As especificações do hardware não deixam grandes dúvidas que estamos perante APUs das consolas Xbox que tiveram problemas no seu GPU, sendo disponibilizados sob a forma do Kit 4700S.
Apesar de a AMD nunca ter afirmado oficialmente que estávamos perante hardware de consolas Xbox que falharam os testes de qualidade no GPU, a situação torna-se clara quando o hardware deste kit é analisado.
Basicamente temos aqui um CPU Zen 2 com 8 núcleos, numa motherboard que o complementa, o que só por si não nos indicia nada… No entanto o facto de este funcionar com memória GDDR6 em vez de memória DDR4 indicia que algo de diferente se passa aqui, uma vez que a GDDR6 está longe de ser a ideal para um CPU. Para além do mais, é mais cara que a DDR4, o que se torna num contrassenso num sistema que acima de tudo pretende ser barato.
Outro indicio que aponta no sentido de este ser hardware da XBox é os limites existentes no PCI Express que não possui todas as caracteristicas do PCI Gen3 e muito menos do Gen4, o que indicia que este processador nunca foi pensado para trabalhar com um GPU externo na sua única slot PCIE 16x. Esta é um PCIe 2.0 com velocidades máximas de 8 GB/s.
A falta de suporta a NVME tambem mostra que as transferências internas da board estão no seu limite só com estes 8 GB/s do GPU.
Repare-se que dado que a Xbox possui o GPU inserido no APU, não requer larguras de banda para ele fora do APU, e neste caso os 8 GB/s seriam mais do que suficientes para o seu SSD de 2.4 GB/s. Mas neste caso, com o GPU externo, o PCI atinge o seu limite.
A confirma-se estarmos perante um produto que recupera APUs XBox que tiveram problemas no GPU, isto indica não só uma grande quantidade de produtos com problemas, como se mostra uma forma inteligente de não se ter o prejuízo todo.
Uma boa forma de fazer render o peixe e minimizar os prejuízos uma vez que o APU da series x deve ser carote devido ao tamanho.
Poderemos também estar perante um kit acessível para game pass, uma vez que a MS mostra cada vez mais que o hardware (consolas) não faz parte do foco seus planos, sendo as consolas xbox apenas mais um meio entre outros para chegar ao pretendido.
já tinha aparecido apus de xbox one da geração passada.
fico curioso de pq aparece do xbox e não de playstation.
Grande questão.
Agora já não 🙂
Muito interessante, é um reaproveitamento de silício com defeito na GPU, e como a AMD tá produzindo este SKU acredito que isto explique também o porque de tanta falta de estoque de Xbox Series X no mercado.
Alguém poderia me explicar por que uma memória GDDR6 está longe de ser ideal para uma CPU?
Existem dois tipos de memória. As de baixa latência e menor largura de banda (DDR), e a de alta latência e grande largura de banda (GDDR). Os CPUs não requerem grande largura de banda pelo que podem beneficiar da menor latência, o que lhes permite melhores performances.
Já os GPUs são obrigados a obter os dados mais lentamente pois como requerem grande quantidade precisam da largura de banda.
Assim, se queres optimizar um CPU tens de lhe dar DDR, um GPU GDDR. As consolas, de forma a poupar, usam apenas uma memória, e sendo o GPU fundamental sacrificam o CPU.
Num computador de mesa, onde o GPU tem a sua própria memória por ser discreto, como é o caso aqui, a GDDR no CPU está longe de ser a melhor opção.
Agradecido pela explicação
Mas tem q ver as latencias das memórias GDDR6 do PS5
Mário, onde leio mais a respeito desse kit? Procurei no google sobre ele e só me retornam informações do I7-4770s, tambem olhei no site da AMD e só encontrei APUs 4700… nada desse kit, vc pode me linkar referências de não for pedir muito?
Pois… Eu também fui influenciado pelo CPU da Intel. O nome do Kit é 4700S, não 4770S. Está corrigido. As minhas desculpas.
Mario, o Kit que encontrei é apenas 4700s e não 4770s, não seria 4700s a numeração correta do kit?
https://www.amd.com/pt/desktop-kits/amd-4700s
Sim, e já corrigi. As minhas desculpas.
Parece que afinal é o APU da ps5
https://www.leak.pt/o-ryzen-4700s-e-afinal-o-processador-que-da-vida-a-playstation-5/