Estes dados deitam abaixo as teorias que a Sony tinha o APU pronto para ser lançado em 2019, mas que a Microsoft terá esperado para incluir todas as novidades do RDNA 2.
Dados recentes vieram a público mostrar as datas de fabrico dos APUs das novas consolas. E o que estes revelam é que efetivamente a Sony terminou o APU da sua consola em 2019, tal como se refere nos fóruns.
Agora o que revela também é que tanto o APU da Série S como o da Série X, são exatamente do mesmo ano, como se pode comprovar pela gravação dos chips:
Todos os APUs ficaram prontos em 2019, e acredita-se que por volta da mesma altura, o que deita por terra uma teoria existente que referia que a Sony teria acabado o fabrico do seu APU em 2019 para lançar a consola em 2019, mas que a Microsoft teria esperado por 2020 para incluir as últimas tecnologias do RDNA 2 que só ficou pronto nesse ano.
Tal revela-se assim como algo completamente falso e, pela antecedência, mostra claramente que o desenvolvimento destas consolas influenciou claramente o RDNA 2 que acrescentou depois algumas situações extras que não estão presentes nestes APUs de consolas.
Outro aspecto interessante que foi revelado é que o Southbridge dos APUs, o sistema que controla toda a entrada e saída de dados do USB e do disco (neste caso do SSD), é radicalmente diferente entre as consolas das duas marcas.
A Xbox série X e Série S partilham o mesmo SouthBridge, que se revela a usar o mesmo chip da Samsung que equipou a Xbox One X em 2017. Já o SouthBridge da PS5 é radicalmente diferente sendo referido no artigo como sendo um processador secundário dado que ele faz uma gestão automatizada de todo o sistema de I/O.
Como curiosidade ele ocupa 26,7mm2, mais do que o SouthBridge a PS4 Pro que ocupava 25.9 mm2. No entanto, há que se notar que o SouthBridge da PS4 pro era a 28 nm, ao passo que o da PS5 está a 12 nm, o que dá a perceber o brutal aumento de tamanho, uma vez que a litografia desceu para menos de metade.
No interior do SouthBridge encontrou-se um processador Marvell, que gere o SSD. Este chip foi terminado em 2018, e será uma versão personalizada e proprietária da Sony, variante de um dos chips deste fabricante.
Ainda no mesmo pacote encontramos um processador da Mediatek, terminado em 2019 que, segundo a fonte, aparenta ser criado especificamente para a PS5.
Como seria de esperar, duas consolas idênticas ambas com visíveis GPU e CPU caped da AMD. A SX visivelmente um 6800 caped e a ps5 uma 6700 caped.
Nenhuma é full RDNA2 como seria de esperar devido á contenção de custos muito importante numa consola.
A sony gastou mais orçamento no modelo de SSD, a MS no GPU.
Os gimmicks de cada são coisas nada concretas no seu funcionamento e performance real.
Agredito que ambas vão oferecer desempenho semelhante, talvez a SX consiga uma resolução ligeiramente superior em alguns jogos, a ps5 frame mais estável e loadins mais rápidos.
A ps5 em alguns cross gen pode levar vantagem devido ao número de CUs que é o mesmo que a ps4 pro, o que facilita a vida aos programadores devido á distribuição eficiente de carga.
Por outro lado parece que a MS é extraordinária na retro, com melhorias “automáticas” em muitos jogos. O suporte 1440p também é uma mais valia para muitos.
De salientar as GPU RDNA2, que depois de especulações se verifica agora na realidade que retirando a feature do ray tracing tem o mesmo TDP das RDN1. Isso explica muitos benchs.
Na situação atual, a MS e a Sony estão de parabéns pelas suas consolas, que face aos preços atuais das GPUs se pode dizer que quase “oferecem” as suas máquinas.
Como bom tuga a minha escolha recaiu sobre a ps5 (standard), mas a MS tem visivelmente uma boa máquina, mostranto um grande empenho nos serviços e jogos que quer oferecer.
A xbox é cada vez mais “PC”, e se conseguir ser um pouco mais será uma compra a ser ponderada por mim. Se a colocarem a correr windows vou já buscar uma 🙂
Saiu uma Análise da IGN feita pelo NXGamer de Outriders no PC/PS5/XSX. E lá o XSX obteve uma resolução ligeira maior que o PS5 no DRS (minima e máxima). Mas o mais interessante de se notar é que o PS5 tem melhor geometria em objetos ao que se pode notar e também um melhor filtro de Texturas.
Isso entra dentro de sua tese sobre o XSX ter maior resolução com sua GPU maior ao mesmo tempo em que, e isso eu tenho de creditar ao Mario pois ele antecipou que o PS5 e por causa de seu poderoso I/O teria melhor geometria.
“Ofertas distintas, próximas, um com mais resolução e o outro com melhor geometria”.
Um zoom a um objecto…
Com o PC e Xbox tenho a bola quadrada do Kiko??? (Acho que só os brasileiros irão entender)
Calma, ainda é muito, mesmo muito cedo para retirar conclusões.
Tudo o que que vê de diferenças pode de momento não passar de simples implementação e programação.
O hitman 3 por exemplo é melhor na SX, e de boa diferença já que a resolução é das coisas que mais recursos consome. É porquê?
Não vale a pena andar a inventar, as consolas são muito parecidas, até na falta de features.
Não sou nenhum pro (muito longe disso) em hardware e muitos menos em desenvolvimento de jogos, mas por enquanto sei que o facto da ps5 ter 36 CUs lhe dá vantagem nos crossgen, e para entender isso não é necessário ser um expert.
PS5 e PS4pro têm os mesmo numero de CUs, que são exactamente o dobro dos CUs da PS4. Temos duas distribuições de cargas divisíveis.
Xbox one tem 16 CUS, a one x 40, a SS 20 e a SX 52! São quatro distribuições de carga, e não divisíveis.
O trabalho para colocar as coisas “perfeitas” é muito maior na xbox, pelo que acredito que o que a SX está a apresentar atualmente é muito á conta do força bruta.
Mas parece que a MS vai lançar um SDK DX12 “agility”. Vamos esperar para ver.
Não sabes dizer isso Luis…
Sabes que a PS5 está a 1800p com 60 fps fixos. Mas não sabes os motivos porque tal foi feito.
Não sabes os valores de fps superiores, nem de uma consola e nem de outra, pelo que não podes afirmar o que se passa.
Seja como for, porque pegar nesse exemplo. O Hitman é um jogo com um motor cheio de incongruências:
http://www.pcmanias.com/o-que-se-passa-com-a-performance-de-hitman-3-nas-consolas/
Quanto ao “Agility”, a Sony pode muito bem ter lançado um “Super speed”. A diferença é que a Microsoft dá a conhecer absolutamente tudo o que faz, quer seja relevante ou não, uma vez que não há um único dia em que eles não falem. E nesse sentido sabes das evoluções que faz aos seus SDK. Já a Sony não tem a mesma políca e pura e simplesmente está calada. Mas no entanto os seus SDKs também evoluem.
Pois mas tu também não podes afirmar nada. Não sabes a razão da imagem das lâmpadas nem a real causa das incongruências.
Tal como eu baseias-te em algo que pode ser plausível.
Uma excepção não faz as regras, tanto para um lado como para outro.
Afirmar?? Afirmo que, neste jogo, tal como referido por todos os analistas, a PS5 apresenta melhor geometria e melhor filtro anisotrópico.
De resto não afirmo mais nada
O curioso da tua frase é que não a tiveste antes de citar o Hitman! E ela também se aplicava lá!
No hitman 3, tal como também referido por vários analistas, a sx tem melhor resolução e sombras.
A causa? Não sabemos assim como a causa das lampadas.
Não.. E pode ser algo tão simples como os faróis no Dirt 5 no Outriders, ou como uma mera recompilação da versão da Pro, no Hitman. Mas seja como for sabemos que o Elon Musk quer as lâmpadas da Xbox para a sua Cybertruck. 😉
A primeira versão da lâmpada para a Cybertruck está aí…
Saiu um bocadinho diferente, mas o Elon Musk parece que gosta.
🙂
Muita calma nessa hora… O que os consoles estão fazendo nos crossgen até o momento é força bruta, ambos estão assim. Ou seja, quem deveria estar levando vantagem em praticamente TODOS os games seria o SX, se os consoles trabalhassem de forma igual, mas não trabalham nada parecidos. O que se vê é um console mais próximo ao PC, com alguns gargalos e outro que é um console pensado para render o máximo possível.
Quanto a resolução, é verdade que paralelismo (mais UCs) dão mais facilidade para resoluções mais altas. Por outro lado, alguns jogos o PS5 está apresentando sombra e texturas superiores, mesmo com uma resolução mais baixa. O que vale mais: mais pixels bordados ou uma qualidade de imagem melhor com uma resolução mais baixa? Lembrando que texturas e sombras estão longe de ser algo leve para um sistema.
Depende, no hitman 3 tem maior resolução e melhores sombras. E agora?
Então como é… quando eu cito um caso contrário, dizes-me que não posso afirmar nada, e tu citas um jogo que é uma total incongruência, onde os valores são estranhos, onde a Pro bate a One X e a séries S, e tu queres usar isso como referência?
Nao quero usar nada como referências, aliás tenho estado a fizer que não devemos usar nada como referência, pois não sabemos as causas.
Não vejo isso como incongruências, isso é apenas o que é. Retirando o desleixo na one x não vejo nada de surpreendente.
Podes usar como referências. Afinal as comparações fazem-se sempre baseadas nisso. Não deves é concluir coisas como factos em situações destas.
Mas essa do desleixo é que mata!!! Porque motivo achas que há desleixo para um dos lados, e quando é do outro já não há desleixo?
Porque caixistas são assim , quando tá melhor no Xbox é o poder dos 12 teraflops , playstation lixo 9tf e etc. Quando tá melhor no PlayStation é desleixo dos devs. Pros caixistas não há a mínima possibilidade de existir um cenário onde a Microsoft esteja equivocada. Hoje mesmo perdi a paciência quando os caixistas estavam dizendo que a demo nova do Resident evil tem menos gigas no PlayStation pq tem assets e texturas de pior qualidade , ignorando totalmente o fato da existência do Kraken.
Não sabemos as razões das diferenças, daí estar a debater que não se pode usar exemplos nesta altura do campeonato para justificar nada.
A única coisa que eu, tu, o Mário e os restantes nos podemos agarrar de momento é o básico que é os TF. O resto está fora do nosso conhecimento, não temos dados e tão pouco informação das performances resultantes.
Não me interessa essa coisa de caixistas ou sonystas, para mim tando é maluco quem o é como quem lhe dá conversa pois acaba por ser igual.
Só por desleixo é que a pro leva vantagem sobre a one x. Nem modo 60fps colocaram na one x. O resto pode-se dizer que seria o expectável.
A onex é inquestionávelmente uma máquina mais poderosa que a pro, isso pode-se ver esmagadora maioria dos jogos e specs.
A ps5 ser mais poderosa que a SX é uma incógnita.
A Xbox série x tem mais 40% de CUs , mais 16,667 % de largura de banda, mais 1,87 Tflops…
Vamos dar algum crédito à PS5, pois perante isto nem devíamos estar a ter esta discussão. E no entanto não só a estamos a ter, como estamos a ver casos onde a PS5 supera a série X.
Mas pegando no teu exemplo, não entendes desleixo a Pro ir a 1440p 30 fps, com uma arquitectura Polaris, mas baseada no GCN 1.1, e um processador Jaguar, e a PS5 com um Zen 2 e 10.28 Tflops RDNA 2 se ficar pelos 1800p 60 fps.?
Volto a questionar porque só vês desleixo aí?
PS: Por erro de sistema os teus comentários perderam a moderação. Peço desculpa, mas manualmente reactivei-a pois tal seria injusto para os restantes leitores. Aqui a moderação perde-se por participação activa e mérito.
Acho que querias dizer series X!
Quando falo em desleixo é comparando a performance oferecida em compração com hardware.
ou seja:
PS4 melhor que ONE: Expectável
PS4 pro melhor que PS4 é ONE: Expectável.
SS ligeiramente pior que PS4 pro: Não muito expectável mas ok.
SX melhor que PS5: Expectável.
One X pior que PS4 pro: Nada expctável, e sim este é o único desleixo relevante que identifico.
O facto da one x e SS apenas terem um modo também é curioso.
Mas e em outros jogos não há a mesmo desleixo ou pior em muitos outros jogos?
Pegando no teu exemplo, e referente ao caso, o facto da ps5 se ficar nos 1800p 60fps não acho um desleixo relevante quando temos a SX a ficar nos 2160p 60fps com 12.1 Teraflops RDNA2.
PS4 melhor que One, sim expectável, assim como a Pro melhor que as duas.
SS ligeiramente pior que a Pro… Lamento discordar, mas não expectável.
A SS tem mais RAM, tem um CPU 5 vezes mais capaz, e tem basicamente os mesmos Tflops, mas numa arquitetura bem mais moderna.
Se considerarmos que a Pro, apesar de características da Polaris e da Vega, tem como base o GCN 1.1, e que só na passagem da Vega para o RDNA 1 o ganho de eficiência foi de 40%, a sS tinha obrigação de fazer muito melhor que a Pro.
Da mesma forma a sX melhor que a PS5 não entendo como expectável. Entendo como possível, mas não como expectável. E baseio-me em muitos resultados de outros jogos que estão aí.
Depois achas que não é desleixo a questão da PS5 ser 1800p quando a Pro é 1440p e alegas para isso os resultados da SX.
Mas aí é que eu discordo. E dou como exemplo a One X e a SX. A One X é 1440p 30 fps, e a SX 2160p 60 fps. Isto passando de 6 para 12.14 Tflops, ou seja quase 2x mais (ignorando eficiência).
Mas a Pro faz 1440p 30 fps e a PS5 tem 2,5x mais potencia e só vais aos 1800p 60 fps?
Se isto é o que entendes ser às capacidades da nova geração face à anterior, mais vale deitarmos as mãos à cabeça, pois as consolas não valem o custo.
Mas a realidade não é essa. Pessoalmente explico isso aceitando o motor não foi adaptado. Basicamente o jogo teria sido recompilação para a nova geração para tirar partido de uma versão nativa para as consolas. Mas não foi ajustado com código de nova geração.
Ou seja o jogo estará basicamente a correr na PS5 no modo 3 de retrocompatibilidade, onde está apto a tirar partido das capacidades adicionais da consola, mas restrito ao que a Pro poderia fazer.
E o mesmo acontece na SX e na SS que no entanto tem menos limitações conforme o nosso artigo (escrito em colaboração com o professor Carlos Eduardo) nos explica, que permitem à SX alcançar os 4K, mas limitam a SS por essa correr uma versão da One.
Pessoalmente é assim que entendo uma justificação para todas as discrepâncias.
Eu não disse que o caso da SS era expectável, mas sim não muito expectável.
Para alavancar ed 1440p 30 fps para 4k 60fps será necessário certamente mais do dobro da potência. A resolução 4k é muito exigente em recursos.
O facto (levando em atenção o possivel desleixo da one x) é não sabermos o quanto mais a one x poderia oferecer, por é certo que face ao hardware que seja a mais penalizada.
O caso dos outros jogos são dos outros jogos, alguns melhores numa e outros melhores noutra.
O hitman 3 é (penso eu) dos poucos casos a correr a 4k nativo e uma das maiores diferenças existentes entre as consolas de nova geração.
Se olhares vês a Pro a afazer 1440p 30 fps com sombras em medium.
Eu da S esperava, pelo menos, os mesmos 1440p 30 fps com as sombras em High. MAs ela fica-se pelos 1080p 30 fps com as sombras em low.
Como assim “o caso dos outros jogos é questão de algumas melhores numa e outras melhores noutra?”
90% dos jogos crossgen comparados até o momento dão vitória ao Ps5. Anda acompanhando as análises mesmo?
Eu estou vendo o global, não a aberração que é Hitman. No meios e tantos jogos, um se saiu melhor no SX. E não vamos bem entrar pela retrocompatibilidade, que aí é outro assunto. Vamos nos manter nos jogos “novos”.
A conversa do Felipe Horvarth pode perfeitamente aplicar-se ao teu comentário, mas de outra cor.
Eu tenho certeza que você deve estudar um pouquinho mais… “A única coisa que podemos nos apegar nesse momento são os Teraflops”. Você realmente está muito, mas muito equivocado. Sugiro que de uma estudada. Pode ser aqui no pcmanias mesmo, tem excelente artigos… Ou vai no vídeo do Cherno (YouTube) e veja ele comentando road to ps5.
Eu sou fotógrafo entusiasta e quando vejo alguém comparando câmeras com megapixel dou boas risadas. E megapixel ainda diz exatamente o limite que a figura pode ser ampliada com qualidade fotográfica máxima, Teraflops NÃO, é medida teórica de desempenho, onde um sistema nunca consegue alcançar.
No mais, só uma pincelada: Você sabe que uma gpu geralmente fica Quase metade do tempo ociosa né? Se diminuirmos esse tempo parada para 30%, sabe que os ganhos são muito consideráveis né? Então, sugiro que assista road to ps5 com atenção e veja tudo o que foi implementado, inclusive diminuição das latencias e tempo de espera de dados por parte da gpu. Ou seja, ganhos de eficiência em relação as placas da AMD e ao SX.
Estudar mais todos deviamos, pois o saber não ocupa espaço.
Perante conhecimento leigo, sem prova concretas e reais, não podemos ir muito mais além que os teraflops, que são ciência comprovada,mais uma vez e sem esquecer, na mesma arquitectura.
Mas se tens casos concretos onde o contrário se passa ou passou, menciona-os que gostaria de aprender mais.
Em toda a minha vida de consolas e PC, que me lembre, o melhor no papel acabou sempre por mostar melhores resultados no geral, mesmo senda as consolas totalmente distitas em arquitectura. Talvez a ps3 saísse um pouco da regra, não mostrando os milagres que prometia, sendo que no papel era muito poderosa mas com uma arquitectura bastante única e diferenciada.
O road to ps5, á semelhança de muito que a MS fez, é vender o peixe.
Os Teraflops estão longe de ser ciência… São uma medida teórica! Basicamente eles medem a performance máxima de cálculo que um sistema poderia alcançar se todas as unidades de cálculo existentes pudessem ser colocadas em funcionamento ao mesmo tempo.
O problema é que isso é teoria, e a eficiencia de um sistema depende de muita muita coisa. Por exemplo, da Vega para o RDNA, a eficiência no uso aumento em 40%. Ou seja, com os mesmos Tflops obténs 40% mais.
Mas tu falas da mesma arquitectura… e com razão. Agora precisamos é de perceber o porque que isso só se aplica na mesma arquitectura. E o motivo é simples… a Eficiencia interna!
Lá está o caso da Vega e da RDNA. Há uma diferença de 40% porque a arquitectura RDNA é mais eficiente. E é mais eficiente porque?
Porque certas situações que se revelavam gargalos na Vega foram resolvidas no RDNA. Não foi milagre… apenas resolução de problemas que derivaram de alterações no hardware que ou era melhor no que fazia ou contornava os problemas anteriores.
A PS5 fez muitas alterações… Tal como a PS4 fez antes dela… E essas alterações resumem-se a um objectivo. O remover de situações que causam gargalos de forma a aumentar a eficiência.
E diga-se… se a Sony foi “vender o peixe” como dizes… vendeu-o muito bem! Pois como disse, perante as diferenças entre as especificações de ambas as consolas nem deviamos estar aqui a falar… mas não só estamos, como discutimos como é que em alguns jogos a PS5 bate a Xbox.
Daí que vendeu o peixe bem… e o peixe era efetivamente o vendido.
Na verdade muito do que dizes vai de encontro ao que mencionei.
Quanto a essas alterações ma ps4 não sabemos ao certo qual o real resultado delas, assim como eficiência.
A diferença entre a ps4 e xbox one pode ser facilmente conectada á diferença de hardware, que ainda era alguma.
Será sempre muito difícil comprovar a eficiência dessas alterações e o quanto funcionais elas são.
A dreamcast apresentou resultados superiores á ps2 em alguns jogos de início. Tal nunca se deveu certamente á falta de capacidade de hardware da ps2.
No segundo parágrafo, quererás dizer PS5, certamente!
E não, não sabemos qual a eficiencia… total! Mas das partes automatizadas já temos uma ideia… porque senão nem estaríamos a discutir aqui se uma consola com 40% menos Cus, menos 1,87 Tflops e menos largura de banda, está a bater a outra em alguns jogos.
Não, era mesmo ps4, já que mencionas-te as alterações na ps4, e referia-me em comprar a ps4 com a xbox one.
Quanto á SX e a PS5 penso que nunca haverá diferença assinalável, pois ambas são semellhantes em capacidade e a diferença de poder bruto é de menos de 20%.
Já vimos que mesmo a ps4 pro tendo mais de 2X o poder da ps4, os resultados quanto mim nunca refletiram tal diferença. O mesmo se pode aplicar entre a ps4 pro e a one x.
Mesmo no caso da one vs ps4, onde a ps4 tinha uma diferença de cerca de 30% de processamento, melhor RAM e largura de banda, a one aguentou-se bem na maioria dos jogos.
Portanto, não é de esparar coisas significativas entre a ps5 e sx.
PS4 pro é uma situação completamente diferentes. Ele está preso ao PS4 fat. O desenvolvendor tem que desenvolver pro PS4 base e só aí partir para o pro. Obviamente que seria uma máquina subaproveitada, como é o caso do one x com o one base.
O ps5 já não está preso a nada, o SX está preso ao SS. Então devemos ver coisas absurdas nos exclusivos Sony e provavelmente o cenário nos multi não se alterará muito, com o ps5 levando vantagem na maioria dos jogos, como já vem acontecendo.
Vai se surpreender amigo, quando a verdade que vc teme por pensar só em teraflops vier a tona. O ps5 é uma excelente máquina e foi bem planejada.
E não évem arquitecturas iguais? Ou conheces casos concretos que indiquem o contrário?
Olha que o rdna2 tem o mesmo tdp que rdna1, quanto mais em arquitecturas iguais.
Os teraflops são uma boa base de fundamentação, claro quando estamos a comparar arquitecturas iguais. Já em diferentes temos o caso das Vega e RDNA.
Ou a séries X e a PS5…
Que mudam radicalmente o sistema de I/O, que tem alterações proprietárias únicas de ambos os lados, que possuem alterações diversas como a eliminação do check-in, motores de coerência para os dados na RAM e trocados entre CPU e GPU, que acrescentam cache scrubbers para eliminar o dump das caches do GPU em caso de cache misses, etc…
Basicamente situações que mexem com a eficiência interna do sistema, e que impedem qualquer comparativo correto direto entre as duas por meros Tflops.
Isto não falando na lei de Amdahl.
São coisas que nem sabemos o que valem, como e onde estão a ser utilizados.
Por enquanto sao gimmicks!
Edit: Desculpa Mario. Fiz u. Texto exatamente igual a sua resposta e agora que fui ver. Já tá dito tudo por ti.
Não é só raytracing acrescentado… O mais importante é a eficiência que RDNA 2 acrescentou e as velocidades de relógio.
No mais, não existe chance alguma de um console adotar uma gpu exatamente igual ao Pc, é desperdiçar muita otimização necessária. Por isso o termo “capado” não é o correto.
Claro que não… As consolas nunca foram capadas… BAsta olhar por exemplo para a PS4 e o GPU equivalente…
As consolas optimizam o que existe de forma a tirar algum rendimento extra. Normalmente até usam caracteristicas proprietárias que um dia mais tarde podem ser usadas em outros GPUs.
Ambas as marcas fizeram alterações diversas. Mas a Sony não falou delas pois quando falou da primeira vez a recepção foi tão má e houve tanto mal entendido que se calou e não disse mais nada.
RDNA2 tem o mesmo TDP que as RDNA1. Tem é mais features.
O RDNA 2 tem 50% mais performance por Watt que o RDNA 1…
Esse gráfico é a mesma coisa que nada, podes acrescentar a intel que ainda é pior.
Tens de ver os carros na estrada.
Pesquisa por 6700xt vs 5700xt ipc.
Reparei que me enganei, quis dizer ipc e nao tdp.
Tem horas que eu realmente me alegro com o o Mário, não por que não estive do outro lado (e como ninguém nasce sabendo) também ele já me explicou inúmeras coisas, mas porque, sim ele tem muita boa vontade em ensinar…
Só uma dica e vamos direto ao ponto aqui, todos temos direito a opinião e isso é natural e sadio… Agora rebater fatos com opiniões não é saudável, ainda mais quando entrar em uma disputa tão despreparado frente ao seu oponente!
Recue, estude e traga um argumento relevante…
Tenho certeza absoluta que ele vai adorar mudar de opinião desde que você traga algo realmente válido e não só porque é sua opinião.
Factos? Não há factos quando não temos informação válida, real e comprovada.
Q que há é pessoas a fazer das suas opiniões factos, isso sim.
Todos nós somos leigos na matéria, isso sim é um facto.
Não há problema nenhum em admitir isso.
Vc está a todo custo querendo defender o xbox series x, não está olhando para o contexto geral do que define um sistema de hardware. Me desculpa a sinceridade, mas para de bater boca com quem estuda e tem experiência no assunto, nao coloque a mão no fogo por coisas que não entende como foram concebidas. Aceita a realidade o ps5 em vários casos se mostra superior ao xbox series . Isso São fatos comprovados, pesquisa um pouco.
Desculpa aí mas, o By Mission tem toda razão. Chegou bastante emproado e sem nada relevante pra dizer, enquanto o Mário trás artigos de alto nível a tantos anos.
IPC e TDP não tem nada a ver.
Mas se é uma verdade que o IPC se mantém, os aumentos na velocidade de relógio no RDNA 2 permitem-lhe melhores performances. E com a descida nos consumos e melhorias na performance por watt, o RDNA 2 acaba por fazer muito mais com o mesmo.
Precisas é de subir as velocidades face ao RDNA1…
Tens razão e tentei corrigir anteriormente. O TDP é superior embora certamente fique de fora dos números apresentados pela AMD.
Resumidamente pode-se dizer que o RDNA2 tem a performance por TeraFlop igual ao RDNA1, mas com menos consumo, que no caso das consola é algo muito importante.
pesquisa por IPC e TDP
Corrigi antes do teu comentário, desnecessário.
sempre no mesmo M.O.
já ta se vitimizando quando falam com vc exatamente igual vc fala com os outros.
Ótimo Artigo , como sempre ! Mais uma vez o Phil Spencer fou pego na mentira.
Eles a dizerem (Microsoft) que iniciaram a produção mais tarde, no verão de 2020 porque esperaram por coisas novas da AMD, quando os APUs possuem uma marcação que atesta que ficaram prontos em 2019.
A produção pode ter efetivamente começado mais tarde… E nem questiono ser verdade que eles esperavam por algo da AMD. Mas não era para o APU, era quando muito para a Motherboard.
Não podemos esquecer que de Janeiro de 2019 a Dezembro de 2019 vai praticamente 1 ano.
Não se sabe a data exacta, mas sabemos que ambas não têm infinity cache nem cache unificada. São mais parecidas do que aquilo que muitos pensavam.
Eu acredito que ambas tiveram o mesmo timing de desenvolvimento e orçamento, apenas o canalizaram para coisas diferentes.
off-topic: O meu R2 foi de vela, alguém sabe os tempos de reparação em garantia? Se for muito prefiro ser eu reparar.
Segundo se refere (fonte não oficial), a diferença entre o término das duas consolas é de um mês. E isso tem lógica, pois uma vez o hardware acabado só tens de tratar de afinar o software, e um ano chega para isso. Como ambas as consolas foram lançadas na mesma data é de se esperar que as datas mais lógicas de término tenham sito próximas uma da outra.
Tempo de reparação: 1 mês max… obrigatório por lei dentro da garantia! Se não entregarem nesse período podes exigir um novo para entrega imediata. Não sei se saiu algo a alterar isso devido ao Covid, mas não creio!
Fonte não oficial pode quere dizer muito como pode não querer dizer nada.
A verdade é que nada interessa quando as consolas foram concluídas.
A fonte não oficial é a mesma que dizia que ambos os GPUs foram terminados em 2019, o que agora se confirma.
Mas interessa sim saber quando as consolas foram concluidas… porque a teoria era que a Microsoft esperou por features… quando na realidade as consolas foram dadas como terminadas ambas em 2019, e dado que o lançamento foi em finais de 2020, com a produção a iniciar-se apenas meses antes, se houvesse algo que alguma marca quisesse realmente colocar, ainda ia perfeitamente a tempo.
Apenas intressa para sustentar guerrinhas de fanboys, mais nada. Essa é a verdade.
off-topic: Liguei para a mediamarkt e disseram que no caso do sualsense trocam por outro na hora, mesmo fora dos 15 dias.
Pela conversa dor rapaz (muito prestável), parece que o dualsense está a ser um caos agora que as primeiras unidades estão a fazer 5 meses de uso! esperemos que venha uma segunda revisão rápidamente.
Pelo que tenho lido há um problema com as molas e roldanas. Já noticiei isso… Mas eu tenho os meus desde o lançamento e até agora… Sem problemas.
È o problema do meu. É de fácil e barata reparação sendo melhor usar as molas do ds4.
Talvez alguma remessa de molas defeituosas.
Se não trocassem eu reparava para não estar 1 mês á espera.
Como conselho… não o faças… podem ter outro problema e perderias a garantia.
PS: Ao longo das nossas conversas vejo que és uma pessoa educada… Tenho tido algumas respostas mais diretas para te avaliar e sempre mantiveste a compostura. Parabéns… admiro isso!
Obrigado Mário, também admiro a tua postura.
Tento sempre comportar-me, mas há aqui individuos da tal “estirpe” sempre a tentar espicaçar.
Podem esquecer que não entro nessas cenas.
Há sempre mameira de retirar o tal selo sem danificar.
Esperar 1 mês é duro para quem tem apenas um comando.
Ando no demons souls e deveria ter sido isso que partiu a mola 🙂
Como sugestão do teu site, que descobri recentemente, sugiro mais temas acerca de jogos, podemos discutir o que achamos sobre eles.
Na minha altura de garoto era a única coisa que se discutia, jogos, e sinto um pouco a falta disso.
Aliás só comprei a ps5 porque vendi a ps4 pro e fiquei sem consola, senão mantinha-me na ps4 que ainda serve muito bem.
Começando pelo fim.. A PCManias é um website técnico e de tecnologia, e não de videojogos. Isso não quer dizer que não os aborde ou fale deles (porque falo dado que são algo de que gosto), mas isso seria 100% opinativo e não algo onde possa expor os meus conhecimentos e explicar as tecnologias às pessoas, o motivo pelo qual o website foi criado em 2000.
Deixa-me só explicar algo sobre a minha postura: é que eu lido mal com radicalismos… quando noto alguém a puxar insitentemente para um lado… puxo para o outro. E isso até me valeu a fama em fóruns brasileiros de ser sonysta, coisa que não sou, mas pura e simplesmente defendo as minhas convicções de forma veemente, e é preciso mais do que mera opinião para me fazerem mudar de ideias. Eu lido com dados objectivos e quero contra argumentos objectivos. Abomino o achismo! E dado que normalmente quem vem aqui contrariar o que acho são fans da Xbox que acabam por ficar sem argumentos, acusam-me de defender um dos lados.
Sinceramente defendo os videojogos… a marca da caixa não! No entanto não nego que, estando a lidar com consolas à muitos muitos anos, defendo as ideologias que tornaram este mercado um sucesso, e não os conceitos de PC que levaram as pessoas a abandona-lo e a ir para as consolas. Daí que esta aproximação da Xbox ao PC não seja algo que veja com bons olhos.
Até à alguns anos… o PC era a minha máquina de eleição. Mas com a era PS4 isso mudou. A facilidade de uso das consolas e a qualidade dos jogos fizeram-me fugir de um PC cheio de cheaters, e de um sistema operativo que me faz questionar se sou eu que mando no meu computador ou se é a Microsoft.
Mas voltando ao assunto, curiosamente, e aqui tenho de ser franco, a conversa que estamos a ter, muito educadamente (e já a elogiei), levou-me por vezes a questionar se realmente tens uma PS… porque aquilo que tens vindo aqui dizer não é nem mais, nem menos, que a catequização que é dada nos foruns brasileiros aos fanáticos da Xbox.
Como exemplos que já citaste que são típicos de argumentação de fans Xbox. E cito apenas 3 exemplos:
– Quando é algo que limita a PS é incapacidade, quando é a Xbox é desleixo.
– A Xbox anda a melhorar os GDKs, a Sony andar a cortar as unhas.
– Não sou acionista e não quero saber dos lucros, mas quero pagar pouco e receber muito.
Dito isto, espero contar contigo por aqui, e que possamos dialogar muito. Não tanto como hoje que, por acaso tenho algum tempo, mas a PCManias é um hobby, não um emprego.
Se quiseres mando-te uma foto com o teu nome escrito na minha ps5.
-Nunca mencionei isso da incapacidade de um e xbox de outro, até porque não o consigo comprovar. De desleixo apenas mencionei o hitman 3 na one x, que é por demais evidente.
-Segundo ponto, nunca mencinei tal coisa. Apenas referi aquilo da ogility sem mais informação apenas por curiosidade. para mim não vale de nada, até porque não sei do que se trada realemente e como se comporta.
-Nisso tens toda a razão, não sou acionista (mas gostava) e por isso não quero saber dos lucros das empresas. Sou consumidor, e como tal apenas quero o melhor ao melhor preço, ou preço justo.
A diferença de preços entre jogos consola e PC para mim não é justa nem justificativa, já tivemos essa discussão e temos pontos diferentes, ok tudo bem.
Como complemento digo que gosto pouco dessas coisas de comunidade e fanboysmo, mas é inegável que há por aqui alguns disfarçados apenas porque estão do lado certo da força. Nem dou conversa a essa gente, como podem constactar.
Tirando tu, não me sinto com a minima vontade de discutir como outro participante, pelo menos por enquanto.
Relembro que a minha primeira intervenção foi a de questionar um fanboy sony que dizia mal da comunidade xbox. Para mim são todos iguais, tóxicos.
Luis… não falava literalmente… e nem duvido. Apenas disse que por vezes as tuas frases faziam questionar pela semelhança.
Já somos dois.
a imagem da AMD da melhora na perfomance por watt é nada
o phill spencer falar “que esperou até o ultimo minuto” é tudo.
me diz ai, no slide da AMD tem valores de melhorias
qual a data que o Phill esperou, que “full RDNA” sem infinite cache é esse?
pois é.
deixa eu ver
auhauhauh
e o Phill já começou a arrotar “estou empolgado para essa E3” igual ele faz todo ano e igual “esperei até o ultimo minuto”
Como transmito anteriormente, datas, conversa de spencer, gráficos de marketing, etc…. não me dizem nada nem me interessam nada.
Apenas servem para alimentar fanboys, e pelo que vejo tu alimentas-te como eles.
Peço desculpa mas não vou entrar em guerrinhas de fanboys de marcas, pois até já dei a minha opinião sobre eles.
a fonte não oficial deu uma data: 2019
data que a MS deu: “esperar até o último minuto”
se vc não notou nenhuma diferença entre as duas frases, recomendo vc não fazer nada muito importante que precise de uma data…
tipo sei lá, combinar com fornecedor uma entrega em “2021” e outro “entregar até o ultimo minuto.”
veja qual o fornecedor é golpista assim… o golpista vai adorar “até o ultimo minuto”.
Mais uma vez conversa irrelevante, a puxar para alimento.
Fonte não oficial é isso mesmo, “não oficial”.
último minuto é o quê? Que data?
E o mais importante, tanto uma como outra não onteressam para nada, não têm qualquer relevância real.
sabe o que?
isso que vc respondeu pode se escrito sem ler o que eu escrevi
se resume é uma criança que “perde na brincadeira” e reclama “não vale”.
Sim é isso mesmo.
Obrigado mas não me alimento disso.
Ok, mas e quando as ferramentas?
Cai por terra também aquela muleta de que o GDK é o grande vilão da performance dos Xbox Series?
Pois eu ainda vejo está muleta ser colocada pra justificar versões parelhas em jogos Multiplataformas.
O GDK é algo à parte… Não será por aqui que essa teoria cai.
Mas convém não esquecer que a Microsoft usa o DX12… O API mais popular e mais usado do mundo.
Da mesma forma um API sem segredos pois tudo o que ele suporta e vai suportar é do conhecimento dos fabricantes de hardware, bem como das entidades que fabricam outros API, como é o caso da associação de que fabrica o Vulkan e da qual a Sony é membro.
Daí que ou é algo exclusivo Xbox, ou garantidamente a Sony não foi apanhada de surpresa.
Concordo esse argumento não faz mas sentido. Além disso vemos como as filosofias de cada empresa são diferentes para entregar o mesmo resultado.
De cara o PS5 tem USB 10Gbps e o Xbox tem 5gbps.
Acho que para gerir tudo isso de USB, precisa ser um chip bem grande mesmo.
essa da ponte sul do xbox ser reciclada do xbox antigo so é mais um indicio para a lista de argumentos que o xbox serie X deveria vir com 20GB de RAM e teve cortes de ultima hora, pq antes disso tentaram cortar reciclando chip do xbox de 2017
a MS que gosta tanto de “hd externo” não usar USB 10gbps…
Para que é que a xbox precisava de usb a 10gbps? Nem a ps5 necessitava pois não vai correr jogos directamente de discos externos, e até o ssd de expansão tem apenas duas lanes.
Vídeo por USB…
Até pode ser, mas acho que são seja relevante para uma consola.
Nem uso dos 4k do bluray a esmagadora maioria deve dar.
Achas… é então um achismo… Ok… Vale o que vale!
Na realidade a PS5 tem suporte VR, e se for possível usar o mesmo cabo USB para dados e video, eliminando a fiarada toda, tens todas as vantagens.
O que achas agora depois deste dado?
Esse sim parece-me justificativo, embora para mim seja irrelevante.
Sim é um achismo, mas sinceramente não conheço ninguém que veja filmes bluray nas consolas ou pelo menos que tenha em atenção isso na compra ed uma consola
Me, me, me! Se és amante de cinema, tens uma coleção de filmes. Se és amante de possuir as coisas, tens-nas no formato físico!
Jogos sempre em formato fisico, filmes á ano que não vejo um em formato físico.
Mas eu sou daqueles que tanto vejo um filme a 720p como em 4k. Afecta-me pouco a experiência.
Para quem gota a one s deve ser uma boa escolha. baratinha, leitor 4k, saído óptica e penso que tem pass through que pode dar muito jeito.
Eu não… 720p já não ma satisfaz…
Mas entre 1080p e 4K confesso que, apesar de notar a diferença, não me queixo. O que noto mais é o HDR!
Mas se é para amantes de imagem:
http://www.pcmanias.com/ps5-vs-xbox-serie-x-o-que-valem-como-leitores-de-blue-ray/
Eu costumo ver os filmes todos na tv do quarto que é 720p.
A ps5 está ligada a um samsung 55Q8, a qual o dinheiro ando sempre a chorar. Não que seja má tv, que não é mas não vejo ali 1100 paus, nem ali nem em tv nenhuma.
Recomendo uma calibração pois provavelmente estás a usar os terriveis parâmetros de fábrica.
O que te envio já é antigo (apesar que ainda tenho essa TV pois a sua qualidade e imagem é fabulosa, e não me consegui desfazer dela). É de uma TV em particular, mas não é possível algo genérico pois todas as TVs são diferentes. Mas tenta:
https://www.pcmanias.com/como-obter-a-melhor-imagem-imagem-possivel-de-uma-tv-1080p/
Se tem 10Gbps disponível é porque vai ser ou já está sendo utilizado para algo, pois um console se procura a economia, pra quê motivo colocar 10gbps num hardware equilibrado enquanto o hardware da força bruta usa somente 5gbps???
Sobre o Blu-ray você pode não conhecer, mas existem pessoas que utilizam, se fosse assim a Sony já teria dado cabo de pelo menos esta funcionalidade.
PS1, que é um console também, é bem procurado por aqueles que escutam CD pois tem um modelo que segundo eles tem uma entrega de áudio superior a maioria dos tocadores de CD disponíveis daquela época até agora. E não duvido que a qualidade de imagem de um DVD/Blu-ray rodando no PS3/PS4/PS5/360/One/Series possa ser melhor que os tocadores no mercado, pois a imagem está a ser tratada via a GPU do aparelho(será que isso daria um artigo, Mário?)
As Xbox nunca foram grande coisa como leitores… E nem critico isso pois para a Microsoft a funcionalidade multimédia é o que interessa.
Já para a Sony não. A empresa lida directamente nessa área e calibra muito bem os seus aparelhos. A PS3 era considerada superior aos melhores leitores da altura, a PS4 equivalente, e a PS5 já é um pouco inferior. Mas isso tem a ver com cada vez haver chips mais especializados.
Seja como for, todas as PS são excelentes nessa área.
Por nunca ter visto um artigo a abordar este assunto eu sempre achava a qualidade do DVD player já lá no PS2 superior aos aparelhos que tinham na época e segundo meu raciocínio, corrija-me caso eu estiver errado, a qualidade era porque a imagem era tratada pela GPU, um componente responsável pela imagem dos jogos e que funcionava com certa folga em filmes pois não era elevado ao estresse como que eu um jogo.
Sim… Era tudo uma questão de pós processamento que na altura os chips dedicados não tinham ao mesmo nível. Mas isso agora alterou-se e um bom leitor dedicado já bate uma consola.
[OFF] Lembro anos atrás o Mário ao abordar sobre as TVs com HDR ele indagar do porquê as fabricantes não disponibilizar HDR em tvs FHD pois tal tecnologia independe do 4K. Meses depois a Sony lança alguns modelos FHD com HDR.
Eis que hoje um familiar me liga, está a procura de uma tv de 32 polegadas e me manda um modelo smart que lhe foi sugerido, uma TCL Smart de 32p com HDR, fui ver a resolução e vi HD e aqui fico abismado com 3 pontos:
1- o primeiro é ainda ter TVs HD a venda;
2- ter HDR em um TV HD;
3- Quebra as pernas daqueles que dizem que o 8K já vai ser o novo padrão, se ainda tem HD a venda pode indicar que o 4K ainda nem é maioria em alguns mercados, até mesmo as FHD.
P/ finalizar achei o preço salgado para uma HD
Uma HD nos dias que correm não é aceitável. Até porque actualmente o custo de um painel 720p (esse deve ser 768p) e um 1080p são basicamente o mesmo.
Agora se metes HDR ao barulho isso são aproveitamentos de painéis 4K. E se vais aos 720 ou 768p não se aproveitando sequer 1080p, a qualidade do painel é muito muito questionável.
[OFF] Parece ser mais uma do Jim Phil Spencer Ryan:
https://www.eurogamer.pt/articles/2021-04-09-rumor-playstation-prepara-resposta-ao-xbox-game-pass
Normal, ninguém quer ficar de fora das corridas.
Que venha, e se possível mais barato que o game pass.
Já era esperado que isso aconteceria, mas se isso for realmente verdade, tem uns usuários aqui que vão passar a defender com unhas e dentes esse tipo de serviço kkkkk
Vai defender como?
Todo mundo sabe que PS Now com download e streaming já existe.
As vezes acho que a MS acerta no marketing, pq tem muita gente que nem vê a realidade
Serviço é plus. É o que sempre disse. Não dá ora se ter serviço como o primordial em um console e isso já está mais claro do que nunca. A queda de qualidade dos jogos First party da Microsoft mostram bem isso. No mais, eu assino a plus faz alguns anos e tenho uma biblioteca boa por lá, que por sinal não joguei 50% dela. Eu prefiro grandes jogos e jogar o que quero na hora que eu quero. Jogos nos serviço eu pego um ou outro e aproveito quando não tem nada de mais relevante. Agora se as ony lançar tudo day one no serviço, sim, eu vou ficar puto e criticar bastante. Creio que não conhecerá, pois o próprio Jim Ryan disse que o modelo AAA da Sony é incompatível com day one no serviço.
Caramba foi em voces mesmo que eu pensei, mas se não vão defender, me equivoquei, desculpa kkkk
Isso é uma realidade… Eu tenho Plus faz anos. Neto sempre tudo na lista. Mas por vezes não tenho o que jogar e não vou buscar os jogos que marquei mas que não me interessam. Se não me interessava na altura, não o vou jogar só porque posso.
Mas claro, aceito que haja quem pense de outra forma e goste de experimentar jogos que de outra forma não jogariam.
Eu acho que a Sony deveria fazer algo parecido sim, minha única crítica ao Gamepass são jogos AAA day one, eles deveriam chegar no serviço após um bom tempo, como 3 anos, assim as pessoas teriam comprado e o jogo teria sido rentabilizado normalmente, caso contrário, creio eu, é o que imagino vá acontecer se insistir nisso… Jogos do futuro AAA com qualidade de indies de quinta categoria e com monetização estilo mobile para que façam dinheiro. Eu certamente não gostaria disso.
E eu acredito que a Sony vai por aí…
Até pode ter alguns AAA dia um para ser concorrencial… Só não os exclusivos.
Esta situação deve-se ter precipitado por causa do MLB. A Microsoft deve estar a absorver prejuízos de uma forma louca. 20 milhões de utilizadores não cobrem essas despesas, mais produção e ainda compra de equipas…
Mas como pudemos ver recentemente aqui nos comentários, há pessoas que não pensam nas consequências e só querem é que as coisas sejam mais baratas. E a Sony sabe disso e precisa de manter esses clientes.
Agora não pode é entrar nas mesmas loucuras, mas pode ter algo que seja concorrencial e igualmente acessível.
Agora só temos de esperar e ver o que… E estou curioso pois espero que não seja algo que me leve a pensar estar a entrar por caminhos que discordo ou que renovam a imagem que a Sony criou ao longo dos anos.
Mas assim é como o PSNow funciona agora! Por ele já passaram jogos como God of War, Days Gone, Horizon, entre outros. Se dizem que estão a preparar algo para rivalizar com o GP não pode ser continuar com o mesmo.
A meu ver a Sony deveria de facilitar a vida aos idies, pelo que tenho entendido publicar algo na store é complicado, facilitar o processo poderá trazer mais jogos para o serviço, nem que seja para rechear ainda mais o PSNow. Outra coisa que poderia fazer é trazer todo o catálogo da PS1/2/3 para o Now (ou aqueles que as licenças permitam), só com isso passarias a ter um catálogo enorme e impossível de rivalizar por mais ninguém.
A ver vamos, de momento isto não é mais que um rumor.
Eu penso exatamente como você. O gamepass é muito interessante , é positivo para jogos Indie, de nicho, etc, só não é sustentável com os AAA day one. Dá para fazer um modelo que não seja tão predatório e ainda sim benéfico para os consumidores.
Por exemplo, o que aconteceu com FFVII remake, que teve ótimas vendas e agora saiu na plus, mas sem direito à “dlc”. Para mim é um ótimo caso de gestão de um título em relação a vendas x serviço de assinatura.
A Sony já tem um serviço que é, basicamente, igual ao gamepass! Até tem mais jogos e é mais barato, não direi que tem melhores jogos porque isso vai do gosto de cada um. Além disso a Sony já começou a lançar jogos day-one, Destruction AllStars e mais recentemente o Oddworld Soulstorm, não diria que são jogos AAA, mas são jogos dayone.
O que me parece que podem fazer é unificar os dois serviços, PSPlus+PSNow, talvez com a opção de os ter por separado (para quem não quer um ou o outro). Ter os dois serviços unificados a um preço mais apelativo que o gamepass, poderá ser um possibilidade, e publicar um ou outro jogo dayone para atrair um pouco mais o público, o que não vejo é um The Last of Us 3 no dia de lançamento. Logo se verá!
Gostaria que o serviço fosse desviado para outras mais valias e não se trata-se de mero acompanhamento do que os outros fazem. Para além de ser um voltar atrás nada abonatório, não acrescentaria real valor e seria um passo inverso na evolução natural dos jogos. Passaríamos a ter joguinhos. O que penso que a Sony deveria fazer era agrupar valores que a concorrência não pode responder por não ter capacidades para o fazer. Estou a falar na música e filmes. Com o conceito temporal de disponibilidade dos jogos já existente na PSNow e respetivo valor, tudo agrupado no mesmo serviço era uma proposta tentadora como ninguém poderia fornecer. Os AAA de parte e . . . proposta vencedora.
Era o 113
1 assinatura, 1 preço e 3 vertentes
Já agora à lista acrecentaria outro . . . o mercado anime
Não sei como está a autorização da compra da Crunchyroll.
O importante é vermos que existem várias potencialidades de agregação de valor para além do dayone não pondo em risco a indústria.
Pah estava a ler o Neogaf e isto me pegou pelo estômago…
Eles estão fazendo um remake de The Last of Us!
Amigo um remake do remaster, já comprei na PS3, saiu na PS4 e comprei novamente por que aqui não há retro e agora um remake? A Sony tá virando uma EA da vida…
Cancelaram uma continuação de Days Gone para a Bend ajudar a fazer um remake.. de um jogo de 2013 que já tem um remaster……
Volta Shawn Layden volta antes de outra PS3/5
https://twitter.com/Game_Revolution/status/1380571860778147840?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1380571860778147840%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=
Se a história tiver fundamento, então terei de concordar que a Sony está no mau caminho.
A pior parte é até nem duvido com os últimos desdobramentos esse remaster, seria usado como um Port do jogo para o PC!
Pense comigo o game vendeu um absurdo na PS3, na PS4 então, rios de dinheiro tanto que o game já ficou disponível na PSPLUS… Então qual a justificativa de um remake? Ou melhor um remake pelas mãos da própria Naughtdog?
Isto só pode ser mais jogo a ir para o PC.. ainda mais se vc pensar que eles estão alocando dois estúdios pra fazer um remake de um jogo que não terá público na PlayStation… Simplesmente o jogo já esgotou qualquer potencial na plataforma, mesmo para aqueles que não compraram o jogo saiu na plus…
Aí já especulas… E é uma especulação que vale o que vale.
Não me levem a mal, mas é uma ideia de génio. Porque?
Ao começar a explicar vou dar o exemplo de um precedente, The Witcher…
As vendas do jogo dispararam com o lançamento da série. Mas disparam e muito!!!Aqui acho que a fórmula seja a mesma.
Sony beneficiando da série para alavancar ainda mais a rentabilidade.
Se gosto da opção? Não! Preferia um IP de raiz do género “the Orther 1886” , feito pela naughty dog.
Mas se o remake de the last of us sair perto da série, vai ser um ganho tremendo por parte da Sony. Em termos de rentabilidade.
Pois… Tem essa vertente.
E tem lógica aproveitar!! Só está a aproveitar de maneira inteligente. Mas dai a ser a Naughty Dog a fazer o remake, tenho as minhas dúvidas.
Acreditava na Sony Bend, mas recusaram faze-lo….
Eu pessoalmente gostava de um Days gone 2!! O problema do jogo, foi os Bugs. Mas acredito que o estúdio precisa de um maior amadurecimento, como aconteceu com a Sucker Punch. Uma das coisas que a Sony devia aproveitar, é os seus IPs, e dar a possibilidade dos estúdios poderem retomar alguns (Infamous, The Orther 1886)
A Sony Bend deveria ser elogiada pelo que fez e não criticada pelas falhas. É uma pequena equipa que fez um grande jogo. Bem acima do esperado para os recursos que tinham.
Por isso é que precisa de amadurecimento e crescimento. Eu não sei a razão dos Buggs. Projeto muito grande ? Foi falta de organização? Foi falta de pessoal qualificado? Terá que ser a Sony a analizar os factos…
Fui analizar e pelos vistos a sony Bend tem 133/136 pessoas e a Sucker Punch tem 160.
Agora… Quando lançou o Days Gone tinha metade disso.
Mas isso não tem muito sentido, Mário. Normalmente aumenta se o estúdio quando há um projeto em mente. E não é o caso, pelo menos algo concreto….
A Bend era um estúdio pequeno. O Days Gone foi um projecto em que se meteram que superou todas as expectativas. O mundo aberto foi criado por 5 ou 6 devs.
https://www.thegamer.com/days-gone-open-world-designed-by-small-team-only-five-six-devs/
O projecto saiu de tal maneira bom que a Sony permitiu contratar.
https://www.psu.com/news/days-gone-dev-ps5/
Neste momento a Bend ainda tem 9 propostas de emprego abertas pois está a contratar mais.
https://www.google.com/search?q=days+gone+bend+hiring&client=tablet-android-samsung-nf-rev1&sxsrf=ALeKk01wxAvMQjQahdJK8ZaXbj6Y16xmgA%3A1618092206159&ei=riByYKKHCaG1gwegqpGwDg&oq=days+gone+bend+hiring&gs_lcp=ChNtb2JpbGUtZ3dzLXdpei1zZXJwEAM6BQgAEM0COgQIHhAKUPkWWK0cYMcdaABwAHgAgAGdAYgBvQWSAQMwLjaYAQCgAQHAAQE&sclient=mobile-gws-wiz-serp#fpstate=tlexp&htiq=days%20gone%20bend%20hiring
Faz todo o sentido o que voce comentou, porém eu acho que o remaster e o 2 já iriam vender mais por causa da série, não haveria a necessidade sa Sony gastar com um remake
Se isso se confirmar, realmente um absurdo! Eu não vou botar um tostão nesse remake. E todos deveriam fazer o mesmo. Tem que ser fracasso de vendas. Queremos novas ips, não remake do jogo que já saiu remaster no PS4.
Ah, e sobre Days Gone, apesar de achar dos mais fracos exclusivos da Sony, concordo que muito melhor uma continuação, deixando a Bend Studios amadurecer com games grandes (days Gone foi o primeiro) do que mobilizar equipe pra remake do remaster. Isso é um verdadeiro tapa na cara do fã de PlayStation.
Remake TLoU ?! Putz, se fizerem isso mostra claramente que o Jim Ryan precisa de uma petição dos jogadores pra sua demissão 😅
A realidade é que um remake PS5 para além de poder ser algo assombroso, poderia ser uma mina de ouro com o lançamento da série de TV.
Não consigo criticar a Sony por querer explorar essa ideia e lhe querer dedicar alguns recursos.
A Sony sempre disse, e repetiu-o que o Gamepass não dava para o seu modelo de negócio… E disse-o novamente à poucos dias.
A haver algo a concorrer será sempre no estilo do PSNow, com uma grande oferta… Talvez até a totalidade dos jogos PS 4, mas sem jogos dia zero.
Aliás o problema do Gamepass está nos jogos dia zero… Pelo menos os AAA.
Mário, dias atrás Jez Corden do Windows Central soltou no twitter que muitos ” sonystas” que atacam o game pass em relação aos games exclusivos day one poderão ficar surpreendidos com a Sony, pois pode fazer o mesmo. ( Msm ele não sendo da Sony, esses caras se conhecem a ponto de ter uma ou outra informação). Agora vem a matéria da eurogamer sobre as palavras de David Jaffe, criador da série GOW, relatando que a Sony irá responder o gamepass, pois conversou com pessoas dentro da Sony onde os caras confidenciaram coisas em relação a isso (Lembrando que o próprio Jim Ryan falou que traria uma resposta ao gamepass). Sinceramente, creio que não são mais jogos na psnow somente, pois isso já tem em demasia na now. Talvez apostarão em jogos day one mais caros, porém na ps now, pois ela já anda colocando games day one na plus ou quem sabe, fará algum sistema de aluguel nas suas franquias no day one. Tudo é mera opinião minha sem dados mais específicos para afirmar algo.
Eu não vejo a Sony a entrar num modelo tipo Gamepass. Uma resposta ao Gamepass não significa o mesmo modelo.
Eu nunca compreendi a viabilidade do Gamepass, e muito menos com o investimento brutal da Microsoft. Não dá..
Numa altura em que saem artigos que a Sony quer apostar em grandes produções, em franchisings de sucesso que custam largos milhões, um suporte a um modelo que a empresa reconheceu ser, pelo menos para si, insustentável, não faz sentido.
A Sony deve estar a apostar em algo diferente… Gênero o play até home, com jogos antigos gratuitos ou algo assim. Mas mantendo o modelo clássico activo.
Porque também te digo… Se a Sony entra num modelo estilo Gamepass os jogos como os conhecemos morreram, e para mim o hobby acaba pois não pretendo ao fim de tantos anos andar para trás como os caranguejos.
Se ela começar a colocar seus games exclusivos no Now dentro de uns 8 meses depois de lançados pode dar problemas a ela, mas se ela cair no papo da MS, e colocar um game AAA day one, já será o suficiente para os clientes pensarem que ela sempre colocará day one, comprando muito menos jogos, sendo catastrófico pra ela e consequentemente para o mercado AAA, como vc bem fala!
ano passado era a narrativa de poder, PS5 pegando fogo
agora a narrativa é que “fazer AAA GOTY 90+” é ruim, pq não da liberdade para dev.
pq bom “é jogo indie de baixo orçamento que da liberdade para os DEVs” e nada mais é que mais uma narrativa para botar a MS como a boazinha.
Por isso que não creio que a Sony entrará nessa furada, Deto! É difícil de acontecer, sendo que poderia ser até um ” suicídio comercial” pra ela, caso essa fosse a resposta ao gamepass.