A partir de 1 de Setembro o jogo deixará de poder ser descarregado… mesmo por quem o comprou. Será o primeiro de uma boa lista.
Atualização: Devido a toda a polémica gerada, a Ubisoft refere o seguinte:
Como informado em nosso comunicado de suporte, apenas as DLCs e os recursos online serão afetados pela desativação. Os atuais proprietários desses jogos ainda poderão acessá-los, jogá-los ou baixá-los novamente. Nossas equipes estão trabalhando com os parceiros para atualizar essas informações em todas as plataformas de vendas e estão avaliando todas as opções disponíveis para os jogadores que serão afetados quando os serviços online desses jogos forem desativados, em 1º de setembro de 2022. Nossa intenção sempre é fazer de tudo que está ao nosso alcance para permitir que o legado desses títulos permaneça disponível nas melhores condições possíveis para os jogadores, e é para isso que estamos trabalhando.
Segue a notícia original:
——
O mundo Digital tem destas coisas. Quem controla aquilo que “possuímos”, não somos nós… mas os criadores do jogo, e os responsáveis pelo alojamento. E se um dia decidem acabar com um jogo… nada podemos fazer!
Isso é o que vai acontecer com Assassins Creed Liberation HD remaster que, a partir de 1 de Setembro, deixará de estar acessível. Basicamente isto quer dizer que quem apagar a instalação… nunca mais a poderá reaver, pois o servidor não deixará descarregar o jogo. E o facto de se ter comprado o jogo, valerá absolutamente zero.
Mas esse não é o único jogo que terá esse destino. Eis uma lista com outros.
- Assassin’s Creed II, PC, PS3
O jogo deixará de estar disponível para download, estando apenas acessível pela Ezio Collection.
- Anno 2070, PC —- Will be completely shut down
Será encerrado completamente, sem qualquer possibilidade futura de acesso.
- Assassin’s Creed III (2012 release), PC, PS3, Wii U, Xbox 360 —- Will still be available in AC 3 Remastered
Tal como nos casos anteriores, o jogo deixará de estar disponível, exceto na versão AC3 Remastered
- Driver: San Francisco, PC, PS3, Xbox 360 —- Will be completely shut down
Mais um que será encerrado completamente, sem possibilidade de acesso.
- Assassin’s Creed Brotherhood, PC, Xbox 360, PS3
Tal como os casos anteriores, desaparecerá, ficando apenas acessível na Ezio Collection.
- Assassin’s Creed Liberation HD, PC, Xbox 360
O caso que deu origem a esta notícia e que será o primeiro do grupo. Deixará de estar acessível, exceto a versão incluida na Ezio Collection.
- Far Cry 3 (2012 release), PC, PS3, Xbox 360
Deixará de estar acessível, exceto a versão Far Cry 3 Classic Edition
- Assassin’s Creed Revelations, PS3, Xbox 360
Mais um que apenas será acessível se contido na Ezio Collection
- Ghost Recon Future Soldier, PS3, PC, Xbox 360
Será completamente encerrado e inacessível.
- Prince of Persia: The Forgotten Sands, PC
Encerrado… desconhece-se se tal afetará a versão para a X360
- Rayman Legends, PS3, Wii U, Xbox 360
Completamente encerrado
- Silent Hunter 5, PC
Completamente encerrado
- Space Junkies, PS4, PC (HTC VIVE, Oculus)
Completamente encerrado
- Splinter Cell: Blacklist, PC, PS3, Xbox 360, Wii U
Completamente encerrado
- ZombiU, Wii U
Completamente encerrado. Desconhece-se se os remasters para a PS4/XBO serão afetados.
E viva o Digital…
Já imagino qual será a resposta dos que irão passar pano:
“São jogos antigos.”
É que nem são assim tão antigos. Vi alguns um artigo em que o Kojima falava sobre a problemática de conservação dos jogos antigos. Ao contrário dos filmes que vão sendo conservados e disponibilizados em meios físicos ou digitais atuais, os jogos ficam presos ao seu hardware e não correm nas plataformas atuais.
Atualização: após a publicação desta notícia, a assessoria de imprensa da Ubisoft no Brasil entrou em contato com o Adrenaline e nos enviou a seguinte nota oficial:
“Como informado em nosso comunicado de suporte, apenas as DLCs e os recursos online serão afetados pela desativação. Os atuais proprietários desses jogos ainda poderão acessá-los, jogá-los ou baixá-los novamente. Nossas equipes estão trabalhando com os parceiros para atualizar essas informações em todas as plataformas de vendas e estão avaliando todas as opções disponíveis para os jogadores que serão afetados quando os serviços online desses jogos forem desativados, em 1º de setembro de 2022. Nossa intenção sempre é fazer de tudo que está ao nosso alcance para permitir que o legado desses títulos permaneça disponível nas melhores condições possíveis para os jogadores, e é para isso que estamos trabalhando”.
Obrigado Elton. Vou atualizar.
Seja como for, convém que se perceba que isto aconteceu pela má publicidade que foi feita ao assunto.
mesmo assim ficou a dúvida, falam que só as DLC e o online serão afetados e quem comprou a DLC vai ter acesso posteriormente??
É por causa de cenários destes que eu não condeno totalmente a pirataria, uns de facto roubam, outros preservam o que os donos já não querem saber, mais do que chamar-lhes de piratas, são os arquivadores da história da nossa industria.