Os processadores Ryzen tem vindo a despertar interesse por todo o mundo. Nos mercados asiáticos a AMD possui agora a maior quota de mercado, tendo crescido ao ponto de ter agora a maior quota dos últimos 5 anos. A tendência é ainda de crescimento, e isso deverá acontecer um pouco por todo o mundo.
Convenhamos… Os processadores Ryzen são fantásticos, e mostram uma AMD a um nível que já poucos esperavam ver.
Os processadores AMD batem-se lado a lado, e superam mesmo os Intel, e tudo isso… por uma fracção do preço.
É uma relação qualidade/preço imbatível, e a um nível que faz mesmo a Intel temer a AMD, algo que se calhar já poucos esperariam dado que a AMD estava basicamente a desaparecer e a trabalhar com nichos de mercado.
Mas os Ryzen trouxeram nova vida. As performances fantásticas destes CPUs e o seu preço mais do que atractivo tem vindo a atrair tudo e todos. São processadores com menores consumos, que custam, nas versões de topo, cerca de 1/3 dos intel com que se batem, e que a nível de performance os igualam, e até superam.
Esta realidade, apesar de ter de combater com uma ideologia instalada de que Intel é superior, está a penetrar aos poucos na consciência das pessoas. Nos mercados Asiáticos o lançamento dos Ryzen fez a quota de vendas da AMD passar de 28.24% para 48.72% em apenas um dia.
Mas a coisa não se ficou por aqui, e dois dias depois a quota da AMD era de 53.36%, ou seja, mais de metade do mercado, e batendo a Intel.
No resto do mundo não há ainda valores, mas certamente que a AMD estará igualmente a ganhar quota de mercado. Seria estranho se não o fizesse.
Apenas como curiosidade, e ainda no mercado asiático, a tendência da AMD é para crescer, Um inquérito sobre o interesse das pessoas em CPUs mostra agora que 76.95% dos consumidores estão interessado em AMD, com os estantes 23.05% a manterem-se interessados nos Intel.