Se a quantidade global é significativa não é algo conhecido, mas quase todos os fóruns, secções de comentários, e mesmo redes sociais, possuem centenas de participantes a anunciar o mesmo!
O anuncio do nada, sem justificação, e sem melhorias para o serviço, de um aumento que pode chegar aos 26% do preço da PSN não caiu bem junto dos utilizadores.
Alegando uma subida abusiva, sem aviso, e sem melhorias, são inúmeros os relatos de pessoas que anunciam que cancelaram as renovações das suas subscrições da PSN!
Recordamos que aqui na PCManias tambem não gostamos nada desta subida, e podemos tambem adiantar, que cancelamos igualmente a renovação do serviço.
Um dos principais motivos alegados pelos utilizadores para o cancelamento é que estes jogam maioritariamente jogos de jogador único, offline, motivo pelo qual a PSN se revela um bônus, mas não uma verdadeira necessidade. Uma situação que poderá no futuro trazer ainda maiores dissabores à Sony, dado esta pretender apostar em força nos GAAS nos próximos tempos.
E não nos admirávamos nada que a Sony possa vir mesmo a perder utilizadores da sua consola caso esta aposta não seja equilibrada, e/ou afetar os lançamentos de jogos de jogador único, offline. E nesse aspeto posso desde já incluir-me, uma vez que, como sempre referi, não sou fanático por nenhuma marca ou plataforma, apenas defendo aquela que entendo ser a melhor para o consumidor. E nesse sentido, se a Sony altera aquilo que é a sua mais valia, facilmente a escolha poderá recair para outro lado.
Naturalmente esta subida de preços tem razões de ser. E certamente não será porque o serviço não dá lucro, porque sendo os relatórios da Sony bem transparentes, sabemos que dá!
Assim a ideia que fica é que a Sony está a tentar aqui um conjunto de duas situações, sendo que nenhuma delas é de real vantagem para o consumidor.
1 – Descer o preço da consola, indo buscar o dinheiro perdido a outros locais.
2 – Apostar forte no online, de forma a tornar a PSN em algo obrigatório, e forçar a adesão.
Qualquer das situações se traduz em uma maior despesa do cliente, pelo que as vantagens pata o mesmo são no fundo nulas.
O gaming nas consolas poderá estar prestes a tornar-se muito menos interessante.
Mário, está a pensar em trocar de plataforma por conta do serviço? Pensei que vc não assinasse serviço nenhum de games.
A pergunta não foi pra mim
Mas se aplica a qualquer um que não concorda com o reajuste abusivo.
Respondendo, não, vou continuar na plataforma porque eu curto os games, apenas deixarei de assinar, vou aproveitar pra jogar os games que adquiri ao longo dos anos e continuar assinando o Gamepass
Eu assino a PSN Extra. E tenho-a até 2025. Depois, caso isto se mantenha terei de ponderar o que fazer, e ou não assinar nada e manter a consola, ou assinar apenas o base, ou voltar ao PC e assinar o gamepass. Mas uma coisa é certa! Estes valores novos do Extra não pagarei!
Já disse isto em vários comentários, para mim numa futura geração vou de PC, cansei das consolas por inúmeros motivos, e cada vez aparecem mais motivos para abandonar mesmo.
Não considero deixar as consolas por causa disto, vou é ser mais cauteloso e poupado, agora se de facto a premissa dos jogos SP começar a definhar, ai é outra história.
Infelizmente deixar o PS Plus está fora de questão pelo menos para já, já assino o serviço à anos e cono consequência tenho literalmente centenas de jogos associados aos serviço que vai desde a PSP, PS3, PS Vita, PS4 e PS5, sendo que no PS Plus tenho o melhor que estes sistemas têm para oferecer e o facto de que esses jogos nunca saiem do serviço, portanto em Novembro não vou renovar o Extra cujos jogos saiem do serviço, e volto para o Essential mas a nível mensal porque assim consigo poupar os meses de treta.
O problema é esse José! É que estou quase convicto que a Sony fez esta subida a contar com o ovo no cu da galinha! Dado que eles vão apostar em GAAS, a ideia é forçar a subscrição. E a Sony tem tido muito boa vontade, e lutado para manter o mercado como sempre foi. Mas o dinheiro fala mais alto, e se a coisa der mais dinheiro com menos risco… os single vão de vela!
A Sony não é a única a fazer SP de qualidade, é verdade que faz dos melhores, mas se os seus SP forem de vela, a PS também vai de vela, da mesma forma que a Xbox foi de vela depois de abamdonar a filosofia da era 360.
Na era PS3, a Sony também veio com umas ideias, estava tão segura de si que achava mesmo que as pessoas estavam predispostas a arranjar um segundo emprego para comprar a sua consola, e teve um rude acordar, por sua vez a Microsoft achou que os seus clientes estavam sujeitos e uma espécie de prisão domiciliária, e os efeitos ainda hoje são sentidos, portanto a Sony que faça o que tem a fazer que eu depois farei o que for preciso.
Lembraste quando disse no na PCManias Direct que eu gostava mais de PS porque era quem fazia os jogos que mais gostava e que era quem menos me ia ao bolso, pois bem, agora são os que mais me vão ao bolso, logo vou reajustar o meu comportamento como consumidor, um dia que a parte dos jogos que mais gosto for de vela, a Sony vai igualmente de vela.
Eu fui um deles
Minha assinatura já vence em Janeiro, e já cancelei pra não renovar automaticamente nesse valor abusivo.
Políticas assim deve ser boicotadas. Há concorrência (gamepass).
Tomara que seja significante… Só falta daqui a pouco vincularem até os trofeus só pra quem for assinante. Eudevo ficar sem assinar até a queda do Jim Spencer, ou se aparecer uma promoção de 45 dólares, senão, que se dane a plus e qualquer online que eu deseja, volto a injetar dinheiro no PC. Maldito Jimbo, quer ganhar mais dinheiro com o mesmo.
Não creio na segunda opção, se estão nessa de transformar seu console em coisa de financiamento coletivo, ou de robin wood onde os early adopters financiam consoles pra quem compra em fim de geração, se darão mau.
Juca, o Jim só faz o que a empresa quer! Demonizam muito o cara, mas esse cara está há 30 anos no Playstation, ou seja, não caiu de pára quedas lá e se ele toma essas decisões, possivelmente estão acima dele, provavelmente por forças maiores (acionistas). Duvido que a Sony apostaria em um serviço assim como a extra se não fosse o gamepass, pois isto é uma sangria sem fim e a Sony estava muito bem sem isto. Hoje, ainda bem que a Nintendo ” não prostituiu” seus jogos, tendo que os dar dia um ou colocando em serviços 1 ano depois, mas a Sony teve que ir por aí, infelizmente!
Eu vou discordar, até os mandados saebem seus limites, e uma empresa não é uma ditadura. Ele pode até pensar diferente, mas no fim em quem manda/autoriza os aumentos. Diz aí uma coisa boa que esse sujeito fez na gestão dele? Eu cito várias ruins bem fácil, mas lógico é minha ótica.
Desculpe os erros de português é que esse teclado de celular é uma porcaria… E não consigo mais editar pra corrigir.
*sabem seus limites…
*é quem autoriza…
Diga as ruins
Aumento do preço dos jogos; abertura de exclusividades single player pro PC; investimentos priorizados pra jogos GaaS, com mais anúncios de GaaS que Single Players atualmente; anúncio de serviços de catálogo de forma reativa pra dar resposta à concorrência, quando antes dizia que o Plus Collection já era a resposta; lançamento de periféricos totalmente desnecessários e que não apostam em nada (só nos cag*es que não conseguem parar de jogar, lol) como esse vindouro controle com tela que não aposta em nada, nem no streaming nem na verdadeira mobilidade já que tem um alcance de 10m e exige console; choro desnecessário pela compra da Activision, só pra atrapalhar, com mudança de postura ao final, sem sustentação das posturas uma vez levantadas, usando de argumentos errados e sem dar qualquer resposta significativa, postura complacente; compra da Bungie, que queira-se ou não, passa por ele, que é uma empresa caprichosa no mau sentido, tendo opções melhores do ponto de vista dos próprios consumidores dela… da minha ótica, tudo que o PS ainda está colhendo de bom ainda, com seus single players, ainda é resultado da gestão passada, agora que o verdadeiro estrago desse sujeito vai começar pra valer, mas ele já deu sinais de que rumo quer. E como cliente, não é o rumo que eu desejo, mas cada um ver as coisas como quer, e mesmo havendo justificativa aceitável pra alguns, os fatos estão lá, e explicação e compreensão não muda as coisas é só fator de convencimento pra alguns que querem aceitar tudo que acontece.
Como eu já escrevi em alguns artigos, nunca vi nada vindo do Jim Ryan que não fosse uma resposta necessária às ameaças de mercado. E no entanto, apesar de se ter sido forçado a entrar por caminhos que não se queria, como o Edson muito bem diz, as decisões sempre tentaram salvaguardar ao máximo o que havia.
A subida dos preços da PSN é diferente. Primeiro porque a base é algo que, apesar de não ser obrigatório é quase indispensável, e os restantes Tiers porque não oferecem nada senão jogos que já deixaram de vender.
E depois porque o aumento é desproporcional a tudo o que se possa usar como justificação e, apesar de superar os 25%, não traz nada de novo.
Aí sim, temos uma má decisão. E se a concorrência é ainda mais cara, perante a oferta a PSN fica um negócio bem pior.
Mário, assim, entendo que você veja explicações plausíveis pro acontecido, mas isso não quer dizer que as decisões tenham diso as acertadas.
Vou ser um tanto exagerado na analogia, mas veja, quando se vê um bêbado cotumaz podemos pensar em muitas justificativas pra aquilo, doença, vida sofrida e etc. Algo que explica aquilo, mas pra aquilo acontecer, em algum momento houve uma escolha, independente do motivo, e ela certamente não foi a melhor escolha dentre outras que poderiam ter acontecido. Veja, não estou aqui a dizer o que deve ou não ser feito pelo Jim, mas sei o que ele tem feito que é bom ou não pra mim, dentro da razoabilidade e de ser cliente da empresa. A mim, aumentar o preço das coisas e ainda abrir jogos pro PC com a mesma justificativa, não vejo sentido. Por enquanto, vou aceitando, tanto porque realmente os jogos são diferenciados em qualidade quanto por a Sony não ter concorrência real. Não vejo a hora de surgir um novo grande player na indústria, que a Microsoft já deu… Mas é minha ótica, e respeito e entendo o seu modo de ver as coisas.
Juca… A vida é isto. Num percado onde existem dois players, se um se move, o outro ou reaje, ou sofre. O que o Jim Fez foi reagir… mas com a ponderação que a Microsoft não teve. Até aí, preferia que não o tivesse feito? Sim! Mas poderia não o ter feito? Se quisesse enterrar a Playstation, sim!
Logicamente… não!
A vida não é só de viver de reação, Mário, filosoficamente falando, ou você é empurrado ou você anda por conta própria, reagir faz parte, mas a trilha é sempre escolha, ou você faz ela escolhendo os caminho ou fazendo o seu caminho ou sempre anda empurrado, seguindo por onde os outros querem. Tudo bem, nem sempre podemos escolher o que queremos, mas ainda assim, há caminhos menos ruins, e é sempre a gente que vai, não quem nos empura.
Os caras querem personificar atitudes de uma empresa bilionária! Kkkkk seria bom assistir ‘Jobs’, documentário sobre a Apple pra cair na real, né?
Exatamente Andresão! Ele é um pau mandado frente aos verdadeiros donos do negócio. Se fizer algo contra, é jogado de lado!
Edson, às vezes é preciso ter coragem pra fazer o certo, e por isso o Jobs voltou. Não conheco ninguém que fez muito que não fosse convicto. Mas vai ver, quem faz muito são os paus mandados.
Edson, agora diz as boas que o Jimbo fez a frenta da PS desde 2020?
Jobs foi jogado de lado até a empresa perceber que o que ele queria era o rumo cerro e voltar após a Apple quase falir! Só voltou porque iriam falir e quase se arrastaram pra ele voltar. Se fosse uma empresa 10x menor do que é hoje nunca teria voltado.
Pois olha aí, o cara não fez a vontade da empresa foi jogado de lado e voltou porque estava certo. Você prefere alguém que faca a vontade da empresa? Ou está a dizer que o Jimbo está certo? Eu sou um cliente a dizendo literalmente que a vontade da empresa e do Jimbo estão errados. Eles têm de ganhar dinheiro é com o que fazem de bom, com agregar valor aos produtos não com esperteza, Sparrow. Nesse rumo aí, eu desejo é que se danem, só vou sentir é falta da Insomniac e da Naughty Dog no fim. Mas vai que viram thirdies de PC e ainda tenho acesso a eles…
Jim Ryan não é fundador da Sony, é apenas mais um funcionário. Não me chame de burro com essa narrativa nada a ver!!!
Sparrow, você leva muito as coisas pro pessoal, mas vem aqui citar o Jobs e depois que a gente mostra que ele terminou voltando porque a “empresa” não sabia o que fazia viu que o certo era ela. Ou seja, você vem falar que vale metade da história do Jobs e você que o trouxe pra comparar com o Jimbo a justificar que ele faz o certo porque é funcionário… Cara presta atenção no que você diz, ninguém é boneco se não quiser. Daqui a pouco o Phil Spencer não é culpado de nada também… Então na boa, eu não o ofendi, mas presta atenção no que você diz. Jimbo assina papel porque quer, compactua com o que ocorre no PS porque quer, quem participa da cadeia de comando todo tem culpa, se está la pra fazer essas ideias que estão acontecendo é porque compactua com elas.
E meu exemplo do Jobs só serviu pata vc ver que nessas empresas gigantescas nem o “dono” manda. Você entendeu, mas só quer validar sua narrativa.
Juca, acho que vc dramatiza muito! Jim Ryan é apenas um funcionário e não consigo imaginar alguém que fizesse muito diferente dele, mas ainda os games não estão chegando day one no PC, ainda a Sony gasta com AAAs como ninguém e ainda seus jogos são de altíssima qualidade. Vc pode questioná-lo, mas ele criou competição com o gamepass, msm a Sony tendo uma fração de grana que a MS tem e isso é uma sangria. Não gosto dos aumentos e possivelmente nem assinarei mais ( Se bobear, com o switch 2, nem ps5 venho a ter mais), mas entendo que manter um serviço desses em pé custa caro, muito caro! Uma coisa que não vejo o pessoal dizer, mas que deve estar acontecendo, é uma possível diminuição das vendas de software no ps5 e isso é péssimo para um negócio que vive da venda de software, então não consigo atrelar essas coisas ao Jim Ryan, sinceramente! A empresa aumenta abruptamente os preços do serviço e… as ações sobem, então é ligar 1 +1 para saber quem estava cobrando a empresa esse aumento. Acionistas são pragas nesse mundo corporativo atual e o Jim Ryan só está jogando ” a dança dos negócios” e defendendo os interesses da sua empresa. No cargo dele, não há a poesia de defender uma geração envelhecida como a nossa, e sim, pensar nos negócios da Sony Playstation para décadas e décadas onde o jovem de hj, principalmente o de amanhã, quer saber de Gaas, e não de single players fantásticos como nós! Essas empresas não olham para nós, Juca!
Veja, Edson, você não enumerou nenhuma coisa boa que ele fez. Entende a diferença. Jimbo não trouxe uma nova IP de sucesso, fechou a divisão japonesa praticamente, o cara, o CEO serve pra ser culpado pelo bom e pelo ruim, é quem representante da empresa, de der bom ou ruim, a culpa passa por ele, que sabe ou não gerir.
Na mão do Jimbo a Playstation fez foi encolher se for olhar pra acões. A Sorte do Jimbo são uns 4 bons estúdios que fazem jogos excelentes e o Marc Cerny no desenvolvimento de Hardware, e lógico, a grande incompetência da concorrência.
Como não? Na administração dele teve Returnal e vai ter Wolverine (nao é nova ip, mas é uma nova entrada no universo dos games).
Returnal não sei se tem dedo dele, mas vamos ver Wolverine como se sai, aí sim será coisa dele. Bem como todos esses games como serviço, vamos ver o que vai dar.
Juca, teve aquisições de estúdios, um lançamento bem sucedido do console e ótima escolha estratégica de hardware e preço. Acho que vc esqueceu que Jim Ryan pegou a bomba da MS adquirir uma publish ( Zenimax) podendo adquirir outra ainda ( Activision- Blizzard)
Rapaz, cada um tem uma opinião das coisas, pra mim ele é ruim, e vai levar a geração pro buraco ou games como serviço. Mas entendo que você possam achar ele bom ou mediano. Tem gente que gosta do Phil… Vamos esperar uns 3 anos pra ver como fica. Por mim, ele já tinha saído desde single dessa geração no PC. Mas fazer o que, quem quiser que fique no barco, minha torcida é que apareça alguma empresa que saiba dê valor às próprias conquistas ao invés de olhar pro que não tem. Mas enfim, coisas do mundo.
Uma coisa que achei estranho foi que logo após o anúncio da subida de preço as ações da sony tiveram uma leve subida. Não deveria ser ao contrario?
Minha renovação automatica já está desativada tem uns 3 anos e só pretendo renovar em caso de promoção.
Andrio, o mercado de ações é puramente especulativo, com as vendas de PS em alta, e com aumento no preço das assinaturas é de que a Sony lucre mais, ou seja, sob a ótica dos acionistas a Sony vai lucrar mais com a medida. Pura especulação, obviamente.
O problema é a Sony ter os serviços todos atrelados a “dar jogos”
A nintendo cobra somente pelo on line 20 USD no switch, bastava a Sony ter um plano de 35USD anual pelo on line + saves na nuvem (vai, bota mais caro que a Nintendo, afinal a PSN está anos luz a frente do on line da Nintendo)
Pronto, eu ficaria bem tranquilo assinando isso.
Inclusive até estaria comemorando “tá na hora de subir mesmo o preço de assinatura de serviço de jogos, tem que falir tudo essas assinaturas de serviços”
Ou talvez, liberando on line grátis? bom… essa ai ninguém nunca vai fazer, nem nintendo, nem sony e nem MS
Era isso que a Sony deveria fazer. Online – 20 euros!
O problema é que depois não vendia o resto. E eles querem vender!
Mas aí é problema deles, Mário, não nosso, se querem vender, façam coisas boas e precifiquem como quiser, quem quiser, vai comprar. Esperteza só dá é raiva nos clientes.
Acreditar que Sony vai perder dinheiro para agradar a alguém faz lembrar os fans da Xbox a acreditar que a Microsoft vai enterrar dinheiro para sempre para lhes dar o Gamepass aquele preço.
A PlayStation age de acordo com um mercado em que sobrevive, e faz o que for preciso para manter a sua relevância sendo que não anda às atinencias dos desejos deste ou daquele, prejudicando-se para que não haja descontentamento.
As atitudes da Sony foram as necessárias. Não terá havido verdadeiramente quem tenha gostado verdadeiramente delas.
A questão é se se compreende o motivo porque foi feito ou não. Se se gosta ou não.
Agora dizer que foi má gestão baseado no não gostar dos resultados é algo que não só não tem nada a ver, como é uma avaliação usando parâmetros que de gestão empresarial tem muito pouco.
Mário, há sucesso estabelecido da marca, é preciso um pouco pra ver o resultado. Veja, o Xbox está apresentando o resultado de longo prazo da gestão do Phil, vamos ver mais 2 anos de Jim Ryan dando respostas a MS pra ver o que acontece. PS ainda colhe o mérito da boa line up inicial muitos single players de primeira e um bom hardware. Vamos ver como se sai a partir de agora.
O futuro é outra coisa. Eu analiso o que se passou até agora e entendo que o Jim agiu corretamente.
Não concordo agora com a subida de preços, discordo de tanto GAAS. Tudo parece encaminhado para que no futuro discorde do Jim… mas isso será no futuro e sobre ele não me pronuncio porque ainda tenho a dentadura inteira (mais de dois dentes = bi dente => não sou vidente).
Mário, nada feito no agora em termos de gestão tem efeito tão imediato em melhoria ou derrocada total de empresa. Não é preciso bola de cristal pra ver a direção que a empresa tem tomado. Mas enfim, é esperar, e pagar pra ver.
Provável que seja isso mesmo, teriam uma avalanche de gente mudando para o plano mais simples.
mas significa que eles tem mais lucro cobrando psn plus básica com jogos mensais do que cobrando on line somente sem jogos.
que lixo, preferia muito mais a PSN Plus antiga e acabou… fui tentar jogar Far Cry 6 pq “é jogo grande” que eu ganhei na Extra… affe que troço chato
no fim, jogo que vc não compra acaba sendo na maioria jogos que vc não joga nem de graça.
Perfeito Deto, quem quer servicos de jogos e catálogos que sustente isso, essa porcaria não é bem-estar social ou comunismo pra ficar mamãe Sony fazer quem não tem interesse nesses serviços ficar a subsidiar essas porcarias pro outros pagarem menos… Não me interesso por nada além da plus essential e mesmo assim, toparia de boa abrir mão do meu catálogo acumulado se querem cobrar mais do que vale, e não acho que valem 80 dólares anuais nem a pau.
Semi off, mas ainda no assunto da notícia:
É impressão minha ou a revolta com esse aumento está MUITO menor que o padrão de “revoltas com a Sony” ?
Porque aqui no pcmanias está o normal que eu espero e com razão…
A questão é que não vi o famoso circo no twitter…. Será que pq a tamanho da revolta com a Sony nunca foi orgânico?
Talvez uns 80% da revolta na internet com qualquer coisa, com ou sem razão, de errado com a Sony não seriam os bot, astroturfing e fanboys do xbox?
E que agora os BOTs e Astroturfing da MS, junto com seus fanboys; estão muito ocupados hypando e defendendo Starfield?
Fui dar uma volta pelos fóruns, sites, twitter, etc; praticamente NADA comparado com o que eu esperava de barulho desse aumento
O que entendo como triste!
Os poneys da Sony comem tudo… Como os caixistas da Xbox!
Infelizmente ser fanboy é ser um triste, e essa malta não se apercebe disso!
Fui dar uma conferida no neogaff… e olhei as duas primeiras páginas e se a gente considerar o gaf tendo barulho mais ou menos igual a media do resto da internet
Só tinha esse tópico falando sobre o aumento da PSN:
https://www.neogaf.com/threads/gameindustry-ps-plus-price-hike-well-all-pay-for-a-subscription-based-future.1660625/
Apenas 3 páginas
Em comparação o topico “gente, pq ninguém está falando sobre starfield não sair no PS5?”
https://www.neogaf.com/threads/starfield-on-playstation-5.1660614/
tem 4 páginas, e só parou de aumentar pq trancaram
Deve ser as duas coisas, pessoal do playstation não está reclamando e os Astroturfing e BOTs da MS no twitter estão ocupados falando de starfield
Parece que o Jim acertou em cheio a hora de divulgar o aumento.
A malta da Sony não é a da Xbox..m e sinceramente acho que os fans da Sony são muito mais cromos que os da Xbox. Os da Xbox são rudes, mal educados, desonestos intelectualmente. Mas os da Sony são carneiros que aceitam tudo sem protestar. É certo que a Sony tem dado poucas razões para se protestar, mas quando elas existem… há que se protestar.
Ter, do nada, um aumento de 25% no preço e haver poucos protestos não é algo aceitável. Se o pão, do nada, subir 25%, e falamos de 3 cêntimos, as pessoas vão-se queixar. Se os combustiveis, do nada, subirem 25%, e falamos de 30 cêntimos, as pessoas vão-se queixar.
Um serviço PlayStation do nada, sobe 26%, que são 26 euros, num serviço, que paga aumento de 866 pães e paga o aumento de 86,6 litros de gasolina, e poucos se queixam ao ponto de só haver 3 páginas no Neogaf?
Se isto soa a normal a alguém, garantidamente a mim não soa.
Mas veja, aqui a gente fica puto com o negócio e vem gente falar que é drama! Lol
Só pq eu falei, vi lá no gaf um tópico de 7 paginas falando sobre cancelar a Plus depois do aumento
Já me parece aceitável.
Que não se queira falar muito é uma coisa. Não querer falar de todo é outra.
Os GAAS da Sony sairão junto ao PC, não vejo um futuro do qual as pessoas irão comprar um PlayStation para se jogar GAAS… A maioria dos que compram um PlayStation, são por conta dos ótimos single players… E sem eles, é o fim da marca…