Apesar de coerente, os fanboys Xbox recusavam-se a ver que uma nova geração fica presa se tiver de suportar a anterior. E quanto Phil Spencer, numa atitude de Marketing puro e duro, para defender a situação da sua consola e as apostas da Microsoft, veio dizer que isso não era verdade, estes ainda mais força fizeram nas suas afirmações. Mas agora… começam a perceber a realidade, e olhando para o que o futuro apresenta, começam a encher-se das atitudes da Microsoft
Que o que Phil Spencer refere não se escreve, isso já sabemos. Ao longo de 8 anos à frente da Xbox ele já demonstrou que é capaz de dizer qualquer coisa, desde que tal funcione a seu favor. E nesse sentido a sua credibilidade esgotou-se!
Mas para os fans da Xbox a coisa não é assim. E quando a Microsoft anunciou que iria manter o suporte às consolas anteriores, com jogos Cross Gen, estes bateram palmas, alegando que tal é que era bom para o consumidor.
Mas a discussão instalou-se com o resto do mercado a tentar fazer ver que não era assim, e que suportar hardware mais fraco iria forçosamente limitar o mais recente. Algo que não era aceite, especialmente quando Phil Spencer, numa atitude de claro e puro Marketing, para promover aquilo que foram as decisões da empresa cujo objectivo é apenas o de alcançar o maior número de clientes possíveis independentemente do meio, vem afirmar que tal não é verdade.
No meio disso tudo aqui na PCManias sempre mantivemos a nossa postura lógica e coerente, na mesma lógica que sempre se aplicou a todas as gerações anteriores: Que o suporte a hardware mais antigo é uma prisão ao desenvolvimento e inovação! Mas claro, ao estarmos contra o que o Phil Spencer dizia, a lógica e coerência de nada valia… Se o Phil diz e nós desmentimos… somos puros fanboys!
Ora se numa pessoa não ligada à industria, e sem experiência neste mercado, não custa a perceber que se possa pensar assim, todos aqueles que lidam com a informática deveriam ter a obrigação clara de saber que tal não é verdade. Mas a realidade é que tal não ocorreu dessa forma. E sinceramente temos dificuldade em perceber que, salvo uma obsessão total e absoluta por algo, alguém tenha tantas dificuldades em perceber e ver o que é claro e coerente.
Naturalmente que uma nova geração pode escalar com a anterior, mostrando resultados melhores… mas escalar é uma coisa, explorar ao máximo é outra. E se um jogo usa a geração anterior ao máximo, apenas pode ter melhorias limitadas na nova, se usa a nova geração ao máximo, não consegue correr na antiga. Claro como água!
Ora no topo destes fanboys que se recusavam a ver a realidade, tínhamos figuras que se destacaram por ser altamente activas nas redes sociais e que, usando do seu peso, um como influencer, e o outro como membro da IGN, uma publicação online ligada aos videojogos, insistiam e convenciam terceiros de que não havia qualquer tipo de limitação a ser colocada a um novo sistema pelo suporte a outro inferior. Falamos do Youtuber Colteastwood, e do Director Executivo de Previews da IGN, Ryan McCaffrey.
Eis, por exemplo, o que ColtEastwood dizia:
“What you’re about to see is all in-engine, built to take FULL advantage of Xbox Series X”
– Phil Spencer on how Xbox Lockhart OR Xbox One will NOT hold back NEXT GENERATION. pic.twitter.com/J986E3YKrl— colteastwood (@Colteastwood) December 13, 2019
Basicamente este senhor, repetia as frases de Phil Spencer… A Xbox One não vai limitar a próxima geração!
Mas eis que surge o caso de Halo… e a coisa vira:
I’ve said that games scale visually and performance wise on similar architecture. But Halo Infinite can look 4xs better, we’ve seen Halo 4&5. I’m leaving behind Xbox One. 343i should too.
Xbox’s Next Gen games aren’t coming until 2021-22 coincidentally when they are dropping X1. pic.twitter.com/UmvFVbXVjY— colteastwood (@Colteastwood) August 24, 2020
Agora este senhor já reconhece que afinal, mesmo havendo escalamento, a Xbox One está a limitar o jogo, e até refere que ele mesmo vai deixar a Xbox One para trás, sendo que a Microsoft devia fazer o mesmo, sendo que os jogos de próxima geração só vão realmente acontecer quando a Xbox One for abandonada.
E vendo isto surge a questão: Mas porque raio, custou tanto a perceber isto?
E eis também o Ryan McCaffrey, o outro acérrimo defensor de tudo o que a Microsoft refere, e que agora reconhece que estava errado!
It’s pretty nuts how all of the early momentum Xbox had is just GONE.
— Ryan McCaffrey (@DMC_Ryan) August 28, 2020
There isn’t one. Let’s just call a spade a spade. Microsoft put all their launch eggs in the Halo basket and now that whole plan is blown up.
Whereas Sony has two potentially GREAT reasons to buy a PS5 right away: Spider-Man: MM and Ratchet & Clank.
— Ryan McCaffrey (@DMC_Ryan) August 27, 2020
O mais engraçado é que este senhor não é uma pessoa qualquer, e com a posição que tem na IGN deveria ter cuidado com o que diz, nunca defendendo posições que se sabe são erradas… Mas enfim, é o que temos…
Soube-se entretanto que a 343 Industries veio referir que abandonar a XBox One está fora de hipótese… e nesse sentido, após estas tomadas de posição públicas, certamente baseadas no rumor que a Xbox One seria largada, gostava de saber o que se passa na cabeça destes senhores após essa afirmação.
Mas a coisa não se fica por aqui. Porque estamos a cerca de 75 dias do lançamento, e até ao momento não foi mostrado absolutamente nada a correr no hardware final da consola.
Diga-se aliás que a Xbox série X deverá ser a consola com um dos lançamentos mais desastrosos da história. E isto para além de não termos vista nada no seu hardware, ela será a primeira consola de uma nova geração a ser lançada sem exclusivos de nova geração e sem previsão de os ter nos próximos dois anos.
E este segundo ponto é preocupante. Que raio se passa que após várias apresentações, incluindo jogos First Party, tudo o que se viu estava a correr no PC a pouco mais de dois meses e meio do lançamento?
Este conjunto de situações estão a levar os fans ao desespero, inclusive Colteastwood e Jezz Corden, dois fans acérrimos da consola, que sempre disseram bem de tudo da Microsoft, mas que aparentam ter atingido um ponto de saturação, e apesar de continuarem a defender acerrimamente a consola (o último video de Jezz Corden chega até a ser chocante pela quantidade de afirmações não comprovadas), deixam escapar algumas mensagens que são capturadas para garantir que não são apagadas.
Seattle, we have an Xbox Series X gameplay problem.
— Klobrille (@klobrille) August 27, 2020
Is there any developer on planet earth right now that has a game running on #XboxSeriesX if so, do you mind showing it?
— KidSmoove (@kidsmoove) August 27, 2020
Efectivamente temos de ser coerentes. Perante o que a Microsoft está a mostrar e a oferecer, com o Xcloud a permitir jogar os jogos da Xbox em outros aparelhos como os PCs e Smartphones Android, os pontos de interesse para o investimento numa consola Xbox estão a decair de dia para dia. E mesmo Tom Warren, editor Sénior da Verge, que sempre manteve uma postura de relativa neutralidade, já se questiona das vantagens de comprar uma Xbox:
Mário, viu o Xbox Series S?
Vi uma coisa… Mas não sei se verdadeira.
É sim! A MS acaba de confirmar no Twitter com o preço de 299 dólares!
Parece ser o twitter oficial
https://twitter.com/Xbox/status/1303230071033880576?s=20
É sim! Os caras confirmaram!
299$ a S e 499$ a X
É oficial o preço da X? O da S eu sei, mas o da X é oficial?
Vem das mesmas fontes… mas não foi confirmado. Acredito que porque a Microsoft nesse pode querer jogar dependendo do que a Sony indicar, e daí a falta de confirmação!
Agora o caricato é que este leak atirou aquilo que seria uma apresentação da Microsoft com pompa e circunstância, para um buraco!
A Microsoft deveria ter era ficado calada… deixando a dúvida no ar, e apresentava a coisa o mais rápido possível.
Com o lancamento em Novembro, a qualquer altura teriam que a anunciar e ja foi muito o tempo que esperaram para o fazer… se o papel desta consola e o que eles anunciam – o permitir uma experiencia next-gen num form factor pequeno.
O que perderam foi a oportunidade de introduzir a consola e ensaiarem o discurso em torno dela.
Estou mesmo curioso para perceber os proximos passos da Sony. Acho que a unica coisa que eles queriam era o anuncio desta consola.. para tornarem a mensagem mais clara.
https://twitter.com/_h0x0d_/status/1303252607759130624?s=20
Pelos vistos o video leake em questao
Olha que não sei até que ponto é que este leak não é fabricado, sim é real mas não é um leak no verdadeiro sentido da palavra.
Com este preço e revelado desta forna, leva-nos a concluir que de facto o preço da Series X seja 500$, talvez a Sony conclua a mesma coisa e confiante anuncia os 400 e 500$ para as suas consolas, caso seja um isco a Microsoft podia anunciar 400$ para a Series X, tende desta vez uma vantagem de 100$.
Pode ser legitimo mas também pode ser fabricado, acho a fonte do leak, o Windows Central, demasiado conveniente.
Falam tbm em um series X digital edition por 399 dólares, José!
Isso já foi referido em vários sítios… Especialmente a conveniência do leak.
O da Serie S e oficial pois mesmo aqui em França ja foi anunciada a 299€, pela X ainda e so rumores
A ver se o video leake e verdadeiro ou nao
Ainda não, especulação do Windowscentral. Segundo fontes deles, é este valor.
Cara, é oficial. Tá na page oficial Xbox no twitter. Alguns comentários acima.
Mais uma vez eu fico sem entender como funciona o Marketing nessa empresa
Ha rumores que dizem que a Sony vai anunciar o preço e data de saida da Ps5 amanha, penso que a Microsoft quiz adiantar-se e anunciar o preço e a nova consola a pressa, para por um pouco de pressão na Sony, agora a ver se o leak do video e verdade ou não, pois se for verdade, pode tambem ter sido um dos motivos do anuncio apressado da Xbox serie S
Foi um twitter da GAME UK, entretanto apagado.
Seja como for a Sony deve deixar a MS fazer o seu barulho esta semana e reagir quando as coisas acalmarem.
Eu não acredito nisso… Mas se há uma Pro… Ui… Nem quero imaginar!
Mário seria possível acreditar que um Ps5 viria a ser 450 e o digital 400? Digo depois desse leak da Microsoft.
Não sei sequer se a Sony se vai preocupar com isso. Mas se pudesse, os valores matadores seriam 349 e 399…
Isto porque?
Porque acredito que a Microsoft possa querer mexer 50 euros para baixo na X, de forma a torna-la competitiva… Daí que 449 a Microsoft pode igualar. E 399 fica a 100 euros de distância. Se a PS5 for mais barata que a X, este valor pode ser possível com uma perda adicional de 50 euros por consola, sendo mesmo assim 50 euros de diferença se a Microsoft brincar com o preço
Depois 349 seriam mais 50 euros que a S, o que mataria a S uma vez que a PS5 teria mais do dobro da performance.
Falta saber se a Sony tem margens para isso, mas a nível de estratégia de preços, seriam os mais matadores, e poderiam arrumar a geração logo para a Sony.
Por que eles teriam essa preocupação? Todo mundo não vai comprar o PS5 por causa dos exclusivos?
Para favorecer a bela da competição que os fãs de Xbox tanto querem, quem ganha é o consumidor não é??
Eu e a maioria não vai comprar Xbox na próxima geração. Depois do séries S é a certeza que tenho. Um console feito para um público que não vai ver nova geração e que dê quebra vai limitar o console de cima. Não há como não limitar. Ou seja, quem gosta de evolução verdadeira não vai ver. E eu vou sim de ps5 por exclusivos, pois eles são melhores que quase todos os multis que se tem no mercado, tirando poucas exceções.
Seria muito bom, mas acho pouco provável. Pelo desastre que tem sido a apresentação da Microsoft até agora, não vejo a Sony pressionada o suficiente para aumentar suas perdas. Acredito em 400 e 500 dolares. E acho mais provável aumentarem do que diminuir, tamanho o fracasso da concorrência até agora. Diria até que hoje a série 3000 é a única concorrente da Sony.
Mário no vídeo fala em DirectXL raytracing, isto seria raytracing aplicado via software, não hardware-base raytracing??
Não… hardware!
Pode ter componentes software se isso optimizar ou acelerar o processo, mas terá como base aceleração hardware.
Eu estou é curioso para ver como funciona o RT tile Based da Sony, que referem acelerar em muito o processo.
Como o nome indica nao devera ser nada de mais. Divides a imagem em seccoes e calculas RT para cada seccao.
So precisas de ter nocao da cena, mas isso ja sabes de antemao.
E acho que Ratchet e Clank já dá uma ideia dos resultados.
Curiosidade, a Vega pedia o uso de tiles para ser aproveitada ao máximo. Isso nunca ocorreu.
Aparentemente isso tem grandes vantagens na performance do RT… Segundo a Sony face ao método da força bruta normalmente usado, as vantagens são muitas.
Permite-te centrar a capacidade de calculo do hardware e a memoria em parte da cena, e depois calcular parte a parte talvez reutilizando os dados anteriores.
Gostava de saber se por checkwrboard tambem funciona?
O RT em R&C é extremamente limitado e o jogo está correndo em 30fps ainda. A solução da Sony deve ser só a forma como a API deles faz o RT, mas os recursos de hardware devem ser os mesmos do Series X, que são os mesmos da RDNA 2. Se o Xbox Series X tem capacidade para 380 Giga Rays, o PS5 vai acabar com algo constante na casa dos 300-320 Giga Rays por causa da frequência variável.
O processo do RT no DXR não é executado de forma paralelizada com o sombreamento, ele é serializado e por isso não afeta em outros processos. No PS5, a API fazer a mesma coisa. O fato dos CUs serem descritos como funcionando ou para sombreamento ou para operações de RT faz as pessoas acreditarem erroneamente que aqui existe uma deficiência em relação à NVidia mas não é o caso, a RDNA possivelmente irá igualar ou talvez até ultrapassar um pouco a Turing. Eles serão massacrados pela Ampere.
O calculo é o seguinte:
Quantidade de CUs * 4 aceleradores de RT por CU * velocidade de clock
Estimando a velocidade variável, considerando uma variação conservadora de 10%, a capacidade de RT deve variar entre 290 – 320 Giga Rays.
Extremamente limitado? Um jogo tempo real que corre a 4K, 30 fps e tem claro RT em reflexos foi exatamente ultrapasso pelo que hoje no mercado?
Ja sei… foi ultrapassado pela demode Gran turismo 7?
Posso responder a isto com 3 palavrinhas: LOL
Tu não sabes o que a Xbox pode fazer… porque nunca a viste fazer (aliás nunca lá viste nada)! Não sabes as diferenças reais entre os RTs de ambas as consolas, e o único que viste foram as RTX que não saem dos 1080p… e referes que é limitado! Baseado numa opinião que tiras do rabo!
FANTÁSTICO!
Apenas como nota, refere-se que as unidades de RT da PS5 tem velocidade de relógio fixas e independentes do resto do sistema.
Perguntei visto que eles para o Series X, escrevem “hardware-base raytracing” e aqui o termo usado é diferente, mas também estou me a basear num vídeo ainda não foi tomado como oficial, mas fico já a saber
Pro nao deve haver.. A Sony efectivamente anunciou que nao tem planos para uma Pro. (Vou ver se descubro link)
Poderá é haver influência da Pro na PS5 quer para devs quer no design.
Falando nisso sabes de uma página oficial da Sony com os specs da consola? Procurei mas não encontrei.
Não…
Pois.. curioso para ver o daí sai.
Num aparte, tenho um pressentimento que a Sony vai anunciar algumas coisas que os fans não vão gostar.
Ando com esta ideia desde à algum tempo… Porque infelizmente o rumo que a concorrência está a dar a isto vai obrigar a algumas mudanças para não se perder mercado.
O que exactamente? Não sei nesta fase dizer… é só um pressentimento!
Veremos. Nesta altura do campeonato eles próprios sao os unicos a poder dar cabo do trabalho que fizeram até agora.
Mário você poderia compartilhar esse pressentimento? Sei que não deve ser levado a sério, nem como verdade mas pelo menos para mim é interessante de saber como outras pessoas estão vendo o rumo que o mercado pode ou não tomar.
Pá, não é nada demais… Apenas que como a Microsoft mete a pata na poça a Sony também vai meter. Porque por vezes os interesses falam mais alto. Daí que estou à espera de algum tipo de anúncio que os fans não vão gostar.
Quanto à Pro:
https://www.eurogamer.pt/articles/2019-12-08-ps5-pro-nos-planos-da-sony
https://www.zoom.com.br/console-de-video-game/deumzoom/playstation-ps5-pro-rumor-sony
Não sei se a Sony planeia ou não, mas as patentes para duplo APU, e referencias à impossibilidade de acompanhar a tecnologia a não ser com actualizações de hardware como com a PS4 pro dão ideia de uma Pro.
Eu sei que li isso num artigo algures, de que a Sony so iria lançar um SKU. Mas nao consigo encontrar.
Sobre a patente… diz-me nao achas uma pena na Pro nao poderes aproveitar o compute adicional do gpu para mais que só checkerboard?
Sim e não…
Porque a liberdade no uso seria quebrar a compatibilidade com a consola base… Basicamente o compute, tal como o CPU, tem de ser igual nas duas, sob pena de colocares diferenças entre as consolas. A ideia da Sony era só permitir variar aquilo que é escalável, ou seja, a resolução. A ideia… garantir a mesma experiencia, com igual qualidade, independentemente da consola. Só muda a resolução para quem tiver Tvs 4K.
Exacto.
Agora, imagina se nao tivesses que respeitar uma base dessa forma a liberdade que te daria… a longo prazo.
Bruno, será que esse Series S rodará a próxima geração toda?
Será? A Filosofia next gen da MS produziu Halo Infinite. O que vimos estava aceitável para a atual geração.
É isto que a MS espera da next gen?
Estando já neste tópico já rola um vídeo que parece muito legítimo das features que a consola vai ter fala-se em resolução até 1440p e performances até 120Fps( parece exagerado, para as specs que vimos até agora, mas é esperar para ver), vai ter raytracing e um ssd de 512 GB, também queria deixar aqui este meme que achei genial
Helmer o anuncio desses recursos é oficial. Me chama a atenção anunciarem essas “features” e não as especificações. Tenho um pé atrás com o marketing da MS então prefiro aguardar as especificações da SS antes de dar minha opinião. Uma coisa que achei significativa é que, aparentemente, ela não tem o mesmo sistema de resfriamento da SX, pode indicar clocks mais lentos.
Até ao momento não foram confirmadas pela Xbox, porque ainda vejo escrito com leak e não noticiais oficializadas, mas parece bem legítimo o vídeo e visto que vazou o preço e o visual hoje, uma pessoa já toma tudo como verdadeiro e pelo que vi parece ser a mesma pessoa a divulgar o vídeo
Os dados estão oficializados
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-09-08-xbox-series-s-anunciada-oficialmente-e-custara-usd299
Já vi Mário obrigado
O bicho é feio de doer a vista
Eu não ligo muito para design de consola, mas confesso que está comparada à X e PS5, está mal conseguida, aquela parte preta devia ser no meu ver no mesmo tom que o resto da consola, ou tudo branco ou tudo preto
até pouco tempo atras esses dois “jornalistas” ficavam falando groselha do Play na internet.
agora tão ai chorando que o xbox tá do jeito que está… engraçado que rumor de “ps5 pegando fogo” do Jezz e “9TF” desse Tom ai não faltou.
se estivessem mais preocupados em reclamar que o xbox vai ficar TRÊS anos sem AAA exclusivos, 2019~2022, que é uma REALIDADE, não… ficam controlando o dano mentindo sobre o PS5.
Perdoe-me o comentário a laDeto, mas que raios passa na cabeça de um caixista?
*12 teraflocos o console mais poderoso do mundo* ficaram um ano arrotando essa merda para depois ficar igual aos fãs do kpop com o anúncio da verdadeira xbox desta geração, ou vcs não reparam… Sim quem ria da PS5 agora vai comprar uma console com 1/3 do poder?
*SSD pequeno, não tem nem 1Tera*
Sim 825Gb é muito pouco… 😂 😂 500Gb é que é muito, Microsoft visionária.
*True 4k, 120fps* e mais uma vez vamos ter os iluminados, a mandar aqueles comentários de como é jogar em 4k, e que a PS5 é uma porcaria, mas lá no quarto do acéfalo ele está ainda em 1080p…
https://pin.it/6X8LwQ0
Amanhã no artigo sobre a S, vou colocar duas questões… Gostava que todos vocês, interessados na S respondessem. Era interessante!
Não vejo sentido algum nesse Series S, e a Sony ficou com a faca e o queijo na mão para acabar com ele antes mesmo de ser lançado, basta anunciar o PS5 all digital a 350, pronto já era, geração vencida antes de começar
Esse “só a Sony lançar o PS5 all digital a $350” não é bem assim “só” meu caro hahahaha. Inclusive já houve discussões aqui de que o console da Sony poderia ser mais caro de desenvolver que o Series X. O Ps5 all digital a $350 implica no Ps5 base a no máximo $450, e acho improvável a Sony ter peito, coragem e convencimento aos investidores em subsidiar 2 consoles de uma vez. Sendo o Ps5 all digital entre $399/449 (preço esperado), um Series S a $299 pode dar jogo sim, principalmente em países emergentes e para pessoas não muito exigentes. Um outro público seria o meu perfil; pessoa que antes só poderia ter um console no medio prazo (Series X ou Ps5), mas agora poderei ter os 2 (Ps5 all digital e Series S).
Esqueces um pequeno fator importante… consegue a series S aguentar a geração?
SE, eu digo se a arquitetura RDNA 2.0 tiver algo que se aproxime do DLSS da Nvidia, o Series S conseguiria sim atender a geração inteira a full hd. Uma “reconstrução inteligente” de 800/900p para 1080p deve gerar resultados satisfatórios, principalmente para os menos exigentes.
Se a XsS conta com equivalente a DLSS a PS5 tambem conta. A diferenca entao reduz-se a isto… os limites de um GPU de 4 TfLOPS (se os specs se confirmarem para correr um jogo) vs o limite de um GPU de 10 Tflops para correr outro jogo. Enquanto de um podes passar de 900p para 4K e usar o resto dos recursos do teu maior GPU para melhorias, no outro usaras um GPU muito mais pequeno para passares ou de 900p para 1080p/1440p.
Ha sempre uma limitacao imposta pela Series S e nao ha como fugir a isso.
De fato há, mas não acho que a Sony irá esticar tanto a corda assim, indo de 900p a 4k com esses processos de reconstrução de imagem. No máximo, 1440p para 4k. São públicos diferentes; Há uma demanda diferente;
O Series S trabalhando 720/900 para 1080/1440
E o Ps5 trabalhando 1440+ até o 4k, claro, desconsiderando um Ps5 pro (mas este se existir, será para “popularizar” o 8k, trabalhando com reconstrução de imagem de 4k para 8k).
O Series S tem bons avanços perante o One S proporcionalmente falando, só que um fator pode limitar esses ganhos de CPU, GPU e SSD; apenas 10GB de ram sem contar sua largura de banda menor. Como o Mário lançará o artigo amanhã, esperarei, mas salvo engano, já li algo a respeito disso aqui no fórum, inclusive que o “sweet spot” do Series S deveria ser, caso existisse, de 12GB para uma margem melhor, mas vamos ver.
http://www.pcmanias.com/xbox-serie-s-um-pesadelo-de-marketing-e-uma-limitacao-a-nova-geracao/
Depende dos resultados pretendidos. O DLSS da nVidia consegue excelentes resultados apartir de uma base a 540p. Tu nao sabes o que ha por tras disso.
A PS4 Pro partiu do checkerboard, para reconstruir 4K e apos anos de discussao, a primeira analise real saiu e so conseguiu enterrar ocheckerboard face ao DLSS (muito mais recente e a correr em hadrware mais recente).
Logo, neste momento e uma incognita. A unica coisa que sabes e que o output da XsS e muito menor que o da PS5.
Por acaso, ate e bem assim e. A Sony retira a maioria dos seus ganhos de users activos na rede. Subsidiar uma consola para manter fidelizacao esta na lista de prioridades, e dai a existencia de uma versao all digital.
O nao ter peito, coragem ou convencimento e mais sonho teu que outra coisa. os investidores sao estao interessados em lucros e os users a gerarem 1600$ ao longo do tempo de vida da consola e a unica coisa que lhes interessa. Faz menos mal a Sony subsidiar consolas que lancar jogos no PC.
Sobre o series S, primeiro quero ver o que a Series S vai entregar, porque, com tudo isto e os specs a confirmarem-se a realidade e so uma: a base Xbox sera difinida por um GPU de 4 Teraflops que rodara jogos a 1080p, com todas as limitacoes inerentes. A PS5 nao tera essa limitacao.
Não ve sentido no Series S?
Não vejo sentido no series X, o unico acerto da MS foi esse console meu amigo, ela esta propondo um console mais barato e fraco, para seu gamepass, quem precisa de 12TF para jogar os jogos que ela produz ????
Jogar jogos com a qualidade que ela se produz que jogue no console mais barato, o bolso agradece…
PS5 Pro. Liquid cooling. Também tira cafés.
Prefiro esta xD
Nova linha de produtos da MS, Está concorrendo com Panasonic, LG e Samsung, por isso que a Playstation não é mais concorrente:
https://pbs.twimg.com/media/EhYt4MKWsAEedm1?format=png&name=small
Para mim é muito triste a situação que se encontra a Microsoft, mas isso já estava sendo feito desde o fim da geração xbox 360 e ps3, enquanto uma estava lançando jogos diferentes no fim da gen a outra estava há um bom tempo sem lançar nada de novo, só nas mesmas franquias de sempre.
Ai passou para o Ps4 e Xbox one e o que vimos foi a microsoft praticamente desistir de lançar novas Ip’s em seu console e os jogos lançados foram de qualidade media para baixa(claro com exceção de alguns poucos).
E agora em uma nova gen parece que eles querem enterrar os consoles de vez e ainda anunciam um console mais fraco que vai segurar o mais poderoso, visto que a Sony, Nvidia e Amd vem com tudo para aproveitar o novo sistema e I/O. Eu gostaria de ver nessa gen uma concorrência igual da gen 360/ps3, mas vai ser impossível.
Pessoalmente não vejo qualquer apelo nesta consola, se a Sony mete a PS5 digital a 350$, esta consola morre ainda antes de nascer.
A verdadeira questão é saber se esta consola já não está morta.
Sinceramente, depois da reacção a Halo Infinite, espanta-me a MS vir com esta.
Em termos de valor é um total engano, tens menos performance por mais dinheiro, e se tiveres jogos fisicos paciência.
Só se a Sony estiver disposta a perder dinheiro ao mesmo nível que perdeu com o PS3. Com um console para casuais a $299, agora vamos ver de verdade do que é que valem os exclusivos do Playstation.
Uma coisa sei de certeza, é que os exlusivos da PlayStation valem muito mais do que os da Xbox, e isso sempre fez toda a diferença.
A ultima vez que alguem escreveu isso aqui…. essa pessoa deixou de comentar ca. As coisas nao lhe correram da forma que esperava.
Eu na minha humilde, acho que os gamers já estão cansados de comprar gato por lebre , foi assim com o one x, pouco aproveitando o real potencial da consola, outra alguns dos exclusivos que falas estão ao virar da esquina, mesmo que leitores do pc manias como o bruno(peço de desculpa por usar como exemplo) ainda acham que ainda não viram uma evolução gráfica impressionante, posso assumir que mesmo assim estão mais entusiasmados para os exclusivos da Sony, visto que não sendo impressionantes( que para mim foram) eles estão todos na sua maioria marcados para lançar no curto prazo( 1 ano) enquanto do lado da Xbox só Halo infinite está neste período e não voltaremos a falar do facto de o mesmo foi o menos impressionante visualmente dos exclusivos divulgados, portanto, companheiro nada no momento que estamos indica que a Sony não pode apanhar balanço no sucesso do ps4, uma consola nada serve sem os jogos para a acompanhar (digo isto sem alimentar aquela premissa que a Xbox não tem jogos , não tem system sellers, para já)
Outra a Sony pode não ser uma empresa trilionária como a Microsoft mas não deixa de ser uma bilionária, não é a tasca do Zé, portanto nada a impede de arriscar e perder alguns dólares inicialmente, ela só precisa no que toca a hardware bater o break-even point e depois qnd os custos de frabrico baixarem, economia de escala com eles
A Microsoft ainda não revelou os detalhes a respeito das especificações do Xbox Séries S, mas pelo que já foi apresentado e baseado em rumores, as specs eu acho que devem fica assim:
CPU: 8 cores e 16 threads a 3.8GHz (3.6GHz com SMT) baseado em zen 2 da AMD
12 GB de memória GDDR6
GPU: 22 Compute Units baseado em RDNA 2 (Shading Units 1408, TMUs 88, ROPs 32, Clock 1450 MHz)
SSD: 512GB
Sem leitor de disco
Preço: 299 dólares
Será que a configuração é essa? O SSD é pequeno, não tem leitor, mas não deixa de ser uma boa configuração
Para a atual geração é óptima.
SSD super rápido, CPU muito melhor que a da atual geração, sem necessidade de ir à 4K, nem mesmo 1440p sem reconstrução de imagem. Dá pra segurar 5 anos, e se o PS5 forçar jogos em 4K, o Series S tem possibilidade de melhor fidelidade gráfica.
O series s pode ter melhor fidelidade gráfica que o PS5 Fernando?! Wow
A demência ao mais alto nível.
Dantes 1.8tf era uma diferença significativa, agora 4tf serve perfeitamente, e mais, 4 é mais do que 10, as coisas que eu aprendo na net.
A primeira parte do comentário está boa… mas a segunda nem por isso… Porque uma 1660 super com 5 Tflops é mais que uma Fury X com 8.6… E aliás falta saber até que ponto 12.15 será realmente mais que 10.28. Porque pode ser menos, pode ser mais do que a diferença dos números!
Eu sei que com menos podes fazer mais, o meu objectivo foi o de assinalar a hipocrisia, alias já disse por diversas vezes que muito provavelmente vou-me fartar de rir quando começar a sair as primeiras comparações no DF.
Quem defende essa bomba do series S não parou para pensar como o PS5 e XSX ficaram para trás em relação as novas Nvidia. Se eu acho que em poucos anos o PS5 terá uma certa dificuldade em acompanhar o nível de fidelidade visual dos PCs, agora imagina o XSS!?
Amanhã conto falar de como a série S fica parte em desvantagem face ao que a PS4/Xbox One partiram em 2013… Já as restantes consolas, tenho um outro artigo planeado para mais tarde, e elas partem de uma posição bem melhor que as consolas de 2013.
O Fernando deve ser esse Rapaz aqui
https://twitter.com/FullGhoren/status/1303371574360367106
Credo, esse aí é louco de pedra
E os outros levando isso a sério.. depois fica a geração inteira tomando no **** e não sabe porquê
Ta bem dificil de navegar no twitter hj. Os mesmo que estavam falando que 12 > 10 agora tao dizendo que 4 = 10 rsrsrss. 4k RT 60fps agora é coisa do passado kkk
Sim? E o que vais fazer a geometria? O que vais fazer a menor capacidade de RT? O que vais fazer a menor vegetacao, menor numero de NPCs, menor numero de objectos? O que vais fazer ao tamanho do mundo? Nem tudo depende do CPU. Ao cortares no GPU cortas na capacidade computacao do mesmo.
Ha o que se pode cortar e o que nao se pode cortar.
Dai as pessoas estarem a falar de bases. Com esta consola em cima da mesa e a ter que receber jogos… a XsS sera inevitavelmente limitada por ela.
Tom Warren diz que são 20 CUs a 1550Ghz
https://twitter.com/tomwarren/status/1295638725272141825?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1295638725272141825%7Ctwgr%5Eshare_3&ref_url=https%3A%2F%2Fdisqus.com%2Fembed%2Fcomments%2F%3Fbase%3Ddefaultf%3Dgameviciobrt_i%3Dpost_9128t_u%3Dhttps3A2F2Fwww.gamevicio.com2Fnoticias2F20202F092Fxbox-series-s-e-anunciado-oficialmente-pela-microsoft2Ft_d%3DXbox20Series20S20C3A920anunciado20oficialmente20pela20Microsoftt_t%3DXbox20Series20S20C3A920anunciado20oficialmente20pela20Microsofts_o%3Ddefaultversion%3Dca195cdb26088db0e7a8d2e35aefc476
Se a GPU tiver 20CUs, então vai ser: Shading Units 1280, TMUs 80, ROPs 32 a 1550 MHz RDNA 2. A performance deve ficar bem próxima da atual Radeon RX 590 ou a Geforce GTX 1660.
Só não gostei do SSD de 500 onde resta 380 pra instalar jogos, vai um jogo e o patch, termina o jogo, apaga e só aí baixa outro lol
Comentaristas da Internet: “Esse é o que nós vai comprar e falar que tem um X” kkkk
São 10Gb Ram
7,5GB disponíveis a jogos
Amigo Mario, vc poderia me falar sobre a computação assíncrona da GPU, que tem um canal de tecnologia chamado detonando gueek que fala, que o xbox series x quando usar esse tipo de computação vai dar um grande salto em frente ao ps5 e ainda fala que o mesmo usa uma forma de gangorra entre cpu e gpu. O engraçado que esse canal exalta tanto o xbox, que parece como ele mesmo fala que o ps5 foi concebido com gargalo e compensação de um componente com o outro. Se poder tirar essas dúvidas agradeço.
Boa tarde Hugo.
A computação assincrona é basicamente processamento genérico, que ocorre nas unidades de computação de um GPU, os CU.
Naturalmente, é coerente pensar-se que, para dois GPUs correndo à mesma velocidade, o que tem mais unidades de computação teria vantagem sobre o outro.
E nesse sentido, tendo a Xbox série X mais unidades de computação que a PS5 (52 contra 36), a vantagem estaria do lado da Xbox série X, em ser equivalente à percentagem de CUs adicionais, ou seja, como 52 CU são mais 40% que 36 CU, o ganho de performance em computação assincrona seria de 40%
Mas este raciocínio, apesar de válido, peca por vários motivos:
1 – Os GPUs não executam à mesma velocidade!
Se uma unidade de computação da Xbox executa a 1825 Mhz, uma da PS5 executa a 2230 Mhz. E isto quer dizer que as unidades da PS5 podem executar 22,19% mais ciclos de relógio por segundo, o que as torna 22,19% mais rápidas. Isto quer dizer que terminam os trabalhos mais depressa, podendo assim iniciar outros.
Basicamente a Xbox com os seus 52 CU a 1825 Mhz consegue efectuar 12.15 tera operações de virgula flutuante por segundo (12,15 Tflops), e a PS5 consegue 10,28. Ou seja, na realidade a diferença entre a computação assincrona é de cerca de 17,81%.
2 – A computação assincrona é super relevante, mas não é a unica componente do processamento. Ela é dependente do pipeline de processamento gráfico, que cria e apresenta a imagem que vês. Mais unidades de computação aumentam efectivamente a capacidade de computação, mas não a capacidade de apresentar mais pixels. A PS5, ao ser mais rápida em 22,19% pode processar 22,15% mais pixels, pode criar 22,15% mais triangulos, etc. Isto deriva da comparação sobre qual é melhor: Um processador a 4 Ghz, ou 2 a 2 Ghz? Parece a mesma coisa, mas não é… porque o processador mais rápido revela-se melhor pois o segundo processa o mesmo, mas cada um dos cálculos ocorre a metade da velocidade, e isso quer dizer que no que toca a alimentar um pipeline ou uma sequencia em série de processadores, colocar os dados disponíveis mais rápido permite ao seguinte iniciar o processamento mais cedo. Há aqui vantagens na velocidade sobre a maior capacidade de processamento paralelo que são dificeis de quantificar.
Posso no entanto dizer que em 2013 os engenheiros da Microsoft deram uma entrevista, ainda online, à Eurogamer, onde referiram que aumentar as velocidades de relógio em 6.6%, o que aumentava os Tflops globais nessa mesma percentagem, se revelou preferível ao acréscimo de 2 unidades adicionais de computação, que aumentariam os Tflops em mais de 17%. Daí que isto tem de ser tomado em conta.
3 – A eficiencia de vários processadores paralelos não é a mesma que um único processador. A cada novo processador acrescentado, aumentas a capacidade de processamento paralelo, mas há perdas na eficiencia. Isto não nega a realidade que 52 unidades de computação são superiores a 36 unidades de computação, mas o que implica é que a percentagem de ganho não é equivalente à diferença. Ou seja, no ponto 1, referimos que há 40% mais CU, mas o ganho de eficiência não é de 40%. Apenas o é teoricamente! Ora quando a diferença já é de apenas menos de 18%, um punhado de percentagem a menos, ainda diminui mais esta diferença.
Dito isto, o que é minha sincera opinião é que as consolas poderão vir a ser bem mais próximas do que se pensa… E noto que não és leitor deste site, pois se o fosses já tinhas percebido isso.
PS: Não autorizo que uses este texto em outros websites. O que é daqui fica aqui!
Eu entendo amigo Mario, e sou leitor deste website, só fiz essa pergunta ,pois, tem pessoas que se dizem entendidas da parte de hardwere e software e não conseguem fazer esse discernimento que vc faz, com base na lógica. E Não se preocupe que não repostararei a pergunta e resposta em outro lugar e lhe agradeço pela atenção .
Sem problemas Vitor… eu trato os leitores todos por igual. Apenas me pareceu que as tuas perguntas eram de quem não acompanhava. Daí que te dei um apanhado geral da coisa.
Nota porém que não afirmo que a PS5 é superior à Série X… O que afirmo é que há claramente uma série de factores (e no comentário só abordei alguns, mas há muitos mais) que levam a crer que a diferença será inferior aos cerca de 18% que os números apontam.
Usar o texto eu não vou usar.
Mas adorei esse exemplo do processador de 4Ghz vs 2 processadores de 2Ghz e pretendo adaptá-lo para minhas futuras analogias. Simplifica bastante a discussão rsss principalmente para quem já desenvolveu aplicações multi-threading e sabe um pouco como as coisas funcionam.
Obrigado como sempre.
Não é a única vantagem.
Olha este exemplo:
Pedido:A+B
A = 22+7
B = Ax2
Dois processadores, um com um núcleo a 3 GHz, outro com 2 a 2 GHz.
Aceitemos que as duas operações gastam o mesmo tempo de processamento. Vamos atirar um valor de 0,01 ms a ser calculado a 2 GHz. O valor é irrelevante, pois o que interessa é a lógica.
Este cálculo, feito num único CPU a 2 GHz gasta 0.02 ms.
Num CPU a 3 GHz, ou 50% mais rápido, poupas 50% do tempo, logo fazes as duas em 0.0133 ms. (0.01/1.5×2)
Mas e se agora usares os dois CPUs?
Vais na mesma usar 0.02 ms. Porque a segunda operação é dependente da primeira, e isso quer dizer que o segundo CPU só inicia quando o primeiro arrancar.
Este é um caso onde vês que um único CPU a 3 GHz bate 2 CPUs a 2 GHz.
A velocidade revela-se sempre preferível ao processamento paralelo, e este só acontece porque as velocidades não podem aumentar sempre.
Claro que se fossem 3 operações, e a terceira não tivesse dependências, o segundo CPU podia-a calcular e sábados três resultados nos mesmos 0.02 ms. Um caso onde 3 GHz demoraria o mesmo tempo.
Depois há casos, como com uma quarta operação igualmente não dependente, os dois CPUs a 2 GHz entregariam resultados nos mesmos 0.02 me, mas o CPU de 3 GHz já demoraria 0.0266 me. E aqui já precisaria dos 4 GHz para igualar.
Mas como vês nem sempre é preciso o dobro? Neste caso 50% mais deu vantagem.
Daí que é aquilo que eu digo… 22% mais de velocidade não podem ser ignorados quando a diferença final é de apenas 18%. E quando juntas tudo o resto, ainda menos. Daí que para performances reais eu preciso de ver benchmarks.
Até a Microsoft sabe que não pode manter a geração atual até o fim da próxima geração, por isso existe um console chamado Series S, que vai abocanhar os consumidores casuais e tem forte apelo na migração rápida para a nova geração.
Todo esse burburinho ocorre por causa de Halo Infinite, um jogo de Xbox One, pensado para correr a 60fps no Xbox One em um mundo aberto. É óbvio que a geração atual da conta de crossgen para mais 1 ou até 2 anos ainda, desde que entendam as limitações, 30fps, baixa resolução. A 343i errou no escopo do Halo Inifinite, mas isso não invalida a forma como a tecnologia funciona, é um problema isolado desse estúdio que se tornou problemático após Halo 4. O jogo de melhor gráficos da franquia, mas que também foi o de pior design, extremamente linear e com vários retrocessos de gameplay, foi quase um jogo da Sony no Xbox.
Ainda vai demorar anos para os devs estarem programando especificamente para o potencial da nova geração. Negar isso, é apenas abraçar a política da Sony de obrigar as pessoas a comprarem um novo console para jogar jogos que poderiam ser feitos na geração atual, só por que o modelo de negócios deles é arcaico e depende de práticas dos anos 90 para ser saudável.
Fernando vamos aguardar os jogos saírem antes de afirmar que “poderiam ser feitos na geração atual”.
Ou você acredita que hellblade2 poderia apresentar aqueles gráficos (caso se confirmem na versão final) nas máquinas de geração atual?
Mas vai ser lançado quando?
Vocês não captaram o time das coisas ainda.
antes diziam 06/11, agora estimam 10/11.
pensava que estava a falar do Series S e não do HellBlade
A Microsoft errou demais em apoiar o crossgen, ainda mais agora que sabemos da existência do Series S a $299. Se queres que os serviços estejam no máximo de lares possíveis, está ai a solução, atrelada ao gamepass. Não da para afirmar, mas o Halo Infinite focado no Xbox Series S/X não teria o limitador da atual geração, não teria uma aparência tão datada, e possivelmente conseguiria chegar junto no lançamento dos consoles. Por mais que a biblioteca do Xbox seja aquém dos jogos da Sony ou Nintendo, é anos luz a frente da dos smartphones, e isso, conforme o 5G fosse popularizando não só nos países desenvolvidos, mas também nos subdesenvolvidos no médio/longo prazo, o Xcloud poderá se tornar sustentável, com uma boa experiência, mas a afobação e a falta de planejamento e organização do setor de jogos da Microsoft pode gerar mais malefícios do que benefícios.
Concordo que devemos esperar, mas eu já consigo enxergar que R&C não é para a atual geração de consoles, e olha que no máximo é um jogo double A secundário da Insomniac, até porque a atenção principal deve estar com Miles Morales;e conhecendo o carinho que a Insomniac têm para com os seus jogos, aposto que este tmb terá uma experiência impossível na atual. Não penso que veremos “só um carregamento mais rápido”, mas tmb mais inimigos na tela, Ray Tracing, uma IA mais avançada, resolução maior, etc.
Modelo arcaico que domina o mercado e as intenções de compra.
Você deve ser o cara da mil grau disfarçado mano, não tem como
E alguns de vocês devem fazer parte de algum playstation mil grau, gamer sem regras ou algum outro canal de haterismo do Xbox, por que ou vocês são haters demais, ou são muito burros.
Burro é achar que uma Series S poderá ter uma maior fidelidade visual que a PS5.
Sendo a série S baseada no que está na Série X, nunca na vida.
Mas isso passa-lhes… Daqui a uns tempos estão todos a dizer que o streaming é que é bom!
Baixando o nível?? Eu acho só que muita gente aqui deixou de acreditar no Pai Natal à muito tempo e eu leio muitos comentários em vários sites e garanto-te, aqui ninguém faz uma “caça às bruxas” como insinuas e ter pensamento crítico e opinião, agora virou burrice, mesmo sendo burro as pessoas estão intituladas à sua opinião, chama-se livre expressão isso e aqui temos o Mário que chamará atenção a quem quer que seja se estiver a dizer bacoradas, respeita os leitores aqui sff, para poderes ser levado a sério e respeitado
o site inteiro é sonysta malvadão, so vc e a lanterna da geração sabem o futuro.
pior ainda depois do fracasso do Halo o lunático ainda arrotando “crossgen pro consumidor”
o UNICO jogo crossgen da MS era Halo infinite.
vc está no nivel que eu chamo de lunático, negando a realidade.
Fernando, detesto fanboy de MS/Sony/Nintendo/PC, você já deve ter visto aqui mesmo os fãs do Playstation sendo insuportáveis várias vezes e também sabe o que te espera se criticar o Playstation por aqui ou qualquer canto
Olha, nunca tinha visto vc apelar pra insultos kkk
Ficou nervosos em moço
Calma, respira, toma aquele suco e segui.
1- Jogo da Sony no Xbox, já o outro diria “querias, batatas com enguias”
2- Para quem defendia a narrativa da consola mais poderosa de 12Tflops e que a PS5 iria ficar para trás e segurar a geração, parece muito feliz com uma consola de 4Tflops, enfim a hipocrisia…
3- A agora já falas em migração rápida, não seria mais devegar para não forçar o consumidor, enfim a hipocrisia…
4- Tem mais confiança nos desenvolvedores, eu sei que no lado da Xbox não está fácil
5- Não vejo a Sony a apontar uma arma aos consumidores, quem não se sentir à vontade para comprar já, tem uma coisa chamado “livre-arbítrio”, se se sentir tentado a comprar day one ou no primeiro ano, de certeza que trabalharam para sustentar essa despesa e são responsáveis pelas suas ações, neste caso as suas compras
6- Fazer as pessoas pagarem uma subscrição como o Gamepass Ulimate não é arbitrário, pq quem tem o gamepass normal é “obrigado” a transitar para o mais caro para ter serviços como Xcould??
7- As empresas “santas” são as ONGs e mesmo assim pode existir falcatruas , podes me clarificar se a Microsoft é uma ONG?? Pois pelo que dizes parece, pois estão na luta para derrotar a empresa do “diabo” a ínfima Sony
O erro do XO é que a MS cobrou $500 por um console + Controle + Kinect. Soava como venda casada. Então eles diminuiram para $400 e deixaram o Kinect como opção.
Com o tempo deixam o Kinect e seu perfil de jogos, toda via não substituiram o espaço vazio com mais jogos e sim com uma subscrição de serviços. O console então se encaixa em $300 e promoções de até $200.
Eles inventam então o XOX por $500 muito caro, o que força progressivamente queda para $400 e posteriormente os $300.
A Microsoft sabe que o Xbox só vende no espaço inferior a $300 qualquer escala superior ele não vende, enquanto o PlayStation ele até consegue convencer uma gama de pessoas a pagar $500.
Então o que a Microsoft faz é depenar o Series para caber nos $299 e com isso vai a unidade de discos. A MS pelo visto esqueceu que uma grande vantagem do XOS frente ao PS4s e PS4pro era que sua unidade de discos era 4K HDR. Isso seria trivial para pessoas que queriam além de jogar o explorar como central de mídia, mas o Series perdeu isso também. Então basicamente a MS vende o Series S como um console que tem metade do que o PS5 digital tem mas mais barato. Ou seja, qualquer aproximação em termos de preço do PS5 All Digital frente ao XSS retira seu valor comercial.
Sua vantagem? O XSS deve encontrar sua faixa de vendas entre os $149 a 199. É improvável que a Sony consiga reduzir o PS5 All Digital a essa faixa então a MS pode explorar um segmento de custo muito baixo se reduzir este preço.
Porém o que deixa a visão é que o console em si está sumindo, qual será a próxima etapa? Talvez eles retirem o SSD e faça a uma unidade nuvem se comunicar com uma unidade local por streaming de dados. Assim o game so baixa uma data temporária.
É como essa arquitetura moderna os caras querem te convencer que é melhor comprar uma casa de 20 metros quadrados que uma de 50 pois a engenharia descobriu como transformar a cozinha em quarto ou sala de jantar apenas rodando os móveis. Os consoles da nova geração não são para um povão, são feitos a partir da cabeça de pessoas que tem padrões de vida e mentalidade dissonante de uma grande maioria. A estética minimalista cubista, aponta isso, como uma resposta abistrata de alguém que percebeu sem entender.
Dos teus melhores comentários dos últimos tempos, porque é exactamente como vejo a coisa!
Ótimo artigo.
Fiquei pensando com 500 gigas de SSD onde fica os 100 gigas de memoria virtual do velocity engine?
Alterar este valor para menos não gera conflito com XSX?
O foco da Sony deve ser colocar um preço MUITO competitivo contra o XSS e não preocupar com XSX.
512GB -VA -3 OS = – de 300GB
Instala o último Cod e mais 2 jogos e Profit, lá se foi o armazenamento
Por um lado o Xbox Series S me agrada, preço mais acessível, migração mais rápida e fácil para a nova geração.
Mas por outro lado, tenho vários questionamentos que não sei quando de facto serão respondidos.
Por exemplo:
1) Em um time de desenvolvimento, com duas consolas da Microsoft demandando optimizações específicas, e sabendo que tempo = dinheiro. Será que veremos de facto o Xbox Series X sendo aproveitado 100%? E se não for, será que veremos alguma diferença em jogos multi-plataforma em relação ao PS5 que possui hardware ligeiramente inferior?
Essa situação ainda pode piorar mais. E se o PS5 for a plataforma-base em vários estúdios para jogos next-gen? Escala-se menor resolução para Xbox Series S, e como ficará o Xbox Series X? Versão idêntica? E se aproveitarem o i/o do PS5 entregando cada vez mais assets em tempo real via streaming SSD/RAM? Veremos mais pop-in no SeriesX?
2) Caso o Xbox Series S seja plataforma-base, usando raciocínio do menor denominador comum, penso que daqui alguns anos isso poderá ser um problema para extrair performance do Xbox Series X e até do PS5 em jogos multi-plataforma. Mesmo sabendo que GPU escala melhor, se você tem uma GPU de 4 Teraflops ao invés de 12 Teraflops, isso gera algum impacto nos seus modelos, quantidade de polígonos a serem empregados, etc. Talvez não seja um impacto muito grande, mas a mesma coisa certamente não é.
Carlos não sou um especialista, mas vejo a coisa da seguinte forma:
1-A Ps5 vai ser a plataforma de eleição dos devs porque ela só tem uma versão então seguindo a lógica é mais barato desenvolver para ela e depois portar para o Ss e Sx.
2- Se o Ss for a plataforma base duvido que veremos avanços significativos na nova gen, o que cai naquilo das máquinas mais poderosas ficarem presas as menos poderosas. Por esse motivo é que volto ao item 1 a Ps5 tem tudo para ser a plataforma de eleição principalmente depois do anúncio das novas nvidias, que mostra que esse console Ss não tem lugar para existir na nova gen.
Minha sincera opinião a esse assunto é que a microsoft esta com delírios de grandeza e acha que todos vão seguir o que ela ditar.
MS acabou de enterrar o XSX, pq pagar mais caro em um console de nova geração para jogar jogos m#$%*, pega um mais em conta pra jogar o mesmo jogo com gamepass. É isso que ela esta se propondo, jogos ruins para poder lancar no gamepass a baixo custo e um hardware barato e menos potente para jogar os mesmo jogos, veja o proprio one X é subaproveitado.
Uma pergunta quem vai comprar o Series X agora e pq ?? O mesmo jogo nos 2 consoles que vai ser apenas escalonado no mais potente como no PC, fora a qualidade, me diz um jogo bom que a MS fez nos ultimos 2 anos ???
O que ela esta fazendo é ruim para a industria como um todo, na minha opnião é claro.
Eu vou pegar, afinal ele será o mais poderoso e terá as melhores versões dos multiplataformas nos consoles.
Se você só joga 2 exclusivos da Sony por ano pode ir de ps5 sem problemas, as versões melhores dos multi não ficarão piores no xsx por isso.
E não me levem a mal, mas esse Xbox Series S é horroroso.
Quando vi a imagem ontem, achei que era piada.
[OFF] Kena bridge of spirits
Eu vi pessoas ficarem mais surpresas em ver o Series X levando 5 segundos para retomar um jogo do menu do que a transicao entre mundos do Ratchet, imagina levar 2 segundos para inicar o jogo do zero xD
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-09-08-ps5-inicia-kena-bridge-of-spirits-em-2-segundos
Eh lá 113 comentários? Eu da S não gostei do tamanho do ssd, mas a consola tem como target os 1080p logo os assets ocupam muito menos espaço.
Quanto aos coments li alguns mas fico a pensar para mim mesmo, porque tantas considerações e teorias, a xbox vai vender a nível mundial umas 8 consolas com sorte chegará as 10 vá , vai uma para a ana gomes, outra pro lfvieira e outra pro jjoelho treinar as tacticas no fifa.
A consola até podia custar 2.99€ que não tem a mínima hipótese, a revolucionária ps5 e os seus jogos exclusivos todos nota 95+ no metacritic vão esmagar a xbox, a sony vai meter a microsoft no seu lugar ponto.
Os exclusivos vão vir aos tsunamis, vai ser um massacre não vai sobrar pedra sobre pedra, prevejo fecho da secção xbox em dezembro 2020 e passam a 3rd party da sony.
Meu deus, cara. Você percebe como muitas vezes é extremamente tosca sua ironia boba? Sorte sua que o Mário é um cara paciente e tranquilo.
Mas qual ironia, é como diz o sr Mário,isto é ser bidente.
Eu por acaso tenho uma teoria muito forte guardada na gaveta e marco o dia de hoje para mais tarde se for o caso partilhar e vou após comentar tirar um print para futura prova, só não a partilho aqui agora porque ia dar uma celeuma que ia ser uma tragédia!
Só tens dois dentes Rui?? 😉
Estás a ser irónico… E pior do que isso, a colocar frases nas bocas das pessoas.
Daí que vou-te colocar uma questão:
Imagina duas coisas:
1- Que tens a One X
2- Que a Série X ainda era desconhecida
E tinhas:
6 Tflops
12 GB de RAM
CPU 8 núcleos a 1172 Mhz
Jogos a 4K
Preço: 299 euros
E agora eu chego à tua beira e digo-te:
Ok, tens agora aqui a nova geração!
Pelo mesmo preço da One X levas agora:
4 Tflops
10 GB de RAM
CPU zen 2 com 8 núcleos a 3.8 Ghz
Jogos a 1440p
Preço: 299 euros
O que me dirias?
1 – Wow… que fixe!
2 – Mas, mas… com excepção do CPU, isso é muito próximo do hardware que eu tenho, mas com menos RAM!
Peço por favor que vejas a coisa isoladamente… sem pensares na série X… porque o relevante aqui é ver se percebes o salto reduzido que estás a ter entre gerações que esta consola te está a oferecer!
Depois amanhã falamos mais depois de leres o artigo que irá ser publicado.
Entretanto responde a isto!
Já se está adiantar em primeira mão do artigo de amanha sr mário? Sinto me até comovido 😀
Quanto ao por palavras na boca dos outros se o fiz peço desde já desculpa.
Ora bem quanto à questão ela não faz muito sentido, porque a SX existe e mesmo a S é um salto sobre one X em todos os sentidos menos na ram, e aqui a questão da ram tem também haver com o target dos 1080p.
Vamos componente a componente, a one x foi descontinuada e custava 499, a xbox S custa 299. (mais maquina por menos dinheiro)
Se a SX não existisse diria que o salto era marginal era mais um modernizar da one X e torna-la mais equilibrada, a nintendo fez isso durante varias gerações e não vejo ninguém em protesto certo? Logo se uma empresa pode faze-lo e repeti-lo porque não poderia a xbox? Claro que isto é a minha análise fria e dentro dela iria também após esta conclusão dizer bem mas a ps5 de facto é um salto muito maior.
Concluindo tenho duas coisas para dizer, eu não acho que a xbox series S deva ser comparada com a one X ela tem de ser comparada com a xbox one, a one X para ser justo deveria ser comparada a uma futura “xbox series XX”.
E por fim e esta é uma teoria minha e não sei se faz sentido, eu sinto que o preço 249 serio o mais justo para a S tendo em conta tudo, a minha duvida aqui é se a S custa com estas configs 299 quanto custa uma SX? é que me custa fazer as contas, será que a microsoft tenta ganhar dinheiro de um lado para compensar perdas no outro? Por exemplo vender a SX por 449, é que sinto que a S deveria ser ligeiramente mais barata ou então a SX vai custar 599, é que a diferença de componentes é assinalavel para uma diferença de preço de 150 ou 199 euros.
Será que a S está a ser vendida acima do seu preço para compensar a X? E com isso poder no futuro receber um corte de preço mais cedo e compensar as perdas iniciais num preço de combate da X?
E já vai muito longo este coment, eu gosto da ideia da S, sempre gostei desde os primeiros rumores, a questão é ou o preço deveria ser mais baixo, ou o gpu deveria ser no minimo para não haver as conversas do costume de 7 tf e o resto mantinha como está diskless, 512 gb ssd, cpu, memória etc.
Por outras palavras enrolaste, fugiste à questão, mas acabaste por reconhecer que o salto era marginal.
E é… Essa é a grande questão. Menos RAM, mais CPU, GPU melhorado, mas algo idêntico para jogar com menos resolução, vendida ao mesmo preço que está actualmente a One X.
Usando uma frase que vocês adoram, “o que dírias se isto fosse uma PlayStation”?
E sim! Deves comparar com a One X, pois o salto mede-se comparando o mais capaz da geração passada com o menos capaz da nova.
Agora faço a nova pergunta. Em que é que existir a X altera a realidade da S?
Quanto aos preços deves ter um conta os custos fixos. Um SSD de 512 não custa metade de um de 1 GB. Para a mesma velocidade a memória é igual mas com menos densidade. Logo o custo é igual em tudo (caixa, controladores, etc), só mudando no custo de produção das memórias), cuja diferença também não é metade.
Ah sim, não compares com a Nintendo. Até é sacrilégio comparar uma consola que vende à base dos jogos first party, com outra que nem os tem.
Nota: Não te comovas. Andas muito sensível… Ansiedade?
Sim, porque a nintendo merece uns paninhos quentes, cascar é sempre no mesmo.
Ando por acaso ando, cheio do vírus, obrigado pela nota.
Deixa lá… Eu também ando… O vírus assusta.
E sim, a Nintendo continua a sua senda de jogos fabulosos. Irei até falar de um em breve.
Armazenamento vitoria fácil? Pelo que eu saiba a One X é/era vendida com 1TB e a SX vai vir com metade. Se a vitória fácil é o armazenamento via USB(DLC dw hardware) a One X tb disponibiliza tal recurso.
Se liga, 512GB
-100GB do Velocity Archtecture
– X GB dos Sistemas (3 OS)
Vai sobrar menos de 300GB de armazenamento.
Rapaz eu vi uma foto, que coloco como rumor, que a expansão de 1T para o Series custa $219,00, quase o preço do Series S.
Ahh mais uma do armazenamento vitória facil para o Series S/x, parece que eles só aceitam um tipo de expansão
https://pbs.twimg.com/media/Ehb0V8OXkAQx4mp?format=jpg&name=large
@Mário bem interessante o bate papo entre os dois,mas deixa eu te perguntar sobre o salto geracional que indagas e te pergunto o porque no lançamento do motor unreal engine 5 tu referiste que se fosse aqueles gráficos com aquela qualidade sim poderia ser até 1080,e foi 1080p a 30fps,agora coloca um ponto em relação ao S,Que salto seria para correr uma geração futura com motor unreal 5 a 1080p?
São plataformas diferentes,uma GCN outra RDNA2 e ai,tu falas em resolução!performance,mas quando lançaste uma engine na ps5 e só sendo ´possivel como foi mostrada nela tu afirmas que aceitaria 1080p?
Não percebi a pergunta. Mas não me parece que a questão seja essa.
Eu não tenho nada contra uma consola que corra a 1080p. Aliás eu sou defensor que se os jogos de próxima geração fossem 1080p, com uma reconstrução tipo DLSS todos saiamos a ganhar.
O que eu estou a comentar é o hardware da consola, não o grafismo, ou o software.
A Série S é um salto geracional miserável. O CPU tem um bom salto face à One X. O GPU será um bocadinho mais potente, mas nada demais, a memória desce, o SSD de 512 GB para 2020 é pouco.
E quer queiras quer não, mesmo não vendo isso com o um problema, a realidade é que na One X jogavas a 4K e aqui vais descer a resolução.
Como salto geracional esta consola é o menor de sempre da história.
Porque agora repara… Se um jogo revoluciona a coisa gráficamente levando uma PS5 ou uma Série X a 1440p, lá estaremos nós aqui com uma consola abaixo dos 1080p… Numa nova geração.
PS: A demo era resolução dinâmica com 1440 mínimo e na maior parte do tempo. Não era 1080p.
Os programadores referem ainda que a demo não foi optimizada e que se fosse esperavam subir a resolução e chegar aos 60 fps.
O que diz sobre o DLSS com 1080P, está mais com cara de sucessor do Nintendo switch. Rs
E series S.
Fica bonito!
nossa vingativo kkk
Porque tanto rancor nesse coraçãozinho?
Bizarro
Olhe que não! A Sony não vai querer a MS como third… cê sabe como é… há um certo padrão de qualidade abaixo da qual a Sony não vai querer descer!
PS: Você ironiza… leva com ironia!
Agora e tudo oficial com a data te saida dia 10 de novembro mas nada sobre a Serie X
https://www.facebook.com/16547831022/posts/10158451622616023/?vh=e&extid=ridpRQPEX0czfJXa
Acredito que tem a ver com a PS5. A ideia é 499, mas se a Sony anuncia 449, eles igualam.
Sim tambem acredito pois ha rumores que a sony vai anunciar os preços ja amanha, assim tentam meter pressão a Sony e o video oficial da xbox serie S e exactemente o mesmo so muda a parte final, o que eu acredito que foi mudado de preposito e tambem o motivo de nao o mostrarem logo mal anunciaram a consola esta manha
Em todo o caso este e um dos lados bom da guerra de consolas pois se o preço pode descer um pouco com isto tudo so e bom para nos consumidores
Anunciada a data de inicio de reservaçao e preços da ps5 xD
A pre comanda da ps5 começara dia 10 de setembro mas para a versao de 24 quilates, a empresa que esta por de traz destas versoes e a Truly Exquisite e livra para todo o planeta
(Esta e apenas a data dada por esta empresa e nao pela sony)
Já tinha feito reservas destas por convite… foi mais cara, mas garanti 3. Uma para usar, outra para reserva, e outra em platina caso o ouro desvalorize. 😉
Isso mostra algo interessante hein, 100 libras de diferença entre a versão digital e a com disco.
Será que manterá a mesma diferença em dólares na versão para pobre como eu? Talvez 399/499
Se lança a 450/500 já fica difícil pra Microsoft. Se lançar a digital em 399 (acho meio difícil) é enterrar de vez o Séries S e fica bem complicado para o SX.
Cadê o valor do SSd e quem vai fabricar,?anunciar uma pré venda sem ter dados completos da plataforma para mim é mais que errado,do lado da Mic sabemos dados e quem fabrica,só faltando o valor,porque esse silêncio da Sony.
Não é normal….É anormal,
Compra quem quer, cara! Ninguém é obrigado a comprar algo.
Eu errei,num relance achei o preço de $799 e não me apercebi que era unidades banhada a ouro.Ate assustei dizendo a Sony ficou louca,foi mal amigo.
220$ para XsX de acordo com um rumor recente.
Da Sony, nao tem porque dar. A Sony foi clara: o SSD será de terceiros… ela só irá definir especificações.
E se for esse valor mesmo a Sony deu um tiro no pé igual na ps3.Isso não pago,mais sabendo que para a construção total do hardware foi anunciado por ela que estava em $450.
É fud com certeza.
Eu vi o valor errado entendi $799 e não o valor desta edição de $7999.Desculpa ai pessoal,foi mal.
Por 799$ seria um excelente negocio!!
Bruno… vou-te só adiantar uma coisa!
Graças a minha mania de não comer o que me dão, estive a analisar as RTX 3xxx…
E a conclusão a que chego é que a AMD com o RDNA 2 não tem nada a temer… O artigo vai ainda ser escrito e depois falamos lá para o meio da semana que vem, mas é curioso como esse dado está à frente dos nossos olhos, mas um gajo fica tão cego com os números dos Tflops que nem percebe à primeira.
Estas a falar da execucao int32/fp32?
Não… Estou a falar da velha história de Tflops só poderem ser comparáveis em sistemas exactamente iguais.
Não quero adiantar muito, mas quando perceberes vais ficar de boca aberta. E isto é um dado que está à frente dos olhos…
Fico a aguardar então!!