As Xbox series estão a vender melhor do que as Xbox One… Mas os últimos 12 meses cortaram a vantagem! A PS5 está a vender pior, mas os últimos 12 meses foram de sucesso.
Xbox Series vs Xbox One
As Xbox series venderam até hoje um total global estimado de 21,669,400 consolas. No mesmo período de tempo alinhado, as Xbox One tinham vendido 20,715,301 unidades.
Isto quer dizer que as XBox series estão com uma vantagem de vendas de 954,099 consolas, que foi aumentada no ultimo mês de Abril em 59,800 consolas.
Será porém de se chamar a atenção que, apesar desta recuperação no ultimo mês, as vendas das Xbox series tem decaído, e nos últimos 12 meses, comparativamente às Xbox One, as Xbox Series venderam menos 413,633 unidades.
Gap change in latest month: 59,800 – XSX|S
Gap change over last 12 months: 413,633 – XOne
Total Lead: 954,099 – XSX|S
Xbox Series X|S Total Sales: 21,669,400
Xbox One Total Sales: 20,715,301
PS5 vs PS4
As PS5 venderam até hoje, um total de 37,439,537 consolas, sendo que em igual período de tempo, a PS4 vendeu um total de 39,493,999.
Basicamente a PS4 tem uma vantagem de vendas de 2,054,462 consolas.
Mas aqui, ao contrário da Xbox, a tendência é de inversão! E isto porque nos últimos 12 meses a PS5 vendeu mais 2,054,462 unidades que a PS4. É um salto brutal e gigantesco que se percebe pelos ganhos mensais. Assim, por exemplo, em Abril, a PS5 vendeu mais 669,480 unidades que a PS4 no mesmo período.
Será interessante ver-se a evolução daqui pata a frente, pois a atual tendência é de crescimento acelerado na PS5, mas de queda nas Xbox series.
Ah, o Xbox… Hoje é o dia da “grande virada” e de ter uma cueca extra em mãos, pelo menos pros fãs da marca… Vai vendo, Mário. Lol
[OFF] O que achaste da Summer Fest, Mário? Empolgaste com algo?
Sim… A terceira temporada do The Witcher.
De resto, não sei se é idade ou saturação, não vi nada que me empolgasse (pelo menos nada que já não tivesse visto antes).
Lol. Estou com esse mesmo questionamento sobre mim, se é a idade, mas de repente jogo o Zelda e vejo que o problema são os outros jogos mesmo, e olha que sou dos que curte gráficos!
E a Ellie e o Joel, como está? Ainda progredindo na pintura?
PS: Editado.
Deves ser a idade, eu não estava empolgado com a Showcase do PS e quando chegou o dia vimos como foi.
Sinceramente não estou empolgado com a de hoje. Assim como foram os anteriores da MS eu digo que nem vou assistir, mas ao chegar a hora estarei lá.
Por incrível que pareça, do que vi até agora, o melhor foi o Prince of Persia em 2D. Até a Demo do Pinóquio foi uma decepção. Claramente um jogo padrão Gamepass.
Assim, adoro metroidvanias, mas achei aquele prince um pouco acelerado demais (prefiro mais a vibe Ori que um estilo louco meio Meatboy), é preciso ver as mecânicas direito pra ver se vai ser legal, mas prefiro um prince daquele estilo que outro clone de assassins creed, infelizmente aquele prince de cellshading que eu gostei não teve boa aceitação, então é lhe dar com isso.
O Lies of P até achei até bonito, não fosse ser um Souls, eu me arriscava; o resto não era muito novidade, mas gostei daquele jogo dos médiuns caçadores de espírito, já o vi noutra conferência/showcase e continua a manter seu apelo pra mim, parece interessante a lore e os visuais. O da EA com magias foi que me pareceu legal da outra vez que vi, e agora acabou-se qualquer encantamento… Então, realmente foi tudo meio broxante, mas alguma coisa ali pelo meio foi legalzinho.
Realmente parece mais focado na ação. Mas o estúdio tem um bom histórico. Temos que esperar pra ver. Mas só o fato de mudar a fórmula ubisoft, já é um grande mérito.
https://ibb.co/ZxLmCfb
https://ibb.co/swrg6S8
https://ibb.co/TKsRFsZ
https://ibb.co/fX5JKLN
Muito bom, Mário! As cores de pele me pareceram melhores que as da 1a versão, mas sei que nas fotos tudo costuma sair um pouco diferente.
Estás de parabéns e cada vez que vejo isso fico com mais vontade de ter uma impressora 3D… Daqui uns dias a Hot Toys te contrata para fazer as pinturas deles, estás profissional! E olha que nem usastes as Vallejo! Rs
Essa mochilinha do Joel ficou o “ó”! Show d+.
è o ponto de virada, viu o Phil a falar que aumentaram o estoque do Series X? Será que os amiguinhos estavam certos da MS segurar estoque? #ironia
E lançou um SS por 350 dólares com 1TB!
Desses quase 22 milhões do Xbox Series eu apostaria na proporção 65% XSS e 35% XSX.
Já no PS5 eu apostaria na proporção 90% com disco 10% digital
Não sei se a proporção 90/10 pro PS seria realista, acho que os digitais devem ter menos saída, sem dúvidas, mas não acredito ser tanto assim, algo como 70/30 me seria mais plausível, mas é tudo especulação nossa sem valor mesmo. Rs
As épocas onde a curva de vendas fica quase inclinada é a época de final de ano? ( Novembro e dezembro?
Ano que vem a Sony poderia fazer uma redução de preço.
Acredito que só façam isso se o dólar não perder valor, forem lançar outro console ou as vendas fiquem fracas, do contrário não vejo esse movimento por parte da Sony no 4o ano do console.
Acredito que terá redução pelo lançamento da versão “slim”
Estão assistindo a Showcase?
Jogos Third Day One no Game Pass? é isso mesmo?
Quando vc acha que a MS nao tem como mostrar um showcase mais fraco que o da Sony, vem ela e nos supreende novamente. Nao duvido que esse Forza seja adiado. Seria maisnuma mentira do Phil Spencer e sua trupe.
Melhor que o da Sony foi pois não mostrou trailer de filme de cinema, agora a decepção foi em exibir mais de alguns jogos dela. HellBlade II capturado no Series X mas num ambiente super controlado, sem ação e com muita fala (filminho pode agora?) e o Forza em nada mostrou, foi um gameplay cinemático. Prometeram tanta coisa no Forza em janeiro e nada mostrou na época e continua sem mostrar, nem mesmo um simples gameplay.
Estou agora a ver. Os dois primeiros foram trailers sem nada ingame, e sem data de lançamento. Vou escrevendo a cada dois novos!
Star wars outlaws – Wow… É multi
Payday 3 – Parece interessante. Igualmente multi, preço 40 euros. Parece-me online pelo que isso me afasta, mas boa adição ao Gamepass pois é o tipo de jogos que se adapta lá.
Tá percebendo que multis eles sairão day one no Game Pass?
Se a Microsoft paga… Eles saem!
Agora isso tem de trazer um aumento de assinaturas e receitas.
Só para não parecer que dou atenção diferente tenho de justificar aqui uma coisa.
Não irei falar deste showcase tão cedo por vários motivos.
1- Salvo raríssimas exceções, nunca escrevo artigos para a PCManias ao fim de semana.
2- O meu Pai vai ser operado amanhã, pelo que não sei o tempo que terei nos próximos dias. Os artigos que vão entrar estão já todos escritos e agendados para vários dias.
Nesse sentido, porque nada, mas mesmo nada, tem prioridade sobre a minha vida pessoal, não sei dizer quando escreverei o artigo sobre este showcase, dizendo apenas que o escreverei.
Agradeço a quem ler isto que, caso haja algum tipo de comentário sobre o assunto, ajude a responder imediatamente ao mesmo.
Obrigado.
Ok Mário, boa sorte pro seu pai amanhã!
Desejo uma boa recuperação para o seu pai.
Esta cirurgia tem relação com o que ele sentiu dias atrás?
Bem… Acabei de ver.
Muita cinemática, pouco ingame. Fable… Não sei o que dizer, excepto que pode ser um grande jogo. Mas… Vamos ver.
Hellblade II. Mais cinemática…
Forza… Aqui está um bom jogo. Pensei que me impressionaria mais, mas mesmo assim está excelente visualmente. Gostava de ter visto o RT INGAME, mas somente vi replays e cinemáticas.
Muito conteúdo first party, mas a maior parte sem datas, e faltou Perfect Dark, State of Decay 3 e Everwild, entre outros.
Foi melhor que o da Sony? Pessoalmente diria que foi… Mas com tanta cinemática e falta de datas… É difícil de dizer.
E o super Avowed! Jesus amado!
O que você não gostou no visual de Avowed?
Eles enganaram novamente. Só isso! Na primeira aparição do game a proposta seria algo mais pro realista e agora me aparece um game com grafismo digno de final de geração ps3/360? Faça o meu favor. Mas é Day one gamepass né? Não importa mais nada!
Avowed tem visuais antiquados, bem diferente do que se esperaria com as cgis mostradas anteriormente no anúncio, não parece um jogo de nova geração, se você olhar bem pra ele vai ver que parece uma skin de The Outer Worlds. Mas não é um jogo feio, só não é também um jogo pra exaltar gráficos.
Antes:
https://youtu.be/W3QkO8fy3tg?t=50
Depois:
https://youtu.be/ULsF7B6bFuU?t=94
Decepcionou pelo que foi apresentado antes.
Sabíamos que aquilo era CG, mas o apresentado foi algo bem fim da geração PSX360 e início de PS4. Parte técnica muito abaixo, enfim, nesse quesito decepcionou, pode vir a ser um jogão, mas a princípio sem poder jogar e com apenas alguns segundos de tela é isso.
Fiquei decepcionado
Forza está a 4 meses de seu lançamento e não temos um gameplay … que estranho. Achei o evento razoável, melhor que o da sony.
Hellblade merecia um gameplay também …
é o que sempre venho falando e para não dizer que persigo a MS eu falava o mesmo do Factions, que TLoU2 saiu há quase 3 anos e até hoje não tínhamos nada do Factions, aí deu aquela notícia sobre o desenvolvimento do jogo.
Sinceramente acho que Forza sai em outubro, mas não sai com todas as promessas feitas na Showcase do dia 25/01/2025
Por isso disse que não me surpreenderia desse game ser adiado, pois o que mostraram foi basicamente replays de uma pista apenas e isso nao ta com cara de apresentação de jogo que vai ser entregue daqui 4 meses. Ou, a MS vai novamente entregar um jogo incompleto no lançamento e ir atualizando depois. Tipo, lança o novo Forza com 10 pistas e depois vai adicionando… Nao duvido de mais nada!
Também achei melhor que o do ps, mas foi tipo um foi nota 5 e o outro 5.1 kkkkkkkk
Kkk
Daria 5 pro da Sony e 7 pro do Xbox
Pro meu gosto pessoal.
falei brincando hehe.
O evento da MS foi melhor, mas não pq foi bom e sim pq o do ps foi um lixo. A régua foi nivelada por baixo dessa vez. xD
Cinemática in-game. Hellblade 2 foi uma mistura de trecho de gameplay com entrada de cutscene de forma indistinguível. Bem, você deve ter jogado Hellblade ja, sabe que o jogo é uma techdemo com alguns comandos…
Fable também tem trecho gameplay no trailer, e e tudo ingame, tem várias falhas nas cinemáticas que olhos treinados observam.
É uma questão de gostos, pra mim em termos de novidades, não tem me comparação com o evento da Sony, e o gameplay do spider man foi uma porcaria super generica, o melhor do evento foram os multis. Se a comparação é quem vendeu melhor o seu console, a MS foi melhor, e não foi por pouco.
É preciso calma, Fernando, da outra vez que mostraram Hellblade, já falavam que aquilo era gameplay, agora já temos outro “gameplay”, onde daquele pra esse se observa uma queda de qualidade, nesse mostrar mera atuação de captura de interpretação de uma personagem, não quer dizer nada, com ssds podemos inclusive ter transições de filmes pré-renderizados pra gameplay instantâneamente. A questão é que in-game, in-engine, não é gameplay, se fosse eles faria questão de por lá gameplays scenes in real time.
Veja, seu “olho treinado” que vê as coisas de forma indistinguível está muito seletivo.
se spiderman é generico… fico imaginando qual jogo vc conhece parecido
pq parecido com hellblade, tem varios walking simulator
com starfield tem no man sky, fallout 4, fallout new vegas, fallout 3.
Starfield vai ser a mesma coisa que Fallout 4, vai ser um jogo de ação enganando o jogador para pensar que é RPG.
forza inventando parceria “histórica” com a GM igual o Granturismo faz desde o PS3.
Ai agora vc tá ai arrotando “generico”, vcs sempre inventando um argumento esdrúxulo
Ninguém achou grande coisa o evento da Sony, mas gameplay ser generico, da sony, e bom ser CGs “in game” rodando no PC… Só pode estar de brincadeira.
Eu vou dizer como funciona o marketing do xbox:
joga uma esperança pra vc comer… ai vc anos mastigando ela… “hellblade vai ter gráficos incríveis”
quando o jogo sair, vai talvez empatar com God of War 2018
Ai o marketing da MS atira outra groselha para vc comer e ficar anos arrotando, outro sonho, outro “espera”
E assim daqui a pouco vc tá a 20 anos hypando o xbox que te entrega uma caixa de vento
Gostei do Starfield e da nova IP da InXile
A Microsoft mostrou Avowed, Fable, Forza Motorsport, várias novas IPs e Starfield! E você vem me dizer que o evento da Sony foi melhor?! Kkkkkkk eu vou ser sincero, eu esperava que fosse melhor, mas foi porque minhas expectativas estavam extratosfericas! Mas mesmo assim foi um ótimo evento!
Cada um tem o que merece, né?
Starfield, ja passou da hora de lançar e não vi nada de mais!;
Forza Motorsport, apenas cinemáticas e eu tenho a impressão que será adiado! Lançamento em outubro e nem gameplay mostraram ainda?
Hellbalde, cinemática e nada de gameplay! Titulo anunciado pra 2019 e dizem que será lançado em 2024 (vamos ver);
Avowed, é sério que tu ta no hype daquilo? O jogo se transformou! De uma amostra realista em primeira pessoa, que até dava a entender ser um gameplay (espada numa mão e magia em outra), para uma arte cartoon de extremo mau gosto.
O resto? Cinemáticas e multiplataforma. Pelo que o Xbox anda devendo nos últimos anos, o evento foi mediano pra ruim pra quem não tem um Xbox ainda. Pra você, bom, vai continuar na espera e na esperança que sejam bons jogos. Nada de concreto!
Pode colocar todos esses jogos no gamepass por 1 dinheiro que eu prefiro ficar com Spider 2. Não tem nem comparação!
Avowed parece estar muito bom! O estilo gráfico dele me agradou bastante! Starfield é simplesmente um dos maiores jogos da história, Forza já teve gameplay em eventos passados então nem precisava e teve cinemáticas de novas IPs exclusivas sim! Como o Clockwork da Inxile! Fora que essas suas deduções de adiamento são só achismos! Mas se você acha que só Spider Man supera tudo isso é seu gosto! Mas em questão de relevância na indústria não chega nem perto!
Sim, são achismos meus mesmo e eu deixei claro no meu comentário! Agora Starfield ser um dos maiores jogos da história também é achismo. O jogo não lançou ainda e isso só mostra o quão emocionado tu é!
Clockwork eu diria que foi o melhor da apresentação. Vi muito de Bioshock Infinite ali e isso me agradou bastante.
Podes ir jogando o Starfield… Só tens de imaginar o fato espacial.
Meu Deus! ????
Eu vi muita coisa interessante em Starfield. Mas também vi muita coisa de No Mans Sky e Mass Effect Andrômeda, o próprio não é meu estilo de jogo, mas sou assinante do serviço e certeza que estarei jogando no lançamento. Agora parece que o conteúdo desse jogo será infinito.
Conteúdo infinito é preciso ver a diversão disso, por um tempo essas coisas se mantém, mas depois fica enjoativo, a menso que fiquem lançando conteúdos periódicos como de costume em mmos e jogos como serviço. No Man Sky tem conteúdo infinito, mas infinito do mesmo.
Você está mentindo pra você mesmo. Numa comparação direta, a MS mostrou tudo aquilo que a Sony costumava mostrar e vocês tanto esperavam, gameplays de jogos próximos, gráficos de sonho com cutscenes em tempo real que realmente mostraram o que deve ser o melhor da nova geração, e jogos single player. Faltou os gameplays de situações falsas que vocês gostam de ver, mas essa nunca foi a característica das apresentações do Xbox.
A conferência da Microsoft foi melhor, mas tudo que a MS mostrou, com poucas exceções, foram os mesmos anúncios. Pra esse ano Starfield e Motorsport, que já eram sabidos.
Hellblade 2 pro ano que vem.
Fable também era sabido, agora um pouco mais, mas nada ali garante um visual igual pra gameplay, são cinemáticas e sabe-se lá em que tipo de hardware e se em tempo real.
Novidades mesmo foram o game da Inxile, aquele South Midnight e o Flight Simulator 2024.
A Sony só trouxe de first pra esse ano a certeza de um Spider 2, mas em termos de CGI trouxe 3 jogos dela, first party, totalmente novos e sequer citados alguma vez (Fairgame$, Marathon e Concord) e um jogo também novo e de uma IP sua que agora foi secudarizado a estúdios externos, assim como a MS faz com Flight Simulator e a Sony mesmo já fez com Sackboy, o problema todo está é no tipo de jogos que ela anunciou e no que o público dela espera dela, grandes jogos exclusivos e single player, fora que anunciar coisas pra PC também ajuda a piorar tudo.
Por isso a conferência da Sony foi pior.
Sobre gameplay de situação falsa que nunca foi a característica de xbox, não nos faça rir, Fernando, as próprias diferenças do que foi mostrado de Avowed, Hellblade 2 antes e agora já ilustram bem isso. Fora o modo como mostraram Forza que não está muito longe de sair, e lembro bem de gente a criticar a apresentação de GT7 com inúmeras picuinhas de desdém.
Gameplays? Ui que eu não vi o mesmo que tu.
Eu vi maioritariamente cenas in-game on in-engine, mas Gameplay… Se houve até ficou afogado.
Agora a Sony só mostra o que vai lançar em breve. A Microsoft tem ali muita coisa para 2024/2025.
E diga-se que depois destes anos todos continuar a não ver jogabilidade em fable chocou um pouco.
Admira-me que quem critica os jogos da Sony por serem “filminho”, tenha visto tanta cena in-engine e não comente isso.
Eu tô mentindo pra mim mesmo? Não sou eu que comprei um videogame que passou 3 anos com apenas 2 AAA first party. Um Halo (DE NOVO) que é considerado um.fracasso pela propria Microsoft e um Forza (DE NOVO).
O showcase mostrou pouca gameplay de jogos da Microsoft. Avowed, que nao é nada daquilo que foi vendido na primeira aparição e Starfield. De resto, um monte de cinemática e Forza em modo replay, 2024 pra Hellblade e foi isso. Fernando, tu faz muita projeção! Julga os outros pelo que tu faz e é!
Se voltarmos para o evento da Microsoft em 2020, muita gente disse que teve gameplay em Avowed, justamente por causa do trecho abaixo.
E agora em 2023, com a revelação do Gameplay real, vimos um jogo radicalmente diferente em aspectos técnicos.
O que você vê como gameplay em Fable ou Hellblade 2 são na verdade ilusões, já que se tratam de trailers com muita cinemática e apenas breves trechos de jogabilidade, tudo concentrado em um único local. Isso foi evidente também na apresentação do Avowed em 2020. Ao analisar o trailer de Forza Motorsport com mais atenção, percebe-se que a maior parte foi mostrada no modo de replay e a maioria dos elementos visuais estava limitada ao circuito de Suzuka, havendo apenas um breve corte na Eau Rouge de Spa no final. Considerando que o jogo possuirá 20 pistas, por que não mostrar uma combinação de várias delas no trailer?
Um trailer de um jogo praticamente finalizado pode ter uma duração curta de até 2 minutos, porém é capaz de apresentar diversas variações de gameplay, biomas distintos, explorações e ações diversas. Um ótimo exemplo disso foram os trailers de God of War Ragnarok.
No mais, parabenizo a Bethesda pela apresentação de Starfield. Esse sim foi muito bem apresentado, mostrando um jogo bem rico de conteúdo e exploração. Pra mim foi de longe o que teve de melhor no evento.
Eu não assisti, mas vi que ela anunciou Starfield e Forza Motorsport pra esse ano, o que é muito bom.
Starfield mostraram um pouco de gameplay o que é bom, me pareceu um “No Man Sky” com mais ação, menos complicado e mais bonitinho o que é positivo, mas não me pareceu um jogo de 60 fps pra aquele visual.
Já Forza é aquele visual de vídeo produzido, que não diz muita coisa, a iluminação parece legal mas não dá pra ter certeza de gameplay nenhum por ali.
O resto me pareceram anúncios de razoáveis a bons, me pareceu que deve ter sido uma conferência boa.
Uma pena que ainda estão sem mostar gameplays de jogo, Hellblade embora pareça in-game, não me parece gameplay, um pouco pior para fable que é aquele in-game que está mais pra in-engine. Mas fico feliz por saber que Hellblade agora tem ao menos janela de lançamento.
Avowed parece legal, nada com cara next-gen mas está bonitinho, lembrou um pouco um AC de 1a pessoa.
Gostei de ver que o Flight Simulator vai trazer atividades para o game, pode ser que sirva mais aos não tão entusiasta de simuladores.
E gostei de ver novidades da Capcom e da Ubi também.
Starfield, pelo que mostraram parece estar bem bacana, agora é ver como vai ser o lançamento:
https://youtu.be/uMOPoAq5vIA
[off] Xbox Cinematic Showcase
Pois é, pode não ter tido CGI mas os gameplays em grande maioria estão em estilo cinemático, cenas do jogo mas com câmera diferente do que o gamer irá utilizar quando o jogo sair.
Comecei a ver logo após o final do Fable
*OFF*
O diretor de Starfield acabou de dizer que o jogo vai rodar no SS em 1440p/30 FPS e no SX em 4K/30 FPS…
Contou uma história bem mal contada que o jogo roda até acima de 30 FPS, mas travaram “pra não prejudicar a experiência dos jogadores”.
Mas espera aí.
Se o SX tem exatamente 3 vezes mais poder computacional que o SS, e o SS roda o jogo em 1440/30 FPS…
Da pra presumir que Starfield rodaria em 1440p a 60 FPS travados no SX, e até com uma certa facilidade.
Porém, foi dito que o jogo vai rodar no SX em 4K/30 FPS e só.
Não ficou estranho isso aí?
São das contradições do marketing. Alardearem que 4k@30 foi o que o One X já fazia, e que era essa a geração dos 4k@60, aí dá nisso, mas enfim, é ver se ao menos aguenta os 30 fps sem quedas, por que a conversa toda soa estranha, e otimização nunca foi lá o forte da Bethesda, mas o hype dos fãs está por aí sempre.
Especula-se que a limitação esteja na CPU. Eu acho mesmo assim irão lançar uma atualização de 60 FPS posteriormente.
Não vejo como a CPU limitaria um jogo daquele, não vi nada de muito especial que um Death Stranding ou mesmo No Man Sky já não fizesse, sem querer desmerecer a beleza do jogo que está alguns níveis acima da No Man’s Sky, mas pra usar muita CPU ali só se estão a gastar muito da CPU com descompressão de texturas ou uma física que ninguém percebe onde está a ser aplicada… De qualquer forma, parece uma falta técnica e uma desculpa pra não ter no lançamento um modo 60 fps, mesmo com reconstrução de imagem ou resolução dinâmica. Mas os motores da Bethesda não são conhecidos por resultarem em jogos bem otimizados, fosse o da ID era outra conversa.
Mas é esperar pra ver se ao menos os 30 vão estar bom, e depois esperar que liberem os fps pra usar VRR de muletas.
A física está no ambiente destrutível, nos npcs, na física, na IA. É apenas especulação, mas veja que no trailer as plantas não reagem ao movimento do personagem ao esbarrar nelas, já se vê uma economia de CPU. Talvez a engine não esteja totalmente otimizada pra trabalhar com todos os cores no máximo. Acho que veremos esse teste na prática da versão de PC, só colocar cpus mais fracas e ver a performance. De todo modo, essa questão de FPS é também uma decisão do desenvolvedor em aproveitar ao máximo de processamento para entregar um visual mais caprichado.
Poxa vida, mas ao menos um modo com resolução e texturas mais baixas a 60 FPS, no SX dava pra fazer…
Você pagar caro num console pra ter desempenho igual ao do console mais barato?
Não tem explicação um negócio desses.
Acho que até o final do ano deveria lançar um update com a opção de 60 FPS. Plague tale TB demorou um pouco. Vamos aguardar o jogo sair pra ter uma ideia se isso está tão difícil de acontecer.