Basicamente a PS5 Pro usará uma estrutura RDNA 3 para Raster, mas terá o Ray Tracing do RDNA 4.0
A PS5 Pro terá uma aposta forte no Ray Tracing. Vamos ver as novidades que se esperam existir na consola, e que fazem parte das especificações do RDNA 4.0.
Basicamente a consola deverá contar com dois motores de inserção de raios em vez de um, um sistema de transformação de nodos de instancia de Ray Tracing, nodos de Ray Tracing de 64 bits, Optimização Tri Pair de Ray Tracing, a possibilidade de alterar sinalizadores codificados em baricêntricos para simplificar a detecção de nodos procedurais, melhorias no uso de memória e eficiência das bounding volume hierarchy, o esquema em arvore da geometria a ser trabalhada pelo Ray tracing, e suporte Ray Tracing para Boundary Boxes orientadas e nodos de instancias.
- Motor de Intersecção de Traçado de Raio Duplo
- Transformação de nodos de instância RT
- Nó RT de 64B (byte)
- Otimização de Ray Tracing Tri Pair
- Alterar sinalizadores codificados em baricêntricos para simplificar a detecção de nodos procedurais
- Melhoria da pegada BVH
- Suporte RT para OBB e intersecção de nodos de instância
Resumidamente, vamos dar uma ideia do que é cada uma destas opções:
Transformação de nó de instância RT
O recurso RT Instance Node Transform visa melhorar o manuseio de geometrias pela GPU, permitindo transformações mais eficientes, como translação, rotação e dimensionamento. Isso deve melhorar o desempenho geral do processo de ray tracing.
Nodos RT 64B
Um nodo RT de 64 bytes pode aumentar a eficiência do processamento e reduzir o uso de memória, permitindo um gerenciamento mais eficaz dos dados de traçado de raios.
Otimização de Ray Tracing Tri Pair
Este recurso foi projetado para otimizar o cálculo de interseções de raios e triângulos, reduzindo a carga computacional e melhorando o desempenho.
Alterar sinalizadores codificados em baricêntricos
Embora a função exata desse recurso não esteja clara, ele provavelmente simplifica a detecção de nodos procedimentais, contribuindo para operações de traçado de raios mais eficientes.
Melhoria da pegada BVH
A melhoria da pegada da Hierarquia de Volume Delimitador (BVH) pode levar ao agrupamento e processamento mais rápidos da geometria da cena, aumentando a velocidade e a eficiência do traçado de raios.
Suporte RT para OBB e intersecção de nós de instância
O suporte para Oriented Bounding Box (OBB) e interseção de nós de instância pode oferecer maior precisão e eficiência usando volumes delimitadores menores, otimizando ainda mais o desempenho do traçado de raios.
Parecem melhorias interessantes, me preocupa só o quanto isso pode se traduzir em mais trabalho pros devs já que os jogos já estão saindo meio que quebrados e agora terão mais uma plataforma de otimização.
Estou bastante satisfeito com o PS5, e um PS5 Pro, só me será ou seria interessante com uma melhoria significativa para jogos VR, como acabarem com draw distance progressivo em Gran Turismo e aumentar ainda mais a qualidade. Mesmo assim, antes de optar por isso, testarei o PSVR2 no PC pra ver qual que é a dele por lá, se terá limitações inaceitáveis ou não. Daí, verei se vale uma nova GPU no PC ou apostar no PS5 Pro pois a minha sensação é que a Sony quer que o PSVR2 venda sozinho sem ela se esforçar por grandes jogos, e no PC, ao menos tem-se mods pra jogar qualquer coisa em VR.
Ou seja, embora as mudanças trazidas pelo Pro possam ser significativas, a não ser pra jogar VR eu investiria em um, do contrário seguirei até o fim da geração no PS5 base.
Eu ainda não vejo muito sentido no pro. Acho que a geração aguenta muito bem aí mais 3 a 4 anos com os consoles base. Se esse vídeo game não sair até fim do ano, melhor nem lançar …
O console que deveria ter atualização mesmo é o switch , esse tá bem defasado e não lançaram ainda …
É interesse comercial e nada mais, mas assim, 8 anos entre consoles é um gap tecnológico muito grande. Só acho que a Sony erra por não apostar também num upgrade dos componentes de CPU, embora entenda que traria mais complexidade à coisa toda.
Se, por ventura, a Sony realmente queira pescar um público do PC pro seu console (coisa em que eu particularmente não acredito), faz sentido em que ela queira realmente mostrar aumento das potencialidades gráficas do console com upgrades mais curtos.
Mas sem dúvidas que o público de console enxerga a coisa diferente do público de PC quanto ao upgrade de hardware.
OFF: Mário, sei que não gosta muito da conversa especulativa sobre achismos, mas baseado na sua vivência, no que tem lido, e no qie apostaria que vai acontecer, achas que o processamento de IA em termos de hardware vai pra que rumo no sentido de consolidação nos PCs domésticos? Pra um processador próprio, pra algo distribuido entre cpu e gpu ou permanecer mais como está mesmo concentrado nas GPUs? Pergunto isso porque apesar de acreditar que a lógica dos consoles e dispositivos portáteis meio que estará consolidada nas APUs ou qualquer outro nome consolidado em um SoC, a ideia de o PC ser sempre um dispositivo que pode sofrer upgrade de partes me faz acreditar que provavelmente teremos placas de IA ou mesmo sockets/slots dedicados a processadores placas de IA como um possível padrão futuro nas placas mãe.
Pra onde achas que vai isso, pelo que acumulou de conhecimento da indústria?
Acho que a IA vai ter direito a algo dedicado. Se numa peça à parte, ou algo incluído nos CPUs ou GPUs isso é o que ainda está por definir, mas a IA de alta qualidade atualmente é feita nos GPUs pelo que me parece que serão os seus fabricantes que o irão ter no futuro. Se incluído ou paralelo, é o que falta ver, mas a NVIDIA atualmente tem incluído nos tensor cores.
Se isso for real, já fica claro que RT vai ser o futuro e que o Ps6 vai aprimorar mais ainda pra ser mais e melhor. Ao contrário do que alguns achavam, RT é um caminho sem volta.
OFF – Primeira queda de preços do Ps5 e PSVR2. O anúncio do Ps5 Pro deve ser nos próximos meses.
https://x.com/NextGenPlayer/status/1817687088583905658?t=fIvuqD9GItPplWbsMag_yg&s=19
Isso é um pouco preocupante para o preço do Pro, pois o posiciona talvez nos 600 dólares, já que não acredito numa diferença de apenas 50 dólares do modelo tradicional, mesmo que ele venha a ser um modelo digital, acho muito pouca a diferença de 100 dólares.
Sobre o PSVR2, já era esperado, pois é um produto incrível, mas muito nichado, e agora com o adaptador para PC têm a chance de vender mais alguns, mas infelizmente acho que não vai mais muito longe do que já foi. Se fosse um produto barato, provavelmente teria um grande futuro e grande aceitação e quem sabe vendesse uns 10 a 20% da base instalada, mas não dá pra fazer milagre, principalmente quando o empenho da Sony pros jogos com ele já não parece muito grande.