Análise: Honor Magic 6 Pro

Basicamente já falei anteriormente sobre este telefone, pelo que desta vez este artigo apenas vai incidir sobre as especificações do telefone, e a minha opinião pessoal sobre cada um dos componentes.

O HONOR MAGIC 6 PRO

 

A primeira pergunta que se terá de colocar a quem ler este artigo, é: Porque mudar de um Samsung ou iPhone para um telefone destes? E porque motivo o Honor Magic6 Pro?

Bem, no que toca ao iPhone a mudança para um smartphone Android é algo que vai depender muito da vontade do utilizador. E normalmente a receptividade de mudança de ecossistema, seja Android para iOS ou iOS para Android, não é algo que muitos façam facilmente.



Daí que no que toca ao iPhone, apenas posso referir a quem ler o artigo que tome este telefone em consideração em caso de mudança. Já para quem está no ecossistema Android, este artigo poderá realmente ser informação bastante útil.

Mas porquê o Honor Magic 6 Pro? O que o distingue de outros telefones, e porque motivo o devo considerar face a um Samsung topo de gama?

É isso que vamos abordar aqui. Porque eu mudei de um Samsung série S Ultra para este telefone… e a realidade é que, neste momento, com cerca de um mês de uso deste telefone, digo à boca cheia que, caso a Honor consiga manter este nível de qualidade em futuros telefones, não pretendo voltar a usar um Samsung.

Mas vamos tentar perceber o porquê da mudança, e o porquê de estar a adorar este telefone.

A questão incontornável é: Porque motivo fui procurar uma alternativa aos Galaxy S ultra, que uso à anos?

Bem, os motivos foram dois:



  • A desvalorização dos smartphones
  • A estética dos Galaxy S

A desvalorização dos smartphones

Um dos problemas dos telefones Android é a sua desvalorização. Um smartphone Android, ao contrário dos iPhones, desvaloriza tremendamente. Como exemplo, um S22 Ultra de 512 GB, cujo PVP em 2022 era de 1500 Euros, neste momento vale cerca de 450 euros, o que implica uma desvalorização e 1140 euros em dois anos. E note-se que para esse valor, isso implica que o telefone esteja imaculado, o que nem sempre é o caso.

Apesar de não existir nenhuma forma de se combater essa desvalorização, a melhor forma de se poupar dinheiro é pagar menos pelo telefone no ato de compra. A realidade é que, num caso extremo, se obtivermos algo equivalente ao S22 Ultra por 800 euros, mesmo que dois anos depois valha apenas 100 euros, a perda é de apenas 700 euros.

Daí que a boa compra de um smartphone Android é super relevante. Precisamos é de realmente encontrar um telefone mais acessível que se possa considerar como equivalente. E isso não é tarefa fácil.

Neste aspeto tentei mudar para o iPhone, e o seu iOS, mas a experiência que tive com o iOS em 2024 foi decepcionante, conforme relatei nos meus artigos de experiência com o iPhone que fui colocando aqui no site. Infelizmente o iOS ainda tem o mesmo aspecto que tinha na altura do iPhone 5, e com limitações tremendas. Ausência de controlo de volumes separados para som geral, jogos, notificações e alertas do sistema, ausência de uma forma de impedir chamadas anónimas, um sistema de colocação de tons de toque arcaico que não permite o uso direto de sons que já se encontram no smartphone, impossibilidade de se personalizar livremente o posicionamento dos icones, etc, etc, afastaram-se do aparelho. Aparentemente o iOS 18 terá resolvido algumas destas questões, mas convenhamos, quase uma década depois do Android fazer isso, é demais.



A alternativa, era assim, manter-me no Android.

A estética dos Galaxy S Ultra

Tendo tido um Galaxy S20 Ultra, a passagem para o S22 Ultra foi custosa. Com excepção da alteração da parte visual relacionada com as câmeras traseiras, parte para a qual olho menos vezes, o telefone era na sua parte frontal basicamente igual ao S20. Ora numa altura em que os upgrades cada vez sabem a menos, pois as grandes inovações tecnológicas a que assistíamos antigamente, basicamente cessaram, o manter da estética geral é, pelo menos para mim, um amargo de boca. Basicamente o upgrade sabe a “mais do mesmo”, com o aperto no estômago de termos gasto dinheiro em algo novo, basicamente igual, sendo que o antigo ainda estava longe de estar obsoleto.

Basicamente, para mim, sem alterações estéticas, deixa-me no intimo a ideia de que estou com o mesmo produto.

E esse foi o motivo pelo qual o S24 não me fascinou. Ele é visualmente idêntico (frente e trás) ao S22 (e S21, e S23), sendo que se contarmos só a frente podemos incluir o S20.  Basicamente as diferenças estéticas nestes telefones tem sido tão pequena que são quase negligenciáveis. Daí que já com um uso de 4 anos na estética (S20 e S22), gastar mais mil e tal euros para visualmente ficar na mesma… não obrigado! (Aliás diga-se que uma pergunta que ouvia várias vezes era qual dos S era o meu, o que mostra bem que há uma tendência geral em não se perceber se o telefone é o novo ou o modelo de há quatro anos atrás).



O que o S24 apresentava de verdadeiramente diferente era o software, especialmente as funcionalidades de IA. Algo que a Samsung trouxe pouco depois para toda a Gama S desde o S21 para a frente. E nesse sentido, o S22 Ultra ficou basicamente com todas as capacidades do S24.

Precisava por isso de um substituto para o S22 Ultra. Algo que não decepcionasse, mas sim algo que fosse e sentisse como novo para mim!

A questão era… o quê? Que telefones há no mercado capazes de serem iguais ou superiores ao S24 Ultra?

A realidade é que poderia ter ficado sem uma solução. Afinal nada me garantia que conseguisse um produto que me satisfizesse ao mesmo nível, e o andar de cavalo para burro não era algo que eu quisesse. Daí que parti à procura, mas com poucas esperanças.

Com a Huawei fora do mercado, o resto das ofertas torna-se um pouco uma aposta. Os chamados flagship killers existem, telefones de baixo custo, altamente bem equipados, mas que depois vamos a ver e na realidade não possuem, todas as funcionalidades, seja no hardware, seja no softwsre. Será que há efetivamente algo no mercado que consiga competir com o S24 Ultra?



E aqui começou a pesquisa.

Ora o descobrir o Honor Magic 6 Pro foi… um pouco de sorte! Basicamente tinha de começar por qualquer sitio, e esse sitio foi a câmara fotográfica! Pessoalmente, desde à alguns anos que a câmara fotográfica é, para mim, um dos principais pontos de interesse de um telefone. E assim sendo, a minha primeira pesquisa foi no célebre site de análise de qualidade de imagem fotográfica, DXOMark.

Verificando a lista dos melhores telefones a nível de qualidade fotográfica, o Honor Magic 6 Pro ocupava o segundo lugar, logo após o Huawei Pura 70,  pelo que despertou o meu interesse, especialmente depois de ver que o Galaxy S 24 Ultra apenas ocupa a 23ª posição!

Daí que fui ver mais detalhes. E as especificações do telefone conquistaram-me:

Vamos comparar alguns pormenores mais básicos com o S24 Ultra, pois os outros irei aprofundar em mais detalhe. Na tabela que se segue, os valores à esquerda serão do Magic6 Pro, os da direita do S24 Ultra



Lançamento – Ambos em Janeiro de 2024

Dimensões – 162.5 x 75.8 x 8.9 mm, 162.3 x 79 x 8.6 mm

Peso – 225 g ou 229 g, 232 g ou 233 g

Ecrã – 6,8″ 1280 x 2800 pixels, 6,8″ 1440 x 3120

Chipset – Qualcomm SM8650-AB Snapdragon 8 Gen 3 (4 nm), Qualcomm SM8650-AC Snapdragon 8 Gen 3 (4 nm).



CPUs – 8 núcleos (1×3.3 GHz Cortex-X4 & 3×3.2 GHz Cortex-A720 & 2×3.0 GHz Cortex-A720 & 2×2.3 GHz Cortex-A520), 8-core (1×3.39GHz Cortex-X4 & 3×3.1GHz Cortex-A720 & 2×2.9GHz Cortex-A720 & 2×2.2GHz Cortex-A520)

GPU – Adreno 750, Adreno 750

Dual sim – Sim, Sim

De resto as principais diferenças são a Bateria de 5600 mAh no Magic 6 Pro, com carga a 80 Watts por fio e 66 Watts sem fio,  e de 5000 mAh no S24 Ultra, com carga a 45 Watts por fio e 15 Watts sem fio, e a presença de um emissor de infra vermelhos no Magic 6 Pro.

Da câmara já sabemos a qualidade, digamos apenas que o Magic 6 Pro conta com um sensor de 180 Megapixels, o Samsung um de 200 Mpixels.



Mostro algumas fotos tiradas por mim com o Magic 6 Pro (Nota: Fotos reduzidas para 728 pixels de largura).

Normal

SuperMacro



Zoom 100x

Pintura de luz

Mas e que mais distingue estes telefones?



Bem, já vimos a diferença de capacidade da bateria. O que falta dizer é que nos testes de bateria do DXOmark, o Magic 6 Pro ficou em segundo lugar, ao passo que o Galaxy S24 Ultra aparece em 53º lugar. É uma diferença na durabilidade astronómica, sendo que por norma, com um uso normal, o telefone chega-me ao final do dia com 55%, significando que a bateria duraria dois dias (apesar de eu carregar sempre à noite).

Relativamente ao Chipset, eles são algo equivalentes, o Snapdragon 8 gen 3. Mas os testes do Antutu mostram bem as diferenças com o Magic 6 Pro a obter 2017400 Pontos, e o S24 Ultra a obter 1823822 Pontos (na Versão 10 do programa). É um telefone que revela boas performances, e que, pelo que pude ver em vídeos, não apresenta problemas de Trottling, ou de aquecimento.

Vamos agora falar da câmara frontal. E aqui, para percebermos a sua qualidade, vamos novamente ao DXOmark, onde o Magic 6 Pro aparece… em primeiro! É pura e simplesmente a melhor câmara frontal do mercado! Já o S24 Ultra aparece em… 95º.

De que mais podemos falar? Da qualidade do som! Bem, aqui o DXOmark coloca o Magic 6 Pro em segundo no ranking global. Com o S24 Ultra a aparecer em 28º.

E falemos agora do ecrã! Uma categoria onde o DXOMark coloca o Magic 6 Pro… em Primeiro. O melhor ecrã do mercado! O S24 Ultra aqui não deixa os seus créditos por mãos alheias, e aparece em segundo. Mesmo assim atrás do Honor Magic 6 Pro!



Em que se distinguem os ecrãs? Bem, o Magic 6 Pro anuncia suporte Dolby Vision e HDR, com uma capacidade de brilho normalizada de 1600 nits, e com um pico de 5000 nits. O S24 Ultra da Samsung tem um brilho normalizado de 1450 nits, e com um pico de 2600 nits. É, a nível de brilho, uma diferença brutal entre os dois ecrãs, que faz toda a diferença no HDR.

Basicamente o Magic 6 Pro tem tudo o que o Samsung S24 tem, sendo que se torna mais fácil listar aqui o que não tem, e que não pode ser substituído por aplicações externas.

Hardware

  • Ausência de S Pen

Software

  • Tradução de chamadas em tempo real.

O Circle to Search da Google é atualmente exclusivo dos Galaxy S e Pixel Phones, apesar que será standard no Android 15. No entanto o Magic OS tem uma alternativa com o seu Magic Portal que apresenta resultados idênticos.

Refiro ainda que as funcionalidades de trabalho em Janela e Multitasking estão mais elaboradas no Magic OS do que no One Ui da Samsung.

Basicamente, o que posso dizer é que estou super satisfeito com este telefone, cujo preço foi bastante inferior ao do S24 Ultra. Diga-se que se há 6 anos quando experimentei o Huawei Mate 20 Pro disse a mim mesmo que me iria manter nessa marca, só voltando para a Samsung devido ao bloqueio das apps Google nesse fabricante, até ao momento esse é o pensamento que me vem novamente com este telefone. Que com a continuidade de telefones desta qualidade por parte da Honor, muito certamente o meu próximo smartphone será igualmente desta marca.

Será igualmente de se referir que os serviços e apps Samsung, exceto os nucleares, podem ser instalados aqui. Samsung Health, Samsung Wear e outros, funcionam sem problemas. O IR Blaster deste telefone, ausente no Samsung, permite ainda o seu uso como comando universal, por IR e Bluetooth (versão 5.3). A porta usada é USB Type C v3.2.

Deixo alguns vídeos de comparação das funcionalidades AI dos dois telefones:

 



4 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Sparrow81
Sparrow81
17 de Agosto de 2024 7:52

Tentador… Tenho um S22 Ultra e só sei de uma coisa: Samsung nunca mais! Tem um problema crônico de acusar umidade ou qualquer coisa no conector que me irrita. É o segundo Samsung de topo que tenho e apresenta a mesma coisa. E essa merda não permite carregar o celular enquanto estiver acusando umidade ou alguma sujeira. Já tive até que levar na assistência técnica e trocaram o conector na garantia. Tempos depois o mesmo problema. Não é possível que um celular que se diz resistente a água é profundidades de 2 metros tenha um conector que fique acusando umidade. Ridículo!!! Bom, isso é o que mais me incomoda no aparelho da Samsung, fora a duração da bateria que também é ridícula!

A única coisa que me pega nesse Honor Magic 6 Pro é o design. Achei horroroso esse trambolho onde vai a câmera traseira. Kkkk

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Agosto de 2024 8:29

A parte mais tentadora pra mim também, a câmera. Como fotógrafo entusiasta de natureza, ainda busco um smartphone que faça jus ao que prometem.

Juca
Juca
17 de Agosto de 2024 11:57

São vantagens importantes sobre os Samsungs, principalmente no uso de bateria e preço, para basicamente os mesmos chips do S24Ultra.IR é um ótimo Plus, pois aqui tenho que apelar para um IR por Wi-Fi pra controlar as TVs e condicionadores de ar, e mesmo assim tenho problemas com o FireTV.
Mas deixando um pouco de lado a parte técnica, sua percepção em relação ao S22 é de que há uma boa melhora na câmera e na maciez de uso do sistema como um todo? E quanto a percepção que passa de acabamento e durabilidade, parece um produto bem acabado e que passa segurança e durabilidade? As telas são da mesma tecnologia? São de Led?

Last edited 1 mês atrás by Juca
error: Conteúdo protegido