Análise: O que se passou com o Inside Xbox?

A Microsoft prometia uma apresentação com jogo jogado, e que o que seria apresentado “mudaria o jogo”. Mas o que se viu foi decepcionante em todos os aspectos.

Para uma apresentação que prometia mostrar cenas de jogo jogado, o que se viu foi… basicamente nada! O jogo jogado visualizado reduz-se a um par de minutos, e maioritáriamente do primeiro jogo apresentado.

Esquecendo que as primeiras impressões são tudo, a Microsoft apresentou um conjunto de títulos que fizeram tudo menos impressionar. Eram jogos que, mesmo acompanhados do logotipo de optimizados paraa Xbox série X, deixavam muito, mas mesmo muito a dever à qualidade.

Resumidamente, o Inside Xbox de ontem foi um enorme tiro no pé das expectativas dos fans.

Eis então o que a Microsoft prometia:



You want to see games for the Xbox Series X? We want to show you games for the Xbox Series X.

Check out First Look next-gen gameplay from our global developers partners within #InsideXbox on Thursday, May 7 at 8am PT. pic.twitter.com/xVdgIeRBJX

– Xbox (@Xbox) April 30, 2020

 

Mostra de jogo jogado… este frase estava em quase todas as promoções da Microsoft à apresentação… mas como já referido, o que se viu foi pouco… ou nada!



Ao ponto de até Albert Penello ter comentado do sucedido:

 

Perante as promessas de se mostrar o que uma máquina de 12 Tflops poderia apresentar, as expectativas eram altas, e a Microsoft alimentava-as com frases como a seguinte:



Mas uma vez decorrida a apresentação o que se viu foi tão decepcionante que os fans não deixaram de ridicularizar nos foruns com fotos como as de baixo.

Diga-se até mais! Apesar de a imagem de Tlou 2 ser capturada numa PS4 Pro, o jogo será exactamente igual na PS4 base, apesar de a resolução expectável ser 1080p.

Naturalmente as pessoas esperavam mais… muito mais!

E gráficos como o que se seguem, nem sequer deveriam ter sido apresentados!



Quando se apresenta conteúdo de uma consola que pretende ser o exponente máximo da potência para uma nova geração, apresentar gráficos que rivalizam com os da Playstation 2 em 2004 é certamente um tiro muito grande no pé. A Microsoft falhou e falhou a toda a linha. A apresentação foi claramente vergonhosa.

No meio de tudo o que foi apresentado, a demo de Scorn foi a que mais se destacou. No entanto, o que se viu na série X não se destaca do que já fora apresentado em 2017 para a Xbox One, e que está no vídeo que se segue.

É claramente de lamentar que tal apresentação tenha ocorrido. A Microsoft estava a fazer tudo bem, e os fans estavam motivados. Mas uma consola não vale pelo hardware, vale pelos jogos, e nesta primeira apresentação daquilo que seriam os jogos, e não as cutscenes, o que vimos foi decepcionante. A Microsoft poderia, e deveria ter feito uma selecção do que apresentaria nesta primeira apresentação mundial das capacidades da sua série X, mostrando efectivamente “gameplay”, e numa escolha onde pura e simplesmente estes jogos de conteúdo gráfico de baixa qualidade não deveriam ter sido apresentados.



Mas caso a apresentação fosse esta, a solução teria sido simples, não a promover como algo que vai “mudar o jogo”,como uma mostra do “Gameplay”. ou como uma apresentação das capacidades da série X. E acima de tudo o texto inicial que refere que todos estes jogos estavam optimizados para a série X, face ao conteúdo apresentado, deveria ter sido retirado.

Aaron Greenberg reconhece o erro, e pede desculpas, dizendo que a equipa aprendeu com isto.

Mas o que choca nem é o erro… é o facto de nesta fase a Microsoft ainda cometer erros elementares como este.



Não fosse esta criação de expectativas não cumpridas, e este teria sido um inside Xbox normal, do qual se apreciaria ver os novos jogos.



error: Conteúdo protegido