Brad Hilderbrand, ex funcionário da MIcrosoft e EA explica o fecho dos estúdios da Besthesda

Brad Hilderbrand trabalhou na Microsoft e na Bethesda, e explica as razões que vê para o recente fecho dos 4 estúdios da Bethesda.

Há duas razões pelas quais todos os estúdios da Bethesda foram fechadas, e nenhum delas tem nada a ver com a Bethesda (diretamente)…

Game Pass e Activision.

O maior paradoxo do Game Pass é que basicamente todo e qualquer jogo lançado no serviço não atinge as suas metas de vendas.
Mas isso é apenas lógico. Porque pagar o preço todo para comprar um jogo quando se pode jogá-lo “de graça” como parte da assinatura?
Isso é contrariado de alguma forma pela atribuição de parcelas da receita aos jogos Game Pass de melhor desempenho todos os meses, mas há fatores que trabalham contra os jogos no serviço.
O fato de que a maioria dos jogos não permanece no topo das paradas por mais de um mês ou dois, e também que o crescimento do Game Pass estagnou. Então, jogos como Hi-Fi Rush, que é um jogo incrível, obtêm um pequeno aumento na receita por serem o jogo Game Pass mais popular por um mês, mas depois caem de um penhasco quando todos passam para o próximo jogo.
O pobre Redfall ficou ainda pior porque foi lançado de num contexto tão difícil que nunca teve qualquer hipótese.

Este sistema funcionou bem por um tempo, quando o Game Pass estava em crescimento, mas agora está desacelerado e a quantidade de receita que atribui aos jogos não está a acompanhar os orçamentos para produzi-los. Tudo isso não teria importância há 3 ou 4 anos atrás, porque naquela época o Xbox era basicamente um erro de arredondamento nos livros da Microsoft. A divisão rendeu algum dinheiro, mas o mais importante é que não tinha estas despesas tanto e outras partes do negócio cobriam facilmente a lacuna.
Mas a Xbox começou uma onda de compras e gastou muito dinheiro na Bethesda, mas muito mais na Activision. Agora, o “Olho de Sauron” mudou e espera-se que a Xbox comece a recuperar esses US $ 70 bilhões, ou pelo menos corte as despesas até o osso (e mais algumas) enquanto tentam fazer a receita. E isto traz-nos de volta ao Game Pass. Até agora, as grandes apostas na promoção de novas subscrições (Redfall, Starfield) não estimularam um crescimento suficiente e não há muito no horizonte que possa reiniciar o ímpeto. A melhor aposta é o COD, mas a questão se a Microsoft arrisca a receita de vendas garantida que a franquia traz ao colocá-la no Game Pass no primeiro dia ao potencialmente perder vendas massivas? Não sei quais são os planos, mas a situação em que estamos é que ou se coloca no Game Pass e se perde dinheiro, ou não se coloca e os assinantes vão-se revoltar porque acham que foi para isso que se inscreveram.
No meio de tudo isto, o COD vai ficar bem, assim como os outros megaestúdios com IPs enormes, mas a realidade é que estamos a ver o impacto; todos aqueles estúdios menores que fazem jogos realmente interessantes irão desaparecer, simplesmente porque, por melhores que sejam jogos como Hi-Fi Rush, eles nunca ganharão dinheiro suficiente para compensar aquele buraco de US$ 70 bilhões em que a Xbox se meteu e do qual agora tem de sair.

As suas palavras podem não conter a verdade toda, até porque no fundo elas são apenas lógicas. A sua opinião porém está de acordo com o que sempre viemos a dizer ao longo dos tempos, sendo que se concorda que a despesa de 70 biliões na divisão a torna mais vigiada, obrigando a resultados. E até eles aparecerem, se é que alguma vez vão aparecer, a despesa tem de ser contida!

Isto apesar de não ser coerente que um estúdio que cria um jogo como Hi-Fi Rush tão elogiado pela Microsoft, seja fechado. E menos coerente é que a Microsoft venha depois de fechar o estúdio vir dizer que precisa de mais jogos como esse! A Microsoft aparentemente continua a acreditar que os bons jogos nascem, e que basta querer fazer um para ele aparecer. Isto apesar de nunca ter criado verdadeiramente nenhum desses jogos nos últimos 12 anos.

Mas há algo mais a pesar sobre a Microsoft: o espectro da IA.



A IA surgiu de repente e tornou-se uma guerra, e numa situação normal a Microsoft estaria no mercado a adquirir tudo o que fossem pequenas empresas com potencial na IA. Infelizmente, a compra da Bethesda e Activision não só lhes levou todo o “cash in hand”, como acordou o olhar dos reguladores sobre as atitudes monopolistas e potencialmente anti concorrenciais da Microsoft. E isso quer dizer que a Microsoft está tremendamente limitada para atuar nesse sector, sendo que por esse mesmo motivo os olhos dos acionistas caem sobre a Xbox e consequentemente existe uma pressão enorme sobre a Xbox que tem forçosamente de dar agora lucros, ou então cortar brutalmente nas despesas.



34 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Júlio Esteves
Júlio Esteves
16 de Maio de 2024 8:40

Então o dinheiro falou mais alto e toda a estratégia, anúncios, e projetos ficaram a descoberto. Vemos agora que a incoerência e a mentira estavam sustentando um castelo de cartas. E até agora muitos vivem num negacionismo da realidade e outros correm para vender os seus consoles para se recuperar de um prejuízo. Não se preocupem pois a MS ainda diz que lançará um novo console. Quanta incoerência!

Tiohildo
Tiohildo
16 de Maio de 2024 10:33

OFF:
Uma análise da atualização do patch ‘next gen’ no XSX ( que estava mesmo bugado).

https://www.youtube.com/watch?v=HWsAzk4a4fE

Curiosamente e aparentemente, o modo performance tem resolução maior que o modo qualidade. Parece que o modo qualidade tem prioridade de aprimorar outros efeitos gráficos em detrimento da resolução. Um exemplo disso são as sombras. O modo qualidade pode fazer duas sombras de alta resolução em vez de uma do modo performance.

PS: As transições de imagens com zoom foram implementadas dentro da própria ferramenta.

PS2: Comecei a fazer o comparativo PS5 vs XSX. Os resultados estão interessantes …

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
16 de Maio de 2024 17:43

Hildo, rapaz, desse jeito você vai desempregar o pessoal da DF…
Tá faltando agora só fazer um grupo de discussão/podcast pra discutir os temas como eles, só não vale fazer influenciadores digitais por IA. Lol

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
16 de Maio de 2024 19:18

Obrigado Juca. Ainda tenho muito que melhorar. Ainda gasto muito tempo pra fazer um vídeo curtinho desse. São dezenas de horas de trabalho.
Boa ideia essa de podcast, mas seria tudo por IA sim hehehe.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
16 de Maio de 2024 21:53

Natural, Hildo, hoje vc faz tudo só, fora que desenvolver não é algo fácil e nem rápido pra ficar como a gente quer, certamente a DF tem muita gente trabalhando pra eles, ao menos na parte técnica de edição de vídeos e tudo o mais, sozinho é mais complicado. Acho que é interessante pra você ter constância, mais do que volume. Porque é complicado acompanhar tudo o que sai.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
16 de Maio de 2024 23:39

Sim. Vou me lembrar disso.

Hennan
Hennan
Responder a  Tiohildo
16 de Maio de 2024 19:54

Uma dúvida. Tem algum vídeo de Ghost of Tsushima?

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Hennan
16 de Maio de 2024 22:14

Não tenho. Posso dar uma olhada nele. Qual versão? PS4 ou PS5?

Hennan
Hennan
Responder a  Tiohildo
17 de Maio de 2024 5:18

Ps5

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Hennan
17 de Maio de 2024 9:38

Vou fazer umas capturas e te falo.

Gervas69
Gervas69
16 de Maio de 2024 11:12

Os esforços que a xbox está a fazer para manter a marca não está a resultar e não há ninguém que lhes diga
Já há quem fale numa xbox portatil, mas não creio que fosse muito diferente às propostas que já existem no mercado.
Já viram que o game pass, apesar de compensar para o utilizador, não resulta, estagnou e não à indicios que melhore e no meio disto tudo está a consola que apesar de ser uma boa máquina e estar constantemente em promoção acaba por não suscitar interesse dos consumidores, mesmo quando a Sony não mostra nada de relevo e atrativo na sua consola.
Não acho que apenas com a contenção de custos, até porque o fecho de estudios vai contra o que querem fazer, e lançamentos em plataformas rivais apenas vai disfarçar os problemas de base, a solução vai passar por mudar a equipa, isto se o Nadella quiser salvar a XBOX

Juca
Juca
Responder a  Gervas69
16 de Maio de 2024 17:32

Penso que dada a situação, melhor teria sido a MS investir noutro hamo de entretenimento como agora a Paramount, vê-se que são negócios aliados que lhe daria know-how de roteiros e direção de movie-like pra jogos e também serviria de retroalimentação pra seus filmes e séries incentivarem seus jogos assim como seus jogos incentivariam filmes e séries, mas compreendo que a MS olhou pra aquisição da ABK como o final da corrida, só que a corrida não é de sprint, é de resistência, e durará muito tempo ainda, mas assim, quem sou eu na fila do pão, a MS tem muita gente que passou a estudar mercados, tecnologia, negócios e tem o chat gpt também pra acessorá-los. Só vou me recolher a minha insignificância mesmo. Lol

Hennan
Hennan
16 de Maio de 2024 11:41

Ainda estou curioso para saber o que a Microsoft fará quando descobrir que o Xbox é grande demais para virá third party.
Se trabalhasse na divisão já estaria a procura de um novo empregou ou transferência. Porque vai piorar muito.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
17 de Maio de 2024 8:29

Já descobriu faz tempo. Não a toa já tá fechando Studios e desligando uma galera.

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
16 de Maio de 2024 12:25

Off: Vai ter matéria sobre o projeto do Xbox de ter sua própria loja mobile?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Paulo Kaufmann
16 de Maio de 2024 13:06

Por que está preocupado com isso, Paulo? Vai virar fanboy de Android? Ou acha que o Android agora é ecossistema Xbox?

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
Responder a  Sparrow81
16 de Maio de 2024 13:18

Ué, é claro que faz parte! Só que essa investida da Microsoft no mobile está muito no começo ainda! O Xcloud ainda está em beta! A partir da criação dessa loja que as coisas vão avançar mais nessa área! Aliás, tem quem diga que o mobile foi o principal motivo da compra da ABK! Ela tem a King que pode dar muito suporte a empreentada da Microsoft no mobile!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Paulo Kaufmann
16 de Maio de 2024 13:21

Ah não… kkkkkkkkkkk

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
Responder a  Sparrow81
16 de Maio de 2024 13:34

Muito genérica essa resposta! Zoar assim é muito fácil! Me diga o que eu falei de errado então!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Paulo Kaufmann
16 de Maio de 2024 13:49

Esse negócio de ecossistema Xbox é coisa do flame dos mais burros possíveis!

Aprenda que no mundo real o universo PC NÃO é ecossistema Xbox, o universo Mobile não é ecossistema Xbox e que os jogos da Microsoft jogados nesses lugares não se tornam algo do ecossistema xbox. Entendeu?

Last edited 7 meses atrás by Sparrow81
Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
Responder a  Sparrow81
16 de Maio de 2024 14:47

Não é flame! É só uma visão da extratégia de mercado da Microsoft! Se ela tem um serviço no mobile onde você pode jogar os seus jogos do Game Pass e futuramente vai ter uma loja da marca lá e se você tem o Play Anywere que permite você jogar seus jogos comprados no Xbox no PC, está tudo interligado! O Xbox não mais só um console a muito tempo! Ele é qualquer lugar que tenha Xbox Live e Game Pass! Essa é a visão da Microsoft de decentralizar a plataforma Xbox!

Livio
Livio
Responder a  Paulo Kaufmann
16 de Maio de 2024 16:17

Xbox não é mais só um console…

Xbox no futuro muito próximo vai ser nada visto que a MS está a distanciar o nome de certos serviços ou produtos, olhe o GamePass que não tem mais o nome Xbox, segundo notícias o próximo a abandonar o nome vai ser o xbox Studios, que se tornará Microsoft Gaming Studios, aliás não é essa marca que aparece nos jogos do Xbox que foram para o PS?

Last edited 7 meses atrás by Livio
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Paulo Kaufmann
16 de Maio de 2024 16:18

O xbox pode ser tudo no momento, menos console!

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
16 de Maio de 2024 17:37

Rapazes, deixem disso, esses papos só servem pra desagregar. Todos temos opiniões sobre o Xbox. Se a MS sossegar deixando de incentivar guerrinhas entre consolistas, como fez nos últimos anos, melhor pra todos. Deixem disso, por favor.

Last edited 7 meses atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
16 de Maio de 2024 18:09

Mas eu tô na paz total. Hahaahah

Deto
Deto
16 de Maio de 2024 15:58

Eu lembro quando eu escrevia aqui que o Xbox queimaria a MS em outra coisa, assim como ele queimou no xbox original vs celulares…

MS fazendo o xbox para “contra atacar” a Sony querendo roubar o “PC da sala de estar” que nunca existiu; enquanto isso Apple e Google faziam a plataforma que iria varrer o PC doméstico para fora do mercado…

Pelo menos no caso da IA eles tem pareceria relevante… Só que claro, podiam estar com o dinheiro na mão para fazer o Data Center de 100 bilhões, mas enterraram tudo isso no xbox.

E sobre o fim do xbox, atribuo isso a complacência. Todo mundo que fez:

Vídeo passando pano para o Halo Infinite, “só esperar o patch de RT” (Alex Bugaga)Resident Evil 1080p no PS5 (Dusk Golem)Não sei não, esse clock pode ser fake, fiz over na 5700XT e não melhorou (Velho da DF)Sony desperada, PS5 pagando fogo, over de última hora (Windows Central)E claro, todos os fanboys do xbox com seus prints fakes, gente como o Jorge do WindowsClub…

Todos os fanáticos do xbox que na internet, twitter e fóruns, ficavam militando de tal forma que MASCARAVA a realidade do mercado, gritavam tanto na internet que parecia que o xbox “estava empatado” em popularidade e público com o playstation

São toda essa gente que “aliviava” o xbox na internet e dava gás para o Phill continuar fazendo M atrás de M; tanta M que liberaram 100 bilhões para o Phill fazer compras apesar da NOTÓRIA INCOMPETÊNCIA que era prontamente mascarada por vários jornalistas “imparciais” e pelos fanáticos do xbox.

Se toda essa gente ai que passo pano tivessem dito “a MS não sabe fazer jogos” depois do Macaco Craig, podiam ter trocado o Phill pelo Ybarra e ele faria um trabalho bem melhor… Talvez o xbox não tivesse falido agora

A incompetência do Phill vem desde Crackdown 3 que segundo ele seria “tão grande quanto halo e gears”

Mas advinha só? o Phill podia PUBLICAMENTE demonstrar a sua incompetência e a massa de jornalistas arrotava “phill é gente boa”

Last edited 7 meses atrás by Deto
Livio
Livio
16 de Maio de 2024 16:10

Não sei se o Mário faz o mesmo, mas quando falo algo, muitos teimam e tempo depois o que falei estava correto vem internamente um “Eu falei” que deixa a alma mais leve.

Juca
Juca
16 de Maio de 2024 17:40

A compra da ABK foi como aquele provérbio: “O melhor da festa é esperar por ela”.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
16 de Maio de 2024 19:20

Acho que poucos pensaram na parte ruim da aquisição, ou seja, MS está sobre grande pressão pra fazer esses bilhões darem frutos. Não se investe esse volume só pra deixar o cliente feliz.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Maio de 2024 21:24

Mário, e veja se faz sentido, a ABK em consoles e PC é conhecida basicamente por jogos de ação e plataforma 3D, com fortes games multiplayer… Eis que após fechar alguns estúdio que tinham jogos premiados como Prey, Dishored, e Hi-Fi resolvem abrir um novo estúdio para produzirem um AAA baseado em forte narrativa…

Deto
Deto
Responder a  Juca
16 de Maio de 2024 23:08

esse papo ai de novo estúdio para “AAA SP” é bem a cara de controle de danos

Sempre é assim, eles correm falar “bla bla bla” só para manter os fanboys do xbox engajados na “guerra santa pelo xbox contra a Sony demoniaca”

Fui dar uma olhada no twitter, era só fanboy do xbox contando “vitoria, xupem sonystas, xbox não acabou” e aquele papo de sempre negando a realidade como todo bom Fiel de Seita

Até o MVG já fez um vídeo reclamando desse marketing do xbox, falando do relacionamento parassocial especificamente… Ai gera esses malucos ai fieis de seita que empesteiam a internet

Last edited 7 meses atrás by Deto
Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Maio de 2024 10:52

A MS quer fruto imediato? Que compe a PS então!

Mesmo assim é capaz do fruo imediato nem ser garantido visto que muita gente deixaria a plataforma ao saber que a MS colocou as mãos nela.

error: Conteúdo protegido