Entre outras coisas, os analistas acreditam que acabará o domínio dos jogos GAAS devido a saturação de mercado, havendo um regresso ao jogos tradicional. Já sobre as subscrições não há um real conceso.
A Gamezindustry.biz lançou um artigo muito interessante sobre a análise de vários analistas proeminentes do mercado, sobre o que estes entendem vir a acontecer em 2024.
O interessante do artigo é que ele refere as previsões destes analistas para 2023, e com uma verificação sobre essa previsão, e verificamos que efetivamente estes analistas acertaram na maioria das situações previstas, sendo que nesse sentido, o que estes preveem pode e deve ser tomado em conta como possível de acontecer (mas não uma certeza).
Ora o motivo da notícia é que as previsões vão cum bocado contra aquilo que se calhar a maior parte das pessoas acreditam que será o futuro, nomeadamente o final do domínio dos jogos como serviço! Segundo estes especialistas, o mercado de jogos como serviço atingiu alguma saturação, sendo que atualmente um punhado de jogos está a monopolizar o mercado. Ainda 60% dos jogadores que aderiram a este mercado estão em apenas 19 jogos, e 75% em 33% dos jogos.
A consequência disto é que uma dispersão destes jogadores deixa de gerar as receitas que tornam estes jogos interessantes de se investir, em algo interessante, o que com a saturação de oferta vai levar a muita alteração. Basicamente vai existir menos aposta nestes jogos, voltando a aposta ao jogo tradicional, e o domínio dos GAAS vai cair.
Como contrapartida, os analistas não estão todos de acordo sobre o que acontecerá com as subscrições em 2024, e se há os que acreditam que em 2024 o numero de assinantes de serviços de subscrições pode crescer até 3x face ao número de subscrições existentes em 2023, outros há que pensam isso não vai acontecer.
O motivo apontado é que os negócios oferecidos aos produtores estão a ser cada vez menos interessantes, o que vai diminuir a oferta, e o crescimento. Apontam como dado relevante para essa realidade o facto que os prémios do Satya Nadella deixaram de estar associados ao crescimento do Gamepass, o que indicia que as previsões internas das empresas ligadas a estes serviços tem noção que essa situação será uma realidade.
Desejo boa sorte aos serviços que cresçam bastante, mas por conta própria, e não subsidiados. Pelo alarido que se vê na net, parece que há clientes pra isso, só não contem comigo. Esse ano aqui, só jogo físico, exceto pelos de VR por não ter opção… Ainda no aguardo pra comprar Alan Wake e Baldurs Gate só por esse motivo.
Primeira vez postando aqui. Já acompanho ha quase 4 anos esse site, aprendi muito aqui. Sou um aficionado pela evolução tecnológica dos games (essa é o único real motivo de existirem gerações de consoles), os GAAS querem tirar o máximo de dinheiro tendo um investimento menor, nota-se pela qualidade inferior da maioria de jogos desse tipo, compara-se Avangers x Gardians of Galaxy ambos da Square Enix.
Bom dia Felipe, e bem vindo aos comentários.
Espero ver-te mais vezes aqui!
Eu ando nisto desde o ZX81, pelo que vi os jogos a crescer, e a qualidade a evoluir.
Os jogos cresceram como uma paixão, até que, de um momento para oi outro, se tornaram num mercado de muito dinheiro.
E quando há dinheiro… Há interesses! Daí que vejo o mercado a ser destruído. A qualidade a decair, e a apostar-se no jogo barato, com pagamentos, subscrições e todas as formas possíveis de se extrair mais do cliente do que antes.
Repara que nas suas afirmações, a Microsoft refere mesmo que, com seu Gamepass, o utilizador acaba por gastar mais do que antes.
https://www.videogameschronicle.com/news/xbox-says-game-pass-subscribers-spend-20-more-overall/
Ou seja, ou a Microsoft mente, ou o dinheiro pode não se percepcionar a sair… mas sai… e mais do que antes, mostrando o engodo que estes sistemas criam.
A ideia global é algo semelhante aos smartphones… Jogos todos equivalentes, todos baratos de produzir e de vender, que prendam o utilizador e o façam gastar dinheiro. As receitas da industria se sobem, é porque o dinheiro entra, ninguém se iluda. Se a Microsoft tem receitas acima da diferença de vendas de consolas face à Sony é porque os utilizadores pagam mais. Isto é matemática! E essa é a unica linguagem que não mente!
Eu acompanhei o crescimento do mercado, e o evoluir da sua qualidade. E gostava de continuar a ver isso a acontecer. Mas os interesses estão a atirar isso para canto!
O que percepciono é que o grosso do mercado atual de consolas não quer isso. Quer o que a Nintendo e a Sony lhes dão: Qualidade… e percebem que para a terem… tem de pagar!
Este modelo que estas marcas usam traz receita a custo zero. Basicamente quem quer vender na plataforma paga 30% do que vende para o fazer. Já o Gamepass obriga a despesas. A Microsoft pagou 1 bilião para lá ter os jogos. E isto para além de ser um modelo que tem de ser sustentado, quem decide o que lá vai meter é a Microsoft e não os jogadores. Algo que no modelo aberto não existe, sendo o cliente que decide abertamente o que quer e o que não quer.
Mas enfim, estou-me a alongar, apenas para te dar razão sobre os Gaas, pois esses são os modelos que preferencialmente se quer nestes modelos a pagar mensalmente, pois um único jogo mantem-se activo e a gerar dinheiro por muito tempo. E daí a minha introdução.
esse papo de “usuários do Gamepass gastam mais” é comparando com quem não assina
Não é comparando o mesmo usuário antes e depois de assinar o GP
Gaas multi é o que é mais consumido pelas plataformas (todas elas). Não creio que essa massa voltará em peso a singleplayer como em gerações passadas. Esse modelo de jogo nunca foi tão popular.
E a suposta “estagnação” dos serviços é algo que quem tem percepção não dá o veredito final pois podem estar redondamente errados.
Realmente nunca foi popular, inclusive os consoles existem até hj por conta dos Gaas né! É foda quando se debate com menino que ainda não saiu das fraldas no assunto consoles, pois nunca teve interesse em saber como nasceu e como chegou até aqui a indústria que ele diz que gosta. Ah! Já está preparado para dizer que console tradicional é coisa do passado e que coisa maravilhosa msm é console cloud, dependendo de maravilhosos tráfegos de internet e não tendo nada como seu? Pois creio que vc irá defender isso daqui algum tempo, caso ainda esteja por aqui né!
“Nunca foi tão popular” # “Nunca foi popular”
Se você tivesse ao menos acompanhado a conversa que tive com o Mário ontem e a matéria que mostrei do PS5 justamente sobre GaaS Multis, olha o que está sendo mais jogado lá !! Se tivesse visto, você não estaria fazendo este entulho de comentário comigo. Aliás você se desculpou naquela outra notícia pra que ? Pra partir pro mesmo modus operandi de ataque de novo ?
Suas desculpas são avulsas.
Lembra que antes eu estava questionando sua maturidade ? Agora eu estou negando a existência dela.
Desculpa Mário, estou apenas respondendo a altura.
Vamos acalmar os cavalos.
Sabe seu problema, vc é muito sensível! Tudo é entulho pra ti, menos a sua enxurrada de baboseiras gourmet a qual destila por aqui o tempo todo! Qualquer ser humano com a metade do cérebro sabe que obviamente Gaas são mais jogados até pq são games Vívidos, porém isso não quer dizer que são sempre games de sucesso. Uma indústria sem Gaas sobreviveria, uma indústria só com Gaas, provavelmente não! Agora, estou me lixando o que vc pensa da minha maturidade, até pq, vindo de um cara como vc, quanto pior vc pensar de mim, entendo que estou no caminho certo, pois a sua referência para mim é zero! Vc apenas mostra aqui que não passa de um rapazinho mimado que não aguenta quando é refutado, além de demonstrar arrogância e total desconhecimento da indústria. Quanto as minhas desculpas, o fiz em respeito ao Mário, até por saber pelo o que ele está passando e era para dar fim no debate, debate esse que vc ficou bravo pq não pode ser contrariado em nada, mas enquanto estiver escrevendo abobrinhas aqui, vc será refutado, seja por mim ou por outros. Aqui é um site sério de pessoas sérias e não uma filial do Windows club e delírios coletivos.
Edson… Eu não quero este tipo de respostas aqui.
Mas sabes perfeitamente que se a coisa continuar não vou virar-me contra leitores antigos e muito menos contra vários. Irei atacar o elemento comum a todos e bani-lo.
Eu preferia que não fosse assim, mas concordo que agora se alguém diz A aparece logo um B.
Não quer dizer que não tenha por vezes razão, mas o diálogo acaba todo neste tipo de situações e elas eu quero banir.
Saber… Ou te controlas ou estás a ser um elemento perturbador num website que é pacato.
E obrigada Edson pelo respeito a mim. Nem imaginas o que estou a passar.
O meu pai está muito muito mal e a minha mãe foi hoje operada e não sei se estará em condições de ficar sozinha. A minha vida está do avesso e estou a sofrer como nunca.
E nem por isso perdi a compustura com ninguém, porque sou adulto e maduro. Algo que parece faltar em outras pessoas.
Tu também o mostraste ser, e agradeço-te por isso.
A frustração das pessoas pela realidade da Microsoft não é culpa de ninguem daqui. E querer mudar opiniões não muda realidades.
Saber…Não tenho nada contra ninguém e muito menos contra ti. Quero debate e tenho-o permitido. Mas a este nível… E a pegares-te com todos… Não.
Mário, desejo melhoras para sua mãe e seu pai e pode acreditar que da minha parte, não verá mais nenhum comentário a esse cidadão, pois ele não tem maturidade o suficiente para um debate e tudo pra ele é ofensa, mas em respeito ao seu site, ao que estar a passar e a sua pessoa que muito respeito, da minha parte não darei nenhuma resposta a esse rapaz, pelo menos, não mais!
Se todos fizermos isso, ninguém fala. A ideia de ter comentários ativos é a discussão.
Nesse sentido não te quero calado quando houver algo a dizer. Apenas que seja dito de forma correta.
Mário, a ele, a forma correta é o concordar com ele e sendo assim, prefiro me abster!
Edson… As respostas são para serem dadas. Normalmente e educadamente. Eu estarei atento.
Quem sair da linha, e repito, isto é válido para todos, terá consequências.
Sparrow e Deto, isto também é para vocês. Cuidado com as palavras e adjetivação direta ou indireta seja a utilizadores ou terceiros.
Mário, um grande abraço e votos de melhoras aos teus pais.
Nesse exato momento estou a ver lares de idosos para a minha mãe.
Ela desenvolveu uma demência que evoluiu muito rápido, em Maio estava a cuidar das netas e ajudava nas coisas da casa. De Novembro para cá não consegue sequer usar o microondas ou o telemóvel. E para piorar, a minha casa tem escadas a subir e a descer. Ela caiu (não foi nas escadas, por sorte.) partiu o osso femoral e foi operada na noite anterior ao natal.
Eu percebo sobremaneira o que tu estás a passar.
Muita força para ti e para a tua família.
Que Deus os abençoe!
Boa sorte com os lares… eu bem sei que precisei!
Pode haver várias pessoas sérias aqui, mas você eu tenho firmamento que não é. Sugiro que leia os seus dois comentários ridículos e pense um pouco na forma que se dirigiu a mim neles.
Já me viu dirigir a alguém assim aqui ? E você Mário que aprova cada comentário que faço, já viu ?
Pois é, isso é o que difere a mim de você. Motivo de orgulho meu.
Essa conversa acabou.
Eu não tenho contexto das conversas na moderação. Aprovo as mensagens com base no texto e tento dar às pessoas o direito a responder e defender-se. Mas assim isto tem de acabar.
A partir de agora, quem adjetivar alguém, de forma direta ou indireta, fica moderado e as suas mensagens não entram por uma semana.
Isto é válido para todos. E poderão haver penalizações mais sérias.
Como nota pessoal, tenho no Edson uma pessoa super séria e educada.
Já me chateei com ele (e vicê versa), mas sempre nos entendemos e aprendemos a respeitar um ao outro. Se isso não é maturidade, não sei o que é…
Quanto a seus pais Mário, gostaria de assim como desejei na virada do ano, reiterar que tenham o advento de boa recuperação a ambos.
Agradeço. Apesar que no caso do meu Pai isso será já impossível.
Meu pesar, Mário!!! De coração, pois eu não sabia!
Melhoras para seu Pai. Deus abençoe você e sua família.
Obrigado!
OFF: Vcs viram o vídeo da DF do cyberpunk? Que eles rodaram um benchmark do PC, subiu o save para a Cloud depois baixou e executou no PS5?
Ontem depois de muito insistência consegui fazer o procedimento. É um negócio meio escondido. Fiz capturas no PS5 pra colocar no artigo.
Mas é tipo um “cross-save” oficial, mas escondido, ou fizeram “gambiarrinha” pra conseguir o feito?
O cross-save é oficial, só o benchmark que é escondido. É um pouco de gambiarra, mas funciona.
Única certeza é que vão errar tudo. Se dependesse dos analistas, não existiria Nintendo nem ps5.
Lê o artigo. Vais ficar surpreso com a taxa de acerto. Apesar que, claro, não acertam tudo. Mas o certo é que as previsões não são palpites e baseiam-se em dados reais que indiciam as possibilidades.
Aliás estes analistas existem porque é graças à sua taxa de acerto que se fazem fortunas.
Eu li o artigo. Percebes que todos os acertos foram de eventos óbvios e que já estavam ocorrendo no momento das previsões. Por outro lado erraram praticamente tudo que era realmente uma previsão.
E gostaria de fazer uma correção. Boa parte do analistas não vivem de fazer previsão, mas de vender produtos. A previsão é apenas o meio, não o objetivo.
Estes analistas são de empresas de análises de mercado, onde os investidores procuram informação para melhor basear os seus investimentos.
Basicamente os grandes analistas são os que acertam mais. Os analistas em causa tem no artigo linkado indicadas as previsões que fizeram para 2023 e o que acertaram e erraram. E apesar que nenhum acertou em tudo, a taxa de acerto é fabulosa.
Agora claro que quanto menos dados houverem para se apoiarem na previsão maior a possibilidade de erro. São analistas, não bruxos!
Acho que o problema é que no meio de gente séria (gente com dados confiáveis mostrando crescimentos de setores e daí falar-se em tendências e projeções) , sempre existem aqueles que pretendem influenciar o mercado e investidores por terem sido financiados por alguma empresa para que ajudassem nos objetivos daquela (que é sempre receber investidores), normalmente usando dados pouco confiáveis e representativos (estatisticamente pouco relevantes a alguma conclusão lógica prática).
Nesses momentos dou valor a empresas que ignoram as vibes e investem em coisas como melhor hardware cliente e VR, por exemplo, e por isso dou o parabéns a Meta, e a Apple, apesar de não gostas de muitas políticas dessas empresas, por exemplo.
esse teu comentário me lembrou que em algum dos processo lá da MS com a compra da Activision a MS anexou prints de twittes do Tom Warren…