Há coisas que dão o que pensar. E o que se passou com o Discord é uma delas, mostrando que uma empresa ter dinheiro e assumir uma posição de tentativa de controle, tentando forçar uma compra, pode não ser necessariamente algo de bom.
Apesar de não ser cliente do Discord, e de nem sequer dar valor ao mesmo, a realidade é que o universo Gamer dá, e o Discord tornou-se uma ferramenta fabulosa e imprescindível no mundo Gamer.
Ora com este valor reconhecido, a Microsoft, que possui o Discord como App para a Xbox, quis integrar o mesmo completamente na consola. E dessa forma qual entendeu ser a melhor forma de agir? Basicamente verificou que o Discord estava avaliado em perto de 7 mil milhões e avança para uma tentativa de compra, oferecendo algo que, na sua maneira de ver, seria irrecusável… 10 mil milhões (ou biliões se preferirem a unidade Norte Americana).
Ora o que aconteceu é que o Discord não achou piada nenhuma ao que se passou, e à tentativa de posse da Microsoft, sendo que, por sua iniciativa, deu por terminadas as negociações. Pura e simplesmente a empresa não pretende ser comprada, perdendo a sua independência, e a tentativa de se aliciar os investidores com dinheiro não caiu no “goto” dos principais acionistas.
Dessa forma, as negociações para compra, iniciadas pela Microsoft foram terminadas, e a sua consola, até notícia em contrário, continuará com o Discord como sendo apenas uma APP.
Ora com as negociações falhadas, foi a vez da Sony avançar… E o que esta faz? Exatamente o contrário da Microsoft. Em vez de tentar adquirir a empresa, ela resolve financia-los através de um investimento minoritário, de forma a garantir que a empresa mantêm toda a sua liberdade decisória, através de uma iniciativa de obtenção de fundos da série H, pública.
Podemos ver no link acima referido que o Discord reuniu já com essa iniciativa 100 milhões, pelo que apenas podemos pressupor que o investimento da Sony terá sido bem inferior a isso!
O resultado? A apreciação da Direção do Discord, que acordou com a Sony a total integração do Discord com a Playstation 5, algo que deverá estar terminado em 2022.
Basicamente, com pouco dinheiro, a Sony conseguiu aquilo que a Microsoft não conseguiu com 10 biliões. A diferença… o respeito pelos terceiros e a sua liberdade, e não acreditar que com dinheiro se consegue comprar tudo.
E nesse sentido esta notícia apanhou tudo e todos de surpresa…
Bom artigo, Sr. Mário.
Eu gostaria de expandir o assunto. Por aqui, foi anunciado que o Discord estava procurando compradores, ou seja, ele estava disposto a se vender.
Nesse caso, houve alguns pretendentes interessados na compra, como Amazon, Google e Microsoft.
Olhando estritamente por esse lado, eu acredito que não houve desrespeito por parte da Microsoft em relação ao Discord: ele procurou compradores e Microsoft ofereceu uma quantia. Foi apenas uma oferta que não deu certo.
Efectivamente foi anunciado que o Discord estava à procura de compradores, mas questiono completamente a veracidade dessa notícia.
Porque se o Discord queria ser comprado, compradores apareceram, e um deles até dava bastante mais do que a empresa valia.
E se assim era, porque motivo acabar com negociações com alguém que pagava bem, alegando que a empresa se queria manter independente, e que estava bem financeiramente para isso?
Como se explica que a empresa tivesse mudado de posição de forma radical, e se estava bem financeiramente, porque motivo estaca à venda?
A única explicação para esse assunto é que o Discord nunca procurou quem o comprasse. O Discord procurou um parceiro que o financiasse. mas em vez disse teve várias empresas que se propunham compra-lo.
Inicialmente as empresas terão sido ouvidas, mas quando ficou claro que o Discord perderia a independência e seria gerido pelos interesses das outras empresas, a coisa abortou. Só isso explica tambem a posição radical do Discor que pura e simplesmente abortou todas as negociações. Algo que não aconteceria se quisessem ser comprados, e muito menos perante uma oferta bem acima do valor real.
É isso que deixo transparecer no artigo. Que as empresas que abordaram o Discord não o fizeram numa ideia de parceria, mas de dominância. Desrespeitaram o legado da empresa e o que foi criado, para tornar tudo em, dinheiro e em posse. Algo que o Discord… discordou! 😉
A Sony abordou a empresa exatamente nessa perspetiva. De suporte e financiamento! E a coisa quase nem foi anunciada, e acordada imediatamente entre as partes. Daí a notícia ser da efetivação do acordo, sem que se soubesse sequer que haviam negociações.
Resumidamente não se tratou de ofertas, nem de valores, mas da forma como a empresa foi abordada e tratada. Não há outra explicação possível, pois ninguém troca 10 biliões por uns milhares de dólares sem um bom argumento.
Daí que se tiveres outro, por favor explicita-o! Porque não estou a ver mais nada que faça sentido aqui!
os caras nunca acham que empresas tem a personalidade dos donos.
imagine ainda mais uma empresa construída do Zero por um sujeito.. ai chega a MS e quer “mandar” na empresa que o cara construiu?
só olhar na wikipedia, a empresa foi realmente criada por um cara que queria fazer um software bom, onde não tinha software bom…
Nada de “nossa, essa empresa ai está ameaçando o meu monopolio de SO no computador da família, vamos fazer um console para competir com ela”
Pode ter sido apenas uma manobra da Discord para saber o seu real valor, ora se estava avaliada em 7B e tiveram uma oferta de 10B avaliação passa a ser superior.
Se o objetivo era apenas investimento com esta manobra garantiram que a participação dos investidores seja menor.
Nós não sabemos metade das coisas, a Discord nunca esteve á venda e a Microsoft pode nem ter tido a intenção de comprar, mas a manobra resultou
As negociações avançaram, e o Discord tem um valor de mercado de 6.9 milhões. A Microsoft avançou com 10 pois haviam mais três empresas que surgiram como interessadas e queria garantir a compra.
O Discord é uma empresa privada, pelo que só se vende se quiser. E eles estavam à procura de investimento, como o comprova a iniciativa pela qual a Sony os financiou.
O que aconteceu muito certamente foi que quando os gigantes viram que eles precisavam de dinheiro avançaram logo para negociações de compra. Afinal o Discord tem nome, está em grande no mundo gamer e tem potencial para crescer ainda mais.
As negociações terão avançado no sentido de se dialogar um meio termo. Uma parceria, uma venda de parte da empresa, ou algo assim. Mas a ideia era a compra total e e terá sido isso, a impossibilidade de se manterem independentes que terá levado o Discord a encerrar negociações.
A Sony, que nem era tida nem achada nessa altura avançou depois, e investiu neles como eles sempre desejaram. Um parceiro que investe mas sem tomar controlo de seja o que for.
Somente está sequência de situações tem alguma lógica face ao sucedido. Porque vamos ver factos.
– O Discord queria dinheiro, e no fim, continuou a querer.
– A oferta da Microsoft foi pública, e afastou os restantes interessados.
– A Microsoft queria a exclusividade na sua consola.
– O serviço está em crescimento.
– O serviço é encarado pelos analistas como com potencial de maior crescimento.
– O serviço é encarado como viável.
– Foi o Discord quem encerrou as negociações. Elas não se concluíram, não foram analisadas pelas entidades reguladoras. O Discord pura e simplesmente não aceitou os termos propostos.
– Pouco depois, sem anúncio de nada, a Sony chegava a acordo com eles para, sem exclusividade, integrar o serviço na PS5.
Acredito que a Microsoft poderá agora seguir o mesmo caminho. O Discord não quer fechar portas a ninguém, mas sim abranger toda a comunidade. E se isso acontecer é mais uma prova que o que se passou foi uma abordagem predatória e de tentativa de controlo absoluto da Microsoft.
Curiosamente apareceu-me no Twitter um artigo em que o Discord já está integrado no Xbox, o artigo tem 3 anos já, é algo que também me passa ao lado.
O interessante é que não deram a saber o que correu mal na negociação, nem vão dar a saber. Por isso também pode ter sido bluff da Discord para aumentar o valor e reduzir a participação dos investidores, pode ter sido apenas jogada financeira
A Xbox tem uma App Discord… Não uma integração!
E bluff? Tu achas que se faz bluff nestas coisas? Isto mexe com valores em bolsa das empresas. Não podes fazer bluff sem seres penalizado!
Estás a inventar! 😉
https://twitter.com/astaranx/status/1389526522063695875?s=19
Foi aqui que vi, mas não faço ideia se está implementado.
Se não foi bluff então o valor pedido pela Discord era muito mais elevado, ou não queriam de todo vender mais de 50%.
Mas tem muito cara de especulação para aumentar o valor de mercado.
A Xbox tem Discord…
Não é integrado , é uma APP, e não é cross platform, é específico. Basicamente apenas permite linkar as contas de forma a que os amigos do discord vejam o que estás a jogar!
O pretendido era a integração total, incluindo chat, voice chat, e acima de tudo Cross Platform.
Quanto ao negocio, pelo que li, o Discord pretendia um parceiro para financiamento. Não colocou de parte a hipótese de venda, mas sempre mantendo-se autónomo e sem controlo.
10 mil milhões era para aquisição total! Atiro, sem garantias, que o discord deve ter tentado (no máximo) algo nas ordem dos 5 mil por cerca de menos de 50%… sem sucesso!
ihhhh olha quem vc seque no twitter
em 2013 estaria seguindo o misterxmedia.
Não fosse o Windows e a Microsoft a muito já tinha desaparecido… Pensaram que por ter muito dinheiro podem comprar tudone todos.
Windows e Office também.
inclusive o Office foi o caso de sucesso da MS para criar o modelo deles que tentam emplacar até hoje…
“tá dando dinheiro isso ai? vamos fazer uma versão carniça e vender barato… a gente vai remendando… quando ficar bom a gente continua vendendo barato para falir a concorrência e depois a gente bota o preço que quiser”
“vamos fazer esse console carniça, que da 80% de defeito, a gente lança um ano antes da concorrencia e mais barato, depois quando explodir, a gente paga *FEDEX e manda um console novo para todo mundo”
*já que hardware não pode ter remendo de software igual office
Bom dia Mário.
Bilhões não são unidades de medida, nem norte americana, nem no SI.
Eu sou Engenheiro Eletricista e já fiz alguns trabalhos para empresas aí de Portugal.
Isso é simplesmente uma forma regional de expressar a nomenclatura numérica.
Aí na terra mãe da nossa língua, para cada número de 10 a 12 casas numéricas vocês expressam como milhares de milhões, aqui no Brasil nós utilizamos bilhões mesmo.
Na realidade não é bem assim…
Na Europa usa-se uma escala de numeração numérica longa. E daí que acima dos milhões temos as dezenas de milhões, as centenas de milhões e os milhares de bilhões. E só depois vem os biliões.
Nos Eua e em outros países usa-se uma escala de numeração numérica curta. Acima dos milhões tens as dezenas de milhões e as centenas de milhões. Mas não tens os milhares de milhões. E mil milhões já é um Bilião.
Estas escalas são questões matemáticas!
https://en.wikipedia.org/wiki/Billion
Mas desculpe se me expressei mal, mas neste artigo está escrito “unidade norte americana”.
Eu quiz dizer apenas que não se trata de “uma unidade”, e sim uma escala numérica.
O mais peculiar é a escala curta não se utiliza mais na França onde ela foi criada e que a mesma se tornou oficial na Inglaterra via norma.
Vai entender…🤷🏻♂️
No SI utilizamos notação científica por conta disto, porque se for por nomenclatura, nos dois sistemas se usam os mesmos nomes para números diferentes.
Vou corrigir
Vai rolar um artigo sobre isso?
https://twitter.com/tomwarren/status/1389341010334003206
Que a Sony obriga a pagar para permitir o Cross Play?
Achas isso notícia relevante?
Notícia era não suportar o Cross Play…
Pessoalmente sou contra o cross play com plataformas abertas como o PC (cheias de hacks e hackers), ou com plataformas onde a acessibilidade é radicalmente diferente (como o Android, iOS e Switch), e só o concebo se ele vier por defeito desligado, deixando a cada um o critério de o ligar.
Ate onde eu vi 46,8% jogam fortinite no ps. Logico que ela ia arrumar um jeito de tirar proveito disso…
Mas para mim o mais engraçado é que eu tô vendo um movimento dos caixistas tentando queimar o filme da sony sobre isso. Mas se não me falhe a memória no ps vc nunca precisou assinar a plus para jogar f2p já na concorrencia isso só está sendo possível agora.
Ontem o TomWarren tinha twitado dizendo que tinha recebido um monte de papelada judicial para ler e agora sabemos o que foi…
O pagamento do Cross-Play tá saindo do teu bolso?? Isso altera em algo do teu gameplay??
Fortnite é free to play, não pagas nada para jogar, nem mesmo o online.
Desculpa mas é se importar por besteira, assunto para inflar game war.
Assim como ficar preocupado se o gamepass dá ou não prejuízo, não vejo pq ficar com essa preocupação
Duas coisas completamente diferentes.
O Gamepass pode ter consequências na viabilidade financeira de toda a industria. E isso é preocupante.
Esta situação quando muito prejudica a Sony… E se prejudica é questionável, uma vez que o Fortnite é gratuito e, de acordo com números da Epic, é a Sony quem contribui com a maior fatia de jogadores para o Cross Play deste jogo.
Mas não é a Microsoft que paga por isso à outras produtoras colocarem seus no serviço? Como prejudicam alguém que não seja a Microsoft?
O Gamepass está a criar um hábito às pessoas de ter quantidade e qualidade sem pagar. Isso aparenta ter-se já refletido nas vendas de dois jogos associados ao Gamepass que alcançaram valores muito baixos na Xbox, mas muito altos na PS.
Não só esses jogos são afetados, como outros. Basicamente as vendas no seu global são afetadas pelo facto de haver oferta em quantidade barata e atualizada regularmente.
Um hábito como o Gamepass enraizado no público em geral seria catastrófico nas vendas, particularmente dos AAA. Nesta fase a Microsoft paga, mas durante quanto tempo? Se a coisa pega e o público adere em quantidade terão de ser os devs a ir atrás da Microsoft se querem vender alguma coisa.
Só uma pequena curiosidade, lembras-te do Zune?
Claro que sim, e por acaso lembras-te como se chamava o serviço de subscrição do Zune?
Music Pass 🤣
Originalidade.
Lembro-me do Zune… Do nome do serviço não!
Chamava-se Zune Pass, e adivinha, custava 15$ por mês, mas como não resultou como eles queriam, acabaram com aquilo, mas fica a curiosidade.
Que é líder de mercado se dá o direito de ditar regras. Isso não é novidade alguma. E Cross play com PC tinha que acabar.
pois é, só lembrar que quem foi lider na primeira metade da geração PS360 negou o cross-play, agora é mais santo que todos. Quem começou com essa onda de DLC?? de online pago??
Eu dou risada como vocês passam pano para as práticas predatórias da Sony, essa cobrança com as third party não faz o menor sentido, e nenhuma outra empresa está cobrando por isso, até mesmo a Nintendo que é super conservadora. E pontuo que isso é prejudicial ao consumidor final sim, porque cria empecilhos para liberar crossplay nos jogos, imagina uma produtora indie que já trabalham com orçamentos apertados terem que pagar a Sony (algo que ela já leva 30%)
.
Você paga pra jogar fortnite no PlayStation? E quem disse que o acordo da epic com a Sony sobre fortnite se aplica em outros games? É free to play e ponto! Não está prejudicando o consumidor de forma alguma. Práticas predatórias entre uma empresa que lucra bilhões com seu parceiro? Eu heim…
O Crossplay não é uma coisa boa… As empresas que aderiram estão a colocar-lhe limitações.
Não há justiça num jogo contra cheaters PC, nem contra uma pessoas num smartphone de ecrã pequeno e ecrã táctil.
É utopia pensar-se o contrário.
Mas isto não tem nada de mal… O jogo é grátis, e tem cross play. O que te interessa se a Sony obriga a pagar para isso ou não?
Aliás, analisando os relatórios da Épic vês de onde vem os lucros maiores do Fortnite. Da PS!
Daí que mesmo eles pagam sem ser contrariados pois não só é a PS que lhes dá mais lucros, como é a que lhes dá mais jogadores que alimentam todas as plataformas.
Que tu queiras ver a coisa de outra forma é uma questão tua. Mas um líder de mercado ditar regras… É apenas algo normal.
Ah sim… E o documento diz que a Epic, que faz milhões e milhões de lucro com o jogo, paga. Não diz que os pequenos Indies pagam.
Quem te diz que as regras se aplicam a todos da mesma forma?
O ponto sobre os cheaters, tua primeira resposta no meu primeiro comentário está mais coerene, pelo menos você pontuou que “pessoalmente sou contra” e isso acaba sendo só o seu ponto de vista mesmo, porque como disse é só esses jogos te darem a opção para desativar o crossplay. Não sei porque é tão difícil colocar na cabeça de alguns entusiastas de uma determinada empresa que o mais importante é nos darem a opção de escolha. Então me desculpe, mas toda vez que pontuo uma posição errada da Sony sempre aparece alguém para tentar justificar e dizer coisas como “ah…eu não utilizo então não me importo”, pelo amor de Deus, as pessoas são muito frágeis com seu pedaço de plástico preferido, realmente não entendo como o menos é mais para algumas pessoas.
Mas a Sony nega a opção de escolha?
Uma pergunta… quanto é que se paga? É muito, é pouco, é simbólico? É por jogador, é um valor fixo? É igual para todas as empresas, ou só para jogos onde as empresas ganham milhões com a Sony e quem ganha são elas ao alimentarem o Cross Play das outras plataformas com os jogadores da Sony? Se a Sony não exigisse pagamento e negasse, os outros ficavam a ganhar ou a perder? Consegues dizer?
E quantos jogos não tem cross play desde que a Sony o autorizou, devido a isso? Quantos jogos recentes tem Cross Play noutras consolas e não tem nas da Sony?
Esses jogos são mais caros na consola da Sony?
Sabes se há outras situações onde se tenha de pagar? Por exemplo, para o uso do online? E sabes se há situações equivalentes na concorrência mesmo que noutros casos?
Apenas como esclarecimento e garantir que estás a ser correcto, porque não tenho memória disso, quantas vezes te queixaste ou pediste artigos, ao longo destes anos, sobre o Free to play na Xbox ser a pagar… e isso, ao contrário deste caso, a sair-te do bolso e a prejudicar os devs?
As perguntas a muitas das respostas de cima e às quais tu certamente nem saberias responder, apesar de teres iniciado a conversa, criticando a Sony, estão na imagem de baixo.
Eis a imagem divulgada (foto de seguida, avisem se não aparecer):
Respondendo a algumas das questões que te coloquei em cima, a Sony leva royalties em casos onde a maioria dos ganhos do dev com os utilizadores da Playstation não advém da PSN. Não os leva se advierem de lá! Ou seja, o que a Sony faz é exigir pagamentos a quem tirar partido dos utilizadores da PSN para ganhar dinheiro sem a Sony ver nenhum!
Basicamente isto é uma proteção para que não se usem os utilizadores e as infraestruturas sem que a Sony seja compensada, impedindo negociatas paralelas. Se os outros não fazem igual… deviam fazer!
Ok, são perguntas importantes, porém fazer todas elas me parece uma forma de desviar o foco da discussão, eu não tenho todos os dados e abri a discussão em cima do que li nos portais de notícias e o que me parece ocasionalmente ser uma situação anti-consumidor, em expecífico no caso desses valores estarem sendo cobrados para todas as desenvolvedoras e isso poderia impedir que alguns jogos não venham com essa opção nas plataformas da Sony, levando em cosideração que isso já aconteceu no passado recente, quem não lembra como foi díficil a Sony aceitar crossplay?
Anti-consumidor como? Que delírio é esse? NINGUÉM PAGA PRA JOGAR FORTNITE! Que papo é esse, amigo?
Não amigo, Fortnite foi uma situação que utilizei para abriu uma discussão, mas não é o foco principal, eu basicamente estou querendo trazer uma questão que é para nós como consumidor ficarmos espertos com a Sony, foi muito difício eles liberarem o crossplay e com esses vazamentos aparentente não é lá muito amigável para os devs trazerem essa opção para os consoles da Sony. É só isso, o meu questionamento é se isso não poderia ser um impedimento para alguma outra produtora não conseguir trazer essa opção nas plataformas da Sony.
O motivo da Sony está claro no papel divulgado. Ceder os jogadores e venderem-lhes coisas sem controlo estava fora de hipótese.
Observação, quando te respondi acho que ainda não tinha mandado a segunta parte do seu comentário. Muito interessante, essa questão dos royalties não tinha visto, por isso é bom abrir discussão para maior esclarecimento.
Não foi essa a intenção, mas apenas mostrar uma outra realidade. Que as pessoas no fundo não sabem nada sobre a situação, mas mesmo assim criticam!
A Sony não cobra nada pelo uso do Cross Play. Isso é uma falsa questão. O que a Sony cobra é pelas receitas feitas com os seus utilizadores fora da PSN. Daí que quando a Sony cede o Cross Play, se a ideia é fazerem dinheiro com isso, e não apenas aumentar a base de jogadores, a Sony quer uma percentagem.
E a EPIC faz todo o dinheiro fora da PSN, pelo que “paga pelo Cross Play”
vc até mês passado estava pagando on line para jogar fortinite
tá ai dando xilique no PS4 e PS5 sempre foi de graça e o motivo é pq “a EPIC tem que pagar para a Sony” ?
e sabe qual o problema mesmo? vc e os engravatados da MS, que decidem as coisas, pensam da mesma forma.
ai tá vc fazendo xilique com isso, so para lembrar pra todo mundo que caixista passou uma GERAÇÃO INTEIRA pagando Gold para F2P.
O mais engraçado é me chamarem de caixista ou me compararem com eles, eu até me divirto kkkk…
OFF
VGtech avaliou o FPS boost de Far Cry 5, e com 60fps ativados no Xbox Series X, a resolução cai de 4k nativo para 1440x1080p, ou seja, menos do que full hd (1920×1080). link: https://www.youtube.com/watch?v=XNgt_wQ_N5Q
Eu acho o recurso ótimo, entrega mais opções. Mas é bom ter ciência que em alguns jogos, ganha-se em um lado e perde-se em outro.
Caramba!!! Parece roteiro de filme kkk