As frases de Satya Nadella

Satya anunciou que a Microsoft está a expandir-se para novas plataformas… E se a frase parecia apenas uma frase, analisando a mesma a fundo, ela tem muito que se lhe diga.

Satya Nadella em pessoa veio falar do sucesso que foi o lançamento de jogos exclusivos Xbox nas consolas rivais. E a frase usada foi a seguinte:

Finally, we’re expanding our games to new platforms, bringing four of our fan favorites to Nintendo Switch and Sony PlayStation for the first time. In fact, earlier this month we had 7 games among the top 25 on the PlayStation Store, more than any other publisher.

We are committed to meeting players where they are by bringing great games to more people on more devices

Estas palavras tem muito, mas mesmo muito que se lhe diga. E chegam a ser desrespeitosas para os clientes Microsoft da Xbox. Vejamos!

A primeira situação a ser chamada à atenção aqui é que os jogos de que Satya fala não são meros jogos, mas sim jogos sensíveis por virem de equipas First Party da Microsoft e que são agora ex-exclusivos Xbox. E todos que acompanham as consolas sabem que os exclusivos são aquilo que as separam, aquilo que as definem, e torna-se assim a arma de arremesso na guerra de exclusivos e argumentos que os fans usam a favor da sua consola. Sem exclusividade a consola é apenas mais uma forma de se jogar estes jogos, e a necessidade de se comprar uma deixa de ser uma realidade, com alternativas mais apetecíveis a aparecerem em sistemas alternativos e mais capazes. Mas neste caso, ao se colocarem os jogos em consolas rivais que mantém o conceito de exclusivos, estas tornam-se uma escolha igualmente alternativa, e super interessante, especialmente por manterem o conceito de consola que atraiu o cliente para este produto

Daí que ver Satya tratar estes exclusivos como meros jogos, ignorando todo o fanatismo e sentimento por detrás da marca Xbox e os seus exclusivos mostra claramente que a Microsoft nem sequer compreende o que move os compradores das consolas, e que a Microsoft se move apenas por interesses próprios impondo os seus conceitos e não dando aos fans aquilo que eles procuram, e aquilo que tornou a consola popular.



Ao fim de 20 anos no mercado, é triste ver-se algo assim, com os responsáveis a não perceberem que a causa da queda de vendas do seu produto é exatamente as suas políticas e o não perceberem o que o cliente procura. E desde meados da geração Xbox 360 que a Microsoft começou a cortar nos exclusivos, algo que teve um pico com a Xbox One, e que se julgava prestes a ser resolvido com as Séries X e o investimento da Microsoft em novos estúdios.

Isto é o desrespeito total pela marca que criaram em torno do conceito consola que agora desvirtuam, e pelos fans que arrastaram. E tal torna-se particularmente notório quando o termo Xbox agora nem sequer vem à baila. Agora estes são jogos MICROSOFT STUDIOS, e não jogos Xbox. A consola, essa, mesmo para eles, acaba delegada para uma posição secundária, tendo-se tornado em apenas mais um meio para atingir um fim… Os lucros! E se estes estiverem em outros locais… Azar pois a Microsoft irá, como tem vindo a fazer, posicionar-se onde achar que está o dinheiro fácil, não fazendo seja o que for para lutar pelos seus clientes. Mesmo que isso lhes custe de vez a sua consola e o conceito associado ao termo. Xbox é agora sinônimo de jogos Microsoft… Em qualquer ecrã!

Aliás toda a frase de Satya é, basicamente, sobre lucros. Ela refere como os exclusivos Xbox venderam bem na consola que efetivamente vende jogos, apesar que tal implica o descrédito e o desinteresse no seu próprio produto, a Xbox. E foram 7 jogos, no top 25! Finalmente a Microsoft está a conseguir vender como não vende na sua própria consola, e neste momento… Isso é tudo que parece interessar!

Mas o mais chocante acaba por ser a palavra usada no início da frase… “Finalmente” diz Satya, falando de um aparente projeto de vendas na PlayStation que, pelo termo usado, já existia à algum tempo, mas que foi escondido para que, enquanto as coisas não se efetivassem, as suas consolas não deixassem de vender e lhes dar dinheiro.

Ou seja, esta era, ao que tudo indica, a atual ambição da Microsoft. Não ter uma plataforma, não nutri-la e fazê-la crescer, não dar-lhe suporte e exclusivos, não tudo aquilo que os seus clientes julgavam que estavam a comprar, mas sim… Usá-los, fazendo-os acreditar e suspirar por exclusivos, apenas para sustentar as despesas para a transição.

E onde já ouvi algo assim? Ah sim, no documento interno e oficial da Microsoft, denominado “Evangelismo é guerra“, onde estes referem que os interesses e lucros da empresa estão acima de tudo, e que os seus aliados são apenas meros peões a serem sacrificados, sem que percebam que isso está para acontecer, nesse objetivo.



Sinceramente, a Microsoft a mim já deixou de me desapontar à muito tempo. Percebi a jogada de quem por ali anda e que na realidade não quer saber do cliente para nada, faz já muito tempo.

Mas para quem demora a cair na real… Estas coisas podem chocar! Porque mostram de forma nua e crua o quão pouco respeito a Microsoft tem por todos aqueles que, durante 20 anos lhe aguentam o negócio dos videojogos e lhes permitiram estar aqui hoje.

Neste sentido, não me admiraria nada que, mesmo com fracas vendas, a Microsoft possa lançar uma futura consola. Não para que ela seja diferente e tenha o suporte que as duas últimas não tiveram, mas para lhes continuar a aparar o jogo, e permitir uma base de sustentação própria onde possam continuar a tentar ditar regras, uma vez que nas consolas concorrentes não o podem fazer.

E isto é a consola Xbox em 2024. Uma consola em queda, com as vendas em declive acentuado, e onde os produtores até ponderam se a deverão ou não suportar. É triste que se tenha chegado aqui, mas os alertas sobre as más políticas e consultas da Microsoft por parte deste websites vem já desde 2013, e só não os viu quem não quis.

E apesar que muitos perceberam desde logo a razão desses alertas, outros vieram aqui apenas para fazer capturas de ecrã e gozar com o que dizíamos em fóruns brasileiros.



Agora… Estarão a engolir em seco, pois a realidade está a bater. E como já foi dito, não foi por falta de aviso!



31 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Júlio Esteves
Júlio Esteves
4 de Maio de 2024 11:33

E para surpresa de muitos, alguns youtubers de games no Brasil negam com toda a força os passos que a MS está dando. Um dos maiores absurdos é considerar o PC uma plataforma de que a MS é dona, desconhecem a importância do console e criticam a Nintendo e Sony por terem jogos exclusivos. Que mundo louco!

Pedro Martins
Pedro Martins
4 de Maio de 2024 11:52

Pois é, Mario. Eu sempre vi fãs do Xbox num site que acesso, eu já tentei apontar os fatos e saí como errado. Só me resta rir deles. Ah, aqui no Brasil chamamos os fãs do Xbox de caixistas.

Last edited 7 meses atrás by Pedro Martins
Juca
Juca
4 de Maio de 2024 13:27

É triste ver desistirem das coisas porque simplesmente não percebem o que querem os clientes. A briga sempre tem que ser por qualidade, depois preço e depois quantidade, é simples de perceber, mas a ganância de tomar mercado e lucrar rápido não permite perceber. E infelizmente precisa-se saber que feita uma escolha é possível um resultado o pior possível, não da pra viver de ímpeto e otimismo, enfim, tudo tem risco. Pra mim, erraram com Day One no PC, e mesmo com o Gamepass… Também acho que a Sony erra, mas em menor grau e tem ainda a “sorte” da concorrente ter feito a m**** antes, agora é ver se a Sony vai ser estúpida de avançar da mesma forma, depois do relativo sucesso de Helldivers 2.

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
4 de Maio de 2024 13:27

Ué, ele não pode comemorar os jogos dele venderem bem?! A realidade é que o console Xbox não é a prioridade da Microsoft a muito tempo! Ele é só uma forma entre tantas outras de acessar o ecossistema gaming da Microsoft! E tem que ser muito inocente pra achar que a Microsoft não vai lançar todos os seus jogos no PlayStation! No final o console em si vai ser o nicho dentro do nicho! Com certeza ela tem planos de fazer uma loja mobile e aprimorar muito o Xcloud que ainda está em beta! É como o Phil Spencer disse, a indústria de consoles está estagnada e jogos exclusivos de um único dispositivo com o tempo serão cada vez menos relevantes! Mas eu acredito que enquanto tiver um público que goste de consoles, ela ainda vai fabricar eles! Mesmo que ele venda muito menos devido a essas políticas! E com certeza teremos uma nova geração de consoles Xbox!

Last edited 7 meses atrás by Paulo Kaufmann
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Paulo Kaufmann
4 de Maio de 2024 13:47

O console Xbox morreu! Morreu primeiramente pelas mãos da própria MS, que acha que quantidade é melhor que qualidade, que com jogos medianos pra baixo tomaria o mercado para si, bastando ter um preço convidativo… Achou que os fanboys segurariam a marca, mas agora percebeu que os evangelizados são uma gota no oceano e que a maioria das pessoas comuns votam com a carteira!!! Em segundo plano, o Xbox morreu por causa dos seus fanboys, que aceitaram tudo calados ou até dando justificativas para o injusticável, como bem você está fazendo agora.

Sparrow81
Sparrow81
4 de Maio de 2024 13:34

Eu disse no Twitter e vou repetir aqui: Meu palpite é que se exista um novo console da Microsoft, seja de mesa ou não, não se chamará Xbox. A MS parece querer fugir do no nome Xbox como o diabo corre da cruz. Como se o problema fosse o nome e não as políticas ridículas que afundaram a plataforma.

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
Responder a  Sparrow81
4 de Maio de 2024 14:28

Cara e da onde a Microsoft está fugindo do nome “Xbox”?! Xbox Game Pass, Xbox Game Studios, Xbox Series S/X, Xbox Live etc… me diga todas as coisas que poderiam ter Xbox no nome mas não tem!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Paulo Kaufmann
4 de Maio de 2024 16:31

Que parte que vc não viu que antes o logo era Xbox Game Pass e agora apenas Game Pass? A Live morreu e o Mario já te explicou o resto. Vai ter que achar outra coisa pra defender, pois o Xbox está morto para a Microsoft. Sinto muito por você.

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
Responder a  Sparrow81
4 de Maio de 2024 22:10

O que acabou foi os Game With Gold! Eu estou falando da rede online do Xbox! Ela ainda se chama Xbox Live! E quanto aos estúdios, todos os estúdios menores que a Microsoft comprou foram incorporados ao Xbox Game Studios! Eles não fizeram isso com a Bethesda e a Activision por questões de marketing! Eram nomes muito conhecidos e não faria sentido descartar esses nomes! Então é como se tivesse “três publishers diferentes” dentro do Xbox! Mas todas sob a tutela da Microsoft!

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
4 de Maio de 2024 14:21

Mário eu não estou entendendo uma coisa! Não sei se você viu mas eu em uma notícia passada tentei responder o @Sparrow81 em uma discução e meu comentário não foi entregue! Agora eu tentei denovo responder ele sobre esse mesmo assunto e a mensagem não é liberada! Eu pensei que seria uma palavra proíbida que eu usei, mas eu reescrevi o comentário várias vezes e não era entregue! Fora que não tinha nada demais no comentário! O que está acontecendo?

Last edited 7 meses atrás by Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Maio de 2024 15:10

Então não faço ideia do que aconteceu! Pois eu envio os comentários e nem eu consigo vê-los! Enfim, acho que nunca saberemos o que aconteceu!

Juca
Juca
Responder a  Paulo Kaufmann
4 de Maio de 2024 15:36

Paulo, espera um pouco, atualiza a página e tenta noutro momento, algumas vezes me deparei com algo do gênero, mas deve ser algum pequeno problema transitório de servidor. Não encare isso como perseguição ou coisa do tipo, pois o Mário é bem ético e democrático e o que ele tem pra falar ele fala. Outra possibilidade, remota, mas também possível é o uso de sinais gráficos tipo barras, chaves, colchetes poderem estar confundindo a linguaguem da página, atrapalhando a informação de ser armazenada no banco de dados. Ontem, por exemplo, em alguns momentos a página do Mário deu problemas de sql, ou seja de banco de dados, mas foi algo transitório.

Last edited 7 meses atrás by Juca
Ewertom
Ewertom
4 de Maio de 2024 17:36

Nós tomamos algo de nenhum valor como vida vital e é decepcionante ver o ser humano debater com coisas idiotas, não evoluem o necessário, eu nos meus 46 anos que vi quase tudo acontecer nesta indústria, vi empresas nascerem e morrerem e a vida segue o seu rumo, hoje falo para um amigo meu que tem um PS5 e eu tenho um Sx que é até estranho dizer que como tive todos os PS desde o 1 ao 4 e nesta gen não consigo nem sequer cogitar algo da Sony, não porque tenho um Xbox ,mas os jogos que jogo hoje no meu Xbox tem também na Sony ,mas não tenho mais vontade de jogar um jogo sequer lançado atualmente na Sony, e para mim uma pessoa dizer o contrário não me afeta, pois é um direito e gosto pessoal, o ultimo jogo que zerei da Mic foi o Halo Infinite e atualmente estou a jogar por quase 2 anos o Snow Runner que para mim é um jogo excepcional, mas não tenho o direito de falar ou reclamar de uma pessoa que joga Spider Man, HFW e afins pois cada um tem um gosto e se para mim a Mic falar que o Xbox acabou eu vou continuar jogando os jogos que tenho e partir para outra plataforma. Eu não acho que fui enganado, ninguem me obrigou a comprar o console eu comprei por que eu fiz esta escolha, mas quando me perguntam da posição atual da Mic eu sempre respondo com a mesma fala ” esta perdida e sem rumo” mas tem jogos ali que gosto bastante e se caso venham para o PS ou Nintendo esses vão entender o porque estes jogos foram aclamados por seu publico e vice versa e no final a vida se segue

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Maio de 2024 22:28

O problema é justamente as mudanças de política no meio de geração, pois quando diz antes como vai ser e porque o seu produto é a melhor escolha, não dizem que as regras mudarão no meio do caminho.
Haverá sempre os satisfeitos com qualquer coisa, mas haverá, os ditos consumidores que ficarão insatisfeitos justamente porque a empresa o induziu a erro de cálculo. Você comprar um PS5 e no meio da geração estarem a lançarem jogos day one no PC é algo a irritar qualquer consumidor que poderia pensar em trocar sua GPU ao invés de ter um PS5, eu por exemplo, poderia ter comprado uma 4070, ou mesmo uma 3080 tempos atrás e passado minha 2070s pra frente. Então, induzir a erro de cálculo futuro chateia qualquer um, mas gente satisfeita com qualquer coisa tem aos montes, veja, até o Series S vendeu nessa geração, sobretudo em relação ao S.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
4 de Maio de 2024 22:37

Na época que comprei uma 3080 foi pra jogar os grandes AAA da Microsoft. Já estou na 4080 e continuo esperando. Mesmo sem comprar um Series sinto que fui enganado. Imagino a situação dos demais clientes.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
4 de Maio de 2024 23:02

Hennan, mas a Nvidia não tem culpa pelas decisões da Microsoft embora possa ter sido beneficiada da descrença no console MS. E a 3080 e a 4080 não frustram pelo que fazem, que continua frustrando é a MS.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
5 de Maio de 2024 3:24

Sim. Minha frustração é com a Microsoft que só lançou porcaria.

Juca
Juca
Responder a  Ewertom
4 de Maio de 2024 22:34

Ewertom, se as pessoas não conseguem debater nem coisas idiotas, como partir pra debater coisas sérias ou profundas?

As coisas precisam de passos para chegarem em algum lugar, e todas as discussões no fundo buscam agregar algum tipo de informação, e pelo mínimo que se tire de informação em uma discussão, já têm-se pelo menos a informação de que alguém está ou não disposto a discutir.

Casais discutem por coisas idiotas, mas se houver muitos dissensos, as coisas não avançam em construtividade. Então pra contruir algo é preciso chegar ao consenso, e isso só vem após discussões, que sempre precisam partir de alguma coisa, mesmo as idiotas.

Last edited 7 meses atrás by Juca
Deto
Deto
4 de Maio de 2024 18:32

Sabe que eu não sei até onde o Phill acreditava no xbox?

Pq até pouco tempo atrás ele choramingava que a “sony malvada” usava os 30% do minecraft, que eles compraram já sendo MULTI, para “reduzir a sobrevivência do xbox”

Ofereceram apenas “3 anos” de COD no playstation e arrotaram que “10 anos é suficiente para a Sony fazer um concorrente de COD” que a “Sony vai ficar bem”

No dia seguinte a aprovação da compra da Bethesda, correram falar que “era tudo sobre exclusivos”.

E agora com esses jogos multiplataforma, claramente FAZ tempo que a MS já mudou a estratégia.

Eu não consigo pensar em nada diferente de “burrice” para justificar tudo que a MS/Xbox fizeram nos últimos anos…

Comparar Activision e Bethesda para que se não era para fazer jogos exclusivos para xbox “e PC” ?

Eles compraram e esperavam que somente com os anúncios das compras as pessoas todas saíssem comprando xbox E como isso não aconteceu, decidiram virar tudo third party?

===============================================

E sinceramente, tem como saber?

Uma das coisas que mais gostei da conferência Xbox E3 2019 é o que não mostramos (phill spencer)

https://kotaku.com/xbox-boss-on-microsoft-s-struggles-with-game-quality-an-1835740535

Tem como saber o que é fracasso, da burrice, ou mudança de estratégia?

O cidadão ai faz uma apresentação e arrota “o melhor dessa apresentação é o que a gente NÃO apresentou”

Last edited 7 meses atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Maio de 2024 22:41

Microsoft, no que se trata de Xbox, é um arrogante sem autoestima. Posa de fo*ão, mas quando a coisa engrossa, aceita qualquer “migalha”.

Juca
Juca
Responder a  Deto
4 de Maio de 2024 22:37

Anedótico agora é como a Sony malvada agora “doa” pra eles 70% do valor de jogos que jamais conseguiriam vender.

error: Conteúdo protegido