As receitas da divisão Xbox cairam no ultimo quarto de 2022 face ao ano anterior

O relatório e contas do ultimo trimestre de 2022 da Xbox mostra quebras de receitas face ao ano anterior.

A Microsoft apresentou o seu relatório e contas relativo ao ultimo trimestre de 2022, e os resultados mostram-se abaixo do esperado, com a Microsoft a reportar que, face ao ano anterior, as quebras de receita da divisão foram de 13%.

Mas mais do que isso, e ao algo que chama tremendamente à atenção, mas que, curiosamente, não vejo abordado em artigos que analisam este relatório da Microsoft,  o seu “operative income”, que se traduz na receita após deduzidas todas as despesas e custos de funcionamento (note-se que, mesmo assim, este valor ainda não corresponde a lucros pois não contabiliza impostos, taxas e pagamentos a terceiros), caiu 47% face ao ano anterior. Falamos se uma queda para quase metade, um valor absolutamente brutal, e que tem severos impactos no que será o lucro, e que sinceramente intriga não ser algo devidamente analisado.

Curioso é que, apesar da quebra do “operating income” para quase metade,  a Microsoft refere que os custos de operação apenas aumentaram 6%, o que implica que as despesas, não indicadas, terão subido de forma brutal, de forma a levar a está queda.

 



A Microsoft refere ainda que as receitas do Gamepass subiram, mas reporta uma quebra de 12% nas receitas de conteúdos e serviços, alegando quebras nas receitas do conteúdo first party e receitas com os third party.

Ora esta é mais uma situação que se torna algo curiosa e difícil de explicar, mas que dá a entender que as perdas causadas pelos hábitos existentes nos consumidores do mercado tradicional, que se está a perder para o Gamepass, estão a trazer grande impacto às contas que o Gamepass não consegue combater. E se for assim, não será de se estranhar que já hajam rumores de uma re-estruturação do serviço com diversos tiers a preços diferentes e mais elevados nos tiers superiores.

O hardware tambem teve uma quebra de 13% nas vendas face ao ano anterior. Uma situação curiosa dado que a Sony reportou que em Dezembro a PS5 bateu todos os recordes de vendas, e segundo muitos relatos a Xbox bateu-se muito bem em alguns mercados.

Algo igualmente pouco falado é que neste relatório a Microsoft faz já previsões para o próximo quarto, e nele os números continuam a indicar quebras.

Overall gaming revenues to decline in high single digits %
Xbox content and services declining in low single digits %

Mas para se perceber melhor o enquadramento destes resultados precisamos de outros relatórios para percebermos o comportamento da concorrência. Mas seja como for, estas quebras constatadas pela Microsoft podem ser indícios de que algo não está a funcionar tão bem como se quer fazer crer.





12 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
29 de Janeiro de 2023 11:45

O problema do operate incoming é que é de toda a divisão. Duvido que o da Xbox seja se quer positivo.
Agora é muito cedo para o Xbox apresentar queda na venda de consoles e na receita, visto que claramente necessita de muito crescimento para se sustentar. Como disse em outro tópico. A Microsoft pode ter lançado poucos jogos no último período, mas não deixou de pagar seus funcionários. E provavelmente nunca teve uma equipe tão grande.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Hennan
30 de Janeiro de 2023 12:48

Isso, os 3.32 bilhões de lucro se referem a toda divisão de “More Personal Computing” (Windows OEM, Gaming, etc.). Interessante observar que a receita caiu 19%, mas o lucro caiu 47%, o que é bastante acentuado. Como o Windows OEM e Devices Revenue tiveram queda de 39% na receita, presume-se que foram grandes ofensores na queda brusca dos lucros.

A queda na receita de hardware de certa forma é uma notícia inesperada, primeiro porque foi justamente no holiday que é a época de maior receita/lucro, segundo porque no holiday do ano passado o Xbox Series X ainda sofria com problemas de estoque, e terceiro porque neste holiday eles aplicaram descontos no Xbox Series X e S, logo a expectativa era que vendesse e faturasse mais.

Mesmo sem grandes jogos para divulgar neste holiday, a procura tende a ser grande justamente porque ainda são produtos novos no mercado.

Na quinta-feira saberemos os resultados da Sony neste holiday.

Deto
Deto
29 de Janeiro de 2023 18:25

por esses números eu chuto que o xbox dá uns 10~20% todo ano de prejuízo, é o padrão dele com o GP por 1 real e o prejuízo com hardware.

esse ano pela grande quedado xbox e aumento de 18% do Azure, suponho que o xbox ficou pelos 20~40% de prejuízo.

Tudo isso liquido.

faz sentido se ficam dando GP por 1 real por três anos, vendendo hardware com prejuízo pq a marca tá muito fragilizada para aumentar o preço igual o playstation

Até ando desconfiado que a MS quer que o negocio seja rejeitado pelo governo, da activision, para eles saírem falando que “foi culpa do governo” para usar os 80 bilhões em investimentos onde eles já tem lucros

imagine só a MS deixando de investir em Windows e Office para para investir em jogo de video game que é um dos lugares onde primeiro se corta na hora de uma recessão, que todo mundo tá dizendo que “está chegando”

A situação macro economica mudou… depois da pandemia teve a queda natural no consumo de qualquer coisa comprada para “ficar em casa”, agora se aproxima, segundo uns bilionários ai, uma recessão grande que vai fazer as pessoas continuarem não gastando em “video games, placa de video, cpus”.

Não sei não, mas a Nintendo já falou que vai aumentar a produção do switch e se a Sony apresentar números positivos e previsão de continuar crescendo; sobra somente o xbox flopando.

Se isso virar a verdade, xbox é uma marca tão fraca que só se sustenta dando de graça GP ainda em uma situação positiva de crescimento economico, enquanto Nintendo e Sony aguentam uma recessão.

o Playstation já parece ter aberto mercado com streamings de séries e filmes dando lucro, vende jogo “velho” de playstation no PC… parece que diversificaram a receita bem.

enquanto isso o xbox desse jeito…

quanto tempo mais a MS vai sustentar o xbox? jogos tipo hi fi rush fazem bastante sucesso com os militantes fanáticos do xbox correndo para cima e para baixo na internet falando que é “o GOTY nova IP da geração”. E quanto disso se sustenta no mundo real? quanto xbox e GP vai vender por causa desse Hi-Fi?

Hennan
Hennan
Responder a  Deto
29 de Janeiro de 2023 23:15

Microsoft não vai desistir do mercado de games. Estamos falando da maior indústria de entretenimento. E a diferença em relação aos outros vem aumentando.

Deto
Deto
29 de Janeiro de 2023 19:00

off:

quase uma geração de diferença na modelagem dos carros
comment image
comment image

Ai mais um indício que a minha previsão de “forza supremo, GT lixo” ter o mesmo fim de “live suprema, PSN off line” vai se concretizando.

Hoje a gente esta com “forza supremo, gt lixo” no mesmo patamar que estávamos na geração do PS4 com “live suprema, psn off line”; só é realidade na cabeça de fanboy do xbox ou se for viver no passado distante.

E não é curioso, a qualidade “Turn10 Don Matrick” não foi parar na i343; mas sim ao que parece um pouco da “qualidade macaco craig, Phill Spencer” contaminou a Turn10.

Bom, vai caindo por terra o último jogo que a MS entregava mais que a Sony…

Talvez pq Forza ser melhor que GT fosse mais defeito da Polyphony Digital, principalmente com o PS3, do que mérito da Turn10?

Last edited 1 ano atrás by Deto
Andrio
Andrio
Responder a  Deto
30 de Janeiro de 2023 0:31

Live suprema hehe. Ontem em um grupo de whatsapp que participo aqui da cidade um amigo soltou essa. xD

Deto
Deto
Responder a  Andrio
30 de Janeiro de 2023 1:20

Como eles gostam dessas hipérboles… parece ate que precisam compensar algo… nao pera, precisam sim ahahaha

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Deto
30 de Janeiro de 2023 13:05

No aspecto de modelagem dos carros, acho pouco provável que o novo Forza Motorsport consiga superar GT7, até porque os japoneses da Polyphony são extremamente metódicos neste aspecto.

Estou curioso para ver a questão da física dos carros, especialmente em situações adversas. GT7 por exemplo simula muito bem as poças de água, ou a formação de trilhos quando a pista está gradativamente secando ao longo das voltas. Os Forzas Motorsports anteriores não possuíam variação dinâmica de clima, e a simulação de chuva era mais estética, ou seja, visualmente bonita, mas sem influenciar muito na sua dirigibilidade.

E espero que o Forza apresente bons resultados nos entornos dos autódromos, pois prometeram assets com até 10x com mais detalhes do que nas versões anteriores. Nos poucos momentos em que mostraram os circuitos de Kyalami e Suzuka, eu ainda não percebi um “game changer” neste aspecto. Mas para saber mesmo, só vendo uma gameplay real com voltas inteiras. Mas infelizmente ainda não mostraram.

EDIT: Na E3 do ano passado, apresentaram novos assets de um autódromo, de facto parece uma melhoria significativa. Mas é a mesma situação que já relatei, ou seja, precisa ver a gameplay de uma volta inteira para perceber o quão imersivo será.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
30 de Janeiro de 2023 19:35

[OFF] Não bastassem os jogos, agora é com a série!

Phil Spencer diz que The Last of Us da HBO é a nova referência

Halo deve tentar estar à altura.

error: Conteúdo protegido