Se contabilizar utilizadores e não receita é o objectivo, COD 6 é certamente o COD melhor sucedido dos últimos 10 anos… Mesmo que dê prejuízo!
Segundo a Microsoft, COD – Black Ops 6 é o COD melhor sucedido dos últimos 10 anos.
O curioso é que o argumento para esta afirmação não é as vendas, mas sim o número de utilizadores.
Ora isso quer dizer então que o que nos estão a dizer não é uma surpresa, mas sim algo que seria obvio! E isto porque naturalmente, se o Gamepass tem 30 milhões de assinantes, na XBox e PC, então isso quer dizer que, 30 milhões de pessoas tiveram acesso ao jogo sem pagar mais um cêntimo que fosse senão o que já tinham pago pela subscrição.
Daí que se 30 milhões de pessoas podem aceder ao jogo “de graça”, é natural que o jogo seja o melhor sucedido dos últimos 10 anos. Não a nível de receitas, pois nesse campo o jogo, para todos os efeitos, até pode estar a ser o maior flop de sempre, dado que estamos aqui a falar de engajamento e não de receitas. A questão é que se o grosso do engajamento advém do Gamepass, ao ponto de a Microsoft até afirmar que, pela primeira vez, há mais jogadores na Xbox do que na Playstation (pudera, os utilizadores da PS tem de pagar 80 euros, ao passo que os assinantes do Gamepass nada pagam por ele), então as vendas não estão a correr por aí além.
Aliás, a Microsoft alega que metade dos jogadores PC jogaram no Gamepass. E ali houve um número recorde de pessoas que assinaram (no PC, não na consola), o que, no que toca ao Gamepass e às suas assinaturas é uma boa notícia. Mas convêm não esquecer que grande parte destes utilizadores já eram assinantes antes, pelo que o que trouxeram de receita foi… zero.
Daí que esteja curioso sobre a parte da receita deste jogo, mais do que saber aquilo que já todos sabíamos de antemão, que a adesão iria ser grande por o jogo estar no Gamepass, e que o jogo tem mais jogadores na Xbox do que na PS porque os utilizadores Xbox que assinam o Gamepass, o tem “de graça”.
No UK, 70% das vendas do jogo foram na PS5, enquanto que na Xbox foram 10%, só mais 6% que a versão PS4, significa que a Xbox se meteu num buraco de onde não consegue sair, porque habituou a sua audiência a não comprar jogos.
Parabéns a Microsoft pelo sucesso que ela criou, espero que os jogadores tenham economizado com esse sucesso todo! Lol
OFF: Vou ter de aguardar para comprar a Pro… E isso pode ser um off que me afasta ao ponto de não a comprar.
Não há leitores de BD em lado nenhum!
Isso era esperado visto que logo após ser noticiado que a Pro não tinha leitor BD o estoque dos leitores foi acabando em diversas partes do mundo, provavelmente ação de Scalpers
não foi scalper nada, são os 20% da base do PS5 comprando leitor para o PS5 PRO.
parece até fanboy de xbox delirando que os PS5 estavam esgotado tudo por causa de scalper e não porque as pessoas estavam comprando lá no inicio da geração
Deto, as coisas não são assim de uma vez, é um produto novo e deve ter sua demanda, mas o esperado é atingir um bom número ao fim da geração. Sumir do mercado e subir o preço nas lojas é especulação pura, inclusive dos lojistas. 1000 conto na Kabum é coisa da loja mesmo. Meu adaptador de PSVR2 pra PC mesmo chegou a ser vendido por 600/700 reais lá, como não vendeu, não foi uma semana, voltou aos 350.
A minha Pro está encomendada para Dezembro junto com um leitor. Se ela não chegar até ao final do ano (e tem de vir com o leitor ou nada feito), não sei se a comprarei.
Eu para já continuo na minha de não comprar.
Mas sei que se realmente as melhorias forem notorias e caso faça muita diferença principalmente no GTA não sei se irei resistir, vamos ver.
GTA modo historia é absolutamente genial, para quem compreende o jogo sabe que é uma sátira brutal a sociedade, gosto bastante e é para já o unico jogo que me pode fazer mudar de ideias.
Depois daquele bang inicial em que já havia malta a dizer que as consolas estavam mortas e já iam partir o porco mealheiro para fazer um “bom negocio no PC” (coisa que não existe, falando no confronto consola/pc gaming), depois dos arautos da desgraça visitarem a pagina em peso, folgo em ver que os animos acalmaram e a malta está a voltar a si.
É exactamente como eu disse, é deixar a poeira assentar e principalmente assentar ideias, muita calma nessa hora rsss.
Como digo sempre, é não sofrer por antecipação e ver para crer!
Olha, eu hoje vi um video de um youtuber brasileiro, um tal de GamesEdudu, que até me soou a um tipo porreiro, onde ele estava a tentar ver diferenças visuais entre a PS5 e Pro, concluindo que elas não são muito notórias.
Eu inicialmente vi o video e nem me apercebi, mas a visão do ecrã era filmada com uma câmara externa e não era captura de ecrã, o que me deu para perceber, pela estabilização da câmara que o ecrã não era muito grande.
De modo que andei a correr o video a ver se via o ecrã, e a determinada altura há uma imagem em que se vê a PS5 a pé ao lado do monitor (que só se vê parcialmente), e percebo que a altura dela era mais de metade da altura do monitor.
Resumidamente, o moço está a fazer a comparação numa TV/monitor que aparenta ser de 32 polegadas…
Com o devido respeito ao moço, até porque não o conheço, e ele pareceu-me boa pessoa, eu se meter a PS5 e a Pro no meu telemovel de 7″ tambem não vou ver nada… Claro que estou em exagero, mas onde quero chegar é que a densidade de pixels reduz muito o efeito, e uma TV de 32″ está longe de ser uma TV que compense a passagem. É até uma TV onde de 1080p para 4K as diferenças são pequenas.
Como exemplo, ainda ontem comecei a ver um filme em casa dos meus pais, numa TV de 32 polegadas, e vi-o muito bem… Mas quando cheguei a casa e fui ver o resto… OMG… O bit rate do video era baixo, e num ecrã de 65″ a coisa era demasiadamente notória. A imagem era terrível, e eu nunca diria isso quando vi na TV de 32″ onde tudo me parecia perfeito.
Aqui é a mesma coisa. Quando estamos a falar de um jogo onde as melhorias são subtis na resolução e/ou detalhe, uma TV de grandes dimensões é necessária. E o senhor que me perdoe, mas fazer aquilo numa TV de 32″ é mau demais.
Pois, tentar fazer comparações e largar o video assim para a net é complicado, para não dizer outra coisa,
em todo o caso como é logico faz muito sentido o que dizes do tamanho da TV.
È por isso que quero muito saber a opinião de pessoas que conheço, que têm um historico de razoabilidade e que vou acompanhando ao longo do tempo, vou ficar a aguardar a tua opinião depois de teres a Pro ao vivo e a cores e já que o Tio Hildo também já adquiriu gostava de saber se para ele justifica o investimento.
Que pena, Mário. Mas eu também tive dificuldade para achar. Uma hora você vai conseguir. Aqui no Brasil foi a mesma coisa, sumiram todos mas depois apareceram estoques.
Hildo, se não for problema dizer, por quanto conseguiu o PS5 Pro e o drive? O melhor preço que vi foi de 5900 com um cupom de aniversário da Kabum + desconto à vista, e os drivers estavam coisa por perto de 1000, quando eram por volta de 500. Tenho algum interesse no console, mas acho difícil de comprar, pois não pago mais de 5.5k nele em nenhuma hipótese… Inda mais tendo que comprar o drive por fora.
Caramba, o driver está a 1000 reais? Custava nem 500 momentos antes do anuncio do Pro
Parece que já se consegue encontrar a 600/700, mas na Kabum tá 999 e na magalu, 1,5k! Lol
Oi Juca. Consegui na Kabum com desconto a vista mais cupom por 6200. O drive eu achei um por 600 mas comprei deve ter um mês, tive sorte pois não achava em lugar algum.
Sinceramente, acho que ele irá cair pra perto de 5.5 k depois do Natal, se você puder esperar ..
A base eu comprei uma não oficial impressa em impressora 3d kkk … custou 40 reais.
Tem por R$550,00 aí e quando voltar na amazon deve ficar nessa faixa.
https://www.lojanovaera.com/drive-para-ps5-slim-digital-edition-leitor-de-disco?srsltid=AfmBOooh9BY4oH07wcCqvKSnZd8fI_YLaBcceSdKz-QtxHHiHHJxWUaEah4
Já há dados sobre as vendas… e a coisa não está a correr assim tão bem. Pelo menos para o lado da Xbox. Amanhã temos artigo!
O interessante parece ter sido a subida de vendas no PS5 quando a lógica poderia sugerir o contrário, já que num curto prazo, o acesso é mais barato no Xbox e principalmente no PC. Algo que pode sugerir que alguns players de CoD podem ter migrado para PS, algo difícil de compreender, já que no PS vão ter de comprar o jogo mais caro, e ainda pagar plus pra jogar CoD.
[OFF] Mário, de acordo com o manual, o PS5 Pro tem 16.7TFlops teóricos de especificação técnica, sendo assim, como ele atingiria os tais 300Tops que foram especulados anteriormente?!
Deve ser por causa das instruções dual issue.
Pois é, mas porque não estão contando isso para os tflops, seria pra valorizar o PS6 quando sair? Ou é porque é uma customização da RDNA tão grande que foge ao que a AMD tem feito… é meio estranho, e talvez por isso não usaram tflops no marketing.
O Mário explicou o porquê num dos comentários aqui:
https://www.pcmanias.com/1440-taa-na-ps5-e-1440p-pssr-na-ps5-pro-em-the-last-of-us-parte-2/
Não atingia. Mas eles estão lá.
O RDNA3 duplica os TFLOPS devido ao dual issue. E o dual issue é basicamente uma capacidade que permite, tal como o rapid packed math, processar duas strings menores numa maior (por exemplo, duas de 16 numa de 32).
Está procura é feita no compilador, o que quer dizer que, mesmo com a capacidade lá, tem de ser o software a dizer ao hardware para a usar.
Ora a PS5 não tem os jogos compilados dessa forma, e nem pode ter pois não suporta a capacidade. Nesse sentido o dual issue não se aplica à PS5 Pro pois ela vai correr os jogos PS5.
Mas apesar de não se aplicar aos jogos em geral, ela aplica-se às capacidades únicas da consola, como o PSSR. Ele processa exclusivamente na Pro, pelo que ele tira total partido da Pro.
Ou seja, para todos os efeitos tens um hardware RDNA 3 que não duplica os TFLOPS (o que diga-se, e já expliquei isso num artigo sobre o Z1 e o seu GPU, é uma valente treta pois a combinação de strings só pode ocorrer em casos muito específicos pelo que os ganhos reais são muito, muito pequenos. E se te recordas eu em tempos quando analisei a Pro, até referi que os TFLOPS palpaveis, mesmo se usasse o Dual Issue deveriam andar na casa dos 18 Tflops), mas que no caso do PSSR, e tops da consola, explora o hardware ao máximo, pois o software foi criado especificamente para ele.
Lembrando que o GP tem 30 milhões mas só quem tem acesso ao jogo “gratuitamente” são aqueles que possuem a assinatura mais cara.
OFF: Fiz um vídeo do Alan Wake 2 com último patch pro PS5 Pro.
Infelizmente no modo performance, na parte da floresta ( bem pesada), ainda existem quedas de FPS. Pessoal está meio bravo nos comentários, mas o que eu posso fazer? Foram os dados que eu obtive …
https://www.youtube.com/watch?v=qlPTQ8HUOQE
Fanboy, é fogo! Lol
Parece estar com o desempenho pior que antes! A Remedy é fera! Lol
Mas o modo desempenho do Pro ( 60 fps) é o modo qualidade do ps5 base ( 30 fps).
Essa parte da floresta sempre foi problemática, eu acho que é uma exceção.
Eu não joguei o jogo todo de novo mas acredito que deve ficar sempre perto dos 60 fps, um VRR ligado resolveria tudo.
Eu sei, Hildo, a questão é que o extra seria apenas o PSSR, decepciona um pouco saber que mesmo o modo performance no Pro não fica sempre aos 60, fica parecendo que todo o extra é só o PSSR. Já testaste o Wukong o REVillage? O lasqueira pra você é ter de chegar em pontos problemáticos dos jogos pra testar se não tiver saves lá como é o caso do lago do village. Estou curioso ainda pra ver como vai o Baldur Gate nele tb. Mas em especial os jogos de VR.
É complexo isso. Pois eles puxaram o gráfico pra ficar 60 fps na maior parte. Se quiser cobrir essa área problemática, teria que baixar um pouco os presets.
Não testei esses dois. Estou testando Elden ring..
Silent hill 2 eu dei uma olhada e nem o pro aguenta aquele modo performance dele… putz
Povo está falando que o vídeo é fake e o patch não saiu… aff. Díficil viu. Claro que saiu. Tem outros vídeos de Alan wake 2 no ps5 pro.
No modo qualidade dá pra ver claramente o RT na janela …
Fiz propaganda do seu vídeo em outros canais. Mas vendo os comentários, não sei se ajudou ou atrapalhou.
Imagino …
Engraçado.. Respondi a dois comentários no Youtube em um video teu e agora não encontro o que escrevi.
Um deles eu vi. O outro não …
Pra aumentar views, ajuda. Mas o haterismo sempre vem junto com algum sucesso. Muitos fizeram popularidade irritando fanboys, o importante é fazer o serviço direito e assim vai ter quem goste e quem não goste… O site do Mário conheci pelo povo tretando na eurogamer, minha frequência aqui foi pela confiabilidade nos artigos, então é meio assim que funciona… Pra começar, o melhor é falar, mal ou bem, depois a coisa se filtra sozinha. Lol
Uma pergunta, o teu video do Alan Wake é com ou sem Patch?
Porque os menores fps na Pro na floresta só se explicam com alterações.
Como comentei lá o que incomoda é a baixa resolução. Olha o shimmering no cabelo, grades e floresta. Entre 50 e 60fps com vrr ligado fará zero diferença. Deveriam baixar o preset e colocar ao menos em 1080p. Fora que gastar desempenho para colocar RT é na minha opinião burrice. O modo qualidade sem RT em 1260p, talvez até 1440p entregaria uma qualidade de imagem muito superior.
Já seguiu a tradição, antes divulgavam vendas ou faturamento do COD e agora vai ser “players ativos”
Tudo isso para impressionar acionistas… Mas pelo menos agora o Nadella e o CFO estão exigindo que o xbox dê lucro.
Acabando essa distorção do mercado causada por quem não se importa em queimar dinheiro para falir a concorrência, como o xbox tentou desde 2014 até meter 100 bilhões “para concorrer”, ai já teremos um mercado mais saudável.
E sabe que esse super número pode ser no fim das contas ruim?
Quem comprou COD continua comprando COD, mas somou com quem não compra jogos e já assinava GP
Não cresceu as vendas
Não cresceu o número de assinantes do GP
Essa é a métrica real. Se tivesse aumentado o número de assinantes ou as vendas o Nadella teria corrido na internet falar cantando vitória igual ele fez com aqueles 3 meses de vendas do xbox lá no meio da pandemia quando as pessoas compravam xbox porque não achavam PS5.
A falta de “gabarolice” é a maior mostra de que as coisas não estão a correr assim tão bem… Porque conhecendo a Microsoft como conheço, se tudo fossem rosas, já não os conseguíamos aturar.