Como a Epic bem explicou, o Nanite cria triângulos que são tão pequenos como pixels, pelo que o peso de um jogo Nanite não depende minimamente da complexidade poligonal.
Pode Body Cam, o ultra realista jogo para PC, correr nas consolas?
Se és dos que está abismado com o realismo do jogo Body Cam, fica a saber que este jogo, graficamente, não é mais pesado do que qualquer outro que usa o Nanite do Unreal Engine.
Quem seguiu a apresentação do Unreal Engine 5, viu que a Epic deixou bem claro que a vantagem do seu Nanite era que a complexidade poligonal do que estava no ecrã era irrelevante. Isto porque o principio do Nanite era criar triangulos tão pequenos como pixels, pelo que o número máximo de triangulos que poderia ser colocado no ecrã nunca seria superior ao número de pixels apresentado.
Assim, numa resolução a 1440p, teriamos 3.6 milhões de polígonos, e a 4K perto de 8.3 milhões de polígonos. A 60 fps, estamos a falar de um total de 492 milhões de polígonos debitados por segundo!
Ora se este número parece impressionante, que tal saberem que um GPU como o da PS4 é capaz de debitar 1,6 biliões de polígonos por segundo. E que o da PS5 debita 8.9 biliões? Subitamente os números de cima parecem pequenos, certo?
Na realidade nem tanto, dado que, devido aos shaders, alguns destes polígonos sofrem dois, três ou mesmo mais processamentos. E isso implica que rapidamente nos aproximamos dos limites. Isto apesar de sabermos que com o Unreal Engine, especialmente na versão 5.4, as consolas melhoraram as suas performances em mais de 40% face às versões anteriores, e que a PS5 já atingia os 1440 60 fps.
Ora o jogo Body Cam não é na realidade nada mais do que um jogo que usa o Nanite. Mas os cenários, em vez de feitos à mão, foram obtidos por fotogrametria, o que lhes confere um efeito foto realista.
Este jogo na realidade pede como especificações mínimas uma AMD Radeon RX 5700 ou uma GeForce RTX 2070. GPUs capazes, mas longe de serem topo de gama. Aliás o hardware recomendado é apenas uma AMD Radeon RX 6600 XT ou uma GeForce RTX 3060, GPUs que, por norma ficam abaixo das performances conseguidas pelas consolas onde a PS5 por norma se equivale a uma RTX 3070 ou mesmo uma 3070 Ti.
Mesmo o CPU recomendado é um i7-10700K, que curiosamente, ou não, é o CPU considerado como equivalente em performances no PC, ao da PS5.
Basicamente a resposta sobre se este jogo poderá sair nas consolas parece simples de ser dada, e pelo hardware requerido, tudo aponta para um rotundo SIM.
Mas se é assim porque motivo o jogo não está ainda anunciado nas consolas?
A resposta a esta questão é muito simples. Body Cam, apesar do seu aspeto fabuloso, é realizado por apenas 2 pessoas. E isto quer dizer que os seus recursos são mais do que limitados.
Com apenas duas pessoas a tratar do jogo, os lançamentos, a existirem, terão de ser realizados de forma faseada. Isto porque sendo apenas duas pessoas, e apenas habituadas ao ambiente PC, a adaptação a outros formatos não será nem simples, e nem direta. Mas acredita-se que caso o jogo se revel um sucesso no PC; não demorará muito tempo até que o jogo saia na PS5 e Xbox Series.
Off
Saiu uma notícia sobre demissão de funcionários da Sony em relação a uma fábrica de mídia física. Pronto. Já saiu informação falsa que a Sony está acabando com a mídia física. Na realidade é em relação discos para gravação ( CD-R, dvd-r e blu-ray-r). Discos prensados continua a mesma coisa.
Fonte
https://x.com/PhysicalMedia_/status/1807118729173668222?s=19
Foram 250 funcionários. E a Sony fábrica CDs e DVDs sendo que o seu uso está em queda. Nada a ver com o abandono da média física.
Sim, mas veja:
https://www.gamevicio.com/noticias/2024/07/sony-da-os-primeiros-sinais-de-que-esta-se-preparando-para-encerrar-a-producao-de-midia-fisica/
É o MO de todos os dias.
Absurdo, logo agora que eu tava pensando em voltar a gravar CD-Rs… Lol
off:
quatro anos depois a DF entendeu:
https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2024-df-weekly-if-xbox-series-x-is-more-powerful-how-does-ps5-compete-so-closely
ferramentas do PS5 são melhores (não é as do xbox que irão melhorar)
clock importa, tudo que depende do clock roda melhor no PS5.
Não, não entenderam.
Porque a explicação passa por todos os fatores. É a optimização global em todos os campos que faz a diferença.
Chama-se a isso, uma consola. A Xbox é pensada com muito de PC em cima.
Curioso no artigo é que perceberam agora aquilo que era coerente desde sempre. Mas mesmo assim tocam no assunto do VRR poder ser melhor na Xbox… Só para que o patrocínio fique agradado.
A Xbox é pensada como servidor também, não podemos esquecer disso. De console tem é muito pouco.
A consola foi pensada para uma estratégia que falhou em toda a linha, cloud e serviços.
Engraçado que no direct da DF dessa semana eles citam o avatar rodando melhor no Xbox, mas pelo que eu lembro, o PS5 roda melhor esse jogo.
Também foi citado o Callisto Protocol, agora ele está no game pass no Xbox.
Vou tentar fazer uma comparação de PS5 e xsx.
ah cara, nem dá mais para levar a sério isso.
os devs la do tourist 8k no PS5 vs 6k no sx falaram para a DF que “é pq o PS5 é melhor” mas nem assim adiantou.
falaram que ER “é melhor no xbox” mesmo tendo mais FPS e resolução no PS5, “por causa do VRR” do xbox, sendo que a maioria das TVs não suporta VRR e das que suportam VRR nem todas suportam 40hz, já que o padrão é de 48hz
o VRR do xbox sx hoje é o mesmo que o “controle ou amigos da Live” que a DF falava do xbox one para “compensar” a desvantagem contra o PS4.
No fim os caras só se queimaram… daqui a pouco nem a Nvidia vai querer saber da DF, afinal eles querem saber é de vender GPU para IA.
Interessante, bem que a Valve poderia adotar a tecnologia e fazer um CS mais realista, ia ser interessante de ver.
OFF: acabei de ler um artigo da DF sobre o porque o PS5 consegue superar o Series X, com a conclusão deles após uns anos. Continua interessante ver eles reafirmarem por diversas vezes a superioridade de hardware do Xbox, e arrematarem o assunto com no Xbox o Elden Ring é uma experiência mais agradável e suave e a forma preferida deles jogarem num console…
Uma comparação técnica adorável e “imparcial” como sempre! Lol
Não sei se é o canto do cisne antes do PS5 Pro, mas acho que vão precisar de outro patrocínio logo, logo!
Mas isso não é novidade nenhuma pra quem já estudou performance de computadores a nível acadêmico. Só é surpresa pra quem fica preso a tflops teóricos e regras de 3 inúteis aplicadas a isso.
O problema é que vimos por um bom tempo, tudo ser tratado, inclusive pela DF, com um certo espanto, ou um tipo de conspiração sonysta (quando na verdade sempre me pareceu o contrário, já que o dinheiro massivo nem está ao lado da Sony)… A desculpa de algo se sair bem no PS5 era sempre espantoso, um atraso de kit (como se fosse um problema causado pela concorrência e não incompetência do atrasado) ou fruto de acordos escusos e mesmo quando perdia, havia 80p a mais de resolução, ou um filtro em mais X, ou mesmo a velha muleta do VRR… sempre uma desculpinha providencial! Mas agora, passado 4 anos vêem falar o que todos nós já sabiamos, mas não sem pontuar ao final, mais uma vez, que mesmo com isso o VRR faz o Series X uma experiência mais confortável… Anedótico o negócio.
E sim, não somos a maioria, mas a ideia do que eles passaram e venderam como algo técnico e performance, há muito tem um quê muito grande de subjetivismo e propaganda orientada. Que sem claros ao menos de que são parciais antes de falar da coisa toda e não se mascarem atrás de um tecnicismo que no fim é um subjetivismo e gosto pessoal.
O que o marketing do xbox fez com a DF foi manipular eles para eles acreditarem no já tinham inclinação a acreditar
É por isso que até hoje eles ainda não desistiram de falar em poder supremo do xbox porque é isso que eles querem acreditar.
E parece que até hoje essa “estratégia” da marketing do Phill não mudou… nem falindo o xbox eles desistem da retórica vitimista, passivo agressiva, etc.
Dizes pouco… E dizes tudo.
Isto não é surpresa nenhuma para a DF, isto é puro damage control.
Valve não combate nem os cheat. A galera está utilizando o modo competitivo do CS para fazer propaganda do seus programas. Da metade para cima do rank 90% são cheat e no topo 99%.
Nem sabia que era baldeado assim… E o que justifica ainda manter-se popular com tanto cheat, a galera gosta mesmo é da zueira, é isso? Aí é dose!
A organização da comunidade, a nostalgia, acessibilidade e lavagem de dinheiro. Além disso, o modo competitivo é o melhor de longe. Não a toa os campeonatos são tão assistidos. A verdade é que a Valve acertou uma vez e agora só faz sugar.