A AMD deu uma amostra do que tem para apresentar com o FSR 3 e entre outras coisas temos a duplicação dos fotogramas.
Basicamente, com o FSR 3 deveremos ter um fotograma interpolado entre cada imagem reconstruida. E a tecnica usada não se vai basear nos fotogramass interpolados para os calculos subsequentes, pelo que os artefactos que possam surgir da má interpolação, só vão aparecer nesse único fotograma.
Eis o pipeline de processamento para um fotograma nativo e para os FSR 2 e 3.
A redução da latência foi tambem uma área de foco do AMD FSR 3 FidelityFX Super Resolution, e aparentemente o FSR 3 será muito fácil de ser integrado em títulos que já suportem o FSR 2.
A AMD mostrou ganhos de 2x na performance com o uso do FSR3, e na demo mostrada, que corria o Unreal Engine 5, a AMD mostrou que o jogo em causa passou de 60 FPS com o uso do FSR 2 para 112 com o FSR3.
Ainda sobre a tecnologia, a AMD refere:
O FSR 3 não é uma reação algo rápida ao DLSS 3. É absolutamente algo em que estamos a trabalhar há algum tempo. Porque está a demorar um pouco mais para sair do que provavelmente se esperava? A coisa mais importante a reter é que a filosofia do FSR e do FSR é de não funcionar apenas com o RDNA 2 ou com o RDNA 1, mas também com outras gerações de placas gráficas AMD. Eles também funcionam em placas gráficas da concorrência. É exponencialmente mais difícil do que se pudéssemos fazê-lo para funcionar apenas no RDNA 3. Mas realmente queremos trabalhar em algo diferente do RDNA 3.
Desejo que seja tão bom quanto o DLSS3, a Nvidia foi mto sacana com os clientes em deixar o DLSS3 apenas com as placas mais novas, não só isso, mas por se utilizar dessa tecnologia pra ter algum ganho de performance nas placas de entrada em relação a geração anterior.
Eu critico o DLSS3 sem realmente ter uma placa que o suporte, e posso estar sendo leviano quanto a isso, mas com uma propaganda de jogo a dizer que se sai de 17 fps para mais de 60 rolando por aí, é difícil de acreditar que uma tecnologia dessa realmente possa ser boa para o mundo gamer. Se uma GPU só recebe input em tempo real para alguns quadros, fica complicado ficar gerando-os só por IA ao ponto de nos perguntarmos (ou ao menos eu me pergunto) se não estamos jogando com o controlinho desligado como era comum de se fazer com o irmãozinho pequeno que queria jogar mas não sabia…
Bom n tenho placa com suporte e tbm nunca tive a oportunidade de testar o DLSS3, então n tenho ideia de como vai ser de fato, porém entendo a sua preocupação já que criando frames fake n necessariamente vai diminuir o input lag que é algo esperado quando temos um aumento de FPS na realidade o input lag vai aumentar, porém, não costumo sentir diferença no input lag em um jogo acima de 60fps, então por mim acrescentar a sensação de fluidez que um jogo correndo a 120fps traz sem um grande acrescimo no input lag já vejo como um lucro, entretanto eu tenho uma preocupação com essas novas tecnologias, que se trata de um jogo necessitar delas estarem ativadas para o jogo correr bem, já que a plataforma PC esta recebendo mto jogo mal otimizado ultimamente.
Exacto.
A sensação disso deve ser um pouco parecido com o VRR quando o range de variação é muito alto. A imagem parece fluída e a penalidade está no input lag. Quando o VRR varia em algo tipo de 60fps para uns 30 e poucos, a percepção visual é muito atenuada do que seria numa situação normal sem VRR, mas o input lag é mais perceptível. No DLSS 3, imagino que a percepção visual de queda de frame não exista e seja realmente uma coisa ainda mais fluída que o VRR, mas o frame generation certamente não é capaz de resolver a resposta dos comandos.
Acho que tem jogos que não atrapalha, como já disse uma vez, RE4 é jogável no modo 4K com RT já que tem vários momentos cadenciados. Mas sem VRR provavelmente seria injogável. Um FPS competitivo certamente é injogavel com frame generation.
Não sei, Fernando, mas você pode ter razão, não lembro de utilizar um jogo com VRR com um range tão grande, logo, por experiência própria não posso falar sobre. Só que como você dá entender que é perceptível essa sensação, já penso que não é lá boa coisa.
Mas sabe como é, o ser humano se acostuma a qualquer coisa, como diz um amigo meu, se acostumaram até com a escravidão…
Exactamente. Apesar que o VRR trabalha em múltiplos e nesse sentido o efeito pode ser superior. Mas por exemplo se meteres um jogo de 30 fps a 90 hz, a sensação de fluidez de 90 hz está lá, mas o comportamento do comando é o mesmo que num jogo de 30.
O driveclub, por exemplo tinha algo de muito interessante. Tinha um output de 30 fps, mas processava internamente o input dos comandos a 60… Basicamente nera o contrário, onde não tinhas a sensação visual, mas tinhas no comando.
Com o monitor desligado tens 200 fps… é lixado é jogar! 😉
Mas agora a sério, se tens 17 fps, e o resto é gerado por IA, tens uma maior fluidez na imagem, mas a sensação de jogo será sempre a de 17 fps, pois esses são os fps reais.
Mas e a sensação de tudo atrasado, como fica? Como guiar um carro, por exemplo, com uma imagem, teoricamente, adiantada?
É uma sensação de absorção… Mas ao contrário. (Piada baseada num antigo comercial português).
Link da propaganda, pois não compreendi a ideia! Rsrs
Não acredito, mas espero que seja melhor. O Dlss3 é praticamente inútil. Ele só funciona bem quando o jogo já roda em uma alta taxa de fps. Mas nesses casos quanta diferença faz mais fps? Outro utilidade são em games que tem gargalo na cpu. Mas geralmente eles tem tanto problemas que nem isso resolve. No restante, a tecnologia atrapalha mais que ajuda.
Inda bem que vc tem experiência, eu só tenho uma 2070s, logo não tenho acesso a essa feature de criação de fps, mas por tudo que leio, poderia até ser bom pra criar frames de um filme, mas pra jogo, não vejo lá muito sentido, salvo em cutscenes, que no fim, são filmes.
Jogos são transformação do input ao longo do tempo, não simplesmente fluidez visual, e tudo no DLSS3 me parece um engodo.
Sinceramente eu espero que a AMD consiga fazer frente a qualidade do DLSS, pois apesar de eu elogiar a Nvidia, não gosto das políticas da empresa.
Off: Mário me perdoe o off, mas preciso de ajuda =D, eu tiver que formatar o meu notebook e tudo correu bem instalei todos os drivers sem nenhum problema, porém minha webcam não inicia, quando abro o aplicativo “câmera” do windows ela acende a luz, porém logo apaga, como se quisesse iniciar mas algo não deixa.
Já tentei as soluções propostas em vídeos, desinstalar e instalar o driver e nada resolve, e meu note não possui um botão dedicado a ligar/desligar a câmera. Alguém pode ter uma ideia do que pode estar causando isso?
Já testas-te com o Messenger/Skype ou outro programa idêntico?
Se não houver problema de hardware tens de ir ao site do fabricante procurar os drivers corretos
Infelizmente já Gervas, testei com o google meets e skype, baixei todos os drivers direto do fabricante.
Agradeço a ajuda.
Não sou o Mario, mas o problema aí pode ser seu antivírus, caso você utilze um.
Eu uso o padrão do win 11, já tentei desativar, mas não funcionou.
Verifica na secção de hardware do Windows se há componentes com algum triângulo amarelo. Se sim falta-me alguma driver.
Seja como for, ires ao website do fabricante e sacar e instalar todas as drivers lá presentes não é má política.
Mesmo se não forem as mais recentes são drivers testadas com o teu hardware e como tal, recomendadas.
Eu já tinha seguido esses passos, e não aponta nenhuma falta de drivers, baxei tudo direto do site da Avell que é a fabricante e ele só atualizou os drivers de vídeo e bluetooth.
Qual Windows está utilizando e qual seria o modelo do seu note, Daniel?
Com o aplicativo de câmera aberto, vc já apertou Fn+F8 ou Fn+F11 pra ver se resolve?
Normalmente é o botão Function + o F com um número onde tem o desenho de um cadeadinho aberto ou o de um computador sem um corte na frente dele.
Você já viu se não existe em algum lugar um modo de privacidade ativado? Isso pode estar impedindo a câmera de ligar/exibir imagem.
Outra sugestão é olhar nas configurações se existe a permissão para os aplicativos acessarem sua câmera está ativado. No Windows 10 o caminho é “Configurações > Câmera > Permitir que os aplicativos acessem sua câmera”.
Também é possível verificar no mesmo local se o “Permitir o acesso à câmera neste dispositivo” está ativo, clicando no botão “Alterar” e ativá-lo se não estiver ativo.
Sugiro, ainda, que explore as demais opções de “Configurações > Câmera” pra ver se alguma delas dá certo.
[OFF] Fala Juca, creio que descobri o problema do meu G29, mas antes vou ser um pouco prolixo sobre como descobri.
Para quem não sabia eu estava enfrentando um problema no G29, o mesmo desconectava do PS5 e reconectava de forma aleatória e as vezes ao reconectar o acelerador ou o freio ficava em 100%. Notei que na maioria das vezes o problema ocorria quando eu pressionava rapidamente, de 0 a 100%, o pedal do freio ou acelerador, mas era uma situação que não ocorria em todas as vezes, era aleatório, tinha corrida que eu participava e nada ocorria, tinha corrida que o problema atacava diretamente.
Eu estava apostando que poderiam ser um dos 2 motivos a seguir:
1.Uma atualização do GT7;
2.Uma manutenção nos potenciômetros do freio e acelerador em que fiz um teste ao observar um mod de potênciômetro (que substitui os originais) que está a venda no ebay.
Fique na dúvida nos 2 motivos acima porque aconteceram no mesmo dia, ou seja, no dia que fiz a manutenção dos potenciômetros também teve a atualização. Fiz a manutenção dos potenciômetros pois o G27/G29/G920 possui um problema de oscilação que ocorre com o tempo, problema que digamos ser similar ao drift dos analógicos que ocorreram no DualSense e no JoyCon do switch, então de tanto fazer limpeza nos potenciômetros eles voltarem a funcionar corretamente mas dias ou meses depois voltarem a oscilar eu tentei fazer algo novo(continuo a limpar mas fiz um outro procedimento) e digamos até que está funcionando sem problemas e já tem uns 3 meses.
Como estou participando na Nations do GT7 eu estava bem animado para a corrida de quarta(31/05) pois era num circuito que gosto muito, então já na terça resolvi fazer uns treinos, logo de cara o volante começou a desconectar, aproveitei coloquei o Assetto Corsa e fui ver se o volante desconectava por lá e o problema ocorre novamente, com isso descartei ser um problema na atualização do GT7 (entretanto a equipe do GT7 confirma ter conhecimento de um problema de desconexão do G923) e foquei em tentar descobrir onde estaa o problema no G29.
Em casa tenho um G27/G29/G920, o G27 (PS2/PS3/PC) está guardado, o G29(PS3/PS4/PS5/PC) é o de uso e o G920(One/PC) está guardado com defeito pois foram retiradas peças para manutenção do G29 (cubo plástico e motores) logo tenho fonte e pedais dos 3, só que em relação ao G920 a fonte e a base dos pedais estão com os cabos cortados por ter sido um volante oriundo de pós processo de garantia (A Logitech pede que o equipamento defeituoso seja destruído).
Como tenho todos esses componentes o G29 utiliza a fonte e os pedais do G27, então segui a dica do Juca de testar uma outra fonte, peguei a fonte nova do G29, começou de boas mas minutos depois o problema voltou, decidi então pegar os pedais novos do G29, troquei e de cara o problema ocorreu, com isso fiquei preocupado pois, estava usando fonte e pedais novos e o problema ainda ocorria e agora diretamente, era só pisar no freio que o volante desconectava, logo eu comecei a suspeitar de ser problema na placa principal. Desmontei o volante, verifiquei placa e conectores, tudo OK, nada fora do lugar, nada de solda quebrada ou pino/componente solto ou de componente avariado, a placa está nova.
Já receoso de uma possível troca da placa principal, montei o volante e resolvi fazer mais um teste,desconectando novamente, resolvi remover um cabo extensor USB que há tempos o utilizo para ficar um pouco mais distante da TV e para evitar que alguém tropece e levasse o PS4 ou PS4 Pro (na época) e agora o PS5, pois antes o local em que a TV e os videogames ficavam era um local de passagem de pessoas, agora a TV e o PS5 ficam num local mais isolado. Liguei o PS5 fiquei a pisar no acelerador e freio, nada do problema ocorrer, joguei por uns minutos e o volante funcionando corretamente, chega quarta feira e ele funciona sem problemas por mais de 4 horas (não joguei ontem e ainda não joguei hoje).
O problema todo estava no extensor USB. O mais intrigante era que quando o G29 estava desconectando eu reconectava e ficava a balançar o cabo extensor para ver se era ele e o volante não desconectava. O que desconfio e quem for da eng. elétrica poderia confirmar, o G27/G29/G920 possuem um compartimento inferior para acomodar os cabos excedentes e lá os cabos são acomodados em forma circular, como eu utilizava há anos o extensor USB o cabo USB original do volante ficava praticamente todo enrolado nesse compartimento do G29 e na elétrica se você deixar um fio enrolado ele pode gerar um campo magnético, então creio que, após a manutenção dos pedais pode ter ocorrido alguma modificação nos sinais que vinham dos potenciômetros e que ao pressioná-los de 0 a 100% em uma velocidade rápida poderia causar alguma interferência no cabo USB enrolado e com isso o volante desconectava, creio que seja isso.
Voltei ao kit anterior de fonte e pedais do G27 e estão funcionando sem problema e o cabo extensor também está OK(testado por fora), logo creio que possa ser mesmo alguma interferência ocasionada pelo cabo enrolado.
Peços desculpas pelo longo texto, mas creio que possa ajudar a quem estiver tendo os mesmo problemas que tive.
Agradeço ao Juca pela ajuda e apoio, tanto pelos testes que ele fez quanto aos vídeos gravados.
Lol… Às vezes é só um cabo mesmo, é que nessas coisas que são mais caras logo pensamos na pior possibilidade, é do ser humano ser meio fatalista, quando na verdade costuma ser algo mais simples do que é de fato, Lívio! Que bom que vc resolveu o problema! Muitas vezes é só um cabo ou uma conexão mal encaixada ou com folga.
O G29 é USB 2.0… se o teu cabo extensor era 1.1, ele podia funcionar esganado, e ficar com problemas com a atualização!
sinceramente nem sei qual a especificação dos 2 cabos(G29 e extensor)!!! Vou ver se tenho a embalagem do extensor, já que lembro que eu tenho mais que 1 unidade.
O que intriga é que eu usei este extensor conectado no G29 há mais de ano, provavelmente de 2 a 3 anos e só agora veio dar este problema
Rapaz, o Mário pode ter razão, a quantidade de informação pode ter passado a banda máxima tolerada pelo cabo, de qualquer forma, a melhor solução é vc tentar comprar uma extensão nova de USB 2.0 ou superior (melhor ir pra 3.0 pra cima se não for muito mais caro) pois pode ser útil noutras situações.
Assim que eu chegar em casa, farei isso Juca, mas as teclas Fn+f8,f9 e outras estão associada s ao controle de volume e brilho de tela. Vou testar a Fn+F para ver.
Sobre o modo de privacidade vou checar, mas acho que não possui.
O modelo de meu note é um Avell A70.
Creio que vocẽ já tenha ido no site da Avell, mas mesmo assim resolvi ir lá, vi que não há driver de webcam para os A70 (sim tem mais de um modelo e aquela caixa de seleção deveria ser ordenada por nome).
Então creio que o acesso pode estar relacionado a algum software deles, vai lá na página de drivers e tenta instalar o :
Avell Custom Control
Instalador de Drivers Automatizado
Esses drivers são do A70 Liv para o W10 (https://avell.com.br/drivers)
Os A70 HYB só possuem drivers para W11
Os A70 MOB possuem drivers para W10 e W11
Os HYb e MOB possuem placas RTX 30*0
Uma outra dica envolve você tr um pendrive livre para instalar uma versão live e testar a webcam com o software cheese de algum SO Linux
Daniel, nem sugeri problema de drivers porque como você é um cara da informática, imaginei que seria das primeiras coisas que você tentaria, além do que, já eram sugestões dos colegas daqui.
Se nada do que nós daqui sugerimos resolver, sugiro que você recomesse a fazer os passos pelas sugestões de suporte da MS para esse tipo de problema, segue o link:
https://support.microsoft.com/pt-br/windows/a-c%C3%A2mera-n%C3%A3o-funciona-no-windows-32adb016-b29c-a928-0073-53d31da0dad5
outras possibilidades/informações:
https://support.microsoft.com/pt-br/windows/windows-c%C3%A2mera-microfone-e-privacidade-a83257bc-e990-d54a-d212-b5e41beba857
Só pra ficar claro, a minha sugestão de “Function + F” que falo, é de um dos F da parte superior do teclado , não a letra F de escrever normal, ok!
A pergunta sobre o modelo foi mais no intuito de saber se não era muito velho o seu computador, e às vezes o hardware perde suporte mesmo, e a única solução possível é usar um SO mais antigo, ou que dê suporte a coisas antigas, por exemplo.
Isto vai ser redundante, mas:
https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/webcam-do-avell-62-liv-parou-de-funcionar/d57b1dc0-97de-48c8-a71c-b13a4e5f95b5
Caso a fabricante não disponibilize os drivers a dica é ir no google e pesquisar: “Drivers [marca + modelo do note]”
Existem uns softwares que detectam os drivers, mas nem todos são 100% precisos ou intalam drivers recentes que fazem o dispositivo não funcionar (sim tive esse caso com um note CCE de um conhecido)
Afinal qual a marca do teu note?
Eu baixei os drivers direto do fabricante, só que lá não possui drivers para a webcam do note que eu achei estranho, mas pensei que o drive estava em um arquivo chamado drivers automatizados.
E no gerenciador de dispositivo aparece lá o driver genérico HD webcam.
O modelo do meu note é um Avell A70.
Pois tenta instalar o Avell Custom Control que citei no comentário acima
Vai lá no gerenciador de dispositivos. Vai no componente da webcam e em propriedades.
Depois, na aba detalhes, no combo “Propriedades” e escolhe “Id de hardware”.
Procura os códigos que vão aparecer no Google e vê se consegue achar um link para o driver.
Eu costumava usar um programa chamado 3DP Chip quando tinha esses tipos de problemas e eram relacionados a drivers. Ele varre o sistema para identificar o hardware e linka os drivers que estão faltando. Muitas vezes não são os mais atuais, mas eram os funcionais para o sistema estabilizar. Isso me salvou bastante na época de técnico com o Windows XP e o Vista, quando a disponibilidade de drivers pelos fabricantes, e as funcionalidades plug and play do Windows não eram tão amigáveis quanto hoje.
Pessoal eu agradeço muito a ajuda de vocês, mas depois de tentar de tudo eu desisto e segunda feira irei acionar a garantia e ver se eles me fornecem alguma luz ou de preferência um driver que funcione hehehehe (Perco o note mas não a pidada).
Agradeço ao Gevas, Mário, Juca, Livio, Tio Hildo, Fernando Medeiros e Julio Santos pela ajuda =D.
Daniel, chegou a tentar um teste via alguma distribuição live do Linux?
Faz um teste, uma iso deve ter em torno de 800 mega ou até menos, espeta a iso em um pendrive e testa a webcam
Se funcionar aí o problema tá com o windows mesmo
Você deu uma boa ideia, irei tentar e aviso por aqui =D
Blz! Posta aí o resultado.
Lembrando que o software que usa a webcam se chama Cheese.
Fiz uma pesquisa e também há o Webcamoid e o Kamoso, mas esses eu não testei e nem sei como são.
Fiz o teste Livio, e…… É o windows mesmo que deve esta dando alguma incompatibilidade, no linux (Ubuntu) que eu testei funcionou direitinho, eu vou entrar em contato com o suporte e vê se eles conseguem resolver.
Show, menos mal pois não será necessário devolver o aparelho para a ganrantia
Que pena Daniel, mas às vezes pode ser um pode ser físico mesmo, ainda bem que está na garantia.
Vai ser interessante se puder usar o DLSS3 com o FS3, assim teremos o desempenho que as Nvidia deveriam ter com o 4x o input lag de uma placa que fizesse o mesmo serviço direito! Lol
O nome dessa geração criando frames sem inputs do jogador deveria se chamar “deep fake creator”!
Interessante, gosto das soluções da AMD geralmente são open source o que facilita grande adesão na industria, outro ponto positivo é não exigir um hardware especifico, tomara que minha RX580 seja compativel, tenho jogado COD MW2 e aumentar meus FPS seria muito bom…do lado dos consoles é muito interessante tambem, pois o esperado com o passar da geração é que o jogos exigiram mais do hardware é que a taxa de quadros volte ao padrão de 30fps, e pelo visto com o FRS 3, sera possivel chegar aos 60 sem grande perca de qualidade.
Se for igual ao dlss3, não vai ajudar em nada. O input lag adicional mata a experiência em competitivos ou quando o jogo roda com pouco fps.
Claramente o Fsr3 é uma reação ao dlss3. Uma vez que a amd deveria estar focada em melhorar a qualidade da imagem no fsr ao invés de duplicar quadros. Isso sim traria ganho ao consumidor.
Eu acho que seria melhor uma evolução do fsr 2 do que esse fsr 3 com interpolação de frames. Pelo que eu vi, ainda tem muitos problemas e é útil em jogos mais parados.
Esses marketings ainda vão matar a indústria de games!
Para mim geração de frames é a Nvidia tentando inventar uso dos aceleradores de IA para data center que ela enfia em placa de jogos já que a GPU é a mesma.
Ai AMD tá seguindo isso no “bota essa feature ai para ver no que dá”
Mas quem sabe, talvez o Jensen lá esteja certo e o futuro realmente vai ser silício dedicado para cada tarefa.
Sabes que as tvs já fazem interpolação de frames para maior sensação de fluidez… e eu desligo isso tudo. Quando o interpolado iguala ou supera o real, podes ter sensação de fluidez, mas estás a ser comido pela medida grande pois podes visualmente ter uma sensação melhor, mas o comportamento será sempre uma resposta igual aos fps reais que tens.
Para dizer o caso que acho q fica bom:
Acho q deve ficar bom em jogo SP 60fps com geração para 120fps.
Ja vi testes que precisa ser 60fps de fonte para a interpolação ficar boa.
Em MP é inútil
Sobrou SP 60fps interpolado para 120fps
Bom pra VR singleplayer então!
Também
De SP lembrando agora, Demon’s Souls, Returnal e Spiderman Remaster.