Ao melhor estilo da Microsoft, quando questionada sobre os motivos pelo qual o jogo não sai na Xbox, estes atiram as culpas para a Sony. Mas na realidade, a culpa poderá não ser da Sony, mas sim… da Series S.
Black Myth Wukong saiu para PC e para a PS5, mas não há qualquer data prevista para o seu lançamento na Xbox.
Instada a comentar sobre o assunto, a resposta da Microsoft foi a seguinte:
Estamos entusiasmados com o lançamento de Black Myth Wukong na Xbox series S/X, e estamos a trabalhar com os nossos parceiros da GameScience para trazer o jogo para as nossas plataformas. Não podemos comentar os acordos feitos pelos nossos parceiros com outras plataformas, mas estamos comprometidos em tornar a Xbox a melhor plataforma para os gamers, com grandes jogos no centro disso.
Nesta resposta a Microsoft refere uma exclusividade do jogo obtida pela Sony, e há diversos insider’s a afirmar o mesmo.
E pode muito bem ser, mas a realidade é que outros insiders referiram-se ao motivo do não lançamento na consola como sendo causados por questões técnicas, criando assim a imagem de que os motivos pelos quais o jogo não saiu na Xbox são exatamente os mesmos pelos quais Baldurs Gate 3 também não saiu imediatamente na Xbox: A Xbox series S!
Basicamente estamos aqui perante duas versões contraditórias em que ambas podem ser verdade. A questão é que só uma delas pode ser verdadeira. Qual?
Na realidade não estamos em posição de dizer qual é a verdadeira. No entanto há motivos que nos levam a acreditar em uma sobre a outra. Vamos ver quais:
Motivo 1 – As políticas de paridade da Xbox.
Apesar que pode ser perfeitamente possível que o jogo na versão Xbox series S apenas tenha modo qualidade, correndo a 1080p 30 fps, este é um jogo onde os 60 fps são normalmente preferidos pelos jogadores. E aqui a “porca torçe o rabo”, pois se neste modo a PlayStation 5, que usa resolução dinâmica, desce a resolução aos 720 p, a Xbox series S, que teria que correr o jogo a 720p, poderia ter de descer para 480p ou menos.
Não que isso seja um problema impeditivo de o jogo sair, desde que esses sejam os valores que efetivamente se conseguem, pois se a resolução por qualquer motivo tiver de ir mais abaixo naturalmente que a consola não tem condições de qualidade para correr o jogo.
Recorde-se ainda que a Xbox séries S tem apenas 10 GB de memória contra 16 GB nas restantes consolas o que pode também estar a ser um problema limitativo.
Motivo 2 – O jogo sempre foi anunciado para a Xbox, o que atenta contra o conceito de exclusividade.
Quando existe um exclusivo, naturalmente que quem pagou por ele quer ver o seu dinheiro a render, e se implica apregoar aos sete ventos a exclusividade. Neste caso se ela existiu a Sony nunca a anunciou e como tal nunca tirou partido dela, sendo que nunca impediu que a publicidade ao jogo referisse a Xbox. É no mínimo estranho, e historicamente seria a primeira vez que tal acontece na consola da Sony.
Motivo 3 – O jogo está a vender como pãezinhos quentes na China e Japão. A Sony teve um stand enorme no China Joy e o jogo não esteve presente, o que para um exclusivo é muito estranho.
Pagar por uma exclusividade para não se usufruir dela é a coisa mais estranha podem existir. Black myth Wukong é dos jogos mais vendidos nestas áreas e levou as vendas da PlayStation para mais do dobro. No entanto o jogo não estava presente no stand da Sony ao contrário de outros exclusivos.
Claro que aqui a presença do jogo também não garantia nada, agora a sua exclusão é que é estranha se realmente houve exclusividade.
Motivo 4 – Os programadores dizem claramente que o motivo de atraso é devido a otimizações.
Ok, agora entramos aqui em contradições. Ou a Microsoft mente ou os programadores mentem. Cada um agora irá acreditar em quem quiser.
Pessoalmente, eu sei em quem acredito.
Acho que não há muito debate sobre o tema. Se a Sony tivesse direito a exclusividade estaria divulgando em todos os lugares para gerar vendas. Se não o fez é porque não há acordo. Mais um caso de incompetência da Microsoft.
Off: Ao fim de 27 anos, o Anandtech fechou as portas. Esse website foi a nossa inspiração para a criação da PCManias.
Os websites, e não falo do Anandtech, colocaram-se numa posição de subalternos quando começaram a aceitar dinheiro dos patrocinadores e depois ficaram reféns deles para sobreviver, não conseguindo fazer reviews honestas.
Isso implica que os websites que se mantiveram sem “subornos” acabam por ser “levados na onda”, sendo tudo tratado e visto por igual.
O que se passa hoje em dia é que as pessoas deixaram de acreditar seja no que for que venha dos media. Acham que sabem, que nos seus grupinho a das redes sociais, fácil e te manipuláveis, há a honestidade que falta, quando na realidade sofrem lavagens cerebrais de todo o tipo de uma forma descarada, sendo manipulados até mais não.
Talvez isso seja mais simples do que procurar websites que tenham um histórico de confiança, mas a realidade é que hoje em dia a quantidade de energúmenos (Pessoas que, dominadas pela paixão, tem atitudes ou comportamentos excessivos), que existem é impressionante. Atacam tudo e todos, ignorando a razão, lógica e coerência, achando-se donas da verdade. E com este tipo de pessoas cada vez menos justifica manter um website.
Nesse aspeto tenho de agradecer a todos os que me seguem e reconhecem o trabalho feito aqui na PCManias, um website que só não é maior porque sempre rejeitou patrocínios, publicidades e outros que pudessem tolher a capacidade de exprimir aquilo que realmente se vê como a realidade das coisas. E o historial do site fala por si!
Agora a realidade é que perante o fecho de um histórico como o Anandtech dá o que pensar sobre se vale a pena continuar por aqui.
E concordando com tudo o que disseste, essa geração mais jovem parece ter preguiça de ler textos mais longos, logo, não conseguem perceber qualquer desenvolvimento de raciocínio, é triste, mas estamos numa geração que só lê textos curtos e ainda prefere ver um short de vídeo.
Esses dias estava a assistir uma jogatina de um jogador no Yotube onde o mesmo gosta muito de Forza e ele comentou no inicio do game algo assim, que os caras mais novos em conteúdo estavam se preocupando menos com qualidade a fim de terem apoio de empresas de jogos e falando bom de algo que esta ruim e isso é péssimo,
Apesar de algum tempo já não ler algo aqui o seu trabalho é muito bom, com muita informação técnica e torço que fique com esta pagina de informações abrangentes e com conteúdo muito bom.
Que a Mic quebre o silêncio logo e tome uma postura de gente grande, pois do que jeito que está, nem se o próximo console vier de graça eu não vou pegar
Ewerton, acho que se você é fã dos jogos da Microsoft, acho que o melhor a longo prazo é pensar em montar um PC mesmo, porque não é nem questão da Microsoft vir ou não com um bom console, é mais a questão do Gamepass estar matando o suporte Thirdie do console. O Series X é um bom console, o Series S é problemático para otimização dos jogos novos, mas a questão não se resume a isso, o Gamepass matou o potencial de venda de jogos de terceiros, e suporte de terceiros é muito importante. Mas também entendo a situação da biblioteca de jogos que se acumulou na vida e que isso é fator para se permanecer no console, fora a questão realmente de praticidade de um console.
Se a MS continuar com a mesma prática do Gamepass atual, vai ficar difícil a manutenção do console, a menos que achem que poderão viver só das produções próprias no serviço.
O problema do Gamepass é que ele mata qualquer plataforma. A Xbox sofreu primeiro porque dado ter menos utilizadores as quebras de vendas notaram-se mais. Mas o Gamepass quebra vendas em qualquer lugar!
Um serviço desses não pode ter jogos recentes e muito menos jogos dia um. Se o tiver mata as vendas.
Boa noite Mário, és um excelente profissional admiro muito este site muito obrigado por isto.
Bem, agradeço, mas uma coisa é certa. Profissional não sou! Isto é um blog, nada mais do que isso.
Tento ser sério, tendo dar a minha visão das coisas. Gosto que a oiçam, mas gosto, dentro do devido respeito, que o utilizador tenha uma visão crítica também da coisa.
Quer se queira quer não, o mundo é algo de perspectivas, e ninguém é dono da verdade.
Vou contar aqui uma pequena história que para mim foi uma lição.
Num curso que tirei sobre gestão de conflitos e de recursos humanos, havia uma questão que dizia isto:
És o responsável pela vida de um grupo de pessoas, e sabes que as mesmas vão morrer. Não te é possível salvar todos, pelo que terás de fazer escolhas.
Da seguinte lista quais salvavas:
– Um reputado magnata conhecido por ser benemérito e doar milhões para ajuda a terceiros.
– Um médico especialista em doenças raras.
– Uma conhecida prostituta da praça
– Um homem condenado a prisão perpétua por ter assassinado 10 homens.
Naturalmente a resposta imediata foram os dois primeiros.
E foi aqui que nos foi dada a conhecer a questão da perspetiva. O ver o copo meio cheio, ou meio vazio.
Ora o reputado magnata era rico porque explorava trabalho infantil, e tráfego humano. Era um corrupto que ganhou a sua fortuna explorando os outros.
O médico especialista era um bêbado, operava as pessoas sem necessidade e ganhava dinheiro à custa disso.
A prostituta era efetivamente prostituta. Mas era-a por amor à sua filha de 5 anos que ela mantinha e criava, tentando-lhe dar tudo, e mantendo-a longe do pai que as maltratava e roubava o dinheiro para a droga.
O assassino matou 10 homens. 10 homens que ele sabia irem pilhar uma aldeia, roubando todos e violando as mulheres. Eram criminosos, e não podendo combater os mesmos de outra forma, para defender os seus, entrou no seu acampamento de noite e matou-os a todos.
Percebes onde quero chegar? Isto é válido para tudo. A minha perspetiva é uma… Pode ser a correta, pode ser a errada. Quero que vocês a leiam, mas quero que sejam críticos e exponham a vossa.
O grande problema que sempre de deparei ao longo dos tempos neste website é que quem vem aqui discutir fica sem argumentos. Para uma discussão é preciso percebe-se que o outro lado vão refutar, e eu refuto sempre apoiado em dados, pois a minha opinião é sempre sustentada. Daí que errada ou certa, é sustentada e quem aqui a vier discutir tem de trazer argumentos. E argumentos que, uma vez desmontados deixam de o ser. Algo que muitos não conseguem fazer, voltando aos mesmos quando já não conseguem argumentar mais nada.
Desculpa alongar-me… Mas achei que devia dizer isto.
Teríamos duas notícias em sequência evidenciando como o xbox SS é problemático
Black Myth não saindo no xbox por causa do SS
Stalker rodando a 25 (agora na verdade era 35) fps no xbox SS, presumo que seja o modo 60fps que roda a 35 agora…
https://www.neogaf.com/threads/s-t-a-l-k-e-r-2-currently-running-at-35-fps-on-xbox-series-s-says-gsc-game-world-still-have-room-to-optimize.1674445/page-3
Duas notícias em sequência sobre os problemas do xbox ss, mas ai no meio disso, inventaram que a Sony tem um acordo oculto de exclusividade com o Black Myth e não é o xbox SS que é o problema… Parecido com a tática de “equilibrar as coisas” mentindo que Resident evil é 1080p no PS5 e 4k no xbox sx quando todos estavam falando do Macaco Craig.
Phill aparece chorando que HD2 não saindo no xbox prejudica a “industria” e aparece maluco com rumor que o jogo vai sair no gamepass ainda
Phill fala em “taticas ensaboadas da sony” e aparece essas tais táticas bem no momento que o xbox ss deveria ter uma sequência de noticias negativas.
claro, nem é fabricado isso.
Ainda tem gente pra defender o Series Xe jogar a culpa nos “Devs preguiçosos”. O s.t.a.l.k.e.r 2, jogo exclusivo de Xbox nas consoles de nova geração está rodando o jogo a 25fps… detalhe: Na conferência do Xbox de 2021 já tinha trailer de gameplay.
falei que o “acordo de exclusividade oculta da Sony” do Balck Myth era cortina de fumaça
https://www.gamevicio.com/noticias/2024/09/funcom-comenta-sobre-os-desafios-de-trabalhar-com-o-xbox-series-s/
Funcom comenta sobre os desafios de trabalhar com o Xbox Series SPor causa do Xbox Series S, Dune: Awakening será lançado primeiro no PC.
Tá ai… outro jogo com problemas por causa do xbox S, todos sendo divulgados “ao mesmo tempo” que “vaza acordo malvadão oculto da Sony contra o coitado do xbox ss”