A aplicação foi removida sem explicações, deixando como alternativa à perda do airpod a compra de um novo por 69 dólares.
Um dos grandes problemas dos airpods é a facilidade com que um pode ser perdido, caindo para dentro de um sofá ou para um canto qualquer. E não sendo encontrados, o custo de substituição não é baixo, fixando-se nos 69,9 dólares.
Nesse sentido, e prevendo a possibilidade de os airpods poderem maioritáriamente serem perdidos atrás de uma almofada ou sofá, ou mesmo caindo para as aberturas do sofá, surgiu uma aplicação com o custo de 3,99 dólares chamada “Finder for AirPods” e que foi aprovada sem problemas, funcionando relativamente bem.
No entanto, como relatado pelo MacRumors, sem que tenha havido qualquer explicação oficial, a Apple removeu a aplicação da sua loja, deixando como alternativa apenas a compra de um airpod de substituição.
Diga-se que funcionamento da App nem sequer era de enorme precisão, mas funcional. Basicamente a mesma testava a ligação ao airpod, confirmando se o mesmo se encontrava nas proximidades ou não. E no caso de o detectar tentava verificar a intensidade do sinal de forma a verificar se o utilizador se estava a aproximar ou a afastar do aparelho.
Em defesa da Apple podemos dizer que, como referido, o facto de a app não ser algo com verdadeira precisão, até poderá ter estado na base da sua decisão, mas quando a Apple aceita detectores de metal que não funcionam, não vemos porque rejeitar uma aplicação que, mesmo funcionando sem precisão, até funcionava.