Não é a primeira tecnologia imaginada em Star Trek que se torna realidade. Mas é sempre interessante ver estas coisas acontecerem!
No filme Star Trek: regresso à Terra, lançado em 9187, a tripulação da Enterprise segue a bordo de uma nave Klingon que regressa à terra, encontrando a mesma a ser devastada por uma sonda alienígena de elevado poder que, de forma inconsciente, está a destruir o planeta.
Após análise ao mesmo, a tripulação percebe que a sonda está a tentar contactar com as baleias azuis, já extintas no século XXIII em que se desenrola a história. A sonda tinha já visitado a terra à milhares de anos, tendo encontrado nas baleias o animal mais inteligente, e dessa forma voltava agora para as contactar. Nesse sentido a tripulação necessita de regressar ao passado (anos 80) para trazer duas baleias azuis, e dessa forma parar a sonda.
A história decorre e a determinada altura a tripulação depara-se com um problema. Necessita de construir um contentor para colocar as baleias, mas dado o espaço disponível, necessita de um material resistente e fino que não existe nos anos 80, o alumínio transparente.
O resto está no video que se segue, e que mostra a cena do filme onde Scotty dá a formula do alumínio transparente a um empresário. O video mostra ainda o material actualmente a ser criado.