O motivo foi a performance dos seus chips num consumo de apenas 5 Watts.
Todos conhecemos a performance dos produtos AMD com baixos consumos de energia. A Empresa é conhecida por conseguir performances de topo nos seus CPUs e GPUs com consumos de 15 Watts.
Nas no presente caso, a Nintendo estava preocupada era com performances com consumos a apenas 5 Watts, e nesse aspecto a AMD não conseguiu competir com a Nvidia.
A AMD ainda insistiu com a Nintendo para aumentar os consumos para 15 Watts de forma a que esta pudesse oferecer performances de nova geração, e a um nível que a Nvidia não conseguia acompanhar neste nível de consumos, mas a Nintendo revelou-se intransigente, preferindo abdicar de performances de nova geração por consumos mais baixos, de forma a não ter de aumentar as baterias da sua consola.
Dado que a Nvidia trabalha numa litografia mais antiga e consequentemente maior que a da AMD, a empresa consegue ainda oferecer os seus produtos a um custo mais reduzido.
O objetivo da Nintendo com a Switch 2 parece estar ligado à duração da bateria. Esta será de maior capacidade do que a da Switch e com um sistema que consumirá menos energia que a atual consola, permitindo assim mais horas de jogo.
Nota da redação:
A questão da litografia é algo curioso. Apesar de a sua redução permitir melhores performances e uma térmica mais reduzida, a situação relativa ao seu custo deixou de ser linear.
E se antigamente o custo do silício estava associado à sua dimensão, e consequentemente uma litografia menor trazia reduções de custo, isso agora alterou-se e, e para chips de menores performances, não dependentes da menor litografia para questões térmicas, consegue-se melhores preços nas litografias mais altas onde a procura para o fabrico é menor. Dado que a Nintendo se vai apoiar num SOC que está longe de oferecer performances de topo, a menor litografia em que a Nvidia trabalha oferece-lhe alguma vantagem competitiva a nível de custo.
Esta realidade poderá não ser no entanto aplicável a produtos com performances de nova geração.
Uma coisa me preocupa no switch 2. Se o SSD interno tiver a velocidade de 2.100 MB/s, como ficarão os jogos em mídia física? O novo cartão proprietário terá essa velocidade? Os jogos rodarão direto dele ou terão que ser instalados? Se forem instalados, 256 GB não é um valor baixo para armazenamento?
Vai utilizar micro SD como expansão? Micro SD mais rápido até agora são os express a 600 MB/s.
Eu já estou preocupado mais com o que toca os jogos. Se o switch 2 for mais do mesmo do switch e não tiver DE NOVO muitos jogos realmente novos e que façam sentido, será a Nintendo repetindo a história de Wii e Wii U. O Switch só vendeu o que vendeu por questão de preço e de ser hibrido, pois a Nintendo é a que mais abusa do consumidor. Tô curioso pra ver o que vai acontecer com outro hibrido e se ela continuar nessa de empurrar joguete a preço cheio. Ou será sucesso absoluto ou um flop monumental.
Se não for muito caro e der um pequeno salto especialmente em algumas funcionalidades novas e qualidade de vida, acho que tem tudo pra ser sucesso.
Mais potência pode trazer mais ports multi.
Jogos eles sempre tem alguma coisa.
Só podiam mudar o nome, Switch 2 me parece problemático. (Wii e Wii U tão aí pra provar), nem todo mundo anda em fóruns e… muita gente é muito humilde ou são pais sem qualquer noção.
Eu tive um Switch e te digo que falta muita coisa ali, principalmente grandes jogos! Não dá pra viver de port vagabundo, Mário e Zelda pra sempre. Se o próximo console for mais do mesmo, irá flopar! Ou tu acha que o publico vai aderir apenas por mais resolução e mais fps? Eu tenho certeza que não! A Nintendo precisa mostrar novidades que façam sentido no novo console e não continuar na mesma, explorando o consumidor e vivendo de nostalgia.
Andresão, dos jogos que vc não deveria se preocupar pq nisso a Nintendo quase não erra! O Wii teve uma lineup absurdamente mais fraca que a do Switch e foi um produto que vendeu absurdamente em 3 anos, caindo vendas de forma vertiginosa pós isso. O Switch, ao contrário, vende ainda muito bem em 8 anos incompletos e a portabilidade cada vez será o fator predominante para o mercado de consoles, não o contrário. Preocupo muito mais com o formato tradicional de consoles de mesa do que com conceitos híbridos, tanto é que já há rumores de um xbox vindo assim, de um PlayStation tbm, além dos inúmeros pcs portáteis. Se o Switch 2 for 400 dólares provavelmente será um sucesso, msm que abaixo do primeiro que tem tudo para ser o console mais vendido de todos os tempos. Quanto a Nintendo abusar do consumidor, por um lado abusa msm, mas a Sony não está tão atrás, fazendo remasters a torta a direita, lançando console pro em uma geração ainda que não se mostrou a o que veio e cobrando uma fortuna por um produto pro que em 2 anos estará provavelmente obsoleto por ser tratar de um console. O Switch por 2 anos fez uma lineup de games wiiu, mas hj é disparado o console da Nintendo com a maior quantidade de exclusivos, vindo de nomes novos como Astral Chain e Bayoneta 3, passando por nomes icônicos como Super Mario Wonder e Mário Odyssey. Se não errar no preço é sucesso certo mas, se cobrar 500 dólares pra cima, tem tudo para não prosperar, até pq, preço é o que conta.
Edson, a Sony tá cobrando bem, mas não vamos comparar… Mesmo porque NÃO tem comparação! Um pro é barato perto de um Switch. E em jogos então, nem se fala… A Nintendo vem entregando jogo pra casual o tempo todo e ports vagabundos, que nem podem ser chamados de remasters. O único jogo que realmente vale a compra do Switch hoje é o Zelda! E ela vai fracassar se não se espertar com novos jogos, que tá escasso e muito! Passou uma geração inteira entregando 90% de ports e jogos que ninguém liga e 10% que são jogos que realmente mostram quem é a Nintendo do passado. Eu aposto com você que um Switch 2.0 por 400,00, sem inovações, abusando do preço dos jogos, lançando AA a preço de AAA vai fracassar feio!
Andresão, vc dizer que só tem port e jogo vagabundo é sua opinião e realmente não condiz com o que esteve no switch de 2017 até agora.
2017 goty- Zelda Btw e Mario odysse concorrendo
2019- Smash Bros concorrendo
2020_ Animal Crossing concorrendo
2021_ Metroid Dread concorrendo
2022_ Xenoblade Chronicles 3 concorrendo
2023_ Zelda Tok e Mario Wonder
Uma geração inteira entregando ports? Todos esses acima não são ports, Andresão, aí entro com Astral Chain, Bayoneta 3, Kirby the Forgotten land, Luigis, Mansion 3, Hyrule Warriors, Zelda links Awakening e o recente Zelda echoes of the Wisdom, fora muitos outros tantos. E não, um Pro não é barato frente a um Switch nem nada! Um pro é um console de meio de geração que nasce em uma geração fraca de jogos diferenciados e que só existe para acrescentar poder e nada mais. Há sim o experimento do PSRR, mas a nível de inovação de produto, fica por aí, enquanto o Switch é o console que msm obsoleto a nível técnico, ele está dentro do melhor que o mundo pede hj, a portabilidade,
Quanto a casual, o casual não é inferior como consumidor a um dedicado, Casual é um perfil de consumidor e muito me espanta vc citar isso como se fosse algo que mudou hj na Nintendo, pois a Nintendo sempre foi assim, mas esse é meu ponto e respeito totalmente seu contraponto, irmão!
Espero que o “Switch 2” seja o maior lançamento com o maior sucesso da história da Nintendo, a indústria está tão decadente nesses tempos que precisamos de bons produtos e bons exemplos.
Edson, a portabilidade que você cita, é cada vez mais atraente, estou a muito tempo pensando nisso, desde o “Projeto NX” kkk, e espero que dê ânimo pra Sony e até Microsoft entrarem nessa onda, esses joguinhos que estão lançando não precisam de um Series X ou PS5 não
Aí que vc se engana… Esses “joguinhos”precisam de um Ps5/Sx com certeza. Ou vai rebaixar mais a qualidade. O Ghost of Yotei visualmente é bem acima do jogo anterior. Só ver texturas, iluminação, etc. É uma evolução geracional, impossível no hardware do Ps4.
Sparrow, se você tá feliz, pra mim tá ótimo.
E esse Ghost of Yotei não tem nem gameplay que eu saiba, parece um jogo de PS4 Pro no máximo até aqui, e é pra 2025 em algum momento, devia ser pra ontem, nessa geração remaster. E parece que vai ser também enaltecendo as políticas atuais, segundo estão dizendo, não sei. O resto então deveriam ficar suaves em uma RX480
Brother, a portabilidade é um caminho sem volta, ainda mais na maturação dessas IAs para reconstrução de imagem, o Switch 2 será um aparelho muito em cima disso. Vamos ver como esse aparelho funcionará sendo o único console da Nvidia, a que tem o melhor conhecimento nessa área de reconstrução de imagem. Não crio tantas espectativas a nível de poder do Switch 2, mas apostaria todas as minhas fichas que estará acima do ps4 e isso na mão já é bem interessante, ainda mais vindo da Nintendo que a gente sabe que sempre entrega games ótimos! Em uma geração de consoles que o ps5 e o Series tem seus jogos com cara de ps4/one mais com maior refinamento, o Switch 2 não se sairá feio, a não ser que cobrem 500 dólares, algo que não acredito.
Sim, eu estava acreditando em algo como um PS4 (um pouquinho mais né) portátil, o que já é muito interessante e a NVidia tem a melhor tecnologia de qualquer forma, pena a Nintendo economizar muito, mas tendo um bom CxB está ótimo, portabilidade é mais interessante que nunca.
Dizem que no modo dock, ele terá até cooler dessa vez, pq trabalhará com maior energia do que o Switch 1.
Eu pensei que o primeiro teria essa solução lá naquele tempo, e foi meio decepção pra mim sabe, achei na época até que o Dock poderia ser uma espécie de e-GPU kkk, eu tava bem iludido né.
Muita gente achou na época! Ele no dock trabalha com mais energia, mas no próximo Switch, parece que trabalhará ainda mais no dock a ponto de ter um cooler, pelo que falam os rumores.
A Nintendo fez o que ela sempre faz quando tem sucesso, lucrou com o switch equivalente a duas gerações vendendo tablet com hardware “resto de estoque” a preço de “console de alto desempenho” e jogos com orçamento de INDIE a preço cheio de AAA
E quer saber? eles não ligam, sabem que se o switch 2 flopar no “switch 3” já vai dar tempo de todo mundo esquecer da nintendo e voltar a lembrar dela.
Para mim é exatamente isso, compram hardware e jogos da Nintendo, jogam e deixam lá o switch em um canto. Dez anos depois lembram “nossa, podia comprar outro console da nintendo né?” e saem e compram o switch 3
Tanto faz, mesmo que o switch 2 seja um flop a Nintendo sabe que “todo mundo vai voltar a sentir falta da gente” depois de 10 anos quando eles lançarem o switch 3
Sua teoria não faz sentido quando vc olha todos os consoles vendendo muito software, até msm, os consoles que floparam comercialmente.
Hildo, já tem uns SD EX de chegam a 950MB/s e esse novo padrão chegará até perto de 4.000MB/s.
De qualquer forma, entendo sua preocupação com a questão.
Sim, vamos ver o que vão fazer a respeito das mídias.
Li um rumor (sempre eles kkk) que o Switch 2 teria um poder semelhante ao Series S (achei um exagero na real), se for verdade e eu não faço idéia se é possível pois estou bem por fora, seria incrível essa capacidade ao custo de apenas 5 watts !! Aí sim hein, pra um portátil essa potência é bem decente e com uma autonomia possível com esse consumo e uma bateria razoável, seria muito interessante. (Não tô levando fé)
Daria pra ter uns multiplataforma rodando lindamente, e autonomia nunca é demais. Também espero que Sony e Microsoft entrem nesse setor, provavelmente seria mais pra mim que um sistema Nintendo, mas um Switch 2 capaz, já abre possibilidades.
Esses aparelhos como Steam deck, ROG Ally não curto tanto pois são PC’s miniatura, estou esperando um legítimo console portátil, dedicado mesmo e poucos podem oferecer. PS Vita até pouco tempo era meu xodó, mas a idade bateu pesado já, ainda é mágico de certa forma.
Acho que todo poder só seria liberado no dock. A 5 watts acho difícil conseguir toda essa potência.
Verdade. Faz todo sentido
https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n226438/nintendo-switch-2-quase-teve-soc-da-amd.html#:~:text=bateria%20%2D%20Tudocelular.com-,Nintendo%20Switch%202%20quase%20teve%20chip%20da%20AMD,falam%20sobre%20autonomia%20de%20bateria&text=As%20not%C3%ADcias%20sobre%20o%20Nintendo,AMD%20em%20vez%20da%20NVIDIA. Não é bem assim a conversa, Mário! A Nvidia ofereceu desempenho do msm nível ou até melhor com menor litofrafia e custo mais baixo ( pois é a empresa por trás do hardware do Switch tendo uma ótima relação com a Nintendo nesses anos) a Nvidia tem ainda o diferencial do DLSS que em aparelhos com consumo menor de energia, pode fazer uma diferença bem interessante, principalmente comparando ao FSR, que está anos luz atrás da solução da Nvidia.
ganhou quem ofereceu o hardware mais barato, como sempre é com a Nintendo.
Talvez a AMD não tenha oferecido APU de 5 anos atrás para a Nintendo, sobra de estoque e só tinha APU com RDNA 3.5 e Zen5 como eles estão lançando agora.
Já a nvidia tenha algum outro projeto com uns 5 anos lá em uma gaveta e podia oferecer para a Nintendo.
Isso dos 5w faz lembrar as obras ligadas ao estado,ganha a proposta mais barata mas depois das derrapagens custa 3x mais.Muito mal contada essa história.
Isso era para o modo portátil, Antônio! A Nvidia garante que entrega o msm desempenho em modo portátil em 5 watts por conta do DLSS.
Na teoria todos garantem,na práctica depois é como os consumos anunciados dos veículos.Tem umas letras pequenas a dizer :consumos em ambiente controlado sem subidas e Bla Bla …. típico.Estou a é a ver mais uma decepção a vista por parte da nintendo…
Pode ser, mas apostaria mais na Nvidia do que na AMD então nesse ponto, não acredito que a Nintendo tenha feito a pior escolha, mas uma coisa é certa: A Nintendo enfrentará uma concorrência maior dessa vez. Dizer que será fracasso ou sucesso só o tempo dirá…