Os jogos físicos da Xbox pura e simplesmente não vendem, e os que vendem não são em quantidade que justifique!
É triste ver a situação chegar a este ponto, mas esta é uma das consequência do Gamepass.
Basicamente, a quebra de vendas passa pelo facto que, quer se queira admitir ou não, o atual consumidor Xbox atualmente pensa da seguinte forma:
O jogo vai sair no Gamepass?
- Sim!
- Ótimo, vou jogar no Gamepass.
- Não!
- Ok, vou esperar sair no Gamepass.
É preciso que se perceba que o attach ratio, ou numero de jogos vendidos por consola é relativamente baixo face ao número de consolas vendidas. Por exemplo a PS4 teve um attach rate de 9.6 jogos por consola. Mas a realidade que a maior parte dos frequentadores de foruns e páginas da especialidade sobre videojogos não é essa. Eu pessoalmente tenho mais de 50 jogos da Playstation 4, e a maior parte dos leitores deste website que tenham possuído uma consola igual, tenham ou não igual número de jogos, terão na sua maioria mais ou muito mais do que os 9.6.
Ora o que isto significa é uma realidade que por vezes é ignorada! Existe um mercado hardcore e um mercado casual, sendo que a maior parte dos possuidores de consolas é casual!
O que isto implica é que se essa percentagem do mercado hardcore for desviado do mercado de compra, e ele é certamente tentado por isso dado o investimento grande que faz, o que resta não movimenta minimamente esse mercado.
A consequência que estamos a ver na Xbox é que os possuidores mais ativos da consola estão no Gamepass e querem os jogos no Gamepass! Isto não quer dizer que não comprem ainda um jogo aqui ou ali, mas não da mesma forma! E a consequência é que as vendas sofrem!
Ora as vendas sofrerem implica quebras quer no digital, quer no físico, e sendo que o físico, particularmente na Xbox pelas políticas praticadas pela marca desde à anos, se tornou uma percentagem pequena, este está em decadência!
E a situação é tal que os retalhistas Norte Americanos deixaram de vender jogos fisicos da Xbox, o que implica que entrar numa loja que venda jogos apenas mostrará agora jogos da Playstation e da Nintendo. Aliás, a Walmart, uma das maiores cadeias dos estados unidos, despachou mesmo os jogos que tinha em stock, vendendo-os a 3 cêntimos de dólar… E isto incluindo jogos recém lançados como Starfield.
A situação, segundo o gamesbusiness.biz, está agora a arrastar-se à Europa, onde a situação da Xbox até é pior, pois as suas vendas de consolas neste território estão basicamente mortas.
NEW: A major publisher told Chris Dring, head of https://t.co/Yq7JqMFbMe, that several European retailers just stopped restocking physical Xbox Series games. Sales performance is so low that it’s not longer feasible. pic.twitter.com/fBbHbDl8ZL
— Oliver Darko (@oliver_drk) January 31, 2024
Apesar de não serem citados nomes, a notícia refere-se a vários retalhistas, e o argumento é que as vendas são tão baixas que não justificam.
E dado que as consolas possuem margens de vendas muito baixas, apenas justificando pelos jogos que depois se vendem, a remoção dos jogos físicos das lojas implica igualmente a remoção da consola.
A Xbox com a sua presença física nas lojas morta vai ter implicações no grosso do mercado casual, sendo que o seu público mais hardcore não é suficiente para aguentar e justificar uma consola. Daí que nesse sentido o futuro da Xbox como consola está bem negro!
Confesso a você, Mário, que não está fácil ser consolista.
As palavras recentes do “Totoki” refletem a ganância burra de quem põe seu negócio em risco a troco de morder mais um pouco.
Às vezes acho que algumas pessoas não entendem como funcionam seu próprio negócio.
Só posso acreditar que vender consoles não é bom negócio e sim vender jogos no PC, porque ver alguém importante assim com esse uso de palavras, me faz acreditar nisso.
Vê-se aí a Xbox minar o próprio caminho pra tentar destruir a concorrência, e agora a concorrência parece querer acabar consigo mesma. Sinceramente, a falta, ou talvez excesso de clareza, nas palavras desses dirigentes é uma coisa de louco.
Qual o problema da Sony lançar seus jogos no PC?! Isso não é colocar seu negócio em risco! É seguir a tendência de mercado! Ela já devia estar lançando seus jogos no PC day one a muito tempo! Ninguém vai parar de comprar playstation por isso, são públicos totalmente diferentes! A Sony tem que criar seu próprio ecossistema com vários dispositivos como a Microsoft fez! Ela não pode depender unicamente do seu console pra sempre!
Paulo… não digas disparates.
Pensa só um pouco.
Gostavas de ganhar dinheiro sem fazer nenhum?
Isso é o que acontece com os detentores de plataformas. Se tu tens uma plataforma como a Playstation tu ganhas 30% sobre cada jogo vendido na plataforma.
Basicamente isto é lucro sem se fazer nenhum! E a maior fonte de receitas de uma consola. Porque para cada jogo first party há pelos menos 10 multiplataforma. Ou seja, em jogos de 80 euros, tu recebes 80 euros com cada jogo vendido Fisrt Party, ao qual tens de descontar o custo de produção unitário. Já com os jogos de terceiros, em cada um ganhas 24 euros limpinhos. Em cada 10 são 240 euros.
A Sony vendeu mais de 87,4 milhões de jogos no terceiro quarto de 2023. Um deles foi exclusivo First Party. A uma média de 60 euros o jogo, em jogos third a Sony fez5.2 biliões em receita e 1.6 biliões em lucro limpo com jogos de terceiros em apenas 3 meses. Diz-me onde a Sony fazia isto no PC com apenas os seus jogos se as pessoas deixassem de comprar a Playstation!
Mas mais do que isso, com uma plataforma vendes serviços. E podes cobrar uma PSN para se jogar online. Sem essa plataforma o que recebes é zero. 40 milhões de assinantes a uma média de 100 euros são 4 biliões de receita que no PC seriam zero!
Agora que isto está explicado põem lá os neurónios a funcionar e diz-me qual a vantagem de colocares em risco a consola para venderes os teus jogos no PC?
Colocar jogos no PC day One é um péssimo negócio que só acontecerá quando o negócio estiver mal.
Tu achas que as vendas da Xbox estão em queda porque? É a cor da consola? Não, é o facto que com os jogos day one no PC ela não é precisa!
Antecipando a noite de logo;
Cross Platform -> Produtores Third
Paulo, resumidamente, o mercado é de consoles.
A Sony não briga com Ubisoft, EA e etc. Até porque se passar a brigar, vai perder suporte dessas ao console daquela.
Se for pra seguir tendência de mercado, talvez esteja no momento de uma geladeira PS, torradeira PS, esmalte PS.
Mas é difícil fazer as pessoas entenderem o que não querem.
Pra que você acha que tem exclusivo?!??
Como você sabe que ninguém vai parar de comprar console se os jogos saírem no PC day one. Ao menos no Xbox a experiência não deu muito certo.
Mas a questão mais importante aqui é entender que a principal fonte de renda da Sony não vem da venda de jogos próprios. O lucro de verdade é decorrente do fees sobre a venda de terceiros e microtransacoes. Não a toa a Apple é a terceira maior do setor, mesmo sem produzir nada.
Game no lançamento, principalmente no nosso país não é algo barato. Por mais que seja um aluguel é difícil justificar a compra de um jogo quando já está em serviço. No meu caso já estabeleci uma regra. Tirando jogos de estúdios pequenos, não compro mais nenhum jogo de empresas que colocam seus jogos em serviço de assinatura nos 6 primeiro meses após o lançamento.
Já tenho feito assim, não faz sentido comprar jogos que estão em catálogo de aluguel/aluguer.
OFF: Segue abaixo a transcrição da teleconferência. Ficou faltando apenas o Q&A.
Destaque para página 7.
(E)FY23_3Q_Speech Transcript (sony.com)
Isso não se deve também às vendas do series S serem bem maiores que a do X?
Certamente que ajuda, Elton, mas não deixa de ser uma escolha do consumidor escolher um videogame com leitor. Uma pena pra quem optou por leitor e agora não terá mais versões físicas.
As implicações da paragem de venda nas lojas é grande. Basicamente mata a imagem de presença no mercado do produto.
Tu vais a uma loja, vês prateleiras de jogos PS e uma consola a funcionar para jogares. Isto tem impacto no consumidor, e faz com que a Xbox caia no esquecimento. Para todos os efeitos é como se o produto nem existisse.
A presença nas lojas é publicidade gratuita. E vende!
O artigo do Mário me deixou a pensar..
1- Vocês acham que a Sony no PS6 continuará apostando na mídia física?
2- Vocês acham que a MS envistirá numa próxima geração de consoles? Se sim, acham que terá um hardware de topo?
1 – Sim. O mercado fisico ainda é significativo, e acima de tudo é publicidade gratuita.
2 – Sim. Mas apenas em hardware streaming.
É bom lembrar que para os grandes estúdios, mídia física é mais rentável que digital. O fees das plataformas é maior que o custo de produção e distribuição. Além disso, existe várias lojas que necessitam da venda de jogos para justificar a venda de consoles. Acabar com mídia física é algo mais complexo do que parece e suas consequências ainda não são tão claras.
Off: assistindo a conferência da Sony de resultados, a impressão que tive não foi que a Sony pretende antecipar os lançamentos do PC. Mas que vão lançar uma plataforma própria. Claramente pagar fees a steam está sendo um péssimo negócio.
Uma plataforma própria só para os seus jogos faz pouco sentido. Para isso funcionar teriam de concorrer com o Steam para terem mais jogos. E isso é derrota na certa!
Será? Acredito que a Sony tem os recursos para ser competitiva. Uma boa biblioteca, parceria com outros estúdios e uma base forte de usuários ativos.
A Microsoft anunciou que vai passar 4 jogos para outras plataformas.
E sinceramente achei a conferencia total e completo controlo de danos. A Microsoft perante o sucedido pensou como haveria de dizer as coisas, e controlou as mesmas temporalmente.
para se dizer isto, podia-se ter desmentido os rumores, e não era preciso escrever um tweet começado por “we hear you”.
Isto foi uma forma de conter os danos, tal e qual como quando se anunciou que apenas alguns dos jogos da Xbox sairiam no PC.
Mas enfim, isto é o que me parece. Porque se era para dizer aquilo, foram muito incompetentes em deixar o barco arder por quase 2 semanas.
Dá última vez que falaram alguns, virou todos em um ano.
A comunicação ambígua deles só pode ser proposital
Se o sujeito não gostar do xbox “virar multi”, e no futuro virar multi mesmo, alguém pode defender agora o xbox dizendo que “é só jogo pequeno MP velho”
Xbox efetivamente virando multi, eles falam “mas o Nadella disse” “MS não mentiu”.
Tá igual a Bethesda, quando o Phill disse que seriam “exclusivos caso a caso” todo mundo defendeu e os fã do xbox correram se fazerem de bonzinhos, quando aprovaram a compra e o Phill correu dizer “é para fazer exclusivos” os defensores do xbox falaram “mas tu que foi ingênuo de acreditar que não eram para serem exclusivos do xbox”
Também pode ser tentando tornar o xbox multi com o menor barulho possível, devagar e discretamente… Não é anunciar “vamos lançar a maioria dos jogos no playstation” de uma vez, primeiro vc lança, depois diz “mas vc foi ingenuo de acreditar que os jogos seriam exclusivos”
Tudo na MS é aparências e PR
e é oq ue estou vendo, são só “jogos pequenos e MP”
Agora vou rever um trecho pois estava a acompanhar através de um canal BR e na hora que ele falou dos 4 jogos eu creio ter visto imagens do Forza, como estava com mais de 1 janela do YT aberto pode ter sido, por coincidência, vídeo de outro local.
Esse é o início. Não o final. Acho que ficou bem claro quando o Phil disse que não tem como descartar a ida de qualquer game pra a concorrência. Para complementar ainda soltaram que o sucesso da plataforma não depende de jogos exclusivos.
E já justificaram o uso do poder do Series X?
Mas tudo não é cloud, não é o futuro? E pensam em um mais poderoso?
é um pega-besta
que canseira, eu que pensei que os blá blá blá infinitos do Phill iriam acabar
Essa Sarah Bond é um phill spencer 2 também.
Off: Game pass tem agora 34 milhões e confirmaram que 4 games sairão nos concorrentes. Mas a melhor parte é ver o Phil fingindo que isso não é uma mudança de estratégia e o pessoal do Twitter passando pano.
https://x.com/BenjiSales/status/1758222425441865938?s=20
E ainda dizem que gp da lucro….
Os 34 milhões não são novidade nenhuma. A Microsoft tinha anunciado 25 milhões, mas depois falou em quase 10 milhões no PC, sem dizer se poderiamos somar os dois ou não. e 25+ quase 10 faz os 34.
e quantos desses vieram da Gold Live?
Tambem pode ser daí!
Segundo o Daniel Ahmad é contando live gold mesmo:
https://twitter.com/ZhugeEX/status/1758232744797081995
Tom Warren disse que é isso msm! São 34 milhões somados com a antiga gold.
Esses 34m tá no bolo a a Xbox live. Ou seja, não teve evolução nenhuma.
https://twitter.com/tomwarren/status/1758244379427226003?t=yjXKy1npakNSDAsn9wXQJw&s=19
estranho o Tom dar uma informação dessas, geralmente ou omite ou maqueia.
O Tom Warren é astroturfing, não é fanboy.
Quem é fanboy é o Jezz do windows central por ex.
E a MS adora misturar verdades e mentiras e deixa cada um acreditar no que quer.
Para o caixista twitteiro e o acionista não entendido, isso ai é “gamepass venceu”
Para as outras pessoas é a verdade.
Os dos grupos ficam alimentados, um com a verdade e outro com o delírio de “vitória, gamepass venceu”
Não vou abrir, mas dou certeza que no WindowsClub vai ser anunciado como “vitória”
A entrevista dele com Phil foi claramente mais direta do que esse comunicado patético da MS. Ele fez perguntas duras ao Phil.
https://www.theverge.com/24073666/microsoft-gaming-phil-spencer-interview-ps5-switch-games Aí está!