A consola é segura e continua segura, e a metodologia usada para as cheats é tudo menos barata e incomum… Mas a realidade é que mostra que há formas de os cheaters se infiltrarem nas consolas (se os jogos forem PS4 ou Crossgen).
O problema dos cheats não passa pela plataforma. Passa isso sim pela demência de quem os usa!
Infelizmente pessoas com uma sanidade mental abalada existem em todos os lados. Pessoas que não se preocupam se podem estar a destruir o jogo, se estão a estragar o prazer a terceiros, etc. Mas mais do que isso, não se importam se o seu jogo pode ser banido ou se o seu sistema pode sofrer o mesmo destino, pois o custo… não interessa. E paga-se o que for preciso para se poderem armar em Rambos da esquina.
Surpreendentemente MW3 esteve em beta, e limitado à Playstation… e os cheaters mesmo assim apareceram!
Como é que isso é possível? Não são as consolas invioláveis?
Bem, a PS5 é (para já). Mas a PS4 não, e pode ser alvo de Jailbreak, pelo que as primeiras suspeitas caíram imediatamente para os utilizadores de consolas PS4 com Jailbreak.
Mas uma investigação revelou que esse não era o caso! As consolas com Jailbreak nem sequer conseguem ligar-se ao jogo, pelo que a infiltração vinha de outro lugar.
O que o estudo revelou foi que a origem dos Hacks eram efetivamente consolas PS4… mas não eram nem as consolas standard, nem as consolas com Jailbreak… Eram utilizadores que adquiriram a peso de ouro consolas de desenvolvimento. E que as estavam a usar para as cheats!
Como o estudo refere, um devkit da PS4 não é algo barato, e é definitivamente um método dispendioso para se fazer batota, especialmente tendo em conta que a consola pode ser banida.
Mas o certo é que estes senhores não se importaram com isso. E em jogo limitado a consolas, e supostamente seguro e sem cheaters, estas pessoas infiltraram-se e usaram cheats.
A grande preocupação da Activision não é contudo com as consolas Playstation, mas o facto de verem cheats funcionais a aparecerem desde já e a passarem por cima dos seus sistemas anti cheat. E dessa forma temem pela suposta “inundação” de chaters que aparecerão mal o jogo seja disponibilizado no PC.
O lado bom… é que ânsia destes senhores em esconder as suas inaptidões em jogo justo e honesto, permitirão tentar corrigir as falhas até ao dia do lançamento, e dessa forma esperar conseguirem banir os cheaters que entretanto aparecerem.
A situação dos cheaters é algo que tem de ter uma solução, e uma que realmente comece a doer. Num outro exemplo, Counter Strike 2, lançado à apenas alguns dias teme já pelo seu fim devido à comunidade de cheaters que está a infestar o jogo. E isto quer dizer que o jogo online está ameaçado por estes senhores, e algo verdadeiramente sério, e que desincentive de vez o uso de cheats, precisa de ser implementado.
Penso que isso se tornará algo impossível, principalmente com o avançar da IAs. Os vagabundos podem simplesmente por os inputs de um controle oficial ligado a um PC e ter sensores na tela da TV/monitor e por uma IA pra jogar por eles, pra piorar, se não forem idiotas pra querer ter um hit rate perfeito, podem acrescentar erros propositais esporádicos fazendo-os passar apenas por excelentes jogadores… Como irão rastrear isso?
Fácil… Excelentes jogadores jogam com excelentes jogadores.
Claro, Mário, mas seria tão melhor que a filtragem não tivesse que ser feita pelo próprio jogador a saber com quem joga… Fora que se você se refere a Tiers no servidor, sempte haverá os verdadeiros excelentes jogadores ainda a brigar com uma IA… O que competitivamente ainda é injusto, e porque não dizer, triste.
Certo… Mas separar os jogadores por rankings é a única hipótese.
Um dos motivos do GT Sport e GT7 exigirem conexão constante é justamente os batoteiros, lembro que no GT6 existia um modo de manipulação para o online do jogo.
E não duvido que isso não acabou pois tem vezes que tem criaturas que passam igual a um foguete em uma corrida
Estamos falando de um cenário de máquinas de desenvolvimento mas vou falar do cenário sem elas.
Eu acredito em sistemas seguros, muita gente fala que nenhum é mas isso é falso.Besteira. É possível fazer seguro e inviolável sim.
Se ao menos que as consolas atuais utilizem uma cifra bem pesada para se blindar seu core como uma AES256. 1.1 x 10^77 combinações (já usei em apis, em sites que eu fiz, em transações ). É mais estrelas que o universo tem pra ter ideia. Nem se somar todos os computadores do mundo não se quebra isso antes dos trilhões de anos. Força bruta não adianta nela.
Diria que qualquer coisa abaixo disso é inseguro.
E acima disso é overkill, conheço algumas outras assimétricas ainda mais seguras que essa, para fins de transação bancárias, mas de alguma forma vai levar muito recursos embora.
Até hoje me vem a cabeça como o desbloqueio do 360 e do PS3 aconteceram, porque já tinham essa maravilha em mãos . Essa chave que eu falei é de 2001 do ano de lançamento do PS2 e primeiro Xbox.
Pela minha experiência, não existem sistemas invioláveis. Claramente não tens experiência nenhuma em segurança de sistemas, pois nunca ninguém viola sistemas procurando cifras que são impossíveis de se achar. Os sistemas são explorados à base de hooks que se apoiam em lacunas e falhas ou do próprio software ou do sistema operativo onde ele corre.
Estamos a falar em mais de 50 milhões de linhas de código, sendo por vezes impossível perceber como determinadas partes do código se comportam perante a exposição a situações para os quais nunca foram pensados.
Numa brincadeira, que todos percebem, um sistema com uma proteção de biliões pode ser violado com uma simples chave inglesa adquira a 5 euros. É uma questão de se dar porrada com ela ao programador.
É naturalmente uma situação de gozo, mas que mostra a realidade. Há sempre falhas e nada é inviolável.
Basicamente o único sistema seguro é o que não aceita inputs. Se há inputs… Há formas de se interceptar a informação, e eventualmente injetar código.
Eu para hackear um jogo não tenho de lhe violar o código. Posso ir pelo Windows, que posso violar de milhentas formas, acedendo ao jogo internamente.
Pá, vou só dar um outro exemplo. Tive um amigo que mora numa zona algo isolada, e para segurança, meteu uma porta blindada em casa.
Foi assaltado!
Achas que violaram a porta? Não… Deitaram parte da parede abaixo e removeram a porta inteira.
Ninguém é estúpido para andar a tentar descobrir códigos com trilioes de possibilidades. Isso é a porta. Mas se o acesso pela parede é mais simples… De que adianta a porta?
Posso não ser um especialista em segurança mas o que desenvolvo fica completamente encapsulado em sessão ativa dentro da aes 256. Tenho um sistema de 5 mil linhas de código que fiz, em que cada página front-end, cada bussiness layer, cada controller, cada dto, cada transação de operação no banco de dados (sql injection não funciona aqui) estão cifrados sem exceção.
O investimento de segurança
tem de estar voltado na parte que nós podemos controlar que é o sistema desenvolvido. Os sistemas operacionais não estão na nossa gerência.
Os sistemas operacionais de servidores podem ter vulnerabilidades, claro.
Mas caso se acesse a pasta raiz protegida do meu sistema.
Meu código por exemplo não é visível, e você encontraria no deploy apenas as dlls encriptadas no servidor. É o longe que se pode chegar.
Já fiz testes unitários, teste de pares com meus colegas fizeram para eliminar qualquer vício meu e não chegaram a nenhum lugar. Se existe algum ponto de quebra não descobri, e investigamos.
Talvez a vulnerabilidade exista onde o padrão de desenvolvimento não é seguido em todo o projeto, e em sistemas grandes com dezenas e centenas de desenvolvedores. Aí em algum lugar o elo frágil exista.
Deixar o sistema de arquitetura cliente-servidor mais deliberativo do lado do servidor é uma boa forma de proteção. O consumo de recursos do lado do servidor é grande. Mas o sistema roda todas as sessões nele.
Bem, o AES 256 é considerado seguro. Pelo menos para já.
Pelo menos se considerarmos que há alguns anos o AES 52 também era seguro e agora pode ser crackado em menos de um dia.
Seja como for dou-te os parabéns pelo tipo de segurança que implementas, pois pelo menos para já, é efetivamente do melhor que pode ser usado.
Impedir as trapaças definitivamente é inviável, pois estamos lidando com inteligências que cedo ou tarde encontram uma falha para explorar.
O mais viável é tornar difícil ação do jogador desonesto(policiando os atributos e histórico de cada um e também punindo os excessos), outra coisa é tornar a trapaça desinteresante. A questão é que a empresa precisa gastar recursos financeiros em vez de melhorar a funcionalidade do Jogo, muitas empresas só vão fazer isto com todo o empenho quando a situação for crítica para o futuro do jogo.
O seu ponto de vista é interessante e eu não teria problemas com isso, mas gera um problema típico do mundo ocidental, a questão da importância da privacidade individual, o quão permissivo deve ser o monitoramento individual da vida de um jogador pra poder evitar-se o mau jogados na coletividade. Uma questão complexa, eu facilmente abriria mão da minha privacidade pra termos um mundo sem problemas de roubos, estupros e assassinatos a cheaters em jogo, mas muita gente tem problemas em ser monitorado de alguma forma e esse tipo de coisa também pode gerar possíveis perseguições por empresas ou governos autocráticos.
Eu não tinha pensado na questão da privacidade, mas é realmente um fator a ser levado em conta.
Esse jogo tem servidor dedicado ou utilizado p2p ?
OFF:
Acredito que muitos já estejam jogando o spiderman 2.
Qual a taxa de quadros que vocês estão notando no modo performance com VRR?
O vídeo do canal abaixo afirma que não consegue taxa maiores que 100 fps, e que o normal fica mais entre 60 e 65 FPS ( um pouco diferente que a DF e IGN afirmam ).
https://www.youtube.com/watch?v=jDO10D3yCuc
É preciso saber se falam da mesma versão, a Insomniac sugeriu que atualizassem com um patch dayone que naturalmente só deveria sair hoje pra versões em disco, imagino que a a DF e a IGN tenham jogado já com o Patch e talvez o canal aí esteja rodando o jogo sem, ou o contrário, esse vídeo é de ontem, então, pode ser uma versão em disco sem o patch dayone, a menos que a Sony tenha liberado uma versão digital pra ele antes.
Mas depois você nos agracia com sua própria análise, Hildo!
Bem lembrando. Contudo, ele recebeu uma cópia de review da Sony. Então pode ser antes do patch.
Sobre minha análise, acho que vai atrasar, pois a cópia física vai demorar. Aproveitando o tema de VRR, eu não tinha me aprofundado nesse assunto e existem vários desafios nisso. Um deles é como capturar nesse modo.
Parece que não existem placas de captura para isso. Um jeito de mostrar os FPS nesse modo seria filmar a tela e obter informações dos contadores de frames embutidos nas TVs.
Outro jeito é utilizar informações de log da placa de captura. Algumas placas da El Gato permitem isso. Ela produz log de FPS no modo VRR. Como a minha placa é uma dessas, eu vou utilizar para fazer análises. Eu até fiz um teste no Spider-man 1. Link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=4pG2G0BG1C0
Lembrando que o vídeo não é uma captura em VRR. A captura foi realizada em Frame Rate Constante mas as informações de FPS são obtidas dos logs da placa de captura. Portanto, é apenas uma representação do que seria visto na tela e não uma reprodução fiel dos frames ( por causa de várias questões técnicas).
Entendido, Hildo! Eu acho que já vi um comentário de alguém da DF a retrucar um fanboy que criticou os vídeos deles por não capturarem o VRR, ele lá se riu e disse que nenhuma placa captura VRR! Lol
O meu vai demorar também, foi na magalerda… nem enviaram ainda e a previsão é até 2 de nov.
O meu só chega mais tarde e a noite eu falo sobre 🙂
Legal. Lembrando que é 120 hz, performance, vrr uncapped.
Ontem joguei o início do jogo no modo gráfico + vrr sem limitação. Um ponto aqui, minha tv é a LG OLED CX que não tem o painel que mostra o FPS mas tem um macete que mostra o hz. Então não acho que o teste seja justo e seria bom outra pessoa testar hehe.
Porém, ele realmente não bate os 120, mas chega na casa dos 114.
Outro ponto, quem tiver uma tv com vrr o modo certo de se jogar esse jogo é o modo 40fps vrr desbloqueado pq eu senti uma boa diferença entre qualidade visual e performance.
Nesse modo 40fps + vrr da pra se aproveitar os gráficos + sensação de 60fps
Interessante. Esse menu é o de apertar o botão verde 7x?
Esse mesmo. Eu tenho um monitor gigabyte M28U que é 4k + vrr e ele tem um contador de FPS. Ele mostrou uma variação entre 70~120fps. Também não sei se o jeito mais correto de testar hauauaua. Depois dou uma olhada na área que ele tava e tento fazer o teste de novo, talvez seja questão de áreas
Estranho. Já vi mostrarem até no máximo 100 fps, 120 FPS foi o primeiro que eu ouvi dizer no spiderman 2
Lembrando que se o FPS cair abaixo de 48 FPS, o LFC é ativado e o FPS vai pra 120.
Só posso ir buscar na terça…
Off topic: É inacreditável o nível de incompetência da Microsoft. Semana passada joguei o novo Forza pelo gamepass, mas tive problema de incompatibilidade com o Dualshock. Essa semana tentei resolver o problema e para minha alegria descobri que não tem solução. Independente do programa utilizado, depende da sorte. Alguns funcionam outros não. Como uma empresa gigante não consegue corrigir o básico. É um absurdo.
Não entendi, você tentou isso pelo PC ou pelo aplicativo de TV/celular por streaming? O Dualshock uma vez identificado no mapeamento do botões do Windows não é suficiente pra rodar de boa o jogo? Lembro que existiam um drivers pra windows (uns .inf na internet)… E com o Dualsense não resolve?
Se quiser tenta esse: e vê se dá certo -> https://ds4-windows.com/drivers/
Pelo PC. Já tentei o ds4, dualsensex, entre outros drivers e programas. Mas pesquisando na Internet descobri que é um problema comum, aleatório e até agora sem solução.
Às vezes é proposital, já que é algo da MS, eles já sabotaram navegador e aplicativos noutros momentos, podem querer impor um controle que não seja o da concorrência, vai saber, eu nunca tive problemas com controle aqui porque tenho controles do One ainda e quando preciso são os que uso no PC. Mas é dose isso aí.
Eu tive problemas com Gamepass, mas como usei há muito tempo, pensei que fosse coisa da versão beta deles, não raramente saia sozinho de um jogo, ou não conseguia entrar em algum jogo, tanto que nunca consegui jogar o Sea of Thieves que tinha curiosidade de ver a água de que tanto se falava, e também tive problemas com o Street of Rage 4 que não iniciava e recorri a tutoriais de gente que mandava editar linhas do jogo pra conseguir fazê-lo iniciar… mas como era o launcher beta, fiz vista grossa… mas se ainda tá nessas, é pra esquecer.
Não duvido.
O problema é a quantidade incrivel de jogadores a usarem Chronos Zen e Chronos Max que dificilmente são detetados pelas playstations. Alguem honestamente acredita que as dezenas talvez milhares de jogadores que têm sido banidos da plataforma playstation só nesse jogo estavam todos a usar Dev Kits ?? Epá pesquisem mais e verão que são usados em PS5 também. Basta uma pequenina consulta no google. Não custa nada.
Caro amigo. É verdade que esses sistemas existem. Esses e outros. Mas a notícia refere um estudo realizado que não apontou nesse sentido, mas sim no de consolas PS4 baseadas em kits de desenvolvimento. E esse é o fator novidade digno de notícia.