Após a polémica com as frases do Chefe de gestão de produtos da AMD, eis que a AMD, na sua apresentação realizada ontem, perante o mundo inteiro, mais uma vez deu fortes pistas que as consolas de nova geração serão todas RDNA 2.
A apresentação de ontem da AMD foi um verdadeiro show off tecnológico da empresa.
No entanto, na parte que todos ansiavam, as consolas, pouco ou nada se soube. Os rumores de Phil Spencer subir ao palco e anunciar uma exclusividade de hardware não se concretizaram, assim como não se viu Forza 5 a fazer de demo tecnológica para o hardware da AMD. Da mesma forma, o rumor de que a Sony iria mostrar um pouco de Horizon Zero Dawn não se concretizou.
Note-se que isto foram situações faladas um pouco por todos os sítios, mas que nunca anunciamos aqui uma vez que nos pareciam pouco coerentes para aquilo que era a apresentação de ontem. Uma apresentação da AMD (e não da Sony ou da Microsoft), e num contexto de dar a conhecer aos seus financiadores as tecnologias da empresa (e não ser vir de show off dos jogos de terceiros).
Mas apesar de tal, a apresentação era esperada com ansiedade, uma vez que ali poderia ser revelado algo sobre as consolas, especialmente sobre a PS5, dada a falta de informação sobre a mesma.
E realmente soube-se. É de notar que a AMD foi extremamente cuidadosa em não abordar nada que não fosse já público sobre as consolas. Mas no entanto não pôde deixar de abordar as suas tecnologias e o seu alcançe, e nesse aspecto tocou no suporte RDNA 2 pelas consolas.
Vamos ver então o revelado.
A AMD começou por abordar os seus parceiros e as suas tecnologias para os diversos sectores do mercado. Nesse sentido o PC e o Gaming foram uma das secções abordadas, divididas nas secções abaixo indicadas.
Aqui o nosso interesse salta a secção GAME CONSOLES, onde nada do que ali está indicado é novidade. Tanto Sony como Microsoft usarão soluções AMD nas suas futuras consolas.
Note-se porém que a secção se refere a Game Consoles, nomeadamente à Xbox séries X, e à PS5, explicitamente indicadas.
Mais tarde, e já fora deste contexto das consolas, a AMD aborda o RDNA 2, dando a conhecer que o Ray Tracing (RT)m e o Variable Shader Rating (VRS), serão uma característica standard nos GPUs com essa arquitectura.
O VRS é uma tecnologia que permite poupar muito processamento (nos casos extremos entre 30 a 50%) ao actualizar apenas os shaders nas partes relevantes do ecrã, e uma tecnologia que até ao momento não era suportada pela AMD.
É dado a conhecer que, tal como o RDNA 1 teve um ganho de performance por watt de energia consumido, de 50%, o RDNA 2 faz o mesmo face ao RDNA original.
Este é um dado super relevante, e que mostra como o RDNA 2 é relevante para o uso em consolas devido aos seus baixos consumos. Note-se que nesta fase ainda era uma incógnita se a PS5 o usaria ou não.
A situação melhora igualmente a nível do IPC (instruções por ciclo de relógio). A RDNA 2 melhora o IPC face à RDNA original. Na altura pareceu-me ter ouvido referir um valor de 15% no ganho de IPC, mas vendo o video de novo (em procura rápida), não estou a encontrar esse dado, pelo que admito que o asiático com o seu Inglês comido me possa ter enganado na altura.
Seja como for, o ganho de IPC é uma realidade, e isso é deixado claro no slide que se segue:
Como se percebe, o RDNA 2 é um avanço enorme face ao RDNA original. Suporte Ray Tracing, 50% de ganho na performance por watt, e aumento de IPC. Se uma das consolas não estivesse com esta arquitectura, ela à partida estaria com um handicap tremendo.
Mas eis que a AMD aborda a questão do Ray Tracing. Colocando este slide:
Aqui vemos algum texto que soa desde logo a esclarecedor. A frase “Arquitectura comum para os PCs e as Consolas.”
Dado que a AMD anteriormente, ao referir-se a consolas, incluiu na lista a Xbox série X e a PS5, é mais do que lógico assumir-se que é disso mesmo que ela fala. Que tanto a Xbox série X como a PS5 usam RDNA 2.
Esta questão parece ficar ainda mais clara, ao se ouvir as frases ditas por David Wang enquanto apresentava estes slides:
Desenvolvemos uma solução nova de ray tracing acelerado por hardware como parte do RDNA 2. É uma arquitectura comum usada na próxima geração de consolas. Com, isso, iremos simplificar o desenvolvimento de conteúdo que os criadores podes criar com uma plataforma, e passa-lo para outra.
O uso da palavra arquitectura comum parece apontar para um suporte genérico. Algo que, face às características do RDNA 2 aparenta ser lógico. Sendo aliás que o RT só é suportado pelo RDNA 2, tendo a PS5 já confirmado que o terá.
Poderíamos ainda ficar na dúvida sobre se a solução da Sony não usará uma solução que não a da AMD, contornado assim a questão, mas aí entram em jogo as palavras de Mithun Chandrasekhar, o Chefe de Gestão de produtos da AMD, que afirmou que ambas as consolas usarão o Ray Tracing por hardware, nativamente!
O segundo ponto é este: E vocês já estão familiarizados com isto, é na realidade informação já pública, tanto a Xbox de nova geração como a Playstation de nova geração, ambas serão alimentadas por uma Radeon, e ambas irão suportar ray Tracing por Hardware. Nativamente!
Nesse sentido, temos agora indícios extremamente fortes de que a PS5 usará igualmente o RDNA 2.