Gotham Knights PS5 vs XSX e Rise of the Ronin PS5 – A análise ao framerate e resolução.
O nosso Tio Hildo apresenta aqui a sua primeira análise simultânea a um jogo Xbox e PS5, sendo que ds declarações que se seguem são do mesmo, após análise dos jogos!
Segundo ele, a análise simultânea obrigou a alterações ao código para processar dois vídeos em simultâneo.
A consequência é que a taxa de erro no cálculo instantâneo da resolução dinámica encontra-se um bocado acima do desejável, algo que será, certamente, corrigido no futuro.
Seja como for, como o erro se aplica a ambos os lados, a situação permite ficar com uma ideia comparativa de como o jogo corre.
Fiquemos então com o vídeo de Gotham Knights, PS5 vs Xbox Series X.
Gotham Knights – Xbox series X vs PS5
Uma situação detectada foi uma bug na Xbox Series X nas custscenes, que lhe permite ganhos de performance. A bug faz com que o jogo na Xbox execute as cenas com um preset gráfico inferior.
A versão antiga do jogo não aparenta ter essa bug, conforme o comprovam as imagens que se seguem:
PS5
Xbox series X
Xbox Series X – Versão antiga
Rise of the Ronin – PS5
Estranho que a última versão do PS5 é a 5.0.
Já no XSX, versão do gamepass, é a 6.0.
Talvez explique o bug.
Sei que o jogo pode não ser bom, mas parece ter seus momentos de beleza.
Tio Hildo, disponível para um PCManias Direct? O Carlos Eduardo diz que sim.
Queria que explicasses a tua ferramenta.
Se for um problema para ti dar a cara ou revelares o teu nome real, aí é que a porca torce o rabo.
Vou te responder no email.
Mário, os links dos vídeos estão com problemas, ao menos aqui pra mim.
Estão ok… De que te queixas?
Agora estão, pensei que vc havia corrigido, nesse horário que falei aí, os links mostravam um ícone de quebrado como se a linkagem não estivesse encontrando o objeto, agora estão ok. Deve ter sido algum problema de internet aqui ou nos servidores.
off:
Lembram-se de referir aqui que me meti numa conversa do Beyond 3D sobre a PS5 suportar Int 8 e Int 4, alegando que a PS5 já suportou ML no Miles Morales e que isso é suportado deste o RDNA 1.1?
A conversa surgiu porque lá diziam que a PS5 nunca suportaria o FSR 3.1 devido a essa falta de suporte, e nesse sentido meti-me na conversa dizendo que duvidava disso!
Eis uma noticia fresca:
Esta malta do Beyond lida com tecnologia todos os dias, mas há algo que os impede de abrir os olhos e ver as coisas claramente.
Argumentavam eles que a Sony não referiu o suporte. Um argumento que vale zero pois a Sony tinha previstas várias apresentações e cancelou tudo quando percebeu que afinal ninguem tinha entendido nada do explicado no The Road to PS5.
Save-se aqui a excepção que foi a PCManias, apesar que confesso que mesmo eu, nos dois primeiros dias apos a apresentação, me deixei ir tambem na onda.
Como afirmei lá, porque raio iria a Sony que tanto apostou nas performances da sua consola, tirar o suporte a algo que estava lá por defeito e que pode dar tanto jeito?
Estou de olho nesse patch …
Hildo, se tiveres o jogo, já gravas antes do patch, porque depois pode ser difícil conseguir o jogo sem ele, sobretudo se o tens em versão digital, onde escolher a versão é quase impossível.
Pois é, fora que fs3 dá certo até com coisa bem mais antiga, inclusive com nvidia. De qualquer forma, Mário, o que noto é que quase todos querem defender suas escolhas prévia e não a verdade que há na coisa, minha impressão é que muita gente da comunidade PC, que gosta de tecnologia, não curte muito a ideia de que algo pode equivaler se quer a uma boa gpu mid-end pra jogar. E aúnica coisa que me vem à cabeça são os clubismos idiotas. Se botarem sentimento nas coisas a racionalidade vai diminuir. O mesmo acontece com Xbox e PS, o pessoal gosta de analisar as coisas por um aspecto emocional onde a racionalidade cai bastante.
É vontade de acreditar no que se quer.
Esse mês eu entrei lá e vi um cidadão lá justificando que o “salto grande” de poder do PS5 para o PS5 PRO era pq estavam comparando com o PS5 por ser, a velha e cansada retórica, RDNA “1.5”
Depois disso percebi que nada lá mudou do que sempre foi.
O salto grande, segundo o sujeito no b3d, é pq o PS5 é rdna “1.5” vs rdna 3
Não é pq o PS5 é RDNA2 e o PS5 PRO é RDNA “3+4”
Dai conclui que depois das loucuras do Britt, nada mudou lá.
O mais fantástico então é ver o RDNA 1.5 a dar coça ao 2.0, e a requerer uma Ampere para ser igualada.
Aparentemente a AMD está a ponderar substituir o RDNA 3 pelo 1.5 dada a sua performance.
Rise of Ronin precisa de algum suporte técnico da Sony e uns 6 meses de delay. O jogo não está pronto.
Uma pena, poderia ser um bom sucesso, embora ache que a Sony já tem um com temática na mesma pegada e não precisava de um exclusivo como esse, melhor um bloodborne 2 pelo qual muita gente vive pedindo.
Fazer uma continuação do Bloodborne é muito difícil. Aquele jogo foi trabalhado nos mínimos detalhes. Só a música já é uma obra de arte. Não sei se a From teria interesse de passar anos fazendo um game exclusivo do PS e ainda assim precisariam de ajuda da Sony.
A História Por Trás da Trilha Sonora Assombrada de Bloodborne – PlayStation.Blog BR