi incentivado,principalmente em instituições de ensino, para reduzir os custos. Quota de mercado que a MS recuperou atualmente.
Para os interessados:
Eis as 76 páginas da decisão de avançar para a Fase 2 da CMA. (publicado na integra apenas ontem)
https://assets.publishing.service.gov.uk/media/634536048fa8f5153767e533/MSFT.ABK_phase_1_decision_-_1.09.2022.pdf
Recomendo a leitura, pois apesar de não conhecer o teor normal deste tipo de documentos, ele não me soa minimamente a positivo para a Microsoft.
Eu não vejo isto com bons olhos para a Sony, pois a MS se transformar isto como pessoal, poderá causar problemas com a Sony a frente. Irão boicotar onde puder, usar seu poderio onde puder e dependendo da coisa, reguladores não poderão fazer nada.
Claro que poderão… As regras de mercado existem. Se a Sony apresentar uma queixa e lhe for dada razão há uma multa. Como julgas que surgiram as coimas da UE?
Seja como for não posso deixar de achar alguma graça ao que dizes. Basicamente o que dizes é: Como os lordes falaram, os escravos não devem fazer nada porque se fizerem é pior para eles.
Felizmente a escravatura já acabou, e a Sony está a fazer mais pressing nos reguladores Europeus exatamente por saber que por aqui as instituições ainda funcionam.
Mário, talvez não tenha sido claro. Penso que a Sony tem o direito de lutar a favor de seus interesses, porém penso que a MS tentará fazer de tudo para prejudicá-la. Não sei se a MS consegue dificultar a Sony em relação aos seus jogos no pc por conta do Windows ou algo assim, mas penso que a MS fará o que for para prejudicar a Sony aonde os órgãos não possam interferir.
Ela já o faz Edson. As fotos com abraços e elogios são pura hipocrisia. Empresas concorrentes são empresas concorrentes e serão sempre inimigas.
O que mais me espantou foi a forma como a Microsoft acusou a CMA publicamente de estar no lado da Sony e lhes ter dito para eles fazerem o seu trabalho…WOW!!!
Para a Microsoft criticar assim um regulador que os está a avaliar, é porque já têm uma noção do resultado.
Eles ao terem feito isso, com a arrogância típica dos Ingleses, podem-me ter matado.
Mas José,se leres a conclusão da parte 1 ela não deixa muitas dúvidas. Se isto for estilo tribunais de primeira e segunda instância, o dado como provado num não pode ser alterado depois. E o que é dito no texto com documento que eu linkei no meu comentário anterior, deixa perceber que a CMA não está muito inclinada a favor da aprovação.
Se a CMA que é o mais avançado no processo, decidir contra, é quase certo que o Europeu, o Neo Zelândes, o Australiano e quem sabe a FCA vão atrás.
Mas bastam estes primeiros para matar o negócio, pois se a compra avançar mesmo assim, a Microsoft fica proibida de atuar no no reino unido que é o segundo maior mercado do mundo e na Europa que é o terceiro e ainda na Nova Zelandia e Austrália.
Basicamente isso mataria a Xbox!
Por acaso, sem tocar nesta parte da Microsoft, o artigo de amanhã é sobre as acusações de parcialidade dos reguladores. Algo que choca pois eles tem de tomar uma decisão a favor ou contra e isso não pode nunca ser visto como estando a favor ou contra alguém. Isto porque o que eles analisam é as possíveis consequências para o mercado e mais nada.
E as pessoas podem ter muito boas intenções, mas se o risco existe, o regulador não pode aprovar.
Para além do mais, a CMA referiu que não avançaria para a fase 2 se a Microsoft, no prazo de 8 dias, lhes entregasse um documento que acalmasse os seus receios. Basicamente só vejo que isto fosse um comprometimento escrito sobre o que tanto apregoam verbalmente.
A Microsoft não entregou nada… Pelo que agora não se tem que queixar.
O advogado Norte Americano Richard Hoeg está parvo com a Microsoft e o facto de ter criticado publicamente o regulador. Ele diz que nem acredita que a Microsoft, uma empresa daquela dimensão tenha tomado uma atitude tão infantil que lhes pode custar caro.
Na lei o respeito a quem julga, é crítico. É uma das regras que nenhum advogado se atreve a quebrar sob pena de perder a causa.
E a Microsoft fez o que fez.
Seja como for, se leram o documento linkado, lançado no dia 12, a conclusão no ponto 306 é clara quando diz, esta análise tem tudo para ser uma rejeição. E perante isto, ter essa atitude quando o processo não está encerrado pode ter sido a Microsoft a por ela mesmo os pregos no caixão.
Apesar de dentro de uma hora ir entrar um artigo mais adequado para esta conversa, a possibilidade de rejeição da compra deve estar a deixar a Microsoft desesperada.
O investimento com aceitação de prejuízo que a empresa está a fazer passa por obter contrapartida no domínio das subscrições e streaming. E sem a Activision isso fica em causa, sendo muito complicado explicar aos investidores o investimento em algo que vai demorar anos a crescer e sem garantias por não poder haver vantagem competitiva.
Para além do mais,dependendo do que a sentença concluísse, ela poderia colocar mesmo em causa futuras aquisições de editores, limitando a Microsoft à compra de estúdios ou editores, mas com cláusulas como as da Sony na Bungee onde eles se teriam de manter multiplataforma, e sem vantagens para a Xbox, o que mataria muito do interesse na aquisição.
Daí que muito sinceramente espero que a Microsoft acorde com a CMA a Activision manter-se multi e sem vantagens, porque se a compra é rejeitada, a coisa pode inverter-se e não podemos descartar a hipótese de ser o futuro da Xbox que fica tremido.
E acredito que seja esse receio enorme que levou a Microsoft a fazer aquilo que não se faz, e criticar publicamente o regulador.
Entretanto as ações da Activision caíram para os 73 dólares.
Os órgãos reguladores da maioria dos países são fantoches ao serviço das grandes empresas e interesses económicos, só intervindo pará prejudicar as pequenas e médias empresas que não teem lobbys instalados.
Se os reguladores funcionam bem ou mal, isso não sei dizer… mas espero vê-los a funcionar. Este funcionou… apesar que discordo totalmente das argumentações deles.
Compreendo o que dizes, mas isto não é o meu conceito de ”funcionar”, muito menos quando a base desse funcionamento é um argumento literalmente tirado da cartola, porque das duas uma, ou isto é fruto de uma total falta de conhecimento, ou uma tremenda desonestidade intelectual, de qualquer forma, é grave, e como tal, não consigo olhar para isto como algo a funcionar.
Eu prefiro acreditar que funcionou… Mal, mas funcionou.
Vamos agora os outros.
Mas na Europa a coisa não vai ser tão simples.
Os reguladores estão a apertar e forte:
https://www.euronews.com/next/2022/10/06/activision-m-a-microsoft-eu
Vale o que vale, mas não deixa de ser dito
So I’m hearing that the reason Brazil approved the deal so fast is because Microsoft have agreed to provide financial aid & investments into the Brazilian government. If that’s true, that sounds a bit “suspect”, to say the least. Brazil has actually taken big money from other companies (look at how embedded Coca-Cola is in the country, or McDonald’s, and ask how they pulled that off), so I wouldn’t be surprised if they took Microsoft money in exchange for approving the acquisition on their end.
Nem colocaria isto não fosse os vossos comentários sobre a corrupção no Brasil.
O Brasil está perdido, em qualquer hipótese. Vivemos a ilusão de que um herói nos salva tamanha alienação da população, é um país sem consciência de classe, é pobre pensando que é rico…
Em suma, é um país despolitizado, alienado, quem pagar mais sempre leva!
Pena eu não ter o dinheiro desse povo que diz ir embora daqui, senão já estava longe morando em algum paraíso fiscal de clima tropical com o qual ninguém que gosta de guerra quer mexer! 🤣
o CADE do brasil acabou de abrir “investigação” sobre as pesquisas de intenção de votos, pq o candidato bolsonaro (o trump brasileiro neonazista) não gostou do resultado das pesquisas de inteção de votos do primeiro turno das eleições.
então, basta que a MS tenha dado uma grana para alguma milicia do RJ, ligadas ao bolsonaro, que o Bolsonaro mandou o presidente do CADE, nomeado por ele, liberar a compra.
bem que eu falei que parecia que o CADE tinha escrito exatamente o que a MS queria na liberação.
Na banania até fascismo tem justificativa, Mário! Não tem como concordar com nenhuma postura institucional daqui mais, tudo é contaminado de ideologia sem lastro na realidade nacional e do mundo.
“Estamos” a praticar xenofobia contra nós mesmo por não concordar com quem sabe que sua vida piorou.
Aqui é caso perdido, só serve de exemplo a não se seguir em qualquer esfera! 🤣
Deu-me vontade de rir a comparação com a Nintendo, isto porque se esta consegue sobreviver sem o COD, a Sony também consegue…por esta ordem de ideias, como a Nintendo sobreviveria sem apoio third, a Sony também conseguiria, portanto a Microsoft podia comprar quase toda a industria.
O que lixa a Sony no Brasil é esta não ter linhas de montagem no país, e como não tem, os seus produtos são alvo de taxas elevadas e consequentemente muito mais caros que as da concorrência que decidiu cumprir as exigências do governo brasileiro, ou seja, isto não defende os consumidores, mercado ou lá o que seja, isto é a pensar no que mais lhes convém.
Estou tentado a concordar contigo… Aliás a Microsoft tem tido muito mais receita que a Nintendo e com a compra da Activision passa para primeiro. Se isso não é comprar a posição que não consegue por vias de concorrência normal, não sei o que é.
Mas a realidade é que não temos de querer que os reguladores façam o que achamos o correto. Temos é de querer que eles funcionem e justifiquem a decisão. O CADE, bem ou mal, fê-lo!
Agora não deixo de dizer que acho os argumentos deles demasiadamente fracos.
Talvez se houvesse um terceiro organismo público controlado pelos consumidores, que depois, caso estas decisões se revelassem erradas, exigisse aos reguladores a compensação pelas perdas e danos, a coisa funcionasse melhor.
Mas assim…
Seja como for, os reguladores que realmente contam são os dos EUA; UK e EU. Se um destes funcionar, a coisa já não está mal.
Apesar de me considerar naturalmente pessimista, vejo o lado positivo na concretização dessa aquisição para a Sony e outras grandes companhias, é que depois disso, a Sony estará livre pra fazer qualquer negócio ou fusão, bem como ser adquirida por outras grandes companhias que a queiram adquirir!
Vamos ver nos próximos anos como fica esse rebuliço! 🤣
Mas quem disse que as coisas do Playstation são mais caras aqui no Brasil, José?! Isso não é verdade, pois com exceção do xbox one que era de fato mais barato por serem montados aqui, hj não é bem assim!
No mercado cinza, certo?… Porque que eu saiba vocês continuam a taxar e bem os produtos estrangeiros.
Acho que o Edson quis dizer comparativamente ao Xbox por aqui, o preço das duas plataformas têm sido equivalentes, os consoles com preços equivalentes e os jogos multiplataformas com preços equivalentes e etc…
Em relação ao resto do mundo sim, está sempre um absurdo.
Sobre o mercado cinza,
Com o dólar
em alta faz tempo, Mário, o mercado cinza praticamente some. Pois quase tudo que é vendido nele não cobre os riscos de trazerem do Paraguai – que costuma ser a maior origem de produtos de videogame do mercado cinza.
500 dólares aqui já vai pra perto de 3 mil reais sem lucro (dólar hoje são R$ 5,20, mas tem estado por volta de R$ 5,40), e no Paraguai costuma sair por mais de 500 dólares, com o risco de apreensões e pra ganhar pouco com a cadeia de venda, o não vale a pena pro pessoal que faz o contrabando- a menos que sejam fruto de cargas roubadas, mas aí é outra história e mais complicada até pra quem compra, pois pode ser enquadrado como receptador de furto.
Aqui o PS5 está oficialmente por volta de R$ 4.500 pra referência, mas ainda se consegue dividir isso em 12x sem juros, ou ter descontos à vista, cashback… Mercado cinza pra console nos dias de hoje não consegue ser competição.
A Microsoft fechou as suas fábricas no Brasil e/ou o governo mudou as taxas aplicadas?
Governo exige muito e dá pouco em troca. E inclusive muda a regra do jogo durante a partida… infelzimente nosso país afasta investidores, não foi o primeiro e não será o último. A Sony, apesar do nome, já não tem produtos diferenciados há muito tempo, poucos segmentos ainda são bons e dão retorno… Estou falando isso, más sempre fui muito fã da marca, sempre teve produtos de qualidade, más se acha uma “apple” pra cobrar muito mais do que vale. Se não fosse isso, estaria muito mais competitiva no mercado. … Quanto ao COD, só colocar a Naught dog pra produzir um jogo FPS e tenho certeza que dá certo…
O sucesso da Naught Dog com os jogos dela não garante um fps de sucesso.
É uma teoria furada, entendo que qualidade quase sempre deverá permear os jogos feitos pela Naughty Dog, e que isso possa até contribuir com notas de avaliação, mas pra sucesso a aceitação é muito mais importante, algo o qual CoD já têm de longa data.
E hoje, indiscutivelmente é mais fácil a Sony ter um FPS de sucesso com a Bungie que com qualquer outro estúdio dela, e o motivo é óbvio, expertise.
Acreditar-se que para se bater um jogo basta fazer outro é das coisas mais idiotas que eu já ouvi. Porque se assim fosse a Sony não tinha de cobiçar Halo ou a Microsoft Tlou. Bastava fazer melhor.
Pois é! Se fórmula desse certo sempre, todo jogo que a seguisse seria um sucesso, e sabemos pelo ocorrido na história que não é assim que funciona.
Quanto tempo a Sony não tentou um Halo Killer sem conseguir igual sucesso, mesmo tendo feito bons shooters como Resistance e Killzone?!?!
Cobiçar coisas que demoraram anos pra fazer sucesso é fácil.. ou você acha que a microsoft não cobiça The last of us, uncharted, Horizon …etc
Uma coisa é fato.. se a aquisição realmente acontecer, é questao de tempo pra Sony não ter mais acesso a estes jogos… se ficar chupando o dedo e chorando pela perda é pior
Ninguém está a chupar no dedo ou a chorar. A Sony irá responder dentro do possível. E tentará que seja igualmente a doer!
O que lamento é que se tenha chegado a isto.
Os fans da PlayStation que se preparem para notícias menos agradáveis, mas a realidade é que se a Sony tem de responder na mesma moeda, ela vai fazer isso. E isso pode ser incompatível com todos os desejos dos fans da PS.
OFF – Algumas publishers preocupadas com o estrago que o gamepass vem causando no mercado convencional. Matéria de hoje da Games Industry fala sobre isso. Atenção para este trecho:
There are other emerging disruptions, too. Publishers at GI Live: London have told me that the impact of Game Pass means that, unless your game is in the subscription service, you are unlikely to achieve strong numbers on Xbox platforms. And one publisher told me that a similar trend is occurring on PC, too. To quote another: “If we had known how big Game Pass was going to be for our game, at the expense of our traditional sales, we’d have asked
Microsoft for a lot more money.” This situation was predicted, but it’s moving faster than some had anticipated. The rise of subs platforms and their impact on traditional sales is a short-term challenge that the industry is having to adapt to.
Link da matéria:
https://www.gamesindustry.biz/
As pessoas podem negar o que quiserem,a Microsoft pode dar as estatísticas que der. Mas uma coisa será sempre verdade, por muito que se tente esconder: Ninguém vai pagar full price por um jogo que pode jogar de borla. E se um dia o vier a comprar, será por alguns tostões.
Daí que as adesões a estes serviços tem severos impactos nas vendas. E se é muito bom ter um jogo com 20 milhões de pessoas a jogar, mais importante é o jogo vender… E pagar-se. Daí que ou tens microtransações ou outras pragas da indústria, ou te lixas fortemente.
O Gamepass cria um hábito de não se comprar o que não vai para o serviço. E dentro do que está no serviço compras mais tarde quando estiver mais barato.
Isto reduz o dinheiro que entra, mesmo que traga mais jogadores. E ter um quintal cheio de arroz de nada vale se o que vai entrar para a boca não chega para te alimentar. E isso é o que se está a passar na indústria, onde precisas de estar no gamepass se queres alguma coisa, mas se fores para lá o que recebes não chega para cobrir as perdas de vendas.
Ou seja tens duas alternativas e as duas são más.
O negócio é usar o PS como colônia a bancar o bem-estar no xbox, pode dar certo, pois já funcionou pra inglaterra, frança, eua! 🤣
Desculpe a brincadeira, mas é isso que ocorre, jogos no Gamepass só se sustentam como está se forem subsidiados, e isso, indefinidamente, não em como exister.
No sistema capitalista, essa “socialização” de jogos exige algum tipo de sacrifício ou trará outras consequências, não precisa ser “dois dentes” (vidente) pra vislumbrar, minimamente, esses cenários. Enquanto isso estão a prejudicar inúmeros desenvolvedores no presente e para o futuro da indústria, pois menor lucro, menor interesse de profissionais e por aí vai… vai ser uma “descapitalização” de recursos financeiros e humanos nesse mercado.
Uma “boa notícia” de certa forma, pois pode promover uma reorganização de forças. O Gamepass não vai satisfazer o apetite de todos os desenvolvedores e quem se sentir prejudicado pode se unir por motivos mais nobres que apenas monopolizar ou destruir um mercado. Esperemos os próximos lances!
Estão-se a aperceber do monstro que estão a alimentar, e depois de algumas experiencias que a comunidade dev partilha entre si, começa-se a instalar uma espécie de FUD justificado, se a isto juntares o nervosismo da Sony pela forma como está a lutar contra isto, está o caldo entornado, isto porque já se aperceberam de duas coisas:
Uma delas é que a Microsoft agora paga X mas depois paga Y para ter os jogos no gamepass, e fá-lo-á se tiver o mercado na mão, além de que já está a treinar a sua base de clientes a descartar por completo o full price, e com enorme sucesso diga-se de passagem.
A outra é que por agora ainda vão tendo a almofada da Sony onde vendem 70/80 ou mesmo 90% das suas cópias, o que lhes permite correr riscos no gamepass, o problema é que com esta compra, a Microsoft pode enfraquecer e muito a Sony, logo esse pilar financeiro que lhes garante vendas, pode mesmo ser insuficiente ou inclusive desaparecer, e se ainda vão podendo ”brincar” enquanto a Playstation ainda domina, arriscam-se a ficar à mercê da Microsoft, penso seja essa a realidade para que muitos dos estúdios estão a acordar.
Aproveitando o Off: Pra quem acha o PS5 grande, vem aí algo realmente sem explicação: A RTX4090! Hahaahaha Que coisa ridícula!
https://twitter.com/MenaceZone/status/1578169595219046400?t=cuK9yio9X0baNKAmb5OLjw&s=19
Eu vi, vou escrever sobre isso, mas nem acredito. Que puto de trambolho gigante e mal concebido. A NVIDIA passou-se completamente dos carretos.
Aqui parece mais pequena
Continua enorme pra uma GPU! 🤣
Cara***! A 2070 aqui já empena o Slot e dá vontade de por uma coluna de apoio dentro do gabinete, imagina isso!
Que falta de interesse em fazer algo mais moderno e prático…
Precisa de um gabinete de 5 m² pra dar conta kkkkkkkkkk Ridículo!
Cara, e é como eu falei, a 2070 minha já fica empenada, e isso é literalmente falando… falta arrancar o Slot. Imagina um negócio desses!
É meio surreal que com a menor litografia e chips mais modernos um líder do setor não consiga lançar algo melhor, a menos que todo o problema seja a questão do resfriamento, mas por 1000 doletas já deveria era vir com refrigeração líquida!
Comprei uma RTX 3070 pra um gabinete mini ITX e ficou desproporcional, pura gambiarra… kkk imagina essa 4090.
Más parece que ela é muito bruta, onde será que vai parar isso? Eu imaginava que cada vez mais iam diminuir o tamanho dos componentes, más parece que VGA´s estão indo pro lado oposto… nas últimas gerações só aumentaram.