Segundo refere um dos parceiros da Apple, esta estará a desenvolver o seu próprio processador gráfico para ser usado em futuras versões do iPhone e iPad.
Atualmente os gráficos dos aparelhos da Apple, são desenvolvidos pela empresa com sede no Reino Unido, a Imaginations Technologies, mas a empresa deu a conhecer que a Apple deixará de usar a sua tecnologia en espaço entre 15 meses a 2 anos, dado que está a desenvolver chips próprios.
E perante esta novidade, as suas acções caíram de forma quase imediata 69%.
Ao que parece a Apple quer perder a dependência que tem nesta empresa, e sendo ela a maior cliente da mesma, dando-lhes quase 80% do seu mercado, a empresa poderá ficar muito mal no mercado perante esta situação.
No entanto, sabendo a Imagination Technologies que a Apple sempre contou com os seus chips, a empresa questiona como é que esta pretende criar um chip de raiz, que mantenha a total retro compatibilidade, mas não viole as patentes e propriedade intelectual que possui, tendo, para o efeito, questionado a Apple sobre como pretende realizar tal situação.
Naturalmente, a Apple não respondeu.