Estas análises que normalmente vemos em websites como a Digital Foundry, VGtech, e Analista de Bits, são por norma feitas de forma manual. Mas aqui tudo é feito de forma automática e visualizado tempo real, pelo que podemos ver todos os dados, incluindo a resolução nativa a ser calculada, em absolutamente todos os fotogramas, e não apenas em fotogramas selecionados e analisados á mão.
Antes do mais certamente estão todos a questionarem-se, quem é o Tio Hildo?
Bem, Tio Hildo não é o seu nome real, mas sim um nickname usado por um leitor da PCManias. Trata-se de um jovem programador, Brasileiro, que resolveu tomar em mãos uma tarefa: O cálculo em tempo real daquilo que vemos analisado em diversos websites, de forma manual.
Se por norma uma análise da DF, VGTech, Analista de Bits e outros vos dá um video onde podem ver os frametimes e fps do jogo em tempo real, nenhum destes websites faz o mesmo com o cálculo da resolução nativa. Essa é realizada manualmente, capturando alguns fotogramas em zonas selecionadas, metendo a imagem num editor de imagem, e fazendo a contagem.
Essa é a diferença radical para o que esta ferramenta do Tio Hildo faz… Ela mostra em tempo real, e em todos os fotogramas, a resolução nativa que está a ser usada (e sim, a resolução indicada muda em tempo real caso o jogo a mude).
A ferramenta ainda está longe de estar completa, mas encontra-se já num estado bem avançado, podendo conter imperfeições e erros causados pela leitura automática do ecrã que pode estar a ler informação do Heads up Display (HUD) do jogo, que não esteja na mesma resolução que o jogo em si. No entanto, mesmo que, nesta fase, ainda existam erros pontuais, a média das leituras confere uma boa ideia da resolução a que corre o jogo, e podem perceber as variações da mesma durante o decorrer do mesmo.
Numa outra situação que este software apresenta, este indica com pequenos traços brancos, os fotogramas incompletos, pelo que podemos perceber facilmente a existência de Tearing, sempre que este esteja presente.
Agradecendo ao tio Hildo a exclusividade PCManias para estas publicações, deixo-vos com um dos seus videos, onde são analisados os jogos Spiderman, A Plague Tale Innocence e Jedi Survivor com o Patch 1.06.
Todos os jogos analisados encontram-se a correr na Playstation 5.
E também a demo de Lies of P, igualmente na PS5, no modo Performance, e no modo Qualidade.
Digam o que acharam, e que outros jogos gostariam, sempre sujeitos à disponibilidade dentro da livraria do Tio Hildo, de ver analisados.
Parabéns ao Tio Hildo pela iniciativa e ao PC Manias por nós dar a conhecer os vídeos.
Agora o Titio que esteja pronto para responder a eventuais questões que possam surgir! 😉
Obrigado, Mário. Acho que você conseguiu sintetizar bem a ferramenta.
Agradeço também pelo espaço.
Espero que esteja preparado para as perguntas …rs
Vai ter de estar! Lol
Mário, lembra que tinha me falado do método turkey dos outliers?
Implementei aqui e ficou bem parecido com o que já tinha feito. E a implementação foi bem simples:
Q1 = np.percentile(data, 25)
Q3 = np.percentile(data, 75)
IQR = Q3 – Q1
outlier_value = 1.5 * IQR
lower_value = int(Q1 – outlier_value)
upper_value = int(Q3 + outlier_value)
Oh pá, ainda bem… Porque quanto mais simples, mais fácil acaba por ser para se perceber incongruências e corrigir o código.
Bom trabalho.
Valeu
Muito bem! Parabéns ao Hildo pelo projeto e pelo Mário pelo apoio! Que vire uma referência de comparação performática dos jogos!
Parabens pelo trabalho!!
Parabéns Tio Hildo! Já estava inscrito no se canal (nada de duplo sentido!)
Parabéns pelo trabalho. Só uma dúvida, essa é a resolução nativa? Porque estou surpreso tanto com Spiderman quanto A plague tale.
Oi Hennan. Obrigado. Eu entendo que seja a resolução nativa sim. Inclusive em outras fontes, como o VG Tech:
Spiderman:
Performance RT Mode uses a dynamic resolution with the highest native resolution found being 2560×1440 and the lowest native resolution found being 1920×1080.
Performance RT Mode uses a form of temporal upsampling to reconstruct a 3840×2160 resolution.
Plague Tale Innocense( o primeiro jogo ):
PS5 and Xbox Series X both render at a native resolution of 2560×1440.
Obrigado. Realmente fiquei impressionado. Bom trabalho.
Lies of P é claramente um game de estúdio Indie. Para um grafismo tão fraco deveria rodar em uma resolução bem maior. Daria tranquilamente para correr em 4k30/1440p60. Numa 3080 consegui 1440p/100-120 com upscale para 4k.
Olha a importância que a MS dá para os “fãs hardcore” de xbox que “evangelizam” na internet:
MS contando com o “poder” do CachorroTimi sei lá, o lunático naruteiro, xbox milgrau…, ah não cara… que patético
Inacreditável que no marketing do xbox se considera os fanboys lunáticos para fazerem propaganda do xbox…
De leitura recomendada, parece que não fui o único que ficou com a ideia de que com este julgamento a máscara da Microsoft caiu:
The FTC Trial Unmasks Xbox’s Ambitions – IGN
até eu já to cansado disso, mas tem mais…
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olha a cronologia… parece que o Phill viu os fanboys hypando o rumor dia 7 e já dia 10 mandou e-mail “papai, os meus amiguinhos estão falando de comprar a Sega, posso? vai deixa? compra pra mim de presente de aniversário?”
espero que seja a última vez que tenha algo para falar da “xbox playboy mimado incapaz de vencer sozinho sem o papai pagar e que entra na brincadeira e perde ai depois começa a falar que as regras não valem”
Só linkando pra evitar a necessidade de busca:
https://www.ign.com/articles/the-ftc-trial-unmasks-xboxs-ambitions
Editado: A propósito, muito boa sugestão, Mário. Grifo duas passagens, pra mim, mais preocupantes;
“If we can get them to love it they will evangelize” (onde a onversa ruma pra a tratar consumidores como seita);“If I ask mobile gamers what they want, they won’t tell me that it’s to play Halo on their phone with a Bluetooth connection to an Xbox controller. That’s probably as far from what they want to do on their phone as anything,” (e a aparente consciência de que o cloud gaming é um engodo, mas fingem que não).
Cara, sei que toda generalização é burra, mas veja o RAMBO, “americano” perdeu a guerra do Vietnã e ainda faz filme contando a “estória” como tivesse ganhado! E assim está o Xbox, quando a gente pensa que vai ter jeito, pioram a aposta a criar realidades paralelas.
É triste, pior que o primeiro passo pra melhorar é agir diferente, mas pelo jeito, não vai.
já que vc falou em filme do Rambo vencendo a guerra
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O pacto (The Covenant)
Filme americano para eles falarem que não abandonaram os afegãos que trabalhavam pra eles.
O filme é bom apesar disso… Recomendo a todos assistir, só precisa se lembrar que também parece uma propaganda
Parabéns Tio Hildo!