Curiosamente, quando li que o jogo seria apenas digital, resolvi comentar no website que não iria comprar o jogo pois não gosto de pagar sem ter a componente fisica. Pela mesma lógica, o volume de queixas terá sido de tal forma que a Bethesda resolveu remover o tweet!
Será que Starfield vai ter uma versão física normal? Essa é a questão após a Bethesda ter apagado o Tweet onde dava a conhecer que a versão fisica não conteria um BD, mas sim e apenas um código para download.
A versão física de um jogo é sempre uma mais valia. Mesmo sem possuir os últimos patches, salvo erros catastróficos que não deveriam existir, a versão fisica permite a instalação do jogo em qualquer lugar, haja ou não internet no local. E uma altura em que o espaço nas consolas é limitado, e sendo eu um colecionador que gosta de, vários anos depois, rever jogos que comprei, considero o físico uma mais valia que não dispenso.
E apesar de estar interessado em Starfield, perante o anuncio, resolvi desistir da ideia de o comprar.
Mas eis que a Bethesda, sem aviso, apaga esse tweet. Isso após imensas queixas sobre a situação.
O que corre agora é a ideia que a Betehesda terá cometido um erro nesse tweet, pois apenas a versão denominada “Constelation Edition” deverá ser vendida dessa forma. Mas certezas não há, pelo que teremos de aguardar por mais desenvolvimentos para ver.
Posso estar enganado, mas alguém já confirmou que não terá versão física do jogo.
Eles voltaram atrás… Por enquanto, persistindo nessa vibe, só o Alan Wake 2.
Será que não é parte da estratégia da Microsoft de adiar o máximo possível notícias ruins? Porque a resposta já tem. Se não tem nota oficial, parece um mau sinal.
Sobre o Starfield acredito que a Bethesda já informou por canais de comunicação que terá sim uma versão em disco do game para Xbox, mas pareceu uma mudança dos planos iniciais pelo modo como se deu.
Já li que só a versão normal para a Xbox é que tem o físico
Anunciado por exemplo na ign
E está também no site oficial do starfield
Agora a questão que se coloca é se é com o jogo todo
Aí é difícil. Normalmente é só um “diskey” ou “token” que só tem servido pra fazer o jogador levantar da poltrona se quiser trocar um jogo.
Muito provável que não. Deverá ser como o Halo Infinite, não vem o jogo no disco. Ainda mais que esse jogo deverá ser muito grande, acho que no mínimo uns 100 GB. Para não dizer que deverá ser sempre on-line.
Ao contrário que muitos tentam dizer, a maioria dos jogos vem com seu conteúdo jogável e completo no disco, mas infelizmente isso está diminuindo.
Isso é a parte que me mata.
Antigamente, e o Rui disse isso e muito bem, os jogos físicos valiam pela box ART, manual, apresentação, etc.
Hoje em dia, os jogos custam 80 euros e vem numa caixa genérica com uma capa que nem sempre é sequer cuidada.
Basicamente isso quer dizer que essa vertente do físico morreu. E neste momento o que me atrai nele é a minha vertente de colecionador, e o poder instalar (se o BD ou o leitor não se deterioraren entretanto) o jogo um dia mais tarde.
Eu faço isso desde sempre. Tenho ainda as primeiras consolas que possui em funcionamento. E os jogos para elas funcionais. E o ligar essas consolas e colocar os jogos a funcionar é um saudosismo como não há igual.
Dediquei muito da minha vida aos jogos, e isso no futuro, quando vês que os anos passaram, tem duas vertentes. Ou achas que os desperdiçaste, ou recarregas um desses jogos e relembras como afinal os tempos passados foram bons e divertidos.
Nem livrinho em preto e branco vem mais, Mário. FF16 e Zelda TotK vieram só a caixa com o disco/cartucho e nada mais, uma pobreza! Em FF16, nem voucher com os agrados de pré-venda veio.
Eu havia visto isso… Estavam com o “desdobro” que tinham falado era da “versão PC”, que nem sabia que ainda vendiam versão física! Lol
Típico das empresas ultimamente,pescam na internet e conforme a pescaria é que se adaptam às condições…tentam empurrar o digital a todo o custo.Off ,está confirmado,ps5 a 450 a partir de hoje e até dia 15..pena já ter uma ..eheh.A Xbox poderia responder e baixar a série x e até pensava ir buscar uma Xbox 🙂
Uma hora a promoção pra ele tb aparece.
Tenho de me memória que o halo mcc tem o disco mas não é jogável sem sacar da net.
Todos os retro da x360 e xoriginal não funcionam só com o disco.
Ter o disco é muito lindo no antigamente porque realmente as caixas eram de qualidade, a artwork e cover eram trabalho de qualidade, os manuais massivos e papel de qualidade e o jogo era completo. (Na ps3 achava espectacular a capa ter dupla face em todos os jogos).
Hoje em dia, temos caixas que parece de papel, manuais de 2 páginas, jogos incompletos ,arwork duvidosa e jogos que não são plug and play.
Para experiência semelhante ao passado já temos de ir pras versões do friks oh night que custam por vezes o dobro de uma versão elite do passado.
E depois a comodidade ou ausência dela, ter de se levantar para trocar de disco, o barulho extra da drive, a caixa não transmite a sensação do passado ao pegar nela e abri-la, obrigatoriedade de instalar.
Eu gosto do físico e o seu ponto mais forte, possibilidade de revender o jogo, mas a realidade é que jogo o digital 98% das vezes e outro ponto a favor do digital é que podemos fazer um backup num hdd de qualidade e ficamos seguros décadas, o físico com o tempo há possibilidade de riscos e acima de tudo humidade que acontece por muito cuidado que tenhamos.
Extra: juca respondi te ontem mas o Sr Mário passou o lápis azul mais uma vez.
Talvez porque no comentário teces considerações insultuosas aos leitores da página…
Estás moderado e por algum motivo é!
Caro Rui…
Já me apercebi de uma resposta na qual te queixas da santa inquisição.
Terás de perceber que os comentários não servem para troca de galhardetes e que a moderação, perfeita ou não, existe.
Agora achei imensa piada no teu comentário de 3Km, que me ataques a mim, quando o que está em causa foram frases genéricas sobre os valores dos utilizadores da página.
Nunca te tirei liberdade de expressão, mas não aceito nem ataques, nem julgamentos de caráter aos leitores, pelo que serás sempre livre de falares quando as mensagens forem adultas, educadas, e sem ataques.
Quando isso estiver em causa, podes ter a certeza que, podendo impedir essas mensagens de sequer entrarem, o farei!
O que eu disse no comentário de 3km que foi mais pequeno que o anterior é verdade, não existe ali mentira nenhuma e podia provar mas ja sei qual seria o teor da resposta por isso fica o dito por não dito e o dito por ditar.
Ficas pelo que achas… Eu pessoalmente costumo meter links.
Rui, mas a retro é só pela internet mesmo amigo, o Xbox seja one SS ou SX não tem componentes dos consoles retro eles checam através da id do disco”pelo que sei” onde está no banco de dados dos jogos retro e emulam o jogo, mas caso queira jogar diretamente o jogo original sem net você tem que ter o console
A Xbox não tem qualquer retro compatibilidade no real sentido do termo em que correr o mesmo código no hardware mais recente. Isso só existe na PS5.
A Xbox o que faz é correr uma outra versão do jogo, compilada para o novo hardware.
Metes o BD, ele verifica o jogo, e descarrega outra versão do jogo, compilada para o novo hardware.
Isso pode parecer igual a retrocompatibilidade, pois o resultado parece o mesmo. Mas o certo é que se meteres o disco na drive, nunca tiveres descarregado a versão alterada, e não a puderes descarregar por qualquer motivo, o jogo não corre. Porque não compatibilidade no código.
E prova disso é que a retrocompatibilidade da MS saia “por lotes” e não porque o console o fazia ao botar o disco ou descarregar o jogo digital que não já tivesse a nova versão dele recompilada. Usaram de engenharia reversa para obter o jogo fonte e modificaram instruções para se adequar a nova compilação ao novo hardware.
Obrigado pela explicação, acho que tu já falaste na época, mas não lembrava
OFF: Vejam o Indiana Jones and the Dial of Destiny…
Não poderia haver melhor fim para a saga, e fiquei impressionado como o Harrison Ford ainda foi capaz de fazer um filme daqueles!
OFF 2 – Segundo rumores, nesta fase pouco credíveis, a Sony está a preparar uma série de parcerias com vários estúdios, para uma eventual resposta à compra da Activision.
Espero que isso só ocorra se a compra da Activision passar, pois da mesma forma que sou contra esta compra por a Microsoft prejudicar a Sony, terei de ser contra algo que prejudique a Microsoft.
Alguma coisa da Sony, vem, o japonês lá já deu a deixa. Agora, Mário, a MS, em não passando, muito provavelmente, poderá fazer o “rapa” (a limpeza) na indústria a comprar estúdios menores ou até mesmo coisas como o Roblox… Se o Nadella ainda deixar metade do gastariam com a ABK ainda disponível pro Xbox, isso ainda poderá fazer muito estrago…
A Sony já sabe que terá de ir fazendo aquisições pra ficar viva, não há mais volta, pra nossa geração, acho que infelizmente acabou, mas espero estar errado.
Aí o que vai ficar é saber o que a MS vai comprar se não pôde comprar a ABK.
Já pensou comprarem coisa melhor que a ABK por até menos… Rocksteady + Remedy + From + parte da Konami…
A Microsoft tem o direito de crescer. Fazer o rapa também Implica regulação, apesar que ela tem de ser permitida comprar aqui e ali (tal como a Sony)..
Mas concordo que a Sony tem de estar precavida pois certos movimentos podem ser tão ou mais danosos.
Vou procurar assistir se a patroa tiver disposição pra ir aos cinemas…
Não é o que dizem nem os criticos nem o Rotten Tomatoes que dizem que o filme é mesmo muito mauzinho.
O filme é uma ode à série, e um final condizente para um herói que marcou uma geração.
O que os críticos dizem… Enfim…
Claro que tem pelo meio muita situação fantasiada… Mas que filme dão indiana Jones não as teve?
Pelo amor de deus, Rui. Halo MCC é uma coleção de games e que passa fácil de 100GBs, isso fora que é um jogo antigo, duma época em que os leitores de BD nem eram desses modelos novos de UltraHD…
off rápido:
https://www.neogaf.com/threads/microsoft-activision-deal-approval-watch-ot.1641775/page-1305#post-268140534
segundo esse sujeito ai, a Sony vai exigir todos os jogos da bethesda e activision no playstation ou não vai liberar COD no playstation
wtf?
faz todo o sentido, nada de lucro do playstation no COD (COD lucrando 800M) pra a MS se a MS não liberar todos os jogos que ela comprou para o playstation
Apoio totalmente, MS vai usar a grana do playstation para produzir jogos exclusivos para o xbox/PC? nem pensar…
Ainda aplica que “so aceitamos COD no playstaion se todos os jogos comprados pela MS vierem tb”
Bom, evita o “parasitismo” da MS, onde os outros, google, apple e Sony; investem na plataforma e a MS fatura lucrando fácil em cima do investimento dos outros no iphone, android e playstation… “JÉNIU” da MS achar que Sony, apple e google iriam investir no playstation, android e Iphone para a MS ficar com o lucro fácil dentro desses plataformas.
Como o Phill correu defecar que a Sony “malvadona” usa o lucro dos jogos que eles lançam no playstation para atacar a coitada da MS, depois do phill arrotar que a “sony quer diminuir o xbox”, nada mais natural que acreditar que o phill tá acusando a sony de pretender fazer ou já fazer o que ele (XBOX/MS) faz em tudo.
coitado do phill…. o coitadismo dele não vai colar, a Sony não vai dar lucro para ele, no cod, investir no xbox; coisa que ele acusa a sony de fazer.
Discordo totalmente.
Eu não estou e nem posso estar contra a Microsoft tornar exclusivos os jogos que são deles. São deles e podem fazer deles o que bem entenderem.
O que está aqui em causa não é, e nem nunca foi essa situação.
O que está em causa é que essa não é a premissa segundo a qual a compra da Zenimax foi autorizada. E nesse sentido entendo que a Microsoft terá de ser penalizada se não libertar os jogos na Playstation. A Microsoft definiu junto dos reguladores um parâmetro segundo o qual escolheria os jogos a tornar exclusivos. E esse parâmetro terá de ser seguido, o que não está a acontecer.
Entendo ainda que, por ter mentido nesse ponto, a compra da Activision lhes deve ser barrada pois a empresa já demonstrou não cumprir com os acordos.
Agora isto não pode nunca nem impedir a Microsoft de ter parâmetros para tornar exclusivo o que é seu, e nem tem de dar qualquer direito ao Jim Rian. Aliás a exigência que referes até a entendo como chantagem. A Sony no meio de tudo isto só tem de exigir justiça junto dos reguladores, mas nada da Microsoft. O máximo que pode fazer é banir o COD.
Acrescento ainda, apenas como nota, que depois de tudo o que foi conhecido, e das contradições ditas em tribunal, fico com vergonha do regulador europeu não ter, no mínimo, imposto qualquer tipo de restrições. Mas o regulador europeu gosta muito de atuar assim e depois aplicar coimas. Pena é que dessa forma enche os bolsos, mas o dano ao mercado… Pode ficar.
A Microsoft estava a ser julgada, os seus executivos estavam sob juramento. E mentiram, contradisse vai-se, foram negados por documentos… Foi sério e grave a meu ver.
A única questão que coloco no meio de tudo isto é se alguma vez a Microsoft conseguirá cumprir com os objetivos definidos junto dos reguladores pois em tribunal a Microsoft referiu que o Minecraft é dos jogos mais rentáveis que possui, e que onde ele menos gera dinheiro é na Xbox. Gera na PS o dobro da Xbox e 4 vezes mais que na Xbox (dobro da PS), na Switch.