As contradições da Microsoft

A forma como a Microsoft diz uma coisa num dia, desdiz no dia seguinte, e distorce a realidade de acordo com as suas necessidades e interesses certamente não ajudam à credibilidade da empresa. E a ânsia da demagogia pode não estar a ajudar junto da CMA.

Recentemente noticiamos que 1/4 da Activision mudou de mãos, mostrando que os atuais investidores não estão convictos que o negócio de compra pela Microsoft vá em frente.

Infelizmente, a culpa de tal pode ter a ver com a forma como a Microsoft se contradiz, e ajusta a realidade das coisas aos seus interesses, algo que leva a que os seus argumentos não convençam os reguladores.

O que iremos colocar de seguida são contradições da Microsoft que vão sendo notadas por quem acompanha todos nós desenvolvimentos no mundo dos videojogos, e que mostram como a empresa facilmente desmente o que disse anteriormente, tudo de acordo com os seus interesses. Situações às quais os reguladores certamente estarão atentos!



Após uma geração que decepcionou, a Microsoft investiu em compras diversas de estúdios, mostrando um interesse renovado em apostar num suporte futuro.

No entanto, em 2020, apesar da compra de diversos novos estúdios, foi notória a falta de jogos vindos dos estúdios da Microsoft, o que levou a uma onda de críticas e comentários.

Naturalmente Phil Spencer não ficou impávido face à situação, pelo que numa entrevista à Gamesindustry.biz, este abordou o tema.

Desculpe, eu sou um pouco ensaboado com este tema. O Gaming é sobre entretenimento e comunidade e diversão e aprender novas histórias e novas perspetivas, e eu acho [os Exclusivos] algo completamente contrário ao que o Gaming está prestes a dizer, que parte disso é impedir as pessoas de poderem experimentar esses jogos. Ou forçar alguém a comprar meu dispositivo específico no dia em que eu quero que ele vá comprá-lo, para participar do que é o jogo.

Basicamente Phil Spencer aborda a questão da falta de exclusivos retirando-lhes a importância. A Microsoft não apostava em exclusivos porque eles eram contra o espírito do Gaming, e não era correto forçar-se alguém a ter de adquirir algo, para poder jogar um jogo.

E perante isto todos poderíamos pensar que estávamos perante uma empresa com um paradigma diferente.

Mas agora avancemos para 2021. Onde a Microsoft anuncia a compra da Zenimax/Bethesda. Uma empresa que antes produzia multiplataforma e que ficava agora nas mãos da Microsoft podendo levar a que os seus jogos passassem a exclusivos.



Mas perante o novo paradigma da Microsoft face aos exclusivos, certamente a Zenimax/Bethesda não iria alterar a sua forma de funcionamento.

Vamos então ouvir Phil Spencer nessa altura:

Se você é um cliente do Xbox, o que eu quero que você saiba é que se trata [A compra] de entregar ótimos jogos exclusivos para você que são enviados em plataformas onde o Game Pass existe.

Como?

Então a empresa que dizia que os jogos exclusivos eram contra aquilo que é o Gaming afinal vai usar esta empresa para criar exclusivos? E logo está empresa, recheada de IPs populares, que deixarão agora de ir para os outros.

A empresa que dizia que os exclusivos eram contra aquilo que é o Gaming, compra um editor com vários estúdios… Para criar exclusivos. Sabemos agora que não são todos que passarão a exclusivos, mas mesmo assim, os que são, são IPs desses estúdios retirados à concorrência.



Ou seja exclusivos não… Quando são os outros que os tem. Mas quando eles passam para o lado da Microsoft eles já são aceitáveis.

Curiosamente Phil Spencer tinha dito que os exclusivos eram maus porque podem “ …forçar alguém a comprar um dispositivo específico… para participar do que é o jogo.”. Mas afinal ela o que propõem é que se compre um serviço específico… para participar do que é o jogo.

Basicamente a semântica muda, mas a obrigação da adesão não! E a grande diferença é que com esse serviço as receitas vão para a Microsoft

Podem dizer alguns “Ah, mas agora ninguém é obrigado a comprar uma Playstation para jogar esses jogos. E o serviço é mais barato que a consola”.

E aí é que está a maior falácia. Primeiro porque essa é uma escolha do cliente, e segundo porque os jogos da Zenimax/Bethesda eram multiplataforma, e como tal não eram presos a nenhum hardware específico. E se alguém quiser jogar estes jogos, continuam a necessitar de hardware, neste caso uma Xbox ou um PC!



A necessidade da compra de hardware não desaparece, apenas muda.

Ah, mas esperem lá… há uma outra possibilidade… O streaming… E apesar de estar muito pouco implementados o streaming não obriga ninguém a adquirir nada, e pode-se usar o hardware pré existente.

E apesar de aqui desaparecer efetivamente a necessidade de algo mais do que o serviço, é também aqui que aparece o grande senão. A grande jogada da Microsoft, e o motivo pelo qual a Activision ficou sob mira da Microsoft.

A Microsoft tendo a maior infra-estrutura de Cloud do mundo, com pontos de distribuição em todo o planeta, e tendo a Xbox, e o Windows, basicamente ela alcança o que mais ninguém alcança e não há ninguém com a posição da Microsoft, capaz de alcançar tudo isto ao mesmo tempo.

E é por aqui que a Microsoft pretende ir. Basicamente estas compras tem um objetivo específico. Adquirir as grandes distribuidoras e os seus jogos e promover um serviço barato, de forma a conseguir converter os jogadores do mercado de consolas e mesmo outros, para os seus serviços. E dada a sua posição dominante nesse mercado onde nenhum concorrente tem em simultâneo uma infraestrutura cloud com alcance mundial, um sistema operativo dominante no PC, uma consola, e estúdios de jogos, a Microsoft fica em posição de tomar o mercado de assalto, removendo completamente toda a concorrência significativa.



E avancemos então para 2022, onde perante a possibilidade de compra da Actividade, a CMA, o regulador do Reino Unido, se mostra preocupado com esta situação.

Ora aqui não é nossa pretensão analisar a questão da compra, ou dar razões a seja quem for, mas sim analisar as contradições da Microsoft que continuam naquilo que ela argumenta junto deste regulador.

E na mais recente exposição à CMA, a Microsoft refere:

No entanto, o serviço de jogos em nuvem da Microsoft, Xbox Cloud Gaming, não usa nenhum dos dois [Azure e Windows]. Ele usa uma infraestrutura sob medida – não fornecida pelo Azure – e não transmite jogos do hardware do PC. Não há vantagem.

E aqui vemos mais uma contradição. Pois apesar desta afirmação, o website da Microsoft diz o contrário. Eis o título da página:

Project xCloud Hosted in Azure Data Centers

Percebe-se aqui uma clara contradição. Não só em se negar que o serviço é fornecido pela Azure, como por se tentar tirar tirar as coisas do contexto no que é afirmado.



Efetivamente as Blades da Xbox não são a infra-estrutura standard da Azure, podendo por isso ser considerada efetivamente uma rede sob medida. Mas isso não impede que estas blades estejam conectadas à infraestrutura que é a  Azure, e usem assim os acessos e infra-estrutura da Azure para distribuir o serviço. Basicamente o facto de serem racks diferentes não impede a vantagem da Microsoft em possuir a Azure, e nem que os serviços sejam fornecidos pela Azure.

Aliás na mesma página onde se refere que o XCloud está alojado na Azure, as vantagens de tal situação são referidas de forma clara:

O Azure oferece mais regiões globais do que qualquer outro provedor de nuvem, oferecendo escala para levar seus jogos a jogadores de todo o mundo.

Fica apenas por falar a vantagem que a Microsoft tem quanto ao windows. Mas sobre isso cremos que não há necessidade de se dizer seja o que for, pois todos sabemos que a Xbox partilha o seu sistema operativo e os seus APIs com este sistema operativo, pelo que tentar anular as vantagens dessa situação é “tapar o sol com uma peneira”.

Basicamente a Microsoft altera os contextos das coisas conforme lhe dá jeito, criando um texto de engodo claro.

Essa situação de contextos adulterados a favor do desejado fica igualmente extremamente clara na seguinte frase na resposta que a Microsoft dá à CMA.



A PlayStation da Sony tem sido a maior plataforma de consolas dos últimos 20 anos.

Uma frase que é completamente falsa.

O que se entende como maior plataforma de consolas? É quem tem mais receitas? É quem vende mais consolas?

Independentemente de por onde analisarmos a coisa, o máximo que conseguimos recuar com uma Sony como maior plataforma de consolas são 10 anos. Porque quando chegamos à era da PS3, a Sony não liderou fosse no que fosse.

A marca que mais consolas vendeu foi a Nintendo com a sua Wii. E essa geração foi catastrófica para a Sony que só viu lucros nos três últimos anos.

Resumidamente a Sony não é a maior plataforma de consolas há 20 anos. Poderá ser, dependendo do critério, há 10, ou até menos. O que no fundo é apenas uma única geração de consolas acrescida de 2 anos, e como tal, nada de realmente significativo para justificar ser usado como argumento, a não ser que se distorça a realidade, como aconteceu.



 



114 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
22 de Outubro de 2022 8:54

Isso é uma coisa que não entendo. As pessoas estão a garantir que a Microsoft não vai tirar os lançamentos da Activision do Playstation porque a mesma disse que não. Desde quando uma empresa tem palavra, ainda mais a Microsoft. E quando o regulador questiona isso dando como exemplo o histórico da empresa, vira fanboy da Sony. Fanatismo tem limite.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
22 de Outubro de 2022 12:10

Hennan, sob a minha ótica acredito que a Sony só tenha jogado o barro na parede para ganhar tempo a elaborar uma estratégia, sobre o mercado em si e a concorrência é claro que é nociva uma aquisição dessa magnitude, por quem quer que fosse, inclusive players de fora onde a intenção fosse simplesmente tornar a activision exclusiva. Mas aprovada algo desse tipo, o mercado se adapta e quebra-se a barreira de possibilidades pra qualquer coisa, ou seja, é ruim pra Nintendo e pior pra Sony de início, mas abre-se a porta agora pra fusões maiores como como a Sony com a Bandai Namco, a Square, Capcom ou até mesmo com uma Take Two, pois todas elas já representam algo menor do que o acontecido com a Activision, então, é esperar pra ver.

Andrio
Andrio
Responder a  Juca
22 de Outubro de 2022 12:47

Rapaz eu temo por isso viu. Vai ser uma guerra essas compras sem freio.

Juca
Juca
Responder a  Andrio
22 de Outubro de 2022 15:59

Mas já é isso! Não tem o que se fazer.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
22 de Outubro de 2022 13:28

Mas aí ferrou de vez. As empresas tem que criar exclusivos e não transformar os multi em exclusivos. Até entendo e concordo com a aquisição de pequenos estúdios ou aqueles falidos. Mas a concentração de grandes estúdios só prejudica o consumidor.

Rui
Rui
Responder a  Hennan
22 de Outubro de 2022 15:01

Hennan desculpa mas aonde é que está escrito que para teres exclusivos tens de ser tu a faze los? Mas agora a Microsoft é obrigada a reger se pela filosofia da Sony que ja não é essa, mas vamos fingir que todos os exclusivos PlayStation nascem do zero e são das equipas PlayStation.

A Microsoft não pode ter outra abordagem porque raio se tenho dinheiro e quero um prédio não posso comprar um feito?

É que estes aglomerados ou editoras também compraram os estúdios, não nasceram todos do zero.

Olha isto é uma palhaçada e não comento mais este assunto, já me irrita e estou muito irritado devido a acontecimentos recentes.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Rui
22 de Outubro de 2022 16:23

Um prédio até podes comprar caro, mas depois de comprares um bairro inteiro, é bom que alguém te impeça de comprar um concelho, porque senão um dia tens mercado imobiliário por tua conta e cobras a renda que bem entendes.

Rui
Rui
Responder a  José Galvão
22 de Outubro de 2022 16:50

Se tivesses tu comprado o concelho com o teu dinheiro nada a dizer não te ofereceram as coisas pois não? É muito bonito falar, bater com as notas na mesa é que tá de chuva.

Se a Sony tivesse o poderio da Microsoft a conversa era outra, aliás foi outra basta ver com a sega, lançou pro mercado uma consola supostamente superior a menos 100 euros e o sr Mário pode vir com os artigos que quiser, até pode vir o papa, a Sony e não só contribuiu para o fim da sega no hardware.

Hennan
Hennan
Responder a  Rui
22 de Outubro de 2022 17:19

As duas podem comprar exclusivos. Não tenho o poder para impedir. Mas vou continuar a não concordar.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
22 de Outubro de 2022 13:58

Sonho: Fusão Playstation/Nintendo.

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
22 de Outubro de 2022 17:14

Fiz um post sobre isso.

Depois que aparecer vc da uma comentada.

To curioso para saber se o que eu escrevi se sustenta e o que pode ser dito contra isso.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
22 de Outubro de 2022 17:17

A Nintendo não tem interesse nisso, acho quase impossível…
Mas uma Sony/Bandai/Square/Capcom é algo até possível!

Hennan
Hennan
Responder a  Sparrow81
22 de Outubro de 2022 17:20

Sonho seria a Nintendo voltando a fazer console de mesa ou publicando game no PC. Uma parceria com a Sony seria quase um monopólio.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
22 de Outubro de 2022 17:32

Mas monopólio pode, não vê a defesa do Rui, ele ia achar era bom!

Agora, gostaria de um console de mesa mais potente da Nintendo, nível PS5, mas acredito que desse tipo de modelo portátil reversível a Nintendo não sai mais, o console nesse um sucesso.
Sou contra a Nintendo lançar jogos pra PC, acho que desvaloriza o seu console. Se for pra fazer isso que antes vá para o Streaming.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rui
Rui
Responder a  Juca
22 de Outubro de 2022 18:39

Eu também gostaria ou de outro fabricante qualquer mas em 30 anos ninguém apareceu…

Juca
Juca
Responder a  Rui
22 de Outubro de 2022 19:11

Não, mas melhor se for a Sony, senão não faz sentido a MS comprar a Activision. 🤣

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Outubro de 2022 19:59

Ele deve ser um aluno muito do ruim, pois não saber nem da história dos games, pra uma pessoa wue se diz apaixonada, é patético!
Ele diz que é programador. Deve ser de app.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Outubro de 2022 20:36

Sr Mário estou a falar novos players de hardware a entrar no meio não estou a falar de mais nada.

Desde a xbox já lá vao 21 anos, zero, se recuarmos mais quem entrou? A Panasonic? Podemos recuar 30 anos que o meio é povoado sempre pelos mesmos por isso quando me falam que esta compra vai prevenir novos players no mercado que vou eu dizer?

Precisaram de 30 anos para pensar epah agora já não dá.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Outubro de 2022 9:58

Eu estava a falar de entrada de novos players no meio só e tão somente isso, você continua a contar me histórias.

Eu também não sou vidente mas basta olhar pró histórico.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Outubro de 2022 11:54

Você continua a insistir em algo que eu não falei sequer, quanto ao período vamos falar do atual/recente ou vamos falar do tempo que já lá vai e não volta?

Falei de novas empresas entrar no mercado das consolas, hardware, investimentos sérios não falo de ouya, onlive, stadia.

A realidade é que essa alternativa não existe ponto.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Rui
23 de Outubro de 2022 11:27

Sabes qual é o teu problema Rui?
É o facto de estares com essa conversa com pessoas como eu que já jogo à 40 anos, e o Mário ainda mais, conheço a historia da industria por dentro e por fora, eu vivi essa história, e além disso, vivo e respiro esta industria diariamente, esta experiência permite que eu e outras pessoas, desmontem os teus argumentos da treta com alguma facilidade, a tua desonestidade moral cai como um castelo de cartas, chega a ser constrangedor observar estas autênticas tareias retóricas que aqui levas cada vez que abres a boca.

Rui
Rui
Responder a  José Galvão
23 de Outubro de 2022 11:44

A tua argumentação é basicamente essa vai aos teus replys e vais ficar envergonhado, tens isso apontado e é só fazer copy paste?

Eu adoro o facto que uses sempre os mesmos verbos e adjectivação, José ao menos mude um bocado a letra senão soa a cassete.

jogas á 40 anos eu já ouço a tua treta há 20 ou mais anos ve lá tu bem quantas vezes já ouvi da tua escrita bronco, desmontar e esse discurso delimitado.

Last edited 2 anos atrás by Rui
José Galvão
José Galvão
Responder a  Rui
23 de Outubro de 2022 14:49

A minha argumentação é isso mesmo, minha, são as minhas ideias, ao contrário de fanboys como tu que faz copy/paste consoante o discurso do Tio Phil, porque uma coisa concordo contigo, digo sempre a mesma coisa, consoante as circunstâncias, não tenho o teu jogo de cintura para mudar de opinião em linha com o executivo que manda na tua caixa de plástico preferida, isso sim é um bronco, alguém que não pensa por si próprio, ou melhor, julga que pensa por si próprio mas que na realidade é um fantoche que faz publicidade de borla.

O facto de tu me conheceres tão bem ao ponto de reconheceres o meu estilo de escrita, significa que lês muito do que eu escrevo, sabes que eu sou o MrGamer pois nunca precisei de criar outro nick, aqui uso o meu nome porque o Mário me pediu, porque de inicio era MrGamer, sabes sempre com quem é que está a falar, agora Rui?
Sei lá eu quem é o Rui, já nem me lembro do teu nick, e se nem em 20 anos me lembro te ti, muito menos do que dizias ou de como escrevias, é porque és só mais um fanboy frustrado igual a tantos outros com quem me cruzei.

PS:para quem criticava os outros de passar aqui muito tempo, estás muito activo, xbot que é xbot é assim mesmo, hoje diz uma coisa, amanhã faz outra…Go Rui!!!

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Outubro de 2022 16:41

Sr Mário não há nada de pessoal.
Nem com o MrGamer nem com ninguém.
Discuto ideias só isso.

Rui
Rui
Responder a  José Galvão
23 de Outubro de 2022 16:37

Tu podias mudar de Nick 10 vezes que o resto era entra a cassete.

Eu na lusoplay tinha um nick, na ptgamers outro e na Eurogamer outro conta com 14 anos.

Aqui sempre fui o Rui que é o meu nome.

Gosto de ver que aprendes termos de outros muito bem.

Quanto ao estar mais ativo estou de baixa…

E por fim essa adjectivação que acabaste de usar é digna de um bronco.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Outubro de 2022 17:42

Mais ou menos mas volto ao ativo amanhã. E já vou ouvir piadas sobre sexta-feira passada.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Rui
23 de Outubro de 2022 20:38

E quem és tu na Eurogamer?

Francis
Francis
Responder a  Hennan
22 de Outubro de 2022 16:42

A Microsoft nunca tirou Minecraft do PlayStation, e até agora, é o único jogo do nível de COD, dos adquiridos pela Microsoft, além de ter cumprido todos os contratos da Bethesda. E mesmo se a Microsoft deixasse COD exclusivo, isso não seria monopólio e nem iria acabar com a competição, segundo o que dá para interpretar do CADE (órgão regulador do Brasil).

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
22 de Outubro de 2022 12:55

Talvez uma interpretação mais correta da fala do Phil Spencer sobre exclusivos seria que El acha ruim prender um jogo a um único dispositivo! O Xbox home abrange várias coisas! PC, Xcloud etc… Então toda plataforma que river o Game Pass Vai Ted os jogos da Microsoft! Mas não a concorrência direta!

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  PAULO KAUFMANN
22 de Outubro de 2022 13:13

Boas.
Floreios e mais floreios. No fim não deixa de ser exclusivo, mesmo que chamem de “ecossistema”. Independente se está num dispositivo ou numa gama de dispositivos. Se está no console PS5 e não no XBox é exclusivo. Se está na gama de dispositivos relacionados ao XBox e não está no PS5 também é exclusivo. Não passa de uma narrativa floreada pra tentar justificar.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  PAULO KAUFMANN
22 de Outubro de 2022 14:01

Não, a interpretação correta pra fala de Phil Spencer se chama demagogia, hipocrisia. Se ele achasse mesmo exclusivos nocivos, Gears, Halo e Forza estariam no Playstation

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  PAULO KAUFMANN
22 de Outubro de 2022 14:12

Ele só veio com essa conversa fiada, pq não conseguem competir de igual para igual com Sony e Nintendo em exclusivos de ponta, msm com 1 milhão de estúdios, Paulo. A verdade é que a MS provou que não entende nada de jogos e que Phil Spencer entende ainda menos. O sucesso do xbox 360 foi graças a Peter Moore que ironicamente, foi chefe da Sega e conhecia do mercado de consoles. A MS está como o ditado do pato: Faz tudo, porém nada bem feito!

Deto
Deto
Responder a  Edson Nill
22 de Outubro de 2022 14:37

e ao que parece esse Peter Moore ai entende mais de console wars e flamme que video game.

pq não tem nada dele recente que não seja falar que era vitima de FUD na Sega e incentivou o FUD no xbox.

falar de video game, nada

Parece que o legado dele é a hipocrisia, a semente do xbox milgrau, criar a empresa de video games vitimista e coitadista que cria uma Seita ao seu redor.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Deto
22 de Outubro de 2022 17:59

Em entende de gestão de futebol, pois ele é um dos responsáveis da gestão do Liverpool da Inglaterra

Deto
Deto
Responder a  Edson Nill
23 de Outubro de 2022 16:41

tá no lugar certo, lá ele pode ter a torcida organizada fanatizada que ninguém vai falar nada contra.

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Edson Nill
22 de Outubro de 2022 14:57

Discordo completamente! A Microsoft faz muitos jogos de qualidade! Eu não sei se você já viu eu comentando isso, e não sei se fica chato eu repetir toda hora isso mas vamos lá! Esse ano eu concordo que foi patético pra Microsoft em relação aos lançamentos mas eu relevo pois os anos passados foram muito bons! Olha tudo que a Microsoft lançou de 2017 pra cá, Halo Wars 2, Forza Horizon 4 e 5, Forza Motorsport 7, Sea Of Thieves, State Of Decay 2, Gears 5, Battletoads, Ori 2, Gears Tátics e Halo Infinite! Todos jogos de ótima qualidade! Então essa história de que a Microsoft não faz jogos bons é ridícula!

José Galvão
José Galvão
Responder a  PAULO KAUFMANN
22 de Outubro de 2022 15:06

De sem querer mostras qual é o problema da Xbox, repara na quantidade de vezes que repetes as palavras, Halo, Forza e Gears, e depois olhas para um catalogo com jogo medianos metidos ao barulho e dizes que aquilo tudo tem uma ótima qualidade, se aquilo é qualidade, então o que dizer dos da Sony e Nintendo?
É esse o grande problema da Xbox, ter uma comunidade que não lhes exige qualidade, bem pelo contrário, passa pano em tudo o que esta faz.

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  José Galvão
22 de Outubro de 2022 15:44

Primeiro que qualidade é algo totalmente relativo, e depende do gosto de cada um! Eu só disse que esses jogos tem qualidade pois no geral a comunidade Xbox acha isso! Então não existe isso de jogo com mais ou menos qualidade! Cada um vai decidir qual jogo é melhor pra si! Fora que não dá pra comparar a maioria dos jogos de Play e Xbox pois a maioria deles tem propostas diferentes! Eu não entendo porque os sonystas se esforçam tanto pra depreciar os jogos do Xbox! Pra mim eles são tão bons quanto os da Sony!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  PAULO KAUFMANN
22 de Outubro de 2022 17:36

Não, qualidade não é relativo e nunca foi! Você, de novo, tá mentindo pra si mesmo pra justificar sua narrativa. O que é relativo é gosto, e gosto é algo totalmente diferente de qualidade. Você nunca vai falar que um Ford KA é de qualidade equivalente a uma Ferrari, ou vai?

Mario, não sei como vc não acaba com isso logo, pois o rapaz já deturpou o que é qualidade em vários artigos e insiste nisso. Não consigo entender bem o que acontece. Já sabemos que é frequentador da gamevicio e que lá (um antro de fanáticos) ele não vê comentários de fanáticos caixistas. Afff

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Sparrow81
22 de Outubro de 2022 20:13

Não adianta. Ele vai repetir isso até todos cansarem e passarem a ignorar. Em seguida vai no windowsclub falar pros amiguinhos que veio aqui falou um monte de verdade e ninguém teve coragem de rebater. Modus operandi previsível.

Deto
Deto
Responder a  Éder Rodrigo de Moura Pim
23 de Outubro de 2022 19:46

Nao se importam com a verdade, apenas ganhar “gritaria na internet”

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  PAULO KAUFMANN
22 de Outubro de 2022 15:17

Meu amigo, falar que State of Decay 2, Battletoads e Halo Infinite são de qualidade é querer tirar os outros pra otário! Para de mentir pra vc mesmo, cara!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  PAULO KAUFMANN
22 de Outubro de 2022 16:04

Em 5 anos a Microsoft lançou isso? Tá contando até Halo Wars? A carência tá absurda mesmo hein?

Vamos citar remakes e tudo que o PS Lançou de 2020 pra cá?
The Last of Us 2;
Gran Turismo 7,
Ghost of Tsushima,
Demon’s Souls;
Astro’s Playroom;
Ratchet and Clanck: Rift Apart;
Miles Morales;
Sackboy;
Horizon Forbidden West;
Spider remasterizado;
The Last of Us Part 1;
Uncharted: Legacy of Thieves;
Returnal (sim, a Sony tinha equipe própria no desenvolvimento do game e o financiou);

Tu não tem vergonha de citar esses jogos em 5 anos? Acabei de te mostrar que em 2 anos a Sony lançou mais que a MS em 5! E da tua listinha, dos 11, 3 são Forza, tem.o flop do Halo Infinite, State of Decay e Battletoads. Tem que ser muito alienado pra não enxergar o que está na frente dos olhos.
Imagina só eu me contentar com Halo Infinite, falando que é de alta qualidade, se contentar com Halo Wars 2, mais 3 jogos de corrida, Battletoads (cuspiram no legado da franquia) e State of Decay 2. E ISSO TUDO EM 5 ANOS! 5 MALDITOS ANOS! No dia que eu chegar nesse nível, minha família me interna!

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
22 de Outubro de 2022 17:39

Edson, se a MS acreditasse mesmo que exclusivos são nocivos não teria um console e virava publisher! Você investir em Hardware físico, numa plataforma própria, já mostra que exclusivos sempre importaram.
“Não gosto de exclusividades, mas tenho uma plataforma que tem seus exclusivos.”
Sério, a MS tá querendo tirar todo mundo pra otário! E só faz isso hoje, porque tem um bando de trouxa defendendo.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
22 de Outubro de 2022 21:26

Exatamente, André!

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
22 de Outubro de 2022 16:03

Claro, Paulo, o Phil nunca merece uma interpretação bem intencionada no que diz, tudo que ele diz é fingimento pra desvirtuar o sentido das coisas em prol da MS. Concordo plenamente.

Deto
Deto
22 de Outubro de 2022 14:33

É a mesma coisa que fanboys do xbox

quem não lembra aqui a importância das vendas de consoles no três meses que o xbox vendeu mais no EUA?

Tudo no xbox é assim, notas não importam até forza sair
exclusivo não importa, até o xbox ter.

tinha cara aqui bem loco, que sumiu, falando como agora “era a hora da virada” com as vendas.

se perguntar, agora para ele vendas não importam mais ou vai inventar um novo sonho de “agora é a hora da virada”

É por isso que existe xbox milgrau e não “playstation” milgrau ou “nintendo” milgrau.

Last edited 2 anos atrás by Deto
José Galvão
José Galvão
22 de Outubro de 2022 14:52

Acho que seria interessante ter sido incluido no artigo, as mudanças de retórica por parte da comunidade Xbox, que hoje diz que os exclusivos não importam, que são filminhos para boi dormir, mas que agora vibram com potenciais exclusividades, formas de estar de uma comunidade que está em linha com o que sai da boca de Phil Spencer, uma comunidade que além de ser a mais tóxica da industria, é especialista em tirar argumentos da cartola, GPU’s secretos, uma Series X que não esmaga a PS5 por causa das ”tools”, etc..etc.. estava aqui o dia todo.

Agora a piada do choro já perdeu a graça, agora o tom é mais sério, agora temos artigos do Windows Central a dizer que a Sony está tramada caso a compra seja bloqueada, porque SENÃO… aqueles 70 biliões ficam disponiveis para comprar exclusivos a torto e a direito, ao ponto de a Sony correr o risco de ficar sem nada, um argumento curiosamente, ou talvez não, que já foi usado aqui.

Uma coisa é certa, passe ou não, esta compra vai mudar para sempre a industria dos videojogos, caso seja aprovado, não me admirava nada de ver uma parte significativa da industria dar força à Sony.

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  José Galvão
22 de Outubro de 2022 15:20

Acho muito errado dizer qual comunidade é mais tóxica! Todas as comunidades tem pessoas fanáticas! Não se pode generalizar como se isso fosse regra! Tem muitos sonystas que são extremamente fanáticos! E eu nunca vi alguém dizer que os exclusivos não importam! Isso não faz nenhum sentido! O que falamos é que não importa o jogo sair para mais plataformas além do console físico!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  PAULO KAUFMANN
22 de Outubro de 2022 15:48

Mas a mais tóxica é do Xbox, pois a comunidade do Playstation é mais de zoar contradições e falar do que o Xbox é carente. Já a comunidade do Xbox é um vitimismo extremo, desinformação o tempo inteiro e atacar o PS. Inclusive os líderes dos fanáticos aqui no Brasil platinam jogos do PS, alguns compram PS antes de Xbox e o gado acredita mesmo que Xbox tá acima de PS. Também é toda hora gente carente do lado verde, que nem console tem e acha que tem propriedade pra falar de jogos! É uma comunidade formada por adolescentes imaturos e que vive falando de Playstation.
Comunidade do Xbox é a cara dos chefes da divisão, que vivem falando merda em sites, podcasts e Twitter.

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
22 de Outubro de 2022 16:17

A considerar-se que a base de PS é 3x maior como citou a MS, é impressionante de se ver a toxicidade de fanboy de xbox em sites com gamevício e windowsclub, também já dominaram a eurogamer.pt, ou seja, se não são maioria, certamente parecem os mais tóxicos e uma maioria aparente por serem a maioria das manifestações tóxicas em vários locais!
É só ir conferir, não há nem o que discutir na quantidade e na qualidade de insultos e provocações proferidos.
E tenho certeza que aqui não foi dominado também pela moderação exercida pelo Mário que nos permite discutir sem muito fanatismo.

Mas veja, aqui, por exemplo, basta alguém elogiar jogo da Sony que aparece hater, é batata, algo que funciona como bait sem sequer se ter tido a intenção!

Last edited 2 anos atrás by Juca
PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Juca
22 de Outubro de 2022 16:34

Eu não vejo isso! Na GameVicio eu quase nunca vejo comentários fanáticos dos caixistas! Aliás eu quase nunca vejo caixistas na Game Vício! Lá 90% do público é sonysta! Fora que no YouTube os canais de flame sonysta depois que acabou a Mil Grau foi a um nível que eu diria que superou até a própria Mil Grau! Então não se pode generalizar!

Deto
Deto
Responder a  PAULO KAUFMANN
22 de Outubro de 2022 16:56

Escuta, vc acha que ninguem aqui tem memoria?

O capim, xbox milgrau, xingando a mulher de “prostituta” pq ela pediu ajuda para jogar Halo, mas nao quis saber de ver os videos do xbox milgrau.

O escandalo MUNDIAL que foi o xbox milgrau, com direito a capim ameaçando filha de jornalisa em LIVE

Vc vem dizer “sonysta pior”, vc acha que as pessoas sao idiotas?

Juca
Juca
Responder a  Deto
22 de Outubro de 2022 17:59

Mano, entra em qualquer tópico do windowsclub e olha lá o nível de haterismo… É atual o negócio!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  PAULO KAUFMANN
22 de Outubro de 2022 18:04

Gamevicio eu quase nunca vejo comentários fanáticos dos caixistas.

90% do público da Gamevicio é sonysta

Cara, você não pode estar falando sério. O usuário paulonoob lá na Gamevicio é você?

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Carlos Eduardo
22 de Outubro de 2022 23:50

Não! Eu quase nunca comento na Game Vício! Só vejo as matérias!

Deto
Deto
Responder a  PAULO KAUFMANN
23 de Outubro de 2022 15:23

aqui um presente pra vc, GameVicio não é um antro de fanaticos do xbox

é um print do twitter cortado na parte de quem postou, advinha? pq é o “pastor xbox” que postou, um classica fake news.

NÃO TEM uma resposta desmetindo

[imgcomment image[/img]

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  José Galvão
22 de Outubro de 2022 15:50

Essa compra, se aprovada for, vai ser a tragédia do Xbox. Não conseguem gerenciar nem o que tem hoje, imagina absorvendo mais que o dobro de funcionários que dispõem hoje. Quem faz jogos são pessoas, não uma empresa.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
22 de Outubro de 2022 17:35

Já tão cortando a rapaziada, foram cerca de 1000 pra rua esses dias…

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
22 de Outubro de 2022 18:10

Vamos ver a qualidade que vai vir daí. Torcendo pra aprovar.

Deto
Deto
Responder a  José Galvão
22 de Outubro de 2022 17:00

O objetivo é “acostumar” os “fã” a mudanca de retórica.

Depois que vc acostuma eles com isso, ou seleciona para se manterem no grupo apenas quem segue cegamente, vc tem uma seita.

No xbox nao sobrou quem gosta ou nao gosta de vendas, notas ou exclusivos, gosta ou nao gosta de GOTYs; sobrou quem nao importa o que aconteça, sempre vai defender tudo que o xbox faz.

O nivel é tao baixo que fanboy do xbox ta no twitter pegando print do Horizon Zero Dawn fingindo que é Forbidden West para comparar com plague tale.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Deto
Deto
22 de Outubro de 2022 15:01

off:

Vi um papo de “fusão” Playstation e Nintendo.

faz uns séculos o Mario andava comentando um papo de fusão ai, acho que o Jim ou em algum documento da Sony falava em fazer fusão.

hoje, MS comprando gastando quase 100 bilhões e falando que vai comprar mais.

Sony compra a Bungie e deixa eles continuarem fazendo o que querem (mostrando no passado recente que pode fazer fusao e a Nintendo continuar tendo liberdade)

Nintendo já comentou várias vezes que está preocupada com o seu proximo console, pq acredita que seja possivel um flop, no passado recente eles nunca emplacaram dois consoles de sucesso.

Todo o histórico do Cerny com o PS4 e PS5 criando um console tratando os desenvolvedores de jogos como clientes da Sony (historico e garantia de escutar a Nintendo na hora de projetar os consoles playstation)

Nintendo trabalhando com portáteis apenas (sim, switch é um portátil que conecta na TV)

Steam com o Steam Deck mostrando ser viável um portátil com x64 e RDNAx, as mesmas arquiteturas do playstation 4 e 5

Em outros tempos nunca imaginaria ser possível isso… Ai em cima tem os motivos de ser remotamente possível isso acontecer.

A Nintendo teria voz no desenvolvimento dos consoles, a Nintendo poderia ficar fazendo portátil e jogo cross entre playstation e “switch 2”, teria liberdade igual uma Bungie da vida.

E sim, tem outro condicionante, a compra da Activision tem que ser aprovada para essa fusão tb ser aprovada.

seria como um plano C para Nintendo e Sony, se deixarem passar a compra vai virar zona e obviamente aprovariam a fusão ai.

quero deixar bem claro que isso ai só imaginei isso no pior cenário possível, se deixarem uma bagunça a regulação do mercado e a MS sair comprando quem eles querem. Ai tem chance dessa fusão acontecer.

SOMENTE se virar um mata mata sem regulação para ter motivo dessa fusão acontecer e ser possivel ela passar no CMA por ex.

Juca
Juca
Responder a  Deto
22 de Outubro de 2022 17:41

Com todo o respeito, isso é devaneio, Deto. A Nintendo não quer isso, a Nintendo é uma empresa quase familiar e tradicional e capaz de se reinventar diversas vezes, na pior das hipóteses a Nintendo encolhe, mas será sempre amada no Japão. A Nintendo também está de parceria estratégica, e provavelmente duradoura, com a Universal tanto pra filmes quanto pra parques temáticos. Então, esse tipo de coisa, pode esquecer!

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
22 de Outubro de 2022 22:38

até pouco tempo atrás ninguém imaginava que a MS iria gastar 100 bilhões de dólares para o xbox.

Juca
Juca
Responder a  Deto
23 de Outubro de 2022 12:41

Isso não é lá muito verdade Deto, primeiro porque a MS sempre fez aquisições, apesar de no mercado de games sempre foram de coisas menores, mas depois que compraram a Zenimax, obviamente que o céu era o limite.

Todos o acontecido recente no Xbox, obviamente, tem a ver com a falsa ideia da MS de que os serviços de cloud podem lhe dar uma vantagem competitiva em termos de futuro, agora, só falta é combinar isso com os clientes! 🙂

Doutra forma, minha opinião é de que a Nintendo não se sente minimamente ameaçada pela Microsoft, ou mesmo pela Sony. E não acredito minimamente que a Nintendo queira se juntar a alguém pra combater a MS – esse guerra de consoles é pra Sony, óbvio não sei o futuro, só não vejo motivos pra Nintendo reavaliar a trajetória que têm seguido de longa data.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
23 de Outubro de 2022 14:39

a MS gastou, vamos arredondar e juntar um chute de quanto vai custar para integrar as empresas, 100 bilhões nessas aquisições

Antes tinha comprado a Nokia por 7 bilhões.

Outra empresa que eles compraram foi a aQuantive por 6 bilhões, para concorrer com o Google em buscas e turbinar o Bing. (deem uma pesquisada, não durou nem 1 ano e fecharam a empresa)

===============

carai… a MS pagou + 85% do preço de mercado da empresa e fechou um ano depois… Parece até lavagem de dinheiro…

https://www.telesintese.com.br/microsoft-compra-aquantive-por-us-6-bilhoes/

==============

Agora que eu lembre disso até parece mesmo que tem algum golpe ai… para concorrer com IOS e Android eles gastam 7bi, para concorrer com buscas do Google, gastam 6 bi

Para concorrer com a Sony gastam 100 bilhões.

Não tem nada nem no histórico recente da MS nesse sentido.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Outubro de 2022 15:53

pq isso aconteceria?

só por ele ter tentado comprar e a compra ter sido barrada seria suficiente para “tirar esse cara por ter feito M” ?

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Outubro de 2022 16:59

tá, isso seria os argumentos para bloquear a compra.

mas eu não entendi pq o Nadella se daria mal se a compra fosse barrada.

tipo, seria como fazer uma cagada grande e agora ele teria que renunciar pq a posição dele ficaria insustentável?

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Deto
22 de Outubro de 2022 18:27

Deto, para mim, isso é um devaneio! Primeiro: Todos portáteis da Nintendo foram sucessos ( até msm o 3ds) onde ele teve a competição dos smartphones, algo que nenhum outro teve lá atrás. Segundo ponto: A Nintendo no formato híbrido e lançando portáteis, consegue colocar vários consoles da mesma família dentro da mesma casa, algo menos comum com formato de consoles de mesa tradicionais. Eu confesso que adoraria ver a Nintendo de volta no mercado de consoles de mesa, mas olhando para o mercado dela, é burrice a Nintendo voltar a ele. Terceiro ponto: A Nintendo não precisa de praticamente third party nenhuma que produza AAA, salve algumas poucas exceções, onde que COD é um game que se mostrou pelo switch que em consoles Nintendo, ele não faz falta. Aí no seu devaneio, vc realmente pensa que a Nintendo faria jogos para rodarem no PlayStation? Sai desse delírio, brother!

Last edited 2 anos atrás by Edson Nill
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
22 de Outubro de 2022 20:39

Numa junção, sim! A Nintendo, junto com equipes da Playstation fariam sim jogos dedicados. E a Nintendo já não faz AAA desde o Wii. É tudo AA. Seria um sonho, mas falar que a Nintendo é empresa familiar é delírio! Se ela ver que os lucros aumentam junto a Playstation e a diversidade vai ser absurdamente maior, não tem como pensar que ela não faria isso.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
23 de Outubro de 2022 13:03

Não seja literal, Sparrow, quando digo “quase familiar”, falo de tradicionalismo, a Nintendo tem uma linha de conduta clássica que segue a anos, nem o abandono por parte de thirdies a fez mudar de curso. O foco dela é sempre entregar um console cool e seus amados e esmerados jogos, ela não foge disso desde sua criação, é só olhar a história. O máximo que você vai ver de flexibilização é essa agragação de valor aos produtos dela por coisas em que ela sabe não conseguir fazer sozinha – seja por não ter Know-How, seja por não ter capital pra fazer só (filmes e parques temáticos) – ou joguinhos f2p de celulares com vista a atrair gente pra sua plataforma, mas usando desse de maneira bem a conta-gotas e que não se equipare a nada que ela oferece no console.

E outra, mesmo sendo literal, a Nintendo teve seu primeiro presidente de origem não familiar só nos anos 2000, e ainda assim indicado por um Yamauchi. O presidente mais independente de indicação familiar da Nintendo até hoje foi esse que assumiu em 2018, e que não foi um mero tapa buraco para a morte do Iwata.
Mesmo assim, todos eles têm vindo do mesmo lugar o que também mostra uma tradição, a Pokemon Company.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Edson Nill
22 de Outubro de 2022 22:38

bom, eu vi noticias da nintendo preocupada com a transição de geração, primeira vez na vida que eu vejo noticias desse tipo.

eles não sabem se conseguem emplacar outro console de sucesso, tem receio que venha outro gamecube, N64, Wii U.

e o pronto principal disso seria as “abrirem as porteiras” e deixarem a MS comprar tudo que quiser para monopolizar o mercado. Vc achando ou não que a Nintendo tá “fora” da concorrência, cedo ou tarde tudo se resume a tempo livre da pessoa.

o motivo de ter tanto console flopadado da Nintendo pra mim é a falta de third.

se a Sony escutar o feedback da nintendo, sim ué. A Nintendo faz o console pra ela e por isso não tem third party, e qual a diferença disso se a Sony for fazer um console escutando feedback da Nintendo? ela escuta dos desenvolvedores desde o PS4.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Outubro de 2022 14:27

ah, tinha esquecido que a Nintendo lucra bastante com o próprio hardware do console.

dai complica mesmo.

Juca
Juca
Responder a  Deto
23 de Outubro de 2022 13:04

Espera um pouco e você vai ver a Nintendo começar a comprar coisas também, tipo a Platinum…

Francis
Francis
22 de Outubro de 2022 16:38

Acho que nessa altura do campeonato (nova geração), é estranho colocar hipocrisias nas mãos da Microsoft, pois se for buscar encontrar ou problematizar falas, quem está mais cometendo hipocrisias sobre retrocompatibilidade, serviços, jogos no PC e jogos crossgens, é a a Sony durante essa nova geração. Sobre a aquisição, o CADE (órgão regulador do Brasil), já mostrou que a aquisição não forma um monopólio e mesmo se a Microsoft deixar COD exclusivo, não vai destruir a Sony, já que o mercado ainda está aberto (mesmo não sendo o objetivo da Microsoft).

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Francis
22 de Outubro de 2022 17:24

Quais hipocrisias da Sony? Me fala! Cite!
E serio que vc tá citando o CADE, que deu cópia e cola no documento oficial da MS pra justificar a aquisição?
Tu deve achar o Brasil exemplo né? Piada!

Juca
Juca
Responder a  Francis
22 de Outubro de 2022 17:45

Nos dias de hoje, manifestações de órgãos brasileiros vinculados ao executivo têm tanto valor quanto o orgãos reguladores do Afeganistão!

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Francis
22 de Outubro de 2022 20:05

Boas.
O CADE não mostrou que não existe monopólio e muito menos mostrou estudo se essa aquisição pode imapctar e como o mercado. Lembrando que o histórico do CADE não é bom, pois aprovou a compra da EMBRAER pela Boeing. Goste você ou não, a conclusão do CADE não influencia a investigação do FTC, CMA e. UE. E precisa considerar que esses são os principais.

Julio Santos
Julio Santos
23 de Outubro de 2022 1:00

Eu nem tenho palavras para denominar o Phil Spencer e a comunicação da M$ com seus clientes. O sentimento que tenho cada vez que vejo um novo pronunciamento desse cara é de repulsa. Não vejo a hora de a M$ trocar essa cadeira do Phil. Nunca pensei que um cara da industria de entretenimento pudesse me causar o mesmo sentimento que tenho por políticos corruptos.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Outubro de 2022 15:59

para mim é mais grave, a MS não se importa com a verdade dela nem com a verdade dos outros.

verdade dela seria o que eles acreditam.

não importa o que aconteça a MS está sempre certa, quando não tem exclusivo ela está certa pq exclusivos são anti consumidor

quando tem exclusivo, ai importa e ela está certa em ter exclusivo

parece uma lavagem cerebral onde a MS e o Phill estão sempre certos, parece até seita de politico que o sujeito nunca pede desculpas ou se enganou, ele está sempre certo.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Outubro de 2022 9:35

Não entendi, Mário! Coloquei o link por conta da hipocrisia da advogada, pois a ação da MS é bem similar à da NVidia, mas… Ela estará defendendo a MS, enquanto foi contra a Nvidia.

Syegrayn
Syegrayn
Responder a  Edson Nill
24 de Outubro de 2022 10:09

Edson, o Mário perguntou sobre a matéria completa pois é necessário informar um e-mail para obter total acesso.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Outubro de 2022 10:45

Mário, infelizmente não! Tentarei achar mais coisas e achando, te passarei!

Edson Nill
Edson Nill
24 de Outubro de 2022 11:46
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
24 de Outubro de 2022 12:42

Na verdade o que mais vendeu não passou de 100 mil cópias no primeiro fds no PC? Isso é uma fração minúscula do que vende no console. É ótimo, assim a Sony recua nessa política e quando Studios internos questionarem o pq não vai para o PC, se mostra os dados. Mínimo de 3 anos pra estar no PC seria o ideal.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
27 de Outubro de 2022 9:54

André, a Sony nunca precisou do PC pra nada, mas 3 anos seria realmente ideal como vc bem diz! Jogador de PC ou quer comprar nas big promoções da Steam ou… Pirateia!

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Outubro de 2022 13:06

Mário, para mim o ideal seria a Sony esquecer do PC! esse pessoal não compra games, apenas pirateiam!

Livio
Livio
27 de Outubro de 2022 1:47

[OFF] … mas tinha gente aqui a dizer que a MS não iria alterar os preços do Series……

e não é a 1ª vez que o Phill fala nisso

https://www.eurogamer.pt/precos-das-xbox-series-jogos-ou-game-pass-podem-aumentar-diz-phil-spencer

error: Conteúdo protegido