Análises do Tio Hildo a Assassins Creed Shadows mostram dados curiosos

Falamos das diferenças de consumos entre as consolas.

As análises do Tio Hildo tem revelado alguns dados interessantes. Um deles, e que tem vindo a ser uma constante em todas as análises por ele realizadas, e tem a ver com os consumos da PS5 e da Xbox Series X.

A Xbox series X tem uma fonte de 315 Watts, sendo que a PS5 Fat tem uma fonte de 350 Watts, a Slim de 250 Watts e a PS5 Pro uma de 375 Watts.

Todas elas foram concebidas para poderem explorar ao máximo a performance da consola, pelo que não vamos questionar se a sua potência chega ou não para o débito máximo, mas a realidade é que, a Xbox consome bastante menos que a PS5.

Vamos ver esta imagem da análise:



Como vemos a Xbox series X está a usar apenas 176,2 Watts, ao passo que a PS5 está a consumir 221,3 Watts (O que implica forçosamente uma PS5 Fat) .

Como se explica esta variação no consumo? E porque motivo, a PS5, ao ter menos CUs, está a consumir mair?

Bem, tudo tem a ver com a forma de funcionamento das consolas. A Xbox Series X usa clock fixos, pelo que os seus consumos são mais lineares. Já a PS5 usa clocks Variáveis, pelo que ao puxar a velocidade para valores que chegam a ser quase 400 Mhz de diferença para os valores base da Xbox.

Mark Cerny optou pelo uso de menos Compute Units, para facilidade de uso, e uma velocidade de relógio variável, com um sistema de refrigeração mais agressivo, que permite compensar essa redução. A consequência reflete-se nos consumos, pois o aumento de velocidade de relógio traduz-se num aumento exponencial de consumos, bem como no aumento dos mesmos pelo aumento de velocidades das ventoinhas do sistema de refrigeração.

Dado que a Series X tem 56 Compute Units, o seu consumo terá de ser sempre superior ao da PS5, com apenas 36. E apenas não o tem pelos motivos indicados.



Mas uma conversa com o tio Hildo revela que nas suas análises ele vê muitas vezes a PS5 a atingir um pico de consumos de 235 Watts, sendo que o máximo que viu na Xbox foi 195 Watts. Até aqui nada de novo, pois isto enquadra-se no explicado em cima, mas há no entanto um pequeno detalhe que faz muita diferença.

235 Watts e 195 watts foram os valores máximo obtidos nas medições, ou seja o obtido nos jogos que mais conseguiram puxar pelas consolas. Não fica claro porém se estes são os valores máximo que podem ser obtidos pois a X, com a sua fonte de 315 watts pode teoricamente debitar até 250 Watts. E da mesma forma a PS5 poderá, teoricamente, debitar até 280. Em ambos os casos, 80% da capacidade da PSU, e em ambos os casos teremos de remover alguns Watts para os restantes componentes da consola, mas mesmo assim ficaremos sempre com valores acima dos 195 e 235 Watts.

A questão é que a PS5 atinge mais vezes o valor máximo medido, do que a Xbox o faz. Aliás, de todos os jogos que o Tio Hildo testou, apenas um deles atingiu esse valor.

Porque?

Aqui a questão deverá ter a ver com o que Mark Cerny referiu. É mais fácil tirar todo o partido de 35 CU do que de 52. A lei de Amdahl mostra bem isso ao mostrar que o paralelismo crescente não se traduz em aumentos lineares de performance. E nesse sentido, será mais fácil levar o chip da PS5 ao limite do que realmente o da Xbox series X.



Seja como for, a Series X, mesmo consumindo menos, porta-se dentro do esperado, e com as performances a nível de resoluções e fps que seriam de se esperar de uma consola que, na realidade, é mais potente que a PS5, sendo que o faz com menor consumo de energia.

 

 

 



Subscreva
Notify of
guest
33 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
27 de Março de 2025 8:25

Console consome tão pouco que nunca me atentei a esse detalhe. Seria interessante testar o Forza 5. É o jogo melhor otimizado e que talvez possa tirar o máximo de ambos os consoles.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Hennan
27 de Março de 2025 10:03

Eu fiz um pequeno teste no Forza 5 e ele não puxa muito o XSX. O jogo que mais consegue forçar o XSX é o Gears 5.

Deto
Deto
Responder a  Tiohildo
27 de Março de 2025 15:10

lembra daquele slide do cerny na apresentação do PS5? Lá tinha um gráfico por tipo de jogo e o consumo

O que menos consumia era GT, jogo de corrida em geral no caso.

O que mais consumia era o God of War.

Lembra que no Mapa do Horizon Zero Dawn no PS4 os coolers disparavam, que até o cerny comentou isso pq acontecia no PS4 dele?

Vc podia testar no mapa do Horizon Remaster e do Forbidden West no PS5? para ver se lá isso se repente, pico de consumo.

Fica dando zoom, afastando a aproximando…. No meu PS4 PRO era fazendo isso que o cooler mais disparava.

Last edited 3 dias atrás by Deto
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Deto
27 de Março de 2025 16:18

Ok. Vou verificar.

Deto
Deto
Responder a  Tiohildo
29 de Março de 2025 2:58

vlw 🙂

Juca
Juca
Responder a  Hennan
27 de Março de 2025 10:30

Mas a lógica é ser melhor otimizado para um console Xbox, já que é um jogo portado para PS5 e não nativo.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Março de 2025 19:31

Forza Horizon 5.

Tiohildo
Tiohildo
27 de Março de 2025 10:02

E a título de informação, o maior consumo que eu já vi no PS5 PRO foi no jogo F124 que chegou a 251 Watts. Também tive o cuidado de aferir meu medidor de watts com outro medidor ( kill a watt). Liguei os dois em série para verificar se ambos apresentavam a mesma medida e calibrar o medidor digital onde retiro os dados.

Tiohildo
Tiohildo
27 de Março de 2025 10:10

Na minha opinião, também temos que lembrar que não é só a APU que é diferente, praticamente todos os outros componentes internos dos dois consoles são diferentes ( placa mãe, ssd, memórias, etc). Ficaria surpreso se eles tivessem consumos iguais. Obviamente, acredito que maior parte do consumo deve ser requisitado pela APU.

Juca
Juca
27 de Março de 2025 10:26

Acredito que quanto maior o clock, maior a perda de energia por calor e desperdício de energia (os mesmos materiais sofrendo mais ciclos de trabalho/descargas de energia) mas obviamente que falamos de produtos diferentes, embora semelhantes no que entregam.
o Series X se torna mais eficiente pelo que entrega e o que custa em termos energéticos.
A vantagem de uma 36 cu frente a uma 52, é ter um custo mais barato de produção, a elevação dos clocks só a faz mais eficiente pela facilidade de paralelismo, mas não do ponto de vista energético.

Last edited 3 dias atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
27 de Março de 2025 14:01

Interessante seu comentário Juca.

Deto
Deto
Responder a  Juca
27 de Março de 2025 15:13

a diferença é o que eu já falei aqui, APU de servidor vs APU de desktop

Se tu pegar placas de video que seja um modelo que é a mesma GPU para servidor e dektop para jogos vc vai notar que a para jogos dektop sempre consome mais e tem clock mais alto, enquanto a de servidor é “custo beneficio” de consumo de energia.

Last edited 3 dias atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Março de 2025 19:48

Pois é, Mário, o material é o mesmo, e o trabalho não cresce linearmente com a energia colocada, como podemos bem perceber pelos overclocks que fazemos. Ganha-se desempenho, mas não de modo linear. Mas pra sabermos até onde compensa empurrar clock ou investir no paralelismo, só em laboratório pra saber.
Obviamente que empurrar clock é sempre mais barato se a refrigeração der conta, basta vermos que tomar menor espaço na bolacha de silício presume-se mais barato. A solução do PS é mais inteligente pelo todo, pelo I/O mas não necessariamente é a solução mais econômica em termos de gasto energético, pelo que dar-nos a entender os registro do Tio Hildo.

Juca
Juca
Responder a  Deto
27 de Março de 2025 19:53

São escolhas de negócio, Deto, e isso quem sabe são as empresas. Acho a solução da Sony mais inteligente, pois entrega algo teoricamente mais barato com o mesmo resultado prático, mas não podemos negar o fato que nos é apresentado, o Series X entregando maior economia de energia, algo que presume ser decorrente de clocks mais amenos e menor perda energética por calor, mas o que externo aqui é opinião pessoal baseada no que conheço e já li sobre informática.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Março de 2025 21:17

Mário, tem certeza desse valor de 250 watts do slim? Não consigo achar esse dado.
E pelo que eu vi em testes, o PS5 slim consome um pouco menos que o fat, cerca de 12 watts …

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
28 de Março de 2025 0:34

Mário, o guia mais recente do PS, diz que ele tem potência nominal máxima de 350W, logo, mesmo que seja o Slim, a fonte será a mesma pois esse precisa estar preparado para receber BD e alimentar os mesmos periféricos que o normal.

Fonte: Página 14 do manual.

https://www.playstation.com/content/dam/global_pdc/pt-br/corporate/support/manuals/ps5-docs/2000ab/CFI-20XX-B30_PS5_Safety_Guide_Web$pt-br.pdf

Last edited 2 dias atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
29 de Março de 2025 3:02

exatamente.
mas no caso de um servidor não é mais barato ehehhe

exatamente pq na conta entra o consumo de eletricidade, ou seja, o motivo dos 12TF renderem o mesmo praticamente que o PS5 é pq o xbox SX leva em conta o consumo na hora que estiver rodando nos servidores do Azure da MS

enquanto o PS5 a conta de luz quem paga é o consumidor que vai ficar bem feliz em pagar menos no console, teoricamente deveria, e acabar pagando alguns centavos a mais na conta de luz todo mês

Deto
Deto
27 de Março de 2025 15:04

Gente, eu queria aproveitar e falar que somente no canal do Tio Hildo isso acontece, o youtube bota 200mbps de bitrate no video em 4k
comment image

Esses bitrate gigantes só acontecem no canal do Tio Hildo, já teve video com 120~150mbps de bitrate

Na DF por ex, video 4k 60fps com HDR é 30mbps

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Deto
27 de Março de 2025 16:27

Oi Deto. Você não é o primeiro a reclamar disso. Eu tive que aumentar a qualidade de codificação dos meus vídeos em h265, porque estavam reclamando de baixa qualidade. Acontece que o YouTube recodifica o vídeo assim que você faz upload e ele mesmo escolhe qual codec usar. Como meu canal é pequeno , ele escolhe um Codec de menor qualidade, o vp9 ( é só você ligar a estatística para nerds). O DF provavelmente usa o AV1, que é um codec mais moderno e melhor. Depois eu vou tentar ajustar isso , mas acho que será difícil. Outra solução seria eu reduzir a qualidade do vídeo, hoje eu uso o parâmetro do ffmpeg -crf 20 para obter boa qualidade.
Mesmo assim te digo, o vídeo do YouTube não é tão bom quanto o original.

Deto
Deto
Responder a  Tiohildo
29 de Março de 2025 3:59

Só tenho o PS5 que suporta AV1 mas é meio estranho pq o suporte é bizarro… Alguns vídeos abrem em AV1 aqui e se eu fechar e abrir novamente vai para VP9 heheehheh youtube meio maluco mesmo.

ai no print é minha TV que nem suporta AV1

KillBoxOneDelta
KillBoxOneDelta
27 de Março de 2025 19:50

Series X foi muito bem projetado. Acho o design também simples e eficiente para refrigeração. Não procuraram fazer do console um projeto de arquitetura com complexidade.

KillBoxOneDelta
KillBoxOneDelta
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Março de 2025 21:45

Quando falei da arquitetura além disso que você disse Mário englobei o design dele totalmente relacionado a refrigeração mais eficaz.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  KillBoxOneDelta
29 de Março de 2025 0:28

Projetado para ser servidor principalmente, por isso consome poucos, tem clock fixo (única gpu moderna pra jogos que é assim) e tem 52 CUs. Como console pode até ser bem projetado, mas não mais que seu concorrente, esse sim focado em jogos e não em infraestrutura.

Deto
Deto
Responder a  KillBoxOneDelta
29 de Março de 2025 4:06

Não vejo como um console que tem tudo mais caro que o concorrente e entrega o mesmo ou menos seja melhor

Sem contar o maravilhoso sistema de expansão de memória proprietária

Na minha opinião complexidade inútil é usar expansão de memoria proprietária.

error: Conteúdo protegido
33
0
Queríamos ouvir a tua opinião. Comenta!x