Será de se referir que os vídeos em causa são em jogos que não obtiveram qualquer patch para a PS5 Pro, pelo que os ganhos são apenas obtidos pelo maior poder bruto.
Resident Evil 4
Basicamente aqui os ganhos visíveis não são muito grandes. E isso deve-se ao facto de o jogo estar limitado superiormente a 60 fps. Dado que a PS5 já consegue andar lá perto, oscilando entre os 52 e os 60 fps, a 4K, a única grande diferença que vemos com a Pro é que a consola mantêm os 60 fps estáveis.
O vídeo que se segue não compara com a PS5, mas mostra os no modo de performance, a 1080p 120 Hz.
Elden Ring
Apesar que a nível de fps a coisa não melhora muito face à PS5 base, mantendo-se a consola, no modo Performance, sem obter os 60 fps estáveis, o que o video mostra é que temos, neste modo, ganhos consideráveis na resolução nativa do jogo que agora se aproxima mais dos 4K nativos.
O modo Ray Tracing, que na PS5 era bastante mau a nível visual, sofreu agora um upgrade significativo, com os fps a rondarem a média de 45.
Melhorias na PS4
O nosso Tio Hildo fez também um vídeo com os resultados do uso do PSSR na Playstation 4, usando o jogo Bloodborne.
Basicamente Bloodborne ao não ter resolução dinâmica não é dos jogos que beneficiam com o PSSR, sendo que a única diferença passa a ser o output a 4K, o que apesar de visível, não é um ganho significativo na qualidade.
Excelente Tio Hildo!
Fora a contagem de fps e pixeis, na pratica para ti está a justificar a compra?
(pergunto isto muito honestamente, para reunir informação e depois me decidir se avanço ou não).
Obrigado.
Depende muito do preço que você conseguir comprar.
Se você conseguir um desconto de uns 15%, aí eu acho que começa ficar interessante.
Sem patch, os jogos ficam em média de 35% mais rápidos ( varia entre 30% e 45%).
Agora quando o desenvolvedor faz um patch bom, os ganhos podem melhorar muito devido as novas features , como por exemplo o PSSR.
Acredito que os novos jogos que sairão vão se beneficiar mais pois as deves terão mais tempo para já colocar tudo que suporta. Eu acho que o GTA 6 vai ficar muito bom no PRO.
Tem tambem os 2 TB de espaço que ajuda, nem precisa tanto do ssd a parte se vc nao gosta de guardar jogos.
Tu tens duas situações que requerem um patch para a Pro, sendo que uma delas até pode nem requerer.
1 – Aumento da gama de Ray Tracing. Esta situação não requer forçosamente um patch, dado que o uso das melhorias nas compute units é automático e garantido na driver. No entanto, alguns jogos podem limitar a amplitude do RT para garantir que não há quebras de performance, e esse limite a existir impede a Pro de mostrar melhorias, requerendo um patch que desbloqueie isso.
2 – O Dual Issue, e consequentemente o PSSR. A PS5 Pro apresenta 300 tops de computação 8 bits, para IA, que são usados pelo PSSR. Mas no entanto a Sony apenas anunciou 16,7 Tflops na consola, o que só te dá 150 tops!
Ora isso deve-se ao facto que o Dual Issue requer o uso de wavefronts de 64 bits, que a PS5 base não suporta. A criação destas wavefronts é gerada no momento da compilação do código. Ora para poderes ter uma consola a usar estas wavefronts e a outra a usar wavefronts de 32 bits, precisavas de layers de abstração no sistema operativo, o que não existe dado que a Sony quer o OS optimizado ao máximo ao hardware, e como tal não usa layers de abstração procurando toda a compatibilidade no hardware.
Assim sendo a Pro não pode usar o Dual Issue, e daí que a Sony apenas contabilize 16,7 Tflops.
Mas o Dual Issue está lá, e pode ser usado. Apenas que fica limitado a situações exclusivas da Pro, como o PSSR, que só são executadas nessa consola. Mas para que o jogo use o Dual Issue, e desbloqueie os 300 tops, as wavefronts de 64 bits e o PSSR, precisas de um patch para a Pro.
Nesse aspecto, a Sony foi altamente correta ao não anunciar os Tflops como RDNA 3. Porque eles mesmo estando presentes no Hardware só podem ser usados em situações especificas da Pro.
Como nota, há um terceiro aspeto que podes melhorar por patch, apesar de ser opcional. Se tens um jogo a 30 fps ou a 60 fps, com a Pro vais ganhar performance e ter mais fps. Dado que os jogos normalmente são bloqueados nos fps, o seu ganho é inutil, pelo que o patch pode contemplar a possibilidade de melhorias visuais em vez do ganho de mais fps.
Sou inscrito desde os primeiros testes com a ferramenta que o Tio Hildo criou e lembro que o canal não tinha nem 50 inscritos. Hoje já está com mais de mil e crescendo. Parabéns!
O meio de tecnologia de consoles e PCs precisa de pessoas com conhecimento de verdade criando canais e passando a informação. Sempre fomos carentes desse tipo de conteúdo e no Brasil então, beira a miséria! Um monte de canais que tem a relevância que tem porque estão desde o início do YouTube, mas não se aprimoraram, não entendem merda nenhuma e só falam bosta! Precisa de gente com conhecimento trazendo informação, não montadores de PC como adrenaline e outros. Um exemplo: A Adrenaline montou um PC com uma 4060 e afirmou conseguir performances parecidas ou superiores ao PRO. Uma desinformação que muitos vão na onda.
Mário falou uma 4070 Ti, a DF falou uma 4070. Eu não sou leitor em vão deste website pois o Mário normalmente não se engana, e desde 2010 que tudo que ele fala se vai vendo a acontecer.
Bom, a DF falou que uma 2070 seria o suficiente para bater o base né. E tá aí precisando de uma 3070ti pra bater ou equiparar em todos os jogos.
Quanto ao pro creio que alguns jogos será necessário mais que uma 4070ti.
Um OFF –
Death Stranding Director’s Cut anunciado para Xbox SX/SS.
A IP agora é do Kojima.
Pra quem reclamava do Jim Ryan, nada é tão ruim que não possa piorar… Totoki vai acabar com o Playstation.
Lembrando que Totoki já disse que haverá cortes de verba nos Studios PS. Se o novo jogo da Naughty Dog não for um primor técnico, já sabemos quem é o verdadeiro culpado.
E no fim das contas, quem irá destruir o Playstation serão os Japoneses, como bem disse o Edson dias atrás pra mim: “Todo mundo culpando o Jim Ryan, mas são os japoneses que estão ferrando com tudo, pode apostar!”
Acredito que o Mário falou da 4070Ti mais pela questão dos 16GB que se fazem necessários aos 4k. Acredito que 4K@60 reais e em situações específicas no PS5 serão raras, mas existirão, então, entendo a colocação do Mário para se ter sempre um GPU igual ou superior ao do PS5 Pro, a 4070, embora seja mais capaz ou suficiente pra obter o mesmo, pode ser que encontre situações muito específicas em que se sai pior devido a memória. Mas vale lembrar que no RT e no DLSS as Nvidias de 3000 e 4000 ainda são mais capazes com a possibilidade, inclusive, da geração de quadros por IA aproveitando vetores de movimento como nas série 4000, o que pode ser intetessante para obter mais fluidez para jogos não competitivos com fps acima dos 60 fps.
Mas o PS5 Pro parece um bom console, o problema reside mesmo no preço. E pelo preço, poderiam ter ao menos colocado uma CPU melhor, mas entendo a questão já diversas vezes abordada pelo Mário.
Na minha opinião há 2 situações que provavelmente encarecem em demasia o Pro e que poderiam ter sido evitadas pra ter-se um valor menor, um SSD maior (que não vejo muito o porque tendo-se um slot de expansão) e suporte a WiFi 7 (que é relativamente desnecessário e menos eficiente que uma porta de rede Gigabit mais rápida… De qualquer forma, é o que temos e é um ensaio pra receptividade de novos preços que virão.
Como já referi, acredito que que o tempo das vacas gordas acabou. O custo de produção dos videojogos, os enormes prejuízos que resultam de um flop de vendas, as novas regras que estão a ser impostas para abertura dos mercados, não se coadunam com a continuidade dos subsídios às consolas.
A PS5 será vendida nestes moldes, com leitor externo (provavelmente até poderá dar o mesmo dado que as evoluções nesse campo estão estagnadas), e a um preço que, apesar de continuar tentador, estará longe dos 400/500 euros, indo para os 800/900.
E foi mais um site que menosprezou a Pro( não que eu esteja a defendê-la no momento), que dá para montar PC com performance igual ou superior gastando menos que a Pro, mas que já está com uma unidade “para criar conteúdo”. Hipocrisia reina forte.
Obrigado.
Obrigado Mário.
Apenas uma correção, o video de 120 hz do RE 4 está em teoria com patch para o PS5 Pro. Antes desse patch não tinha modo 120 hz.
Acabei de fazer outro vídeo, do Rise of The Ronin ( em teoria com patch para o PS5 Pro). Se quiser adicionar a lista aí …
https://www.youtube.com/watch?v=H0jfm6kDHW4
Esse game é decepcionante em vários aspectos técnicos mesmo. Já no base deveria ser bem melhor… No pro manter 40fps no modo qualidade é muito pouco.
Só joguei a demo desse jogo e achei bem fraquinha, o modo 60 então, tá bem feinho, a imagem melhorou significativamente nos 60, Hildo, porque pelo vídeo não dá pra perceber muito.
Por vídeo é dificil perceber mas na tv dá pra ver que melhorou sim.
Se isto usa o PSSR então ele é mesmo bom, pois a resolução por vezes cai brutalmente e no vídeo não vejo nada. Pode ser da compressão, claro!
Mais um vídeo mostrando o game boost do ps5, agora no tekken:
https://www.youtube.com/watch?v=z48DY2QBXU4
Queria saber se o ps5 pro tem algum ganho no inputlag dos jogos de luta. eu acho bem dificil mas isso me faria migrar fácil pra ele kkk
Boa pergunta ….
Dualsense Edge é bem mais responsivo!