A comprovar-se este número, as Xbox series estão a vender pior do que se estima. Mas eis os dados todos revelados pela Ampere.
A Ampere Analysis revelou os seus dados de 2022. Segundo eles o mercado decaiu 7.8% face a 2021. Isto deveu-se à falta de consolas PS5 e Xbox series para venda, bem como alguns atrasos em jogos que foram adiados para 2023. Alie-se isto a um cenário pós pandemia, e 2022 foi considerado um ano desafiador!
Segundo a Ampere a Sony detém 45% do mercado, perdendo 1.3% face a 2021. A Microsoft cresceu de 25.5 para 27.3% devido à venda de consolas e crescimento do Gamepss, e a Nintendo perdeu 0.5% de quota.
A Nintendo e a Microsoft tiveram uma quota de mercado algo equivalente em 2022, mas com tendências diferentes (decréscimo da Nintendo e crescimento da Microsoft), em grande parte pelo crescimento dos serviços online da Microsoft e queda dos da Nintendo.
Segundo o analista a PS5 atingiu os 30 milhões de consolas em 2022, a Xbox vendeu 18.5 milhões.
A Ampere reforça a ideia de que a falta de consolas impediu o potencial de vendas das mesmas, mas refere que devido à Série S a Microsoft conseguiu minimizar as falhas de fornecimento, e consequentemente aumentar a quota de vendas ao longo do ano. No entanto a procura da série S, mesmo com promoções mostrou que a consola não atrai da mesma forma que a sua irmã mais potente.
Apesar de a PS ter conseguido stocks no final do ano, a Xbox reduziu a lacuna na diferença de vendas devido a uma maior disponibilidade da consola. No entanto, com o final do ano, a PS conseguiu reduzir a diferença! A Nintendo passou os 119.5 milhões de consolas, passando a PS4.
Os serviços cresceram 5.6% em 2022. O volume global de subscrições caiu mas graças à diversidade de ofertas a receita cresceu 7%, particularmente pela subscrição de tiers superiores na PSN. A Microsoft aumentou a sua quota de mercado nas subscrições obtendo um numero recorde de subscritores no final do ano.
Diga-se que este é um relatório muito, muito completo, com acesso claro a inúmera informação financeira, o que lhe dá muita credibilidade. Agora o lado negativo deste relatório é o indicar vendas tão baixas da Xbox, o que poderá indicar que a consola não está a vender tão bem como alguns julgariam que estava.
Sinceramente não acho as vendas de Xbox baixas, muito pelo contrário. Ao meu ver foram infladas pela falta de estoque da concorrência. As pessoas compram consoles pelos jogos e é justamente o que o Series não tem. Seu lançamento foi pior do que o One. No mais, 2023 deve ser um ano chave. Vamos ver o que cada plataforma vai apresentar.
Percebo, mas caso esteja nestes valores a consola não está a vender mais do que a One.
Mas esse é justamente o ponto. A Microsoft até agora não entregou nada que justifique números melhores. Só promessas. Caso entregue jogos, poderemos ter alguma competição.
O maior erro do Phil Spencer foi não ter feito mesmo que Don Mattrick, na trasição de geração do 360 para o One, ter fechado parceria e contratos com produtoras de jogos.
Como todos sabem o One começou bem comparado ao Ps4! A Sony aprendeu, e fez o mesmo com a transição entre Ps4 e Ps5, começando com um catálogo de jogos muito maior que do XboxSerie
até agora a própria MS botou lá no relatorio dela que esperam uma queda de 13% nas vendas.
não podemos esquecer dos jogos “exclusivos” do xbox no dia do lançamento no PC… Alguém aqui falou que seria crítico mesmo na troca de geração.
a COVID mascarou isso, muita gente ainda do PC deve ter comprado um xbox por não ter GPU.
Acredito que demorou muito tempo para as peripécias do Phill Spencer realmente terem impactado o xbox, com o COVID amortecendo muito a queda.
Gente sem GPU de PC para comprar, gente sem PS5 para comprar… preso em casa “compra qualquer vídeo game novo que tiver lá”
caixista hypando que as vendas não desabaram no dia seguinte que os jogos do xbox one começaram a sair no PC… como se fosse de um dia para o outro que se destroi o valor de uma marca conhecida.
Ah cara fala sério, eu não entendo porque essa Sisma de lançar os jogos no PC é ruim! Ela só quer expandir o negócio! O mercado de consoles está estragado já faz muitos anos e ela quer ampliar a marca Xbox! Hoje o Xbox não é mais apenas um console! É qualquer dispositivo onde o Game Pass e a Xbox Live estejam! Isso é ótimo pois muito mais pessoas vão ter acesso aos jogos! Fora que o público de PC é muito diferente do de console! Não haveria uma migração em massa pro PC só pela perda dos exclusivos! São plataformas muito diferentes!
Toma Deto!
Estragado?!?! Só se for pro Xbox… 🙂 Agora, Paulo, a MS tem todo direito de fazer o que quiser com a marca dela e as propriedades dela, mas cara, licenciar torradeira, geladeira e casaco pra controle… aí não né, amigão!
Pelo que entendi no comentário do Paulo, ele espera que a Xbox se torne uma publisher definitivo com EA game como exemplo, e deixe de ser uma plataforma como conhecemos.
E o futuro dela tende a ser isso mesmo, por isso essa aquisição de Publishers para aumentar catálogo porque um serviço só de Forza, Gears e Halo não iria ter sucesso . Falo isso há tempos.
Que o faça então, assim acaba de uma vez por toda a rinha de console.
O mercado das consolas está estragado???
Onde?
Só se for para a Microsoft, porque de resto está bem e recomenda-se.
E sim, a Xbox não é apenas uma consola. É um conjunto onde a Xbox é apenas mais um. E como consequência as pessoas preferem o PC mais potente e mais abrangente. Como foi o meu caso!
Depois queixam-se que as consolas não vendem… E queixam-se que os jogos não vendem. Pudera, no PC podes piratear!
E não, não são plataformas muito diferentes. As consolas sempre valeram a pena não foi por correrem com menos resolução, menos fps e piores níveis de detalhe que os PCs.
Não foi por serem hardware absolutamente obsoleto dois anos depois de lançadas.
Valiam porque tinham suporte e exclusivos. E as pessoas preferiam as consolas por isso!
Levas isso para o PC e as consolas que atrativo tem? Basicamente a optimização ao hardware.
Metes um Gamepass que canibaliza as vendas e os jogos não vendem, pelo que a optimização vai pro galheiro pois ninguém vai dedicar muitos recursos a coisas que não vendem, e a consola perde o interesse total e absoluto. Ainda por cima prendes a X com a S e percebes claramente como isto tem sido só boas decisões.
Depois claro o mercado está estragado… Para eles, pois o resto está muito, muito bem e a bater recordes.
Quando eu digo que o mercado de consoles está estragado eu falo de todas as marcas juntas! Se você somar as vendas dos consoles da sexta geração e comparar com a sétima e a oitava você vai reparar que o número de consoles vendidos de todas as marcas é quase o mesmo! Então sim o mercado de consoles está estagnado e isso é um fato!
Acho que não sabes o significado de estragado, por um instante achei que poderia ser um corretor ortográfico automático se metendo onde não devia, e querias na verdade dizer “estagnado”, mas vejo que depois de me ler e ao Mário, repetes tal atrocidade.
A única coisa que estraga o mercado hoje é a MS querer destruí-lo por falta de competência em produzir conteúdo de qualidade e querer mudar um modelo de negócio sadio há muitas décadas, que inclusive enterrou as locadoras algo que se assemelha ao que a MS parece querer trazer de volta, só que de forma digital e tendo-se que escolher num catálogo limitado por ela que não representa nem 10% dos títulos da indústria.
Pra piorar, quer comprar as grandes produtoras multiplataforma para prejudicar a concorrente que sempre se esmerou a oferecer o melhor conteúdo possível a seus clientes, mas vá lá, às vezes acho que algumas pessoas confundem uma parte com um todo.
O mercado de games vai muito bem, pode perguntar a Nintendo ou a Sony se estão reclamando… Mas entendo que desconhecendo o resto acredites mesmo que a indústria esteja estragada, pois só conheces a MS.
Desculpa, foi erro de ortografia! Não queria dizer isso! Eu queria dizer estagnado! Foi mal! Kkkkkkk
Creio que também entenderam que você quis dizer estagnado. Estragado ou estagnado não são o atual estado da Sony e nem da Nintendo, pode ser que seja o caso da MS.
Ele está estagnado! Eu estou falando do mercado de consoles como um todo, não de uma única marca! E pra isso você precisa somar a venda de todos os consoles do mercado! E o resultado é praticamente o mesmo a algumas gerações! O que varia é qual marca vende mais ou menos em determinados períodos, mas somando todas o resultado é o mesmo faz muito tempo! Então aí que entra a ideia da Microsoft! Ela não quer se prender unicamente a um mercado que não cresce significativamente a anos! Ela quer expandir o Xbox e os mercado em si para algo maior! O que pra mim é algo ótimo!
Assim crias confusão, Paulo! 😂
Mário só pra garantir que você veja caso não tenha visto, foi um erro de ortografia a minha fala! Eu não queria dizer que a indústria está “estragada” mas sim “estagnada” foi mal pelo vacilo!
Mesmo estagnada não está… O mercado das consolas é nicho. E é-o desde sempre.
Fico feliz de ver que a indústria parece estar indo melhor esse ano. Fica parecendo que 2022 foi um pouco um ano de freio no consumo por medo da recessão alardeada e dos índices inflacionários, resultado em parte da pandemia, e de guerras… 2023 parece ser uma retomada saudável para o consumo nesse mercado.
Fica aqui, pra mim, ainda, certa surpresa em saber que a MS vendeu até bem, considerando que desde o lançamento só teve dois “exclusivos de console” de peso para servir de atrativo ao seu console.
Eu diria que, certamente, esse fenômeno é resultado de um bom preço de acesso ao console SS e ao apelo do Gamepass, pois noutros tempos, a MS, mesmo com um console de hardware incontestavelmente mais potente e com um catálogo de games próprios até mais fortalecido, vendia cerca de 1 pra 2 em relação ao console da Sony. Agora, mesmo como está, sem grandes novidades no mercado, já consegue ter vendas de 2 pra 3, o que pra mim é meio que até espantoso, pois não consigo ver tanto apelo pra se ter um xbox.
MS está de parabéns por perceber o apelo do custo reduzido de acesso a consoles e jogos, mesmo não trazendo os grandes títulos de sua propriedade que têm maior apelo comercial, embora pra mim, o console não tenha nenhum atrativo.
Veremos o que o futuro nos guarda!
Juca… Eu não concluo assim. Até porque houve faltas de stock da PS5. E assim sendo torna-se difícil perceber o que vendeu por mérito e o que vendeu porque não haviam PS.
O apelo do custo reduzido só tem servido para tramar os utilizadores. A S está a prender a geração, e os devs tem contornado isso com falta de paridade. Mas isso ou se torna oficial ou no futuro será a X a ter problemas.
E o Gamepass eu a esse, mesmo reconhecendo o apelo do baixo custo, não consigo ver virtudes nenhumas para o futuro da indústria. E eu não me preocupo apenas com o que como hoje, quero garantir o que vou comer amangã!
Eu entendo as colocações, Mário, mas também acho que ninguém compra algo sem nenhum apelo, salvo, obviamente, aqueles que são consumistas compulsivos e compram qq coisa.
Lógico que há fatores a se considerar a mais, as coisas são uma soma de tudo, mas no geral, não acredito que parte significativa de quem comprou, tenha comprado só por não ter conseguido comprar um PS, mas obviamente que há desses casos, como as pessoas que só querem fifas, cods e gtas e não ligam muito pra todo o resto, inclusive especificações.
Logo, por vender, “certamente” (é apenas uma presunção lógica minha e não um fato comprovável já que a MS não divulga números), mais SS que SX o maior apelo parece ser o custo do produto e de acesso a jogos (Gamepass) e não necessariamente um apelo de Hardware ou jogos AAAs exclusivos. Mas sim, há inúmeros fatores a influenciarem esse resultado, como a falta de estoque, mas é também, bastante complicado atribuir exclusivamente a isso o ganho de mercado da MS, até porque aquisição da Zenimax também tem um peso, mesmo que ainda não tenha lançado nada de exclusivo realmente relevante em termos de apelo ao consumidor (com todo respeito a Hi-Fi Rush), e mesmo o anúncio prévio de aquisição da ABK que pode levar a escolha de um Xbox por ter garantia futura de estar a jogar o seu CoD.
Agora, é fato que a MS ganhou mercado, mesmo sem jogos com muito apelo e um console, que pra mim, não exala ares de nova geração (o que é mera opinião minha, que fique claro) e tem seu maior apelo no baixo valor financeiro em relação a concorrência direta.
E claro, a Xbox Series pode estar pior em vendas que o Xbox One a mesmo período de vendas, mas está a ganhar mercado e a Sony a perder, o que realmente me surpreende.
Eu conheço várias pessoas que compraram Xbox porque queriam entrar na nova geração e não haviam Playstations.
A Xbox é uma boa consola. Isso não está em causa, pelo que até se fica bem servido. A questão é que quando o GOW saiu, alguns venderam-na, outros limitaram-se a queixar-se.
Desde o ano passado afirmo que a Microsoft só ganhou mercado por falta de concorrência e o tempo vai confirmar. Você estava em casa, querendo alguma forma de entretenimento. Tem um Series S por 1800 que dizem rodar tudo em 1440p e 60fps, o PS5 por 8k no mercado negro e uma 1060 custando 1800(vendi a minha por esse preço em agosto do ano passado). Querendo ou não você acaba pegando o S, mesmo que seja para troca depois.
PS: Um dos pontos importantes do sucesso do S além do preço e disponibilidade foi o marketing mentiroso. Lembro que tive uma discursão com o pessoal do Adrenaline quando fizeram um vídeo garantido que o Series S rodaria tudo em 1440p e 60fps só porque a Microsoft afirmou. Muita gente caiu.
Eu entendo os pontos Hennan, e sei que tem pessoas que fizeram isso mesmo, tendo a ideia de ter um SS só para o Gamepass e deixar pra comprar apenas os First Party da Sony num PS5 por uma questão de economia. Mas eu, particularmente, não compraria um SS em nenhuma hipótese só pelo hardware dele que tem um SSD limitadíssimo, e uma expansão que junto a ele, o faz ter o preço de um SX (que também era difícil de se comprar se eu tivesse interesse).
De qualquer forma, é como eu disse acima ao Mário, entendo as variáveis que podem explicar o fenômeno, mas o fenômeno aconteceu, então, foi preciso que alguém visse algum valor no Xbox pra comprá-lo.
Eu, por exemplo, ainda fiquei um tempo com meu PS4 fat até comprar meu PS5. Agora, vale lembrar que no Brasil não era absurdamente difícil adquirir um PS5 uns meses depois, pois abriam-se grupos de pré-venda. Você só não conseguia comprar era indo em alguma loja, mas dentro de no máximo um mês era possível estar com o console após efetuado o pedido de compra. Lógico, no lançamento foi pior.
A diferença é que você tem conhecimento o bastante para fazer tal julgamento. Fica mias difícil para o leigo quando o marketing garante uma coisa e não há outra opção disponível.
Eu sei disso Hennan, mas assim, penso que quem gosta de PS não compraria um SS só pela falta de conseguir um PS5, e sim porque viu algum tipo de valor em ter um Xbox, se foi engabelado pelo Marketing da MS ou por ver o Gamepass como uma maneira de economizar mas depois se arrependeu é outra história, a questão a que me refiro é que a MS conseguiu empurrar vendas do seu console basicamente oferecendo-o como um bom custo/benefício que fez pessoas o considerarem opção e isso é mérito da MS, mesmo eu não gostando, ou achando um absurdo ver pessoas “enganadas” por um marketing que deu muitas vezes a entender que o SS era o concorrente direto do PS5. E agora, vemos o que vemos!
Lógico que a MS contou com um pouco de sorte, mas conseguiu ganhar mercado porque conseguiu empurrar o console dela pras pessoas, também é mérito dela ter um console mais barato e que permitiu mais disponibilidade devido ao tamanho do chip, mas tudo isso não era o suficiente pra se vender, pois poderia ficar encalhado. Logo, se vendeu é porque alguém viu algum valor nele, e esse valor é mérito.das ações da MS, gostemos ou não das atitudes dela.
Da mesma forma, as vendas crescentes de PS5 no Japão são mérito da Sony, pois além de estar normalizando o abastecimento, o console traz diversos títulos de peso, PSVR2, acordo com FFXVI e muitas outras coisas que geram valor ao console, e geram a vontade do consumidor comprá-lo.
Veja bem, a Nintendo tem uma história fenomenal e tem jogos first quase sempre impecáveis, mas o WiiU vendeu relativamente mal, porque onde não se vê valor, não se consegue vender.
OFF
Wo Long é mais um jogo com cortes agressivos nos presets para o Xbox Series S.
Basta ver a análise da Digital Foundry entre 4:50 e 7:30 – https://www.youtube.com/watch?v=BscI6rznDhg
Pra mim mais parece como se o Series X e PS5 estivessem com presets no high, e o Series S no low.
Será que esse console aguenta até 2025?
Sim, até lá os kits de desenvolvimento estarão maduros 😛 😛
Muito maduro, pode estragar né!rs
Espero que sim pq ate o siris x tem uma parte ai que o fps zera e trava por alguns segundos
Uai… é só colocar “carbureto” para amadurecer mais depressa.
Vocês gostam! 🤣😂🤣😂
Mas vale lembrar, que se a árvore for alta o maduro pode estragar na queda! 😂
Levantando uma dúvida aqui… Sera que port de Xbox do Starfield ainda está gatinhando?
Por que nunca mostrar uma única vez jogando no console em vez do Pc?!
Claramente esse jogo precisa muito de polimento, os personagens até atirando pelos mamilos está 🤷♂️.
Aí a gente ficaria no território da especulação, mas na minha opinião o SS e o SX sairão no mesmo padrão que se vai ter nos PCs em termos de qualidade; dito isso, e apesar de gostar muito dos jogos Bethesda (sobretuto a série Fallout), a Bethesda não tem o apelido de Bugthesda à toa! 😃
https://twitter.com/Bugthesda1
Vamos vê então, o tempo sempre dará a reposta.
OFF. Na Eurogamer.pt tem uma notícia que diz a MS publicou em jornais Ingleses a compra da Activision.
Call of duty para 150 milhões de utilizadores. Faz-me lembrar o bilião de consolas Xbox one que iria vender, ou os 3 biliões que ia atingir com o Xcloud.
A resposta da Sony à CMA foi brutal. A Microsoft referiu que não tinha incentivos para tornar os jogos da Bethesda exclusivos para aprovar a compra, mas mal ela passou o Phil veio referir que a compra era sobre grandes exclusivos para a Xbox. E tornou jogos como Starfield exclusivos!
E a Sony cita ainda Pete Hines da Bethesda que quando questionado sobre se Starfield alguma vez foi pensado para a PS5 referiu que pedia desculpa aos utilizadores PlayStation, mas que a decisão de para onde o jogo ia estava fora das suas mãos, mostrando claramente que o jogo estava previsto para a PS5.
E a Sony cita ainda todas as multas aplicadas pela UE por promessas não cumpridas pela Microsoft, pedindo assim à CMA para fazer cumprir a separação do COD da ABK pelo facto que a Microsoft tem um elevado histórico de não cumprir com o que promete e como tal todo e qualquer acordos com eles não são de fiar.
Isto são factos que vierem noticiados nos jornais! E que não podem ser negligenciados
eu acho curioso como não dá em nada, digo de ter repercussão, o tanto de bobagens que a MS fez nesse caso com o falatório
Falar no documento para a UE que iriam continuar lançando jogos da bethesda no playstation, por puro capricho em manter a aparência de “cara legal” durante a aprovação do negocio… não tinha nenhuma exigência da UE nesse sentido.
Ai agora se ferraram, pq a Sony foi lá e apontou com razão que a MS não é confiável por ter já voluntariamente prometido isso e não ter cumprido.
Penso que se a MS está a fazer propaganda do que quer conseguir, tentando por a opinião pública contra as ações prévias dos agentes públicos, isso poderia (e deveria) ser considerado assédio moral aos avaliadores, pois têm o único intuito de por pressão na comissão que avalia o caso, e que precisa ser isenta a avaliar fatos e consequências.
Coisas desse tipo me levam a crer que talvez o negócio pra Microsoft (que dizia que seu maior interesse era a King, para concorrer com Google e Amazon – que nem sei que expressão tem no mundo dos games ou dos jogos mobile – e agora já não é mais, é CoD e Diablo que são essenciais?!?!) não vai tão bom assim quanto parte da mídia tenta fazer parecer! 😃
Boas.
Vi essa notícia em vários lugares. Isso me lembra a máquina de propaganda Nazista.
[OFF] Olha aí pro PSVR2! Vou ter de comprar meu hotas 4!
https://www.youtube.com/watch?v=Wk3SjEr236E
PQP… Estou me segurando pra comprar…
Comprei um PS VR pra testar e ver se me adaptaria bem. Encontrei um novinho, em estado perfeito. Joguei Ace Combat e pirei. Agora aparece isso. Vou acabar me antecipando.